Mostrando postagens com marcador História das Corridas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador História das Corridas. Mostrar todas as postagens

domingo, 9 de outubro de 2011

FERRARI X FORD, O COMBATE FINAL (2)

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com

A Continental 24 Horas de Daytona seria o capítulo inicial do grande embate entre as fábricas, no Campeonato Mundial de Construtores (ou Marcas) de 1967. Após um período de testes em Monza e na própria Daytona, a Ferrari parecia bastante confiante nos seus modelos 330P4 em solo americano.

A fábrica italiana depositava ilimitadas esperanças nas renovadas 330P4 que, apesar do mesmo aspecto do ano anterior eram inteiramente novas abaixo da superfície: motor V12 de 3.967 cc, injeção Lucas, quatro comandos, 36 válvulas, 450 HP a 8.000 rpm, uma nova suspensão traseira e um peso total 25% mais leve que seu principal contendor, o Ford MKIIB.

domingo, 25 de setembro de 2011

FERRARI X FORD, O COMBATE FINAL (1)

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com

Após ter sido vencida e humilhada pela Ford em Le Mans na temporada de 1966, a Ferrari resolveu jogar pesado em 1967. Para isso, começou substiuindo o problemático diretor esportivo Eugênio Dragoni, a quem muitos consideravam responsável pela débacle italiana frente aos americanos. Para esta função foi convidado Franco Lini, jornalista especializado bastante influente e com grande conhecimento do mundo das competições.

domingo, 18 de setembro de 2011

O COMBATE FORD VERSUS FERRARI (13)

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com

O desempenho decepcionante do Ford J nos testes de abril e os dois acidentes que vitimaram Walt Hansgen e o canadense Bob Mclean, este último ao volante de um GT-40 em Sebring, trouxeram a certeza para a Ford que todos os seus esforços deveriam ser concentrados em vencer em Le Mans, deixando de lado as outras corridas do Mundial de Construtores. Assim, sob a pressão de John Cowley - big boss do projeto esportivo da Ford - tanto a Shelby America Inc. como a Alan Mann Racing e Holman & Moody trabalham exclusivamente na preparação e desenvolvimento dos Mark IIA de 7 litros com vistas a vencer a corrida francesa.

domingo, 11 de setembro de 2011

O COMBATE FERRARI VERSUS FORD (12)

De Daytona aos testes de Le Mans...

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com 

Os dois primeiros rounds do Campeonato Mundial de Marcas de 1966 foram amplamente favoráveis à Ford. Na etapa inicial em Daytona, a fábrica americana conseguiu convencer os organizadores a estender a corrida para 24 horas em vez dos 2.000 km habituais, uma clara tentativa de testar ainda mais os Ford MKII de 7 litros com vistas a Le Mans. E com a não participação oficial da Ferrari, a única ameaça poderia vir do renovado Chaparral-Chevrolet de 5.4 litros, numa nova versão com spoiler móvel na traseira.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O COMBATE FORD VERSUS FERRARI (11)

1966, o divisor de águas.

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com

Em meados de 1965, a Comissão Esportiva Internacional, órgão da FIA talvez querendo impressionar com a chegada dos americanos, resolveu ser mais realista que o rei. Para tanto, modificou totalmente as regras do Campeonato Mundial de Fabricantes. As novas e draconianas regras eliminava praticamente todos os carros que correram até ali como Gran Turismo.

Os Porsches 904 GTS, Lotus Elan, Alfa Romeo TZ-1, Ferrari 250 GTO e Shelby Cobra, entre outros, agora eram enquadrados num novo Grupo 4, voltado para Sport Cars e subdivididos em S1 (até 1300 cc), S2 (1301-2000 cc) e S3 (acima de 2.000 cc). Desse modo, Ford GT-40 e Ferrari 250 LM serão também veículos enquadrados como Sport Cars.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O COMBATE FORD VERSUS FERRARI (10)


O fim de uma era.

Até 1964 a Ferrari havia vencido em seguida cinco vezes em Le Mans. E após os fracassos da temporada anterior, a alta direção da Ford americana jogava a culpa sobre os ombros do pessoal da Ford Advanced Vehicles inglesa (leia-se John Wyer) e os seus métodos tradicionais e pragmáticos, contra a aposta da empresa de Dearborn na alta tecnologia dos computadoes e dos túneis de vento.

domingo, 21 de agosto de 2011

O COMBATE FORD VERSUS FERRARI (9)

A vida depois de Le Mans

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com/

Duas semanas após o conronto em Le Mans, Ferrari e Ford encontram-se novamente nas 12 Horas de Reims. John Wyer é visceralmente contra essa participação pois a partir dali as provas constantes do Mundial de Construtores são corridas de menor importãncia. Ele prefere um período maior de testes e desenvolvimento do GT-40. Mas a direção da empresa está irredutível e força o pessoal da Ford Advanced Vehicles a comparecer na pista francesa.

domingo, 14 de agosto de 2011

O COMBATE FERRARI VERSUS FORD (8)

Le Mans 1964, luta de vida ou morte.

 por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com

O Ford GT-40 só reapareceria em Le Mans, enquanto os Shelby Cobra defendiam as cores da Ford no Campeonato Mundial de carros GT, enfrentando as Ferrari 250 GTO 64. A corrida francesa havia se transformado neste ano numa verdadeira praça de guerra. De um lado a desafiante Ford, com três Ford GT-40 de 4.2 litros e 375 HP inscritos para as duplas Phil Hill/Bruce Mclaren, Richie Ginther/Masten Gregory e Jo Schlesser/Richard Attwood.

