quarta-feira, 16 de novembro de 2011

NOVO CONSTRUTOR JAPONÊS A CAMINHO DE LE MANS E DO NOVO MUNDIAL DE RESISTÊNCIA?


A HONDA, COM UM PROGRAMA-CLIENTE NO TERRENO EM 2012, É O PRINCIPAL 'SUSPEITO'.

HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com/

Segundo o Dailysportscar, um segundo construtor japonês poderá estar a caminho de Le Mans. Mazda? Nissan? Honda? Mitsubishi?!!! ... Ou merowishful thinking por parte do ACO?

O conhecido — e reconhecido — sítio inglês sobreendurance revela que o tema terá sido levantado em conversa entre um dos seus colaboradores e Gerard Neveu, o Director Geral do WEC, com este último a afirmar que poderá estar eminente o anúncio de um novo programa oficial de um segundo construtor japonês. Em cima da mesa estarão os nomes, óbvios, da Mazda, Nissan e Honda como suspeitos habituais, mas, não sendo estes os únicos construtores japoneses, a questão será: haverá de facto mais alguém que possa estar interessado?

As informações são escassas e o próprio Dailysportscar coloca o assunto no campo dos rumores e da pura especulação. Por isso, tanto pode ser um programa LMP1 assim como um GTE — na LMP2 não são permitidas equipas de fábrica, pelo menos de forma descarada, pois nada proíbe um construtor de apoiar uma equipa privada, como a Nissan parece estar já a fazer com a Signatech — como pode ser... coisa nenhuma.

A Honda será o principal suspeito. O construtor nipónico, através da Honda Performance Development (HPD) — o departamento de competição da sua filial norte-americana — já esteve presente no ALMS através da Acura e, uma vez terminado o projecto, a HPD montou um programa cliente em seu nome em torno do bem sucedido chassis ARX02 LMP2. Em 2011, foi desenvolvida uma versão LMP1 que acabaria por só marcar presença em Sebring, com a Honda a abandonar o projecto por dificuldades financeiras mesmo depois do chassis ter brilhado na primeira prova da ILMC 2011. Há algum tempo, o programa ressuscitou surpreendentemente, permitindo à Strakka Racing colocar um (ou mesmo dois) dos novos HPD ARX-03a LMP1 em pista no WEC 2012, e (fala-se) com o mesmo apoio por parte da HPD que a Highcroft Racing teve em tempos no ALMS, o que, basicamente, faria da Strakka uma equipa semi-oficial.

O segundo suspeito é a Nissan. O programa de fornecimento de motores para a LMP2 foi extremamente bem sucedido (dominou no LMS e na ILMC), surpreendendo os próprios responsáveis da marca ao ponto de inevitavelmente terem de discutir os prós e os contras de um eventual salto para a LMP1,ou como fornecedor de motores, ou com a sua própria equipa. Não tem nas mãos nenhum chassis (embora possa estar a ser desenvolvido um secretamente), mas há um LMP1 com grande potencial parado nas instalações da Dome — o Dome 102S — que subitamente 'ressuscitou' nos últimos dias (ver notícia à parte)...

A Mazda também por aqui anda, embora apenas no ALMS, e nunca escondeu o seu desejo de regressar a Le Mans, embora as últimas notícias dêem conta apenas do eventual desenvolvimento de um novo motor LMP1 com o qual a Dyson continuará a marcar presença no ALMS. Falou-se também durante as 24 Horas de Le Mans do desejo do piloto-actor Patrick Dempsey levar a sua equipa ao WEC, na LMP2, com a Mazda. Não há chassis (também parece não haver dinheiro), mas... há um tal Dome 102s parado e sem utilidade...

Fonte: Dailysportscar.com
Foto:© STRAKKA RACING

Nenhum comentário: