quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ILMC / ZHUHAI: MAIS UM PÓDIO COM SABOR AMARGO PARA A AUDI


VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com/

Na season finale da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC) dipsutada na China, a Audi Sport Team Joest alcançou mais um lugar no pódio com o seu Audi R18 TDI vencedor em Le Mans. Timo Bernhard e Marcel Fässler, ao volante do #1, terminaram as 6 Horas de Zhuhai no terceiro lugar, enquanto Allan McNish e Tom Kristensen, no "carro irmão" #2, foram forçados a abandonar a prova após uma colisão em que não tiveram qualquer responsabilidade.

Como noutras ocasiões ao longo desta temporada, uma vez mais faltou à Audi Sport Team Joest o bocadinho de sorte necessária, em Zhuhai, depois de ambos os R18 TDI terem ditando o ritmo no início da corrida. Logo na primeira volta, Allan McNish e Timo Bernhard conseguiram passar um dos dois Peugeot, colocando os dois carros da marca alemã nas 2ª e 3ª posições, assumindo a liderança à 18ª volta após terem ambos superado o Peugeot de Sebastien Bourdais, líder da prova até então.

Mas a equipa nem teve tempo para saborear as duas primeiras posições, pois Allan McNish, logo após o reabastecimento, perderia uma volta a mudar a carroçaria traseira do R18 TDI Audi danificada na sequência de um contato com um GT, sem responsabilidade para o piloto escocês. Mas o pior estava ainda para vir: em consequência de um erro cometido na travagem para a Curva 1, por um rival da classe LMP1, este bateu na traseira do Audi #2 cortando-lhe os cabos da instalação eléctrica e causando curto-circuito irreparável, forçando a Audi Sport Team Joest, após várias paragens não programadas, a retirar o carro da corrida ao fim de três horas e 46 minutos.


Timo Bernhard e Marcel Fässler ainda ocuparam a liderança durante um longo período, mas a meio da prova, uma degradação mais acentuado dos pneus faria o carro #1 perder muito tempo. E já no final da prova, ao tentar desdobrar-se do Peugeot que ocupava a liderança, Marcel Fässler não conseguiu evitar um espectacular pião, conseguindo no entanto controlar o carro a tempo de escapar ao choque com as barreiras, assegurando assim a terceira posição, o terceiro pódio daquela dupla, depois de Imola e Silverstone.

Melhor estiveram os Audi R8 LMS da classe GTC, ao ocuparem todos os três lugares do pódio no final da prova de Zhuhai, na primeira aparição do GT da marca alemã nesta competição. A vitória sorriu ao piloto oficial da Audi no DTM, o italiano Edoardo Mortara, que nesta sua estreia nos GT fez equipa com o piloto de Hong Kong Darrel O'Young e o suíço Alexandre Imperatori ao volante do R8 LMS da Racing China.

Dr. Wolfgang Ullrich (chefe da Audi Motorsport): "Nas duas primeiras horas, estávamos bem posicionados na frente da corrida, mas infelizmente não fomos depois capazes de converter a velocidade numa vitória, no final. É um resultado indubitavelmente decepcionante para toda a equipa. Com o #1, perdemos muito tempo no final do segundo turno duplo, tempo que não fomos capazes de recuperar muito embora tenhamos conseguido manter depois o mesmo ritmo dos dois Peugeot de forma consistente. Por isso, no fim, já não havia possibilidade de atacarmos. O #2 viu-se envolvido numa colisção sem responsabilidade nenhuma, de que resultou um problema eléctrico que não conseguimos reparar. Foi, obviamente, decepcionante."


Timo Bernhard (Audi R18 TDI # 1): "O ritmo, definitivamente, estava lá hoje - como de rest sempre esteve em todas as corridas anteriores. É uma pena, porque no primeiro turno assumimos a liderança e após o segundo já tínhamos uma vantagem de cerca de dez segundos. Infelizmente, na segunda parte do duplo turno do Marcel (Fässler) começamos a de3tectar uma desgate significativo nos pneus. Foi exactamente o tempo que perdemos nessa altura que nos faltou depois no final. Não fomos capazes de recuperar esse atraso porque, simplesmente, a competitividade na ILMC é demasiado elevada para que se possa fazê-lo. No entanto, acho que o Marcel e eu fizemos hoje um bom trabalho. O ritmo era bom,e conseguimos superar o tráfego de forma limpa."

