quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ELMS: RML FAZ PARAGEM SABÁTICA EM 2012


POR HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com/

Numa longa entrevista publicada nodailysportscar.com, e posteriormente no site da RML, Mike Newton — piloto e CEO da AD Group, o principal financiador da RML — confirmou o que já se adivinhava após a equipa ter colocado para venda/aluguer o seu HPD ARX, já equipado com as especificações LMP2 2012: a RML não irá alinhar nem no WEC nem no ELMS em 2012.

Newton confessa a enorme desilusão que foi a temporada 2011 ao ver o forte investimento no chassis LMP2 da HPD ser prejudicado pelo regulamento, visto não estar enquadrado na política de custos controlados para a classe. Mas a verdade é que os calendários do World Endurance Championship (WEC) e European Le Mans Series (ELMS) também não os convenceram a alinhar este ano, mesmo com o chassis ajustado aos regulamentos. A equipa analisou cuidadosamente ambos, mas por razões diferentes optou por ficar de fora de qualquer competição, pelo menos este ano.

Em relação ao WEC, Newton é peremptório: "(…) apenas existem três ou quatro corridas, incluindo obviamente Le Mans, que se enquadram nas nossas necessidades comerciais e de marketing. Correr no Médio Oriente não tem qualquer interesse para nós, e o nosso mercado na América é bastante limitado." Além disso, o gentleman-driver inglês aponta para um final de temporada com 9 semanas de competição quase interrupta, impraticável para alguém com responsabilidades empresariais e que teria de efectuar longas viagens entre o Reino Unido, a China e o Japão.

MIKE NEWTON

Já quanto ao ELMS, se por um lado o calendário não merece qualquer objecção, e o facto de decorrer na Europa ir ao encontro da estratégia de marketing da AD Group — que usa a hospitalidade no paddockpara promover os seus produtos, de forma eficaz, como garante Newton — já o novo modelo do ELMS e os circuitos escolhidos aconselham alguma prudência antes de avançar com um projecto: "(…) temos estado a observar a forma como o ELMS tem vindo a evoluir, mas tenho de admitir que para já não parece ser cativante o suficiente para nos envolvermos de alguma forma." Newton, que sublinha o facto de gostar bastante de correr em Donington, considera que a pista não parece ser adequada para uma competição multiclasses como o ELMS — e a pista de Zolder menos ainda —, referindo-se a Portimão como "um bom circuito, mas qual o interesse em correr perante bancadas vazias?"

Mas se a RML irá parar - no que toca à endurance, já que a estrutura inglesa é a representante da Chevrolet no WTCC -, já Mike Newton não pensa em pendurar o capacete para já. O Britcar — o Campeonato GT inglês — pondera aceitar carros da classe LMP "clássicos modernos", ou seja, LMP anteriores a 2010, e o gentleman-driveringlês poderá colocar em pista um dos protótipos da sua colecção, embora uma presença esporádica em provas seleccionada do ELMS não esteja de todo descartada, sobretudo caso o HPD não encontre um novo dono, ou alguém interessado no seu aluguer.

Fonte: dailysportscar.com
© DAVID STEPHENS, STUDIO 21
MIKE NEWTON. © DAVID DOWNES / DAILYSPORTSCAR

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