A segunda etapa é talvez a mais aguardada do ano, agendada para os dias 28 e 29 de abril, no circuito de rua do Anhembi, também em São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, os pilotos da categoria terão a oportunidade de mostrar o show de gran turismo ao público que deve lotar as arquibancadas da pista montada nas proximidades da Marginal Tietê.
Mostrando postagens com marcador GT3 brasil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador GT3 brasil. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
GT3 Brasil: Organização divulga calendário com 18 corridas para a temporada 2012
A segunda etapa é talvez a mais aguardada do ano, agendada para os dias 28 e 29 de abril, no circuito de rua do Anhembi, também em São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, os pilotos da categoria terão a oportunidade de mostrar o show de gran turismo ao público que deve lotar as arquibancadas da pista montada nas proximidades da Marginal Tietê.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
GT3 Brasil: Etapa de SP terá mais dois estrangeiros no grid de largada em Interlagos
Etapa de encerramento da temporada está marcada para os dias 17 e 18 de dezembro em São Paulo
A etapa final do Itaipava GT Brasil terá mais duas participações internacionais, nos próximos dias 17 e 18 de dezembro, no circuito de Interlagos, em São Paulo (SP).
O português Rui Lapa, vencedor das 24 horas de Nurburgring, em 2001, fará dupla com o espanhol Azor Dueñas, pilotando um Dodge Viper Competition Coupe pela classe Itaipava GT3. Os dois pilotos vêm ao Brasil a convite do atual campeão da categoria, Matheus Stumpf, e estarão inscritos já na nova divisão da GT3, a GT Premium - que oferece resultados separados para carros fabricados até 2009.
A etapa final do Itaipava GT Brasil terá mais duas participações internacionais, nos próximos dias 17 e 18 de dezembro, no circuito de Interlagos, em São Paulo (SP).
O português Rui Lapa, vencedor das 24 horas de Nurburgring, em 2001, fará dupla com o espanhol Azor Dueñas, pilotando um Dodge Viper Competition Coupe pela classe Itaipava GT3. Os dois pilotos vêm ao Brasil a convite do atual campeão da categoria, Matheus Stumpf, e estarão inscritos já na nova divisão da GT3, a GT Premium - que oferece resultados separados para carros fabricados até 2009.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
GT3 Brasil:Itaipava GT Brasil anuncia criação de nova divisão dentro da categoria GT3
Modelos como Lamborghini Gallardo LP520, Porsche 997 GT3 Cup S, Ferrari F430 e Dodge Viper Competition Coupe terão pontuação destacada e premiação separada na GT Premium
A última etapa da temporada do Itaipava GT Brasil, marcada para os dias 17 e 18 de dezembro, em São Paulo (SP), trará de volta ao grid de largada alguns dos modelos que fizeram história na categoria, como Lamborghini Gallardo LP520, Porsche 997 GT3 Cup S, Ferrari F430 e Dodge Viper Competition Coupe. Os carros, que iniciaram o campeonato em 2007 e não tinham mais condições de disputar vitórias regularmente diante da grande evolução técnica do campeonato, voltarão a competir dentro de uma nova divisão na classe GT3.
domingo, 20 de março de 2011
GT3 Brasil - Equalização dos carros

por Sérgio Carvalho
Jean-Marc Gounon destaca alto nível dos carros do Itaipava GT Brasil
A palavra é de quem conhece muito bem as principais competições internacionais de Gran Turismo. Vencedor das 24 horas de Le Mans de 1997, o francês Jean-Marc Gounon, de 48 anos de idade, se impressionou com o alto nível dos modelos inscritos para a temporada do Itaipava GT Brasil em 2011. O piloto foi contratado pela SRO Latin America e Auto+ Entretenimento para os treinos de equilíbrio de desempenho realizados quarta (16) e quinta-feira (17) na pista de Interlagos, em São Paulo.
quinta-feira, 10 de março de 2011
GT3Brasil:Ferrari F458 é aposta de Claudio Ricci e Rafael Derani
Está chegando ao fim o período de espera por uma das principais atrações desta temporada do Itaipava GT Brasil. O campeonato dos carros dos sonhos ganhou neste ano o reforço do novo modelo Ferrari F458 GT3. Por enquanto, são duas unidades confirmadas no grid de largada, uma delas nas mãos de uma dupla com larga e vitoriosa história com a marca dentro da categoria, Claudio Ricci e Rafael Derani. O carro chega para substituir a Ferrari F430 que deu a eles o título da Itaipava GT3 em 2009.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
GT BRASIL: Itaipava GT Brasil terá comissão para assuntos técnicos e desportivos em 2011
Reza o ditado que duas cabeças pensam melhor do que uma. Três, então, nem se fala. Especialmente quando se trata de gente que entende muito do assunto. Nesta temporada, equipes e pilotos do Itaipava GT Brasil terão à disposição uma comissão formada por três profissionais experientes em diferentes áreas para analisar os assuntos técnicos e desportivos do campeonato dos carros dos sonhos: a Comissão GT.
