sexta-feira, 31 de julho de 2009

LMS - Algarve 1000 Km - Classificação...


por Sérgio Carvalho

Não deu para o Zytek Ginetta na classificação do team Strakka Racing, ele deu um verdadeiro show nos treinos, mas na hora da verdade o team Oreca do Olvier Panis e Nicolas Lapierre que ficou com a pole...

Os brazucas ficaram em 3º com Bruno Senna (Oreca), 12º com Erdos (RML) e 27º com Jaime Melo (Modena). Cabe destacar a boa performance do team Kolles com o R10, ficando a frente do Pescarolo #16.

Confira abaixo a classificação ilustrada final para os 1000Km de Algarve que ocorrerá amanhã à tarde aqui no Brasil.

1 11 Team Oreca Matmut AIM
PANIS Olivier LAPIERRE Nicolas

2 007 Aston Martin Racing
CHAROUZ Jan ENGE Tomas MUCKE Stefan

3 10 Team Oreca Matmut AIM
MONTEIRO Tiago SENNA Bruno

4 23 Strakka Racing
WATTS Dany LEVENTIS Nick

5 009 Aston Martin Racing
PRIMAT Harold RAMOS Miguel TURNER Darren

6 15 Kolles
ALBERS Christian BAKKERUD Christian MONDINI Giorgio

7 16 Pescarolo Sport
BOULLION Jean-Christophe TINSEAU Christophe

8 14 Kolles
KARTHIKEYAN Narain MEYRICK Andy ZWOLSMAN Charles

9 13 Speedy Racing Team Sebah
BELICCHI Andrea FASSLER Marcel PROST Nicolas

10 40 Quifel ASM Team P2
AMARAL Miguel PLA Olivier

11 12 Signature Plus
RAGUES Pierre MAILLEUX Franck

12 25 RML P2
ERDOS Tommy NEWTON Mike

13 41 G.A.C. Racing Team P2
OJJEH Karim GOSSELIN Claude-Yves PETER Philipp

14 29 Racing Box P2
CECCATO Andrea FRANCIONI Filippo PICCINI Giacomo

15 33 Speedy Racing Team Sebah P2
KANE Jonny LEUENBERGER Benjamin POMPIDOU Xavier

16 30 Racing Box P2
BIAGI Thomas BOBBI Matteo PICCINI Andrea

17 35 OAK Racing P2
LAHAYE Matthieu AJLANI Karim

18 37 WR Salini P2
SALINI Stephane SALINI Philippe JOUANNY Bruce

19 24 OAK Racing P2
NICOLET Jacques HEIN Richard

20 43 Q8 Oils Hache Team P2
JORDA Carmen CORTES Maximo NIETO Fonsi

21 28 Ibanez Racing Service P2
CAVAILHES William DA ROCHA Frederic IBANEZ Jose

22 26 Bruichladdich Bruneau P2
BRUNEAU Pierre GREAVES Tim SINI Francesco

23 72 Alphand Aventures GT1
CLAIRAY Yann JOUSSE Julien GOUESLARD Patrice

24 50 Larbre Competition GT1
BERVILLE Roland DUMEZ Sebastien LEMERET Stephane

25 77 Team Felbermayr Proton GT2
LIEB Marc LIETZ Richard

26 92 JMW Motorsport GT2
BELL Robert BRUNI Gianmaria

27 84 Team Modena GT2
GARCIA Antonio MANSELL Leo MELO Jaime

28 76 Imsa Matmut GT2
PILET Patrick NARAC Raymond

29 90 FBR GT2
EHRET Pierre FARNBACHER Dominik BELTOISE Anthony

30 88 Team Felbermayr Proton GT2
RIED Christian FELBERMAYR Horst Jr MARTINS Francisco Cruz

31 89 Hankook Team Farnbacher GT2
SIMONSEN Allan KAFFER Pierre

32 87 Drayson Racing GT2
COCKER Jonny DRAYSON Paul

33 99 JMB Racing GT2
CAMPANICO Cesar von THURN UND TAXIS A HARTSHORNE John

34 81 Easyrace GT2
TENCHINI GianPaolo BASSO Paolo-Maurice PLATI Roberto

DNR

ALMS - News...



por Sérgio Carvalho

O team Oreca acabou de confirmar através de seu site que deverão participar das 10hs de Petit Le Mans na pista de Road Atlanta em preparação para 2010 e para as próximas 24hs de Le Mans, e com isso não deverão participar do 1000Km de Nurburgring etapa valida pela LMS.
Com isso, o team Oreca retorna a pista legendária de Road Atlanta pela ALMS, série esta já vencida pelo team Oreca no ano de 1999 na classe GT1 com um Viper, o crew-chief do team Oreca admitiu que eles deverão estar de volta a LMS para a rodada dos 1000Km de Silverstone em 26 de setembro próximos.
Em tempo: Começou a rodada de classificação na pista do Algarve com os GTs...

Médico de Massa diz: 'Voltar a correr é uma ideia fixa para ele'

Sobre Massa nas pistas, médico diz: 'Voltar a correr é uma ideia fixa para ele'

Dino Altmann, médico do GP do Brasil e em Budapeste a pedido da família de Felipe Massa, disse que o brasileiro só pensa em seu retorno às pistas após o grave acidente no treino classificatório para o GP da Hungria. O piloto quer correr já em Valência, mas o médico não sabe ainda para onde ele irá após ser liberado do Hospital Militar de Budapeste.

O piloto soube pela TV que Michael Schumacher estará em seu lugar. Apesar do brasileiro só ter canais em húngaro no quarto, ele entendeu a mensagem.

- Voltar a correr é uma ideia fixa para ele. Não ficou medo algum. Ele acha que vai estar na pista em Valência. Não conversamos sobre onde ele quer ir, mas há cinco dias que ele quer sair do hospital. Acho que ele vai pra casa, mas não sei se para o Brasil ou Mônaco - diz Altmann.

Altmann também elogiou o trabalho com o francês Gerard Saillant nestes dias. O médico saiu do hospital enquanto o brasileiro estava falando à imprensa. Dino pediu licença e foi conversar com ele.

- O Saillant é muito experiente, é uma pessoa boa para se ouvir nessas horas. É um trabalho em conjunto. Quando você está fora do seu país ou até mesmo de sua cidade, tem uma série de cuidados a serem tomados. É difícil chegar na casa do outro e dizer como agir. Felizmente não tivemos problemas aqui. O Felipe teve cuidados excepcionais e que uma situação dessas só faz ter laços de amizade e respeito ainda maiores.

Texto e Fonte: http://blogdolargartixa.blogspot.com/

Com carro emprestado, Schumacher faz teste antes de voltar à Fórmula 1

Michael Schumacher começou a preparação para seu retorno à Fórmula 1 no GP da Europa, no próximo mês. Em Valência, o heptacampeão substituirá Felipe Massa, que se recupera do grave acidente no treino classificatório na Hungria. O alemão viajou para Fiorano na quinta-feira, onde trabalhou em um simulador estático para checar as funcionalidades do volante.

Antes de voltar à Fórmula 1, Michael Schumacher testa um carro emprestado no circuito italiano de Mugello
O alemão pegou um F2007 emprestado de um milionário, que tinha comprado o modelo, e começou os testes em Mugello, na Itália, às 11h locais (7h de Brasília) desta sexta-feira. Schumi admitiu que está tentando pegar o máximo de quilometragem antes de voltar à F-1, mesmo que isso signifique dirigir carros mais antigos. Este, em especial, foi pilotado por Felipe Massa na temporada 2007.- Existe a proibição dos testes na Fórmula 1. Por isso, entrei em contato com um dos caras do programa F1 Clienti (programa da Ferrari que vende e administra carros para milionários) para saber se poderia pegar o carro emprestado. Apesar destes carros não serem deste ano ou de 2008, simplesmente quero pilotar o máximo possível. Então, esta é uma boa opção. As próximas semanas serão totalmente de preparação - diz Schumi, em seu site oficial.

Schumacher, que se aposentou ao fim de 2006, permaneceu na Ferrari em um cargo de consultor. Seu último teste com um carro de Fórmula 1 tinha sido em abril de 2008, antes do retorno dos pneus slicks e da introdução do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers). O modelo também não era dotado da asa dianteira móvel, que estreou neste ano.

Texto e Fonte: http://blogdolargartixa.blogspot.com/

Exclusivo para nosso parceiro lemansportugal: entrevista a Olivier Pla

Uma entrevista exclusiva para nosso parceiro LemansPortugal com Oliver Pla. O Lemans Portugal esta acompanhando in loco a prova dos 1000km de Algrave. Voce confere resultados e alguns posts sobre a prova aki no Burnout Racing com o Sergio Carvalho e o www.lemansportugal.com

por Vitor Ribeiro www.lemansportugal.com

Quando no seguimento do teste, tendo em vista contratar um piloto para ocupar a vaga em aberto no LMP2 da ASM, feito ao português Filipe Albuquerque, ao brasileiro Xandinho Negrão e ao francês Olivier Pla, a escolha da equipa portuguesa recaiu sobre este último, muitos fãs portugueses criticaram o facto de não ter sido dada prioridade a um português e à constituição, assim, de uma dupla portuguesa.

Na altura, António Simões, patrão da ASM, teve oportunidade de explicar que entre Albuquerque e Pla, mais do que a rapidez, muito semelhante entre ambos, foi a garantia dada pelo francês de compromisso para com a endurance que pesou mais na escolha, uma vez que Albuquerque alimentava ainda o sonho da F1.

