sábado, 17 de setembro de 2011

ILMC – LMS / SILVERSTONE: POBRE RECOMPENSA PARA A STRAKKA


VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com

A Strakka Racing poderia ter garantido uma posição de pódio nas 6 Horas de Silverstone não fosse aquela colisão evitável na 16ª volta da corrida que causou danos substanciais no seu HPD ARX-01d. Durante toda a prova a equipa sediada em Silverstone demonstrou uma grande confiança registando a mais rápida mudança de pneus e os seus três pilotos, Nick Leventis, Danny Watts e Jonny Kane, mantiveram consistentemente um ritmo fora do alcance de todos os outros LMP2 em pista - de tal forma que recuperou três voltas completas perdidas em reparações nas boxes.
Largando da pole position na corrida caseira da Strakka Racing ao volante do HPD ARX-01d 'calçado' com pneus Michelin, Jonny, viu-se ultrapassado por Tom Kimber-Smith, no Zytek da Greaves Motorsport logo no início. No entanto, o piloto 37 anos de idade nascido na Irlanda do Norte manteve-se por perto do Zytek durante as 15 voltas seguintes, antes de fazer um movimento impressionante na volta 16 para retomar a liderança. A sua glória foi, no entanto, de curta duração, já que na volta seguinte, numa ultrapassagem ao Corvette da Larbre Compétition, em Club Corner, o GT tocou-lhe causando um furo no pneu traseiro esquerdo do HPD #42. Com quase uma volta inteira para chegar às boxes, o pneu estourou, causando danos consideráveis ​​no capô do motor, componentes de suspensão e estrutura traseira.

A equipa fez um trabalho extraordinário para colocar o HPD de volta à pista o mais rapidamente possível, mas a extensão dos danos custou mesmo assim 27 minutos perdidos. Nick pegou o volante e re-entrou na corrida com 14 voltas de atraso, na 9 ª posição. Com cinco horas ainda para cumprir, a equipa manteve a confiança e piloto londrino de 30 anos de idade completou um turno impecável de 49 voltas e uma hora e 37 minutos no carro, efectuando alguns tempos por volta verdadeiramente impressionantes.
Danny era o próximo a entrar em pista e foi-lhe dada livre trânsito para puxar o máximo possível, o que não foi nada fácil, com um pelotão de carros mais lentos para ultrapassar. Mas, atacando sem descanso ao longo de 54 voltas e 1 hora e 37 minutos de condução, o piloto de 31 anos de Buckingham conseguiu ascender à 8ª posição, sendo de forma consistente o mais rápido LMP2 em pista.

Com uma hora e meia de corrida para cumprir, Jonny assumiu o turno final e novamente estabeleceu um ritmo incrível até à bandeirada de xadrez, terminando na 8ª posição - pobre recompensa para uma performance irrepreensível e para o incrível esforço da equipa ao longo do fim-de-semana.

Nick Leventis: "Tem sido uma semana muito frustrante, mas temos um monte de aspectos positivos para tirar dela. Um trabalho da equipa fantástico durante a qualificação colocou-nos na 'pole', e a corrida foi boa. O Jonny fez um bom turno de abertura e estávamos em primeiro lugar, mas fomos apenas infelizes no problema que tivemos com um retardatário. Não foi culpa de Jonny e custou-nos 14 voltas nas boxes, o que é frustrante, pois durante toda a corrida o nosso ritmo esteve bem acima de todos os nossos adversários e tínhamos condições para obter um bom resultado e pontos para o campeonato. Os nossos 'pit stops' foram exemplares, e fomos mais uma vez os mais rápido de todos. O Jonny foi suficientemente infeliz para estar no lugar errado à hora errada, mas a sua condução foi impecável, como a do Danny e a minha. Entre nós, conseguimos recuperar três das voltas perdidas com as reparações no carro, o que, se tivéssemos uma corrida isenta da problemas, ter-nos ia, sem dúvida, permitido ficar bem à frente do Zytek vencedor e trazer para casa uma vitória. O campeonato ainda está ao nosso alcance. Pode estar mais longe agora, mas não vamos desistir até o final da última corrida e estamos ansiosos pelo Estoril, um circuito que conheço bem. Obrigado a todos nossos parceiros, HPD, Wirth Research e Michelin por todo seu trabalho árduo durante fim-de-semana."

Jonny Kane: "É um dia muito frustrante e, infelizmente, uma fração de segundo mudou toda a nossa corrida. O carro estava rápido e fiável e, não fosse esse incidente, eu acho que teria sido um resultado bem melhor. Para mim, o mais irritante foi que o Corvette com o qual tive o contacto me bloqueou dois curvas antes, o que significa que sabia que eu estava lá a tentar ultrapassá-lo. Ultrapassei muita gente no início da corrida, e durante todas as sessões de treinos livres e 'warm-up', e até mesmo no ano passado na mesma curva, sem qualquer espécie de problema. Ele, obviamente, só não me deu qualquer espaço ou fechou cedo demais, infelizmente, furando-me um pneu com uma volta inteira para fazer. O pneu acabou por se soltar e causar danos no fundo do carro e na carroçaria traseira, e a partir daí foi uma verdadeira batalha para recuperar terreno. Todo o pessoal fez um trabalho incrível para reparar o carro tão rapidamente quanto possível e nós corremos o mais depressa que pudemos, mas infelizmente mais ninguém teve quaisquer problemas. Foi um trabalho árduo de todos e conquistamos alguns pontos, o que é algum consolo, mas não é o resultado que queríamos aqui hoje."

Danny Watts: "No geral, o resultado é decepcionante, mas o carro demonstrou um ritmo forte, que é a coisa positiva a tirar do fim-de-semana, e também ainda estamos com hipóteses matemáticas de vencer o campeonato no Estoril. O meu turno foi bom e consegui passar sem problemas. Fiz cada volta tão rápido quanto podia a fim de tentar recuperar um pouco. O tráfego foi um problema, mas foi obviamente o mesmo para todos. Há alguns pilotos competentes e outros incompetentes, e você sabe, de certa forma, ao aproximar-se deles, o que eles vão fazer. Eu gostei, realmente, diverti-me bastante e vi alguns grandes à minha frente, o que foi bastante divertido."

Piers Phillips, Team Principal e Director Técnico da Strakka Racing: "Que dia e que fim-de-semana! Foi um desempenho absolutamente fantástico da equipa desde o início, e depois de tal uma tão longa pausa, chegamos a Silverstone e praticamente dominamos. Percebemos muito cedo que tínhamos um carro forte, e isso viu-se na qualificação que foi um esforço incrível da parte de Dan Warmsley, o nosso Engenheiro Chefe, e do Danny em conduzir o carro em condições muito difíceis para nos dar 'pole' e nosso ponto primeiro ponto para o campeonato. Hoje tudo parecia correr bem durante 40 minutos, até sermos 'atropelados' por um retardatário, o que praticamente destruiu a nossa corrida. Mas se você olhar para a nossa recuperação, para os turnos que os pilotos fizeram no carro, o trabalho que fizemos nas boxes para reparar o carro e os nossos 'pit stops', ficamos em segundo no mínimo. Vai passar muito tempo até que uma equipa faça também mais uma vez um trabalho como o que fizemos este fim-de-semana e não saia com uma vitória. Agora vamos ao Estoril sem qualquer pressão e, como sempre, dar tudo que temos."

Fonte: comunicado de imprensa da Strakka Racing
© STRAKKA RACING

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