O grupo será formado pelo ex-piloto de Fórmula 1, Wilson Fittipaldi Jr., pelo diretor técnico do Itaipava GT Brasil, Ivo Sznelwar, e pelo presidente da comissão, Clóvis Matsumoto, da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A comissão será regida por um regulamento próprio, aprovado pela entidade máxima do esporte a motor nacional, garantindo autonomia e agilidade nas decisões referentes ao Itaipava GT Brasil.
"A comissão foi criada para analisar reivindicações de equipes e pilotos, com poder de decisão imediata em alguns assuntos fundamentais. Vamos receber as solicitações e analisar em conjunto para decidir o que for melhor para o campeonato, da forma mais ponderada possível, sem autoritarismo", comenta o diretor técnico do Itaipava GT Brasil, Ivo Sznelwar. A comissão, formada neste mês de fevereiro, estará em atuação antes mesmo da primeira etapa.
EQUILÍBRIO DE DESEMPENHO
Paralelamente ao anúncio da criação da Comissão GT, o Itaipava GT Brasil confirmou dois dias de testes de pré-temporada para o chamado Equilíbrio de Desempenho. Os treinos serão realizados em 16 e 17 de março, no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo (SP). Durante as atividades, todas as marcas envolvidas na categoria serão analisadas pelos pilotos de testes oficiais, ainda não divulgados.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
GT BRASIL:GT3:Audi R8 V10 LMS chega ao Brasil para treinos no Rio de Janeiro antes da estréia na categoria GTBR3

Com mais motor, agora V10, o novo Audi R8 LMS, modelo esportivo estréia nas pistas do Brasil para disputar o titulo da temporada 2010 do Itaipava GT. A dupla que pilota o carro alemão é a bicampeã da categoria, Xandy Negrão e Andreas Mattheis.
O V10 5.2 litros de 40 válvulas e injeção direta tem 105 cavalos a mais que o R8 4.2 V8 original, e é totalmente preparado para corrida. Além do design diferenciado, tudo feito artesanalmente pela Audi, o carro ainda traz uma característica única, conta com 24 leds nos faróis, para representar as vitorias nas 24 horas em Le Mans Series.
Depois de iniciarem o campeonato com um Ford GT 2008, a troca pelo R8 V10 trouxe mais empolgação e ansiedade aos pilotos da equipe A Mattheis. "Estamos ansiosos com esse novo carro. Ele foi desenvolvido para a GT3, rodas maiores, cambio seqüencial no volante, é um carro muito bem feito, a gaiola já sai embutida da linha de montagem da Audi, todas as carenagens são feitas de fibra de carbono e foram desenvolvidas em túnel de vento, apenas as portas e o teto são as originais em alumínio, o carro é totalmente desenvolvido para competição de altíssimo nível", explica Andreas Mattheis.
A dupla de pilotos que colocou o carro em teste hoje no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, espera bons resultados para as próximas corridas, já que venceram neste circuito as etapas de 2008 com o Ford GT. "Testei o carro esta tarde e realmente ele tem muita potência, temos que ajustar algumas coisas, mas é um carro novo 2010, desenvolvido pela Audi Competições, então, tem tudo para ser um carro superior, melhor que o nosso Ford GT", conta Xandy Negrão.
Andreas também concorda com Xandy em relação à possível superioridade da máquina. "Esse carro no ano passado teve um desempenho muito bom na Europa, somente agora em 2010, ele foi penalizado em termos de peso e redução de RPM, mas no Brasil a equalização é feita aqui mesmo, então acreditamos que esse carro será muito competitivo, ao nível das Lamborghini e Ford GT".