Seja como for, o facto é que toda a gente no seio da equipa (sem menosprezo pelo valor dos outros pilotos) está satisfeita com a escolha, não só pela qualidade do seu trabalho mas também pela forma como Olivier se envolve no trabalho da equipa e se relaciona com todos, não lhe sendo por isso regateados elogios. Foi de facto curioso vê-lo na terça-feira, dia em que a equipa chegou ao circuito, acompanhar os trabalhos de montagem da box, descarregar o carro, desmontar o carro e verificá-lo e inspecioná-lo de uma ponta à outra, deambulando por ali, junto dos mecânicos, quando bem podia ter dado um salto à praia mais próxima ou ir curtir o sol algarvio numa qualquer esplanada, pois de facto nada ali tinha para fazer. E na quarta, dia das verificações técnicas (e, mais uma vez, sem nada que um piloto tivesse para fazer), lá estava ele de novo, qual general sempre ao lado das suas tropas, como se sentisse qua sua simples presença constituísse um estímulo para todos.

Lemansportugal (LMP): Olivier, pode-nos fazer uma breve descrição da circuito de Portimão?

Olivier Pla (OP): O novo circuito de Portimão, para ser honesto, não é uma pista fácil, com muitas curvas cegas, muito técnico e rápido onde é não é fácil ultrapassar.

Chegámos à primeira curva a cerca de 265 Km/h, reduzindo para quarta e travando muito tarde. A travagem é curta, e a curva é feita a 132 Km/h, o que é bastante rápido. Depois saímos para a segunda curva, que se faz a fundo, e chegámos ao gancho (curva 3), que se faz em terceira, depois de uma travagem forte. É muito importante sair bem desta curva, acelerando cedo, porque a seguinte (curva 4) é feita a fundo e irá condicionar a velocidade na recta interior e aproximação à curva 5. Esta é outra curva de travagem forte, em descida, feita em terceira. Depois quarta, fazendo a curva 6 a fundo, e chegamos à curva 7, uma curva rápida onde apenas damos um ‘cheirinho’ no travão e saímos logo a fundo para curva 8. Aqui travamos forte, e fazemos a curva em segunda. A curva 8 não é uma curva fácil, porque a saída é ‘cega’ e difícil de encontrar tracção. Depois subimos para quinta velocidade, na aproximação às curva 9, outra curva feita a fundo, em quinta, em subida. Depois chegamos a uma das curvas, que na realidade são duas (curvas 10 e 11), mais difíceis, porque não consegues ver o apex da primeira curva. A travagem é feita sem visibilidade, sendo muito difícil de encontrar a linha de trajectória. A travagem faz-se no interior do apex e depois temos de sair rápido para a descida pronunciada que se segue e encontrar bastante velocidade, fazendo a curva 12 a fundo, e depois voltar a subir para a curva 13. Este gancho, feito em segunda, também não é fácil, é uma curva com pouco grip, onde é sempre difícil encontrar tracção. Depois chegamos à curva 14, cuja entrada é lenta mas a saída é aberta, por isso temos de carregar embraiagem bem cedo, porque a curva seguinte, a 15, é feita a fundo, em quinta. à saída da curva 15 já é feita em sexta, condição necessária para atingir uma velocidade conveniente na recta principal, que é muito importante para a obtenção de um bom tempo.

LMP: Num circuito com estas características, nomeadamente curvas cegas, os problemas com os carros mais lentos acentuam-se. Quais as mais complicadas nesse aspecto?

OP: Nesse aspecto, as curvas mais difíceis são a curva 1 e também a curva 8, onde não conseguimos ver o que está à nossa frente, pois até à curva 9 é a descer.Das outras, definitivamente, é a curva 10/11, onde também não consegues ver bem para onde vais. Tens de travar, endireitar e fazer a curva o mais rápido possível para depois descer para curva 12.

LMP: Sendo a curva 1 uma das mais difíceis, poderá haver problemas acrescidos na partida?

OP: Não sei, mas a partida é sempre um momento complicado. Tens de ter cuidado, pois chegamos bastante depressa e tudo pode acontecer… enfim, só nos resta tentar evitar problemas.

LMP: A pista algarvia é muito exigente, em termos físicos?

OP: É bastante exigente. Não dá tempo para relaxar, pois a recta, onde geralmente aproveitamos para o fazer, faz um lomba logo no início. Há também muitas curvas de alta velocidade, onde estamos sujeitas a elevados valores de força G, o que é muito exigente, em especial para o pescoço, sendo necessário concentrarmo-nos na pista e evitar cometer erros.

LMP: Faz alguma preparação específica, antes de cada corrida?

OP: Em casa treino bastante, em especial os ombros, braços e pescoço, que é onde o carro exige mais esforço. O LMP é um carro fisicamente muito exigente, com muita downforce, muito difícil de conduzir em termos físicos, por isso temos de estar bem preparados.

LMP: As corridas do LMS têm sido todas disputadas entre o meio da manhã e o meio da tarde. Esta, pelo contrário, será disputada já pela noite dentro. O que acha disso?

OP: É sempre bom experimentar coisas novas. Acho que foi uma boa ideia, fazer uma corrida nocturna. Claro que não será fácil, mas para o espectáculo é bom.

LMP: E relativamente ao formato das corridas - sempre 1000 km. Parece-lhe bem ou gostaria de maior variedade?

OP: O formato de 6 horas é muito bom. É uma corrida longa, em que o piloto tem oportunidade de estar durante muito tempo em pista, de praticar bastante. É bom!

LMP: Toda a sua carreira foi sendo construída nos monolugares, onde tinha um carro só para si. Aqui na endurance, pelo contrário, tem de partilhar o carro com outro piloto. Como encara isso.

OP: No início, claro, senti bastante a mudança. Nos monolugares pensas apenas em ti. Quaisquer equenos detalhes, como a melhor posição dentro do cockpit, é feita a pensar apenas em ti. Mas quando partilhas o carro, já tens de pensar também no teu colega de equipa, já tens de procurar o melhor compromisso. Mas desde que encontres esse compromisso, não há qualquer problema.

LMP: Quais são as suas expectativas para esta corrida.

OP: Para ser honesto… estamos na segunda posição do campeonato, em luta com os Lola da Speedy Sebah (pois a Porsche não está presente) e da Racing Box, e por isso vai ser uma luta renhida. O nosso carro é muito bom, mas o Lola também. Os pilotos também são muito bons. Por isso, não será fácil, mas acho que temos um bom conjunto e a equipa tem feito uma excelente trabalho. Pela minha parte, farei o máximo por ganhar a corrida, mas se não ganharmos teremos de pelo menos subir ao pódio, para manter a esperança de ganhar o campeonato.

LMP:Parece-me evidente que o Olivier gosta de correr com a equipa ASM. Mas, pensando na progressão da sua carreira, não pensa ou sonha em ‘dar o salto’ para a LMP1?

OP: Bem, eu já conduzi um LMP1 no ALMS, em Petit le Mans, com a Zytek, e não achei que houvesse grande diferença entre os LMP2 e os LMP1. É claro que o LMP1 tem mais potência, mas ambos os carros são igualmente exigentes e de alto nível. Estou muito feliz por participar no LMS, pois há muitos bons pilotos, o nível é alto, os carros são bons. LMP1?… Claro, mas… de momento sinto-me muito bem na ASM, onde tenho um trabalho para fazer e é nele que estou totalmente concentrado. No futuro nunca se sabe. Gostei muita equipa logo desde o primeiro momento, já fizemos coisas muitas boas e acho que ainda podemos vir a fazer mais.

LMP: Há muitos jovens pilotos a chegar ao LMS, para muitos dos quais a F1 continua a ser um sonho. Acha que a endurance é uma boa alternativa?

OP: Bem, eu sempre tive bastante interesse em fazer Le Mans e corridas de endurance, que já acompanhava bastante quando ainda corria na GP2. Um protótipo é muito semelhante a um monolugar das WSR ou GP2, e depois na F1 há apenas vinte lugares disponíveis, por isso chega um momento na carreira em que se tem de fazer uma escolha, que foi o que fiz. Não vale a pena perder tempo à procura de patrocinadores para chegar à F1, à espera de algo que não vai acontecer. Para mim foi a melhor opção.

LMP: Para 2010, o ACO planeia promover um Troféu Intercontinental e, num prazo de cinco anos, um Campeonato Mundial. Para um piloto, um Troféu ou Campeonato Mundial representaria uma motivação extra?

OP: Claro, seria bastante interessante, daria mais visibilidade ao campeonato. Eu gosto muito de participar no LMS e penso que seria uma oportunidade para haver maior investimento na endurance, pois as corridas de endurance são a demonstração da fiabilidade e resistência de um carro e a F1 custa imenso dinheiro. Eu acho a endurance tem um bom futuro e será bom que haja um campeonato mundial.

Merci beaucoup, Olivier, pela simpatia e disponibilidade e boa sorte para corrida!

Kimi Raikkonen comentou que é possível que começe uma carreira a nível profissional nos ralis num futuro.

Kimi Raikkonen comentou que é possível que começe uma carreira a nível profissional nos ralis num futuro.
"Sim, é possível", respondeu o piloto da Ferria durante a coletiva de imprensa em Jyvaskyla onde faz sua estreia numa prova do Mundial de Ralis neste final de semana na Finlândia a bordo do Grande Punto S2000. "Mas estou na F1 e ainda tenho mais um ano de contrato, mas tudo está em aberto. Tudo depende de como vão as coisas na F1. Nada sabemos exatamente como será. Não tenho pressa".

O piloto campeão mundial de F1 em 2007 comentou que poderia participar de mais provas do WRC no próximo ano, mas tudo dependerá de seus compromissos na F1. "Me agrada experimentar coisas diferentes, assim que se não tiver que trinar entres as corridas, então , participarei de mais ralis. Gosto deles", disse Raikkonen.

Após o acidente de Felipe Massa em Budapest e o anúncio feito pela Ferrari de que Michael Schumacher será seu substituto,Raikkonen também fez um comentário: "A mim não me afeta quem piloto o segundo carro" disse o finlandês. "Não creio que seja 100% seguro de que ele piloto , já que ainda tem que acertar algumas coisas".

"Mas será bonito tê-lo como companheiro, Estive muito perto antes", indicava Raikkonen em referência quando no ano de 2006 Schumacher se debatia entre sua retirada ou permanência na competição.

500 km SP: Atividades de pista, em Interlagos, começaram hoje


Começam nesta sexta-feira, 31 de julho, as atividades da 27ª edição da prova 500 km de São Paulo, no Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos).

Os participantes da tradicional competição de endurance do Automóvel Clube Paulista entrarão na pista a partir das 11h00 para treinos livres. O sábado será dedicado principalmente às classificações e, no domingo, as competições terão início já a partir da 8h00, com o Festival de Regularidade. A corrida de 500 km terá largada às 13h05, com previsão de aproximadamente quatro horas de duração. A entrada é franca, mediante um quilo de alimento.

PROGRAMAÇÃO

Sexta – Feira, 31 de Julho de 2009

08h00 às 18h00 Expediente Secretaria
09h00 às 11h00 Vistoria Técnica 500 KM
11h00 às 12h00 1º Treino Livre 500 KM
13h15 às 14h15 2º Treino Livre 500 KM
14h30 às 15h15 1º Treino Livre Carros Antigos
15h30 às 16h30 3º Treino Livre 500 KM
16h30 às 17h30 Pista Livre Horário Promocional

Sábado, 01 de Agosto de 2009

08h00 às 18h00 Expediente Secretaria
09h00 às 10h00 4º Treino Livre 500 KM
10h15 às 10h45 2º Treino Livre Carros Antigos
10h00 às 10h45 Briefing Festival Comolatti
11h00 às 11h30 Treino Festival Comolatti
11h45 às 12h45 5º Treino Livre 500 KM
13h00 às 13h30 Classificação Carros Antigos
13h45 Briefing Carros Antigos
13h00 às 13h30 Briefing Festival Comolatti
13h45 às 14h15 Treino Festival Comolatti
14h00 Briefing Festival Regularidade
14h30 às 15h00 Classificação I e III 500 KM
15h15 às 15h45 Classificação II e IV 500 KM
16h00 Briefing 500 KM
16h00 às 16h30 Treino / Antigos Festival Regularidade / Antigos
16h40 às 17h10 Treino / Atuais Festival Regularidade / Atuais
17h20 às 18h00 Pista Livre Horário Promocional

Domingo, 02 de Agosto de 2009

08h00 às 08h30 Prova / Atuais Festival Regularidade
08h45 às 09h15 Prova / Antigos Festival Regularidade
09h30 às 09h50 Warm Up 500 KM
10h00 às 11h00 Horário Promocional Visitação no Box
10h10 às 10h50 Pista Livre Horário Promocional
11h00 Pódio / Atuais Festival Regularidade
11h15 Pódio / Antigos Festival Regularidade
11h00 Abertura Box Prova Carros Antigos
11h10 Fechamento Box Prova Carros Antigos
11h15 Placa de 5 Minutos Prova Carros Antigos
11h20 Largada Prova Carros Antigos
11h45 Chegada Prova Carros Antigos
12h00 às 12h30 Prova / Comolatti Festival Comolatti
12h00 Pódio Carros Antigos
13h30 Pódio Festival Comolatti
12h35 Abertura Box 500 KM
12h50 Fechamento Box 500 KM
12h55 Placa de 5 Minutos 500 KM
13h00 Volta de Apresentação 500 KM
13h05 Largada 500 KM
17h00 Chegada 500 KM
17h15 Pódio 500 KM

1000km de Algrave: Bruno Senna começa com 4º tempo na Le Mans Series em Portugal

O Oreca LC70-AIM de Bruno Sernna e seu parceiro português Tiago Monteiro terminou na quarta posição nos treinos livres que abriram nesta quinta-feira a programação dos 1.000 Km do Algarve, terceira etapa da Le Mans Series em 2009. A volta mais rápida dos 60 minutos de prática foi do Ginetta-Zytek da dupla Danny Watts-Nick Leventis.

Bruno deu duas saídas com o esporte-protótipo da classe LMP1. Na primeira, encontrou tráfego pesado no traçado de 4.653 metros; na outra, a terceira marcha quebrou e obrigou-o a retornar prematuramente aos boxes da Oreca Racing. "De qualquer forma, deu para começar a me entender com a pista, onde havia feito apenas um teste com o monoposto de Fórmula Le Mans há algumas semanas”, ressalvou.

Embora tenha sido inaugurado no ano passado, o circuito é marcado pelas ondulações que dificultam o acerto dos carros. "O desafio aqui é conseguir andar bem nos bumps. O carro ainda não estava lá essas coisas, o asfalto está ainda muito sujo, mas temos dois treinos antes do qualifying. Dá para melhorar bastante”, comentou Bruno.

Pole position na abertura da temporada em Barcelona, o Ginetta-Zytek voltou a dar uma demonstração da força e não surpreendeu Bruno ao desbancar o favoritismo dos Lola Aston Martin. "O carro é bom, o Danny Watts anda rápido e tem experiência e a equipe é inglesa, sabe como fazer carro de corrida. Mas também temos potencial para brigar com eles”, lembrou.

ALMS: Otimista, Jaime Melo aposta em vitória na etapa portuguesa da Le Mans Series

Após vencer as 24 Horas de Spa-Francorchamps, brasileiro defende Team Modena em Algarve na sua segunda participação na categoria

A agenda de competições de Jaime Melo segue movimentada neste meio de temporada. Menos de uma semana depois de comemorar a vitória inédita nas 24 Horas de Spa-Francorchamps pela AF Corse, o brasileiro volta à pista para defender o Team Modena na região de Algarve, Portugal, na terceira etapa da Le Mans Series. A prova acontecerá na noite de sábado (1º). Seus companheiros de equipe são o inglês Leo Mansell e o espanhol Antonio Garcia.

Melo estreou na ALMS no mês de maio, em Spa-Francorchamps. Naquela corrida, largando em último como punição pela falta de peso na Ferrari F430 GT, o trio do Team Modena conquistou o segundo lugar da classeGT2, depois de ter recuperado uma volta perdida em relação aos líderes. Para Algarve, a expectativa é de vitória. “Nossa expectativa é muito boa, vamos ganhar aqui e melhorar nossa colocação no campeonato”, afirma o brasileiro, confiante.

Como não participou da primeira etapa, em Barcelona, Melo está atrás de seus companheiros de equipe. Mansell e Garcia têm 12 pontos, em terceiro lugar. A liderança é do alemão Marc Lieb e do austríaco Richard Lietz, que venceram as duas corridas com o Porsche 997 GT3 do Team Felbermayr. Eles têm 21 pontos, seis a mais que o inglês Robert Bell e o italiano Gianmaria Bruni, que pilotam uma Ferrari F430 GT pela JMW. Melo, com 8, está em quinto.

Na primeira sessão de treinos livres da etapa portuguesa, nesta quinta-feira (30), Melo, Garcia e Mansell ficaram com o terceiro melhor tempo. “Nós ainda temos alguns probleminhas com o carro, que está saindo bastante de traseira. Em uma pista curta como essa, com muito tráfego, isso atrapalhou um pouco, mas acho que para o próximo treino, à noite, estará tudo resolvido. Vamos fazer umas modificações consideráveis no carro”, antecipou Melo.

A programação da Le Mans Series em Algarve prevê mais um treino livre para a sexta-feira (31), a partir das 9h45. Os treinos classificatórios serão abertos às 15h10. No sábado, o warm up levará os pilotos à pista às 6h50. A largada para as 215 voltas de corrida pelos 4.652 metros do circuito português será dada às 15h15 – todos os horários são referentes a Brasília, situada quatro horas atrás da cidade de Portimão, onde está localizada a pista de Algarve.

WRC-Vantagem para Hirvonen no primeiro dia do Rally da Finlândia

Faltando somente uma curta Super Especial para ser disputada no dia de hoje, o piloto da equipe BP Ford Abu Dhabi, Mikko Hirvonen, lidera o Rallye de Finlandia por quatro segundos de ventagem sobre o atual campeão mundial de rali e vencedor no ano passado, Sebastien Loeb.

Hirvonen deixa rivais para trás

Os dois rivais na luta pelo título da temporada travaram um duelo a todo gás pelas estradas finlandesas desde a largada nesta manhã, com resultados muito igualados a todo momento. Loeb venceu cinco dos nove trechos disputados até agora, enquanto que Hirvonen, que está na frente do francês por um ponto na tabela de pilotos, venceu as outras quatro. .

No ano passado estes dois pilotos protagonizaram uma inetansa batalha pela vitória na Finlândia onde Loeb finalizou o primeiro dia diante de seu rival, com 14.4 segundos de ventagem,ficando com a vitória final por 9 segundos. Este ano os papeis se inverteram e Hirvonen já disse que quer aumentar sua vantagem na corrida de sábado.

"Hoje foi bem, mas dois dos trechos me foram complicados e Sebastien está se aproximando muito rápido. Cometi dois ou três pequenos erros. Esta tarde não foi tão mal, mas acredito que amanhã possa me afastar mais dele. Esse é o plano", disse Mikko.

A velocidade de Loeb aumentou depois de feitos os reajustes de seu Citroën C4 após p controle 3.Segundo ele, a confiança será a chave de sua atuação no resto da prova.

"Meu resultado aqui [TC9]voltou a melhorar, mas no outro trecho [TC7] foi mais difícil e Mikko mais rápido, o que nos fez perder algum tempo. Mas acredito que está sendo uma boa luta. Agora Mikko quatro segundos de ventagem e darei o máximo de mimm. Aqui precisamos ter muita confiança. A Finlândia não é o meu rali favorito, é muito específico, rápido e peligoso,mas ao disputá-lo sente-se bem, e se há uma luta apertada(entre Mikko e eu)é realmente duro".

Quando Hirvonen finalizou a SS 8 não havia diferença entre eles na especial de 13.64 Km. "Nossas parciais estão igualadas e é bom , mas é difícil encontrar um bom ritmo, tive a sensação de que podia fazer mais", disse Mikko. "Teremos que ver o fará Sebastien".

Loeb foi 1.1 segundos mais rápido que Mikko no último trecho. "Um segundo, estive muito perto," comentou Loeb. "Nos primeiros trechos voltou a ser mais rápido que eu, estou me esforçando ao máxijmo. Não posso fazer muito melhor e ele segue liderando. É muito difícil acompanhar".

O companheiro de equipe de Loeb na Citroën, Dani Sordo,ficou em terceiro após o primeiro trecho de hoje, posição que soube manter ao longo do dia. Ele finalizou o nono trecho 20.3 segundos atrás de Loeb. "Não sei porque perdi tempo nessa seção curta (ss9)mas bem, perdi menos que na primeira passada", disse Sordo. "Ainda falta a Super especial, mas no momento o carro está bem e estamos contentes com nossa posição".

Decidido consertar seu erro na Polônia, Jari-Matti Latvala teve um dia sem incidentes e dominou com cautela, voltando ao apoio da Ford em quarta posição e a 9.2 segundos de Sordo. "Foi um dia bom. Em alguns trechos perdemos tempo, mas no geral estou muito satisfeito por nossa posição. Agora há que seguir pressionando Dani e ver o que se passa. Amanhçã será muito importante", disse Jari.

Os 4 carros das equipes oficiais se distanciaram do resto do grupo ao longo do gia, e o classificado seguinte,o coringa da equipe Munchis, Matti Rantanen, era quinto a mais de 40 segundos.

Como no ano passado, Rantanen demonstrou sua qualidade ao volante de um Ford Focus e está a caminho de superar seu sétimo lugar que teve em 2008. "Talvez o último trecho tenha sido mais duro, mas ainda assim o resultado é bom. Estou satisfeito por hoje e espero terminar inteiro depois da Super Especial para poder seguir amanhã", disse.

Depois de idas e vindas para encontrar um bom ritmo nos trechos da manhã, o piloto dea Stobart Ford e sexto classificado, Henning Solberg, teve uma tarde tranquila. "Tentei ajustar meu estilo de pilotagem para ir mais rápido e começa a surtir efeito", disse. "Trabalharei duro para poder conseguir um bom resultado no domingo. Mudamos o diferencial central e o carro está muito melhor".

Mads Ostberg é sétimo depois de sofrer com problemas nos amortecedores de seu Impreza WRC esta tarde. “Não confio plenamente no carro. Temos problemas com a suspensão diantaira e os amortecedores não estão funcionando, toda a carga recai sobre as molas", comentou.

O finlandês Jari Ketomaa, com outro Impreza, finalizou em oitavo a 1.4 segundos de Ostberg. “Estou quase no limite mas queria correr um pouco mais. Os tempos estão bons, mas não estou totalmente satisfeito. Mas me correu tudo bem".

Outro dos que tiveram problemas foi o piloto da equipe BP Ford Abu Dhabi, Khalid Al-Qassimi, que relatou problemas para comunicar-se com seu navegador Michael Orr. Apesar de cometer vários erros durante o último trecho, Al-Qassimi se mantém na 12ª posição geral. “Fiz duas curvas errado e consegui evitar danificar o carro. Os tempos não foram bons, mas estamos aqui", comentou.

