HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
Dá pelo nome de "Unlimited Racing Championship" e apresenta o que faz muitos norte-americanos (e não só) sonhar: enormes blocos V8, mais de 700 cavalos de potência, tudo isto "emoldurado" num sport-protótipo inspirado nos gloriosos tempos da Can-Am (Canadian-American Challenge Cup) — o NuArt CanAm
"O American Le Mans Series está encantado por poder dar as boas-vindas à Unlimited Racing Championship, que irá juntar-se ao ALMS em vários eventos em 2012," afirmou Scott Atherton, Presidente e CEO do ALMS. "Esta 'Heritage Series' irá