A próxima rodada dupla do campeonato esta marcada para os dias 17 e 18 de julho, no Rio de Janeiro (RJ). As corridas podem ser acompanhadas ao vivo com transmissões na RedeTV.
quarta-feira, 10 de março de 2010
Automobilismo: Carros do timão,"loucos por automobilismo"
terça-feira, 9 de março de 2010
GT Brasil: Corinthians terá carro no Itaipava GT Brasil com Linneu Linardi
Um dos clubes de maior torcida do Brasil, o Corinthians, está agora oficialmente presente nas três principais categorias do automobilismo nacional: a Stock Car, a Fórmula Truck e, conforme anunciado nesta terça-feira (9), no Itaipava GT Brasil. O time confirmou a entrada no campeonato dos carros mais cobiçados do mundo colocando o escudo em destaque na pintura preta e branca do modelo Ferrari que será pilotado por Linneu Linardi em 2010.O piloto ainda está em fase de negociações, mas espera ter tudo acertado para levar o carro do Corinthians para a pista já na primeira etapa do Itaipava GT Brasil, marcada para os dias 20 e 21 de março, no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo (SP). A apresentação oficial da parceria foi realizada por volta das 15h00 no estádio do clube, o Parque São Jorge. Linneu Linardi, no Itaipava GT Brasil, passa a ser o terceiro piloto do Corinthians.
O time já havia fechado parcerias com Ricardo Zonta, na Stock Car, e Roberval Andrade, na Fórmula Truck. Segundo o diretor de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, a ideia é fazer com que os corintianos levem para as pistas a mesma paixão das arquibancadas de futebol. "Queremos criar uma cultura do corintiano em frequentar as corridas para prestigiar o Corinthians em mais essa empreitada", afirma Luis Paulo Rosenberg.
À frente da gestão de marketing do projeto está a Siciliano Duek, agência de marketing esportivo dos sócios André Duek e Vicente Siciliano Junior, agenciadora da carreira do piloto Linneu Linardi. Ela será responsável pela captação e ativação dos patrocínios e pelas ações de relacionamento para os clientes nos autódromos, além do gerenciamento e ativação da marca Corinthians. Esta será a primeira temporada de Linneu Linardi no Itaipava GT Brasil.
Piloto com larga experiência internacional, Linneu Linardi fez carreira nas categorias de base norte-americanas e, no automobilismo brasileiro, teve como principal conquista o título da classe Master da Stock Jr., em 2006. "A expectativa é a melhor possível. Estarei com um carro bastante competitivo, como a Ferrari, representando um time muito forte, que é o Corinthians", comenta Linneu Linardi, que no ano passado disputou provas do Itaipava Trofeo Maserati.
Fotos: Fotos: Silvia Linhares / Retrovisor Online
GT Brasil: Xandy Negrão e Andreas Mattheis confirmam retorno a categoria
Uma das principais notícias da pré-temporada do Itaipava GT Brasil foi sem dúvida alguma a confirmação do retorno da dupla bicampeã da categoria, Andreas Mattheis e Xandy Negrão. Depois da conquista dos dois primeiros campeonatos realizados no Brasil, em 2007 e 2008, eles ficaram ausentes no último ano e acompanharam de fora a consagração de outros dois pilotos: Claudio Ricci e Rafael Derani foram os campeões em 2009.Agora, os maiores vencedores da história do Itaipava GT Brasil estão de volta para tentar recuperar a supremacia em 2010. Por enquanto, com o mesmo Ford GT que trouxe o triunfo mais recente da dupla, em 2008. "Na verdade, nós vamos começar com o mesmo carro que nos deu o último título. Estamos acreditando bastante no trabalho dos promotores da categoria na equalização dos modelos para este ano, para não ficarmos em desvantagem nas primeiras corridas", conta Andrea Mattheis.
Tudo porque o novo carro adquirido por eles, um Audi R8 LMS, só deve chegar em junho ou julho ao Brasil. Há quem diga que o modelo por ser a grande atração do Itaipava GT Brasil na segunda metade de 2010. "Quando se traz um carro como esse, a expectativa é que ele chegue muito competitivo, mas é claro que não é só botar na pista e sair ganhando", acrescenta o piloto, que diz não sofrer nenhum tipo de pressão, nem pelo novo carro, tampouco pelos dois títulos recentes.
"O Xandy (Negrão) correr por prazer. E eu também. Não precisamos provar mais nada. Vamos estar no campeonato porque adoramos correr e sinceramente acredito que não vamos sofrer qualquer tipo de pressão por resultados", revela Andreas Mattheis. A preparação para o retorno já começou: o Ford GT da dupla esteve na pista para testes particulares na semana passada, em Interlagos. "Serviu para desenferrujar um pouco".
As duas primeiras etapas do Itaipava GT Brasil serão disputadas nos próximos dias 20 e 21 de março, no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo (SP). Será a primeira vez em quatro anos que o campeonato reunirá duas duplas campeãs da categoria no mesmo campeonato: Andreas Mattheis e Xandy Negrão e Claudio Ricci e Rafael Derani. A expetativa de acordo com a procura pelas inscrições é que o Itaipava GT Brasil tenha um saudável inchaço no grid para 2010.
Foto: Silvia Linhares www.retrovisoronline.blogspot.com
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
GT Brasil: Itaipava GT Brasil apresenta grid renovado e reforçado para a temporada 2010
Foto: Silvia Linhares/ www.retrovisoronline.blogspot.com Ainda falta um mês para a abertura da temporada, marcada para os dias 20 e 21 de março, mas o número de inscritos para o Itaipava GT Brasil já é bastante expressivo. São vinte e cinco carros confirmados, podendo ultrapassar a marca dos trinta logo na primeira etapa. As confirmações antecipadas permitem vislumbrar grid reforçado para o próximo campeonato, com a chegada de novos pilotos, retorno de alguns nomes conhecidos, atualização dos carros que estavam por aqui e vinda de novos modelos.
A lista inicial prevê na pista os modelos Ferrari 430 GT3, Porsche 911 GT3 S, Ford GT, Lamborghini Gallardo LP560, Dodge Viper Competition Coupe e Maserati Trofeo. Relação que pode ganhar outros carros e mesmo outras marcas ao longo de 2010. A categoria dos carros dos sonhos também começa a formar uma lista de pilotos de altíssimo nível, que tem entre as novidades o retorno da dupla bicampeã nos dois primeiros anos do campeonato, em 2007 e 2008, Xandy Negrão e Andreas Mattheis.
Será a primeira vez na história que o Itaipava GT Brasil terá duas duplas campeãs se enfrentando na pista: os vencedores do ano passado, Rafael Derani e Claudio Ricci, também estão confirmados para 2010, pilotando a mesma Ferrari 430 GT3 da temporada anterior. O modelo será representado ainda por Walter Derani - que acerta os últimos detalhes para anunciar com quem dividirá a pilotagem neste campeonato -, Marcelo Hahn e Fernando Poeta, para ficar apenas nos nomes já oficializados.
O carro detém o título mais recente, mas enfrentará concorrentes de peso no ano que entra, como a Lamborghini Gallardo LP560, sensação desde que venceu no primeiro fim de semana de corrida que disputou no mundo, na última etapa de 2009. O feito veio pelas mãos de Claudio Dahruj e Rafael Daniel, que seguem com o modelo para 2010. O companheiro de equipe da dupla, Bruno Garfinkel, gostou do que viu e também vai pilotar uma, que deve chegar nas semanas que antecedem a primeira etapa.
Entre os adeptos da Lamborghini Gallardo LP560 está o atual campeão do Itaipava Trofeo Maserati, Cleber Faria. No mesmo fim de semana em que conquistou o título da categoria, no ano passado, ele participou da última rodada dupla da anteriormente chamada GT3 Brasil, como forma de preparação para 2010. Neste ano, fará o campeonato completo com o carro que também foi escolhido por Vanue Faria para sua primeira temporada no Itaipava GT Brasil. A prova de que a escolha foi acertada está na própria lista de pilotos.
Além deles, o modelo será pilotado também pelo tricampeão da Stock Car, Chico Serra. Marcos Gomes, igualmente da Stock Car, é outro que deve fazer a temporada ao volante do carro. E Francisco Longo já garantiu presença trocando a marca Ferrari pela Lamborghini. Há uma série de confirmações também com o Dodge Viper Competition Coupe, que será mais uma vez o carro utilizado por Matheus Stumpf, piloto que venceu uma etapa do campeonato em 2009. Por enquanto, há outros dois modelos no grid.
Um será pilotado por Pedro Queirolo, que no ano passado disputou o título do Itaipava Trofeo Maserati, e o outro pela dupla Marcello Sant’Anna e Leonardo Vital. Esses dois carros já entraram na pista em 2010 durante testes particulares realizados na semana passada em Interlagos. O campeonato terá ainda o Porsche 911 GT3 S, que está confirmado pelas mãos do piloto Antonio Hermann e de mais uma dupla. Com um mês de antecedência, são os carros que começam a dar cara ao grid da Itaipava GTBR3.