Tempos SS 9

Pos No Driver Vehicle StageTime DiffFastest

1 1 Sebastien LOEB (F)Citroën 7:01.6 0.0
2 3 Mikko HIRVONEN (FIN)Ford 7:04.1 +2.5
3 4 Jari-Matti LATVALA (FIN)Ford 7:05.6 +4.0
4 2 Dani SORDO (E)Citroën 7:06.6 +5.0
5 6 Henning SOLBERG (N)Ford 7:07.7 +6.1
6 10 Matti RANTANEN (FIN)Ford 7:10.0 +8.4
7 12 Sebastien OGIER (F)Citroën 7:10.7 +9.1
8 16 Jari KETOMAA (FIN)Subaru 7:10.8 +9.2
9 14 Mads ÖSTBERG (N)Subaru 7:15.2 +13.6
10 5 Matthew WILSON (GB)Ford 7:15.9 +14.3
11 8 Conrad RAUTENBACH (ZWE)Citroën 7:20.2 +18.6
12 15 Khalid AL QASSIMI (UAE)Ford 7:31.2 +29.6
13 9 Federico VILLAGRA (ARG)Ford 7:34.1 +32.5
14 66 Juho HÄNNINEN (FIN)Skoda 7:39.0 +37.4
15 70 Kimi RÄIKKÖNEN (FIN)Fiat 7:42.4 +40.8

Acumulado após SS 0

Pos No Piloto Tempo Dif Ant Dif Lider

1. 3 Mikko HIRVONEN M 1:02:51.4 0.0 0.0
2. 1 Sebastien LOEB M 1:02:55.4 +4.0 +4.0
3. 2 Dani SORDO M 1:03:11.7 +16.3 +20.3
4. 4 Jari-Matti LATVALA M 1:03:20.9 +9.2 +29.5
5. 10 Matti RANTANEN 1:04:04.1 +43.2 +1:12.7
6. 6 Henning SOLBERG M 1:04:07.2 +3.1 +1:15.8
7. 14 Mads ÖSTBERG 1:04:27.0 +19.8 +1:35.6
8. 16 Jari KETOMAA 1:04:28.4 +1.4 +1:37.0
9. 12 Sebastien OGIER M 1:05:04.6 +36.2 +2:13.2
10. 5 Matthew WILSON M 1:05:08.5 +3.9 +2:17.1
11. 8 Conrad RAUTENBACH 1:06:27.6 +1:19.1 +3:36.2
12. 15 Khalid AL QASSIMI 1:07:16.1 +48.5 +4:24.7
13. 9 Federico VILLAGRA M 1:07:52.4 +36.3 +5:01.0
14. 66 Juho HÄNNINEN 1:08:20.2 +27.8 +5:28.8
15. 67 Anton ALÉN 1:09:11.9 +51.7 +6:20.5
16. 69 Janne TUOHINO 1:09:35.4 +23.5 +6:44.0
17. 70 Kimi RÄIKKÖNEN 1:09:48.8 +13.3 +6:57.3
18. 68 Patrik FLODIN 1:10:07.0 +18.2 +7:15.6
19. 38 Martin PROKOP J 1:12:10.5 +2:03.5 +9:19.1
20. 73 Sveinung BIELTVEDT 1:12:21.0 +10.5 +9:29.6

LMS 2009 - Etapa do Algarve - Treinos livres

por Sérgio Carvalho

Estão ocorrendo agora a 3ª sessão de treinos livres na pista do Algarve neste exato momento e parece que houveram algumas mudanças comparando com ontem em algumas classes:

Nos P1 estão fazendo os melhores tempos neste momento:

1. #10 Oreca - Senna - Oreca
2. #16 Pescarolo - Bullion - Pescarolo
3. #11 Oreca - Lapierre - Oreca
4. # 15 Kolles - Mondini - Audi
5. #007 Aston Martin - Mucke - Lola/Aston

Nos P2

1. #40 Quifel (Zytek) Amaral - Zytek
2. #30 Racing Box - Biaggi - Coupe Judd
3. #29 Racing Box - Piccini - Coupe Judd
4. #33 Sebah - Pompidou - Mazda Coupe
5. #25 RML - Erdos - Mazda Coupe

Na GT1

1. #72 LAA - Clairay - Corvette
2. #50 Larbre - Dumes - Saleen

Na GT2

1. #84 Modena - Jaime Melo - F430
2. #77 Felbermayr - Lieb - 997
3. #92 JMW - Bruni - F430
4. #90 FBR - Farnbacher - F430
5. #76 IMSA - Narac - 997

live timing

As 13hs começam as classificações...

Vídeos promocional da etapa do Algarve para voces...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

LMS 2009 - Etapa do Algarve 1000km



por Sérgio Carvalho

Acima 2 fotos da pista do Algarve, sinal que pelo jeito a LMS foi muito bem recebida nas terras de alem mar, muito ao contrário do que ocorreu quando a LMS esteve pelas bandas deste lado do mar...

Mas, um dia nós aprendemos...

No 1º cartaz apenas uma gafe, estamparam pilotos do Team Tottal, e é sabido que a Peugeot não participará mais da LMS este ano...

LMS 2009 - Etapa do Algarve 1000km - Fotos da pista...




























por Sérgio Carvalho

E como prometemos, cumprimos, aqui estão as 1º fotos lá da pista do Algarve dos carros no treino livre à noite...

O team Kolles com o R10 andou muito bem nesta pista, chegando a colocar um dos protótipos na frente dos AMR em determinado momento dos treinos...