Após os treinos decepcionantes nos testes de abril e a estréia auspiciosa em Nürburgring houve um notável avanço. Os americanos sentiam-se confiantes em reeditar a façanha da Mercedes que vencera Le Mans logo na estréia, a despeito da não entrega da esperada caixa de marchas ZF pelo fabriante alemão e que se tornara o calcanhar de Aquiles do Ford GT-40.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O COMBATE FORD VERSUS FERRARI (7)

Desculpem nos ultimos domingos não publicar a continuação do combate entre Ford e Ferrari por Le Mans continuamos com a saga.

As cores de abril.

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com/

A Ford havia prometido ainda no final de 1963 que estrearia seus carros no início do campeonato, isto é, em Sebring. A temporada se iniciara em fevereiro na Daytona Continental, uma corrida tradicional de 3 horas de duração, mas que neste ano surpreendentemente passara a ter uma extensão de 2.000 quilômetros e somente para carros GT.

domingo, 24 de julho de 2011

O COMBATE FORD VERSUS FERRARI (6)

O início de uma nova era nas corridas.


A entrada da Ford americana nas corridas de longa duração causou frisson na Europa. A imprensa européia comparava o embate entre a fábrica americana e a Ferrari como uma luta entre Davi e Golias. Os americanos, ao contrário do que ocorrera vinte anos antes no desembarque nas praias da Normandia, eram agora apresentados como os imperialistas invasores. A "pobre" Ferrari - bem, não tão pobre assim, pois contava com a simpatia da maioria da imprensa européia e o apoio técnico e financeiro dos principais grupos empresariais e fianceiros italianos, se necessário fosse - se apresentava como a defensora dos brios dos europeus.

domingo, 17 de julho de 2011

O COMBATE FORD VERSUS FERRARI (5)

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com

Nasce o Ford GT-40

A fracassada tentativa de compra da Ferrari pela Ford e a bem orquestrada campanha antiianque feita na Europa mexeu com os brios dos americanos. E, a despeito da melhoria considerável dos Shelby Cobra Daytona na temporada de 1964, ficava cada vez mais claro ser impossível vencer em Le Mans com um carro GT. EStava declarada a guerra contra a Ferrari e a Ford tinha que fabricar um carro suficientemente veloz e confiável que levasse a cabo a missão.

Desde meados de 1963 a Ford já tinha dado início à construção de um protótipo com motor de alta cilindrada, mas os testes com o Mustang 1 se mostraram infrutíferos. A saída, novamente, foi voltar os olhos para os fabricantes europeus, mas desta vez os pequenos construtores conhecidos como "garagistas". E entre eles, destacavam-se a Cooper, a Lotus e a Lola Cars.

domingo, 10 de julho de 2011

O COMBATE FORD VERSUS FERRARI (4)

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com

A Ford tenta comprar a Ferrari.

Em 1963, enquanto os Shelby Cobra tentavam inutilmente bater as Ferrari na pista pelo Campeonato Mundial de Construtores de Carros GT, Lee Iacocca chegava à conclusão que para atingir seus objetivos tinha que partir para uma ação mais ousada. E a saída engendrada foi comprar a Ferrari, a única fábrica européia de carros esporte e de competição que reunia todos os requisitos exigidos pela Ford: nome, prestígio, tecnologia e experiência nas pistas de corrida.

domingo, 3 de julho de 2011

O COMBATE FORD VERSUS FERRARI (3)

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com/

Os planos de Lee Iacocca e da Ford eram ambiciosos naquele inicio de 1963. Queriam mudar a qualquer custo a imagem da montadora americana para algo mais esportivo e jovial, aproveitando a nova onda e o imenso segmento de mercado que despontava no horizonte. Na visão de Iacocca, as competições automobilísticas seriam o cenário mais adequado. Vencer corridas com motores oriundos de carros de linha, como vinha fazendo já há algum tempo a arqui rival General Motors no território americano..

domingo, 26 de junho de 2011

O COMBATE FERRARI VERSUS FORD (2)

O Dilema Americano.

por Mestre Joca http://mestrejoca.blogspot.com/

No início da década de 60 os EUA pareciam que iriam explodir de tanta riqueza. Após sair da Segunda Guerra Mundial como a maior potência ocidental e se reafirmar na Guerra da Coréia (1950-1953), a geração de baby-boomers - crianças nascidas durante e pós guerra - não queriam saber de conflitos armados e chegavam àdolescência embalados pela cultura do rock´n roll, do chiclete, do jeans e da coca-cola.

domingo, 19 de junho de 2011

Especial:O COMBATE FORD VERSUS FERRARI (1)

Caros amigos , neste domingo e pelos próximos começamos uma serie que saiu das minhas andanças pelos blogs dos amigos e e me deparei com o do http://mestrejoca.blogspot.com/ que retiro a serie que nome a postagem.  então fiquem com uma boa história automobilisica.
Abraço
Anderson

Há tempos, alguns amigos me cobram escrever sobre o grande combate que se travou entre Ford e Ferrari no início dos anos 60 e que mudou para sempre o panorama das corridas a partir de então. É o que vou tentar fazer a partir de agora no nosso blog, claro que numa versão bem condensada.

Os senhores da guerra.


Domingo, 25 de abril de 1965, meio dia.
Um carro esporte estaciona no pequeno restaurante em Maranello, em frente ao portão principal da fábrica Ferrari. Um homem de cabelos brancos trajando terno negro e óculos escuros, ainda muito forte nos seus 67 anos, desce do carro e se dirige à sua mesa habitual. Há poucos frequentadores ali, mas todos o conhecem. É o Commendatore Enzo Ferrari, a legenda do esporte automobilístico mundial.