Na nova categoria Itaipava GTBR4, que larga no mesmo grid com os modelos Maserati Trofeo, as confirmações continuam chegando. Uma das novidades é a participação da dupla Cristiano Federico e Leonardo Medrado, que chegam da Copa Vicar. Henrique Assunção e Carlos Kray, Alexandre Morsa, Renan Guerra, João Carlos Gonçalves, Carlos Burza, Marçal Mello, Sergio e Roberto Laganá são outros nomes já assegurados para o próximo campeonato. Quase tudo pronto para a quarta, e provavelmente a melhor, temporada da história do Itaipava GT Brasil.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
GT3 Brasil:Pilotos completam testes do GT Brasil em Interlagos
.jpg)
Foram dois dias com três sessões cada, marcando o início dos trabalhos para 2010
Os pilotos do Itaipava GT Brasil tiveram dois dias para deixar para trás a ansiedade comum da pré-temporada: eles voltaram às pistas nesta sexta-feira (19) e sábado (20) para testes particulares no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo (SP). "Nós estávamos ansiosos para voltar a acelerar os carros. Foi bom para recuperar o ritmo porque mesmo frequentando a academia nas férias as mãos e braços perdem costume, porque não é o mesmo exercício. Estar aqui ajuda a tirar ferrugem", conta Bruno Garfinkel, que fez os treinos com a Lamborghini que utilizou em 2009.
Ele já encomendou uma nova - modelo LP 560 - que deve chegar para a primeira rodada dupla do campeonato, marcada para os dias 20 e 21 de março, também em Interlagos. Resta agora definir com quem dividirá a pilotagem. Bruno Garfinkel ainda está em negociações para a formação da dupla. Mas o objetivo está claro: manter a evolução do ano anterior. "Comecei com a temporada passada em andamento e consegui progredir bastante, mesmo com alguns azares, algumas quebras. Na última etapa já estava andando em segundo. Quero continuar com esta evolução", acrescenta.
Amarela como a Lamborghini dele é a Ferrari de Claudio Ricci, que esteve na pista outra vez, mas andando bem menos que no dia anterior. "Hoje foi só para completar o trabalho dos dois dias, fiz só o início dos treinos. Concentramos apenas em alguns ajustes", revela o atual campeão da categoria, que faz dupla com Rafael Derani. Outro piloto da equipe, Walter Derani, com a Ferrari vermelha, andou um pouco mais, aproveitando o segundo dia de atividades como preparação para 2010. Foi um dia cheio para os carros da categoria GTBR3.
Além da Lamborghini e da Ferrari, também teve Viper na pista. Eram dois deles, na verdade: o de Pedro Queirolo e o da dupla Marcello Sant’Anna e Leonardo Vital.
"Nós havíamos desmontado o carro, então foi bom para colocá-lo no chão. Já começamos a pensar alguma coisa em termos de acerto, deu para testar alguma coisinha, como pressão de mola, amortecedor, asa - que ainda não conseguimos mexer muito. Mas ainda tem muita coisa para fazer", analisa Pedro Queirolo. No mesmo box, o outro Viper pôde completar apenas três voltas.
O carro de Leonardo Vital e Marcello Sant’Anna chegou da oficina para a terceira e última sessão do dia e ficou pronto com o treino em andamento. "Hoje foi mais um shakedown para ver se estava tudo funcionando. A ideia era mesmo só colocar na pista para ver se havia algum problema. Tivemos uma dificuldade com o câmbio no ano passado e isso parece solucionado. Apareceram outras coisinhas mas agora é questão de trabalhar", disse Leonardo Vital. Além dos carros da GTBR3, mais uma vez o treino serviu para dar quilometragem aos participantes da nova GTBR4 - que largará no mesmo grid.
A nova categoria conta com modelos de performance um nível abaixo da GTBR3, mas pelo que se viu nos testes promete alinhar pilotos de categoria muito parecida, como a dupla que chega da antiga Copa Vicar, Cristiano Federico e Leonardo Medrado. Os dois colocaram a Maserati na pista praticamente sem nenhum ajuste fino, apenas para pegar a mão do carro. E gostaram do que viram. "É diferente... É um carro mais fácil, mas ao mesmo tempo é um carro manhoso. De qualquer forma, achei gostoso de guiar", comentou Cristiano Federico.
A expectativa, agora, fica pelos carros que ainda nem estão no Brasil. Há uma porção de modelos novos chegando de fora do País. Mas essas são atrações reservadas para a primeira etapa do campeonato, no mês que vem. Quando os pilotos poderão optar também entre os pneus Pirelli e Michelin, novidade para 2010 - no ano passado, havia apenas uma fornecedora. A partir deste momento os inscritos passam a viver outra ansiedade: a da corrida de abertura da temporada. No total, o Itaipava GT Brasil terá oito rodadas duplas, passando por São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Fotos: Silvia Linhares/http://retrovisoronline.blogspot.com/
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
GT3 Brasil - Treino particular...
por Sérgio Carvalho
"É o início de um desenvolvimento”, disse Ricci. “Nós percebemos que precisávamos evoluir o nosso carro para ficar mais próximo dos que estão chegando de fora e também dos que já estavam no Brasil e foram atualizados. É um trabalho importante porque várias marcas melhoraram e, mesmo como campeões, sentimos que estávamos no limite", analisou.
As atividades prosseguem neste sábado a partir das 8h. A expectativa é de que mais carros estejam na pista de Interlagos.
"Nós estamos seguindo a orientação dos organizadores do campeonato na Europa e é claro que contar com duas marcas de pneus traz um colorido especial para a temporada”, declarou Antonio Hermann, sócio da empresa que promove a categoria no Brasil.
Cada equipe vai optar pela marca que pretende usar durante o ano. A presença de duas fabricantes, no entanto, não deve afetar no equilíbrio da categoria, já que os compostos que serão utilizados no GT3 são importados e produzidos com características muito particulares, sob uma série de exigências dos organizadores para garantir igualdade de condições.
O gerente da Pirelli, Fábio Lopes, destacou o trabalho durante o ano passado. "A experiência de 2009 foi muito positiva para a Pirelli e acreditamos que o novo formato será bom para o desenvolvimento da categoria.”
A primeira das oito rodadas duplas do GT3 será no dia 21 de março, em Interlagos.
Segundo o site Grande Prêmio, houve movimentação de carros em Interlagos, em uma espécie de treino particular para os pilotos Claudio Ricci e Rafael Dirani. E também marca o retorno da Michelin a categoria.
Veja na integra a reportagem abaixo:
Pilotos do GT3 testam em Interlagos como preparação para temporada
Claudio Ricci e Rafael Dirani, atuais campeões, participaram de testes particulares nesta sexta (19) em Interlagos
Claudio Ricci e Rafael Dirani, atuais campeões, participaram de testes particulares nesta sexta (19) em Interlagos
O GT3 realizou testes não oficiais nesta sexta-feira (19), em Interlagos, como preparação para a temporada de 2010, que começa no próximo mês. Os pilotos que participaram da sessão particular treinaram em carros das categorias GTBR3 e GTBR4. Claudio Ricci e Rafael Derani, atuais campeões com a Ferrari, estiveram presentes nos testes.
"É o início de um desenvolvimento”, disse Ricci. “Nós percebemos que precisávamos evoluir o nosso carro para ficar mais próximo dos que estão chegando de fora e também dos que já estavam no Brasil e foram atualizados. É um trabalho importante porque várias marcas melhoraram e, mesmo como campeões, sentimos que estávamos no limite", analisou.
As atividades prosseguem neste sábado a partir das 8h. A expectativa é de que mais carros estejam na pista de Interlagos.
A Michelin vai voltar para o GT3 este ano depois de fornecer pneus para a categoria nas temporadas de 2007 e 2008.
A temporada de 2010 do GT3 vai contar com duas fornecedoras de pneus, diferentemente dos anos anteriores. Além da Pirelli, a categoria terá o retorno da Michelin, que forneceu os compostos em 2007 e 2008. A organização da categoria afirmou que a medida foi tomada com o objetivo de adequar o GT3 ao campeonato europeu.
"Nós estamos seguindo a orientação dos organizadores do campeonato na Europa e é claro que contar com duas marcas de pneus traz um colorido especial para a temporada”, declarou Antonio Hermann, sócio da empresa que promove a categoria no Brasil.
Cada equipe vai optar pela marca que pretende usar durante o ano. A presença de duas fabricantes, no entanto, não deve afetar no equilíbrio da categoria, já que os compostos que serão utilizados no GT3 são importados e produzidos com características muito particulares, sob uma série de exigências dos organizadores para garantir igualdade de condições.
O gerente da Pirelli, Fábio Lopes, destacou o trabalho durante o ano passado. "A experiência de 2009 foi muito positiva para a Pirelli e acreditamos que o novo formato será bom para o desenvolvimento da categoria.”
A primeira das oito rodadas duplas do GT3 será no dia 21 de março, em Interlagos.
fonte: Grande Prêmio
Assinar:
Postagens (Atom)





.jpg)