Marcel Fässler (Audi R18 TDI # 1): "Basicamente falando, este não era o meu fim de semana, infelizmente, porque tive aqui algumas dificuldades. A corrida começou bem, com o Timo (Bernhard) a fazer um bom trabalho. Estávamos verdadeiramente competitivos. Infelizmente, o desempenho dos pneus piorou significativamente durante o meu turno duplo, tendo perdido demasiado tempo nas últimas dez voltas com esses pneus. É pena, porque não estamos felizes com o terceiro lugar, apesar de de ter sido, obviamente, o máximo que poderíamos alcançar aqui hoje."

Tom Kristensen (Audi R18 TDI # 2): "Foi um fim de semana frustrante para o nosso carro 'amarelo'. Até hoje, tinha sido um fim de semana perfeito: os testes em piso molhado e seco, a sessão de qualificação - tudo correu conforme o planeado, ou ainda melhor. Desde o início, o Allan (McNish) e o Timo (Bernhard) estavam muito rápidos. Mas quando o Allan foi atingido na traseira pelo Rebellion, o impacto terá aparentemente causado um curto-circuito. Tivemos de mudar a bateria vários vezes, mas não conseguimos eliminar o problema.Foi pena, porque estávamos suficientemente rápidos para vencer a corrida de hoje - que era claramente o nosso objectivo. Tem sido um ano para ganhar carácter."

Allan McNish (Audi R18 TDI # 2): "Acho que todos na equipa fizeram um excelente trabalho este ano, e é por isso que é tão decepcionante termos tido de desistir com o nosso Audi R18 TDI. Tivemos um ritmo muito bom, e tanto o Tom (Kristensen) como eu estávamos muito satisfeitos com o 'set.up'. Para além disso, o Tom fez uma fantástica sessão de qualificação. Por isso, começamos a corrida com muita confiança e um bom 'feeling', e imediatamente colocamos pressão sobre os nossos rivais da Peugeot e assumimos a liderança. Infelizmente, levei um toque de um GT ainda no meu primeiro turno, e vimo-nos obrigados, por força dos regulamentos, a substituir a traseira. Mas o verdadeiro problema aconteceu quando um protótipo me bateu na traseira, danificando a cablagem e causando-nos um curto-circuito que não pode ser reparado. Estou um pouco triste, porque me sentia confiante de ser capaz de conquistar a vitória aqui - e não era o único que na equipa a ter essa opinião. Mas uma coisa é certa: no futuro, a Audi Sport irá voltar ainda mais forte que nunca."

Ralf Jüttner (Director Técnico da Audi Sport Team Joest): "O final da temporada da ILMC foi um espelho das corridas anteriores da temporada: começou muito bem, e no início tivemos a sensação de sermos mais rápidos que nossos adversários, No entanto, isso mudou após duas horas de prova. No final do segundo turno, perdemos muito tempo, mas a nossa estratégia estava dar os seus frutos até aí. Os Peugeot terão aparentemente beneficiado da quantidade de borracha existente na pista, uma vez que nessas condições eles não se debateram tanto como nós com a degradação dos pneus. Para o carro #2, esta corrida aqui em Zhuhai foi também uma imagem espelhada de toda temporada. O Allan (McNish) nem se apercebeu dos danos na traseira da após o contacto que sofreu de um GT, e no segundo incidente, com o LMP, nem houve nada que pudesse sequer fazer. Depois, por causa do consequente problema eléctrico, a corrida terminou para o Allan e para o Tom (Kristensen). Quero agradecer a toda a equipa pela excelente força moral que aqui revelaram. Tudo o que podemos fazer agora é olhar para o futuro com optimismo."

Fonte: comunicado de imprensa da Audi Motorsport

Nenhum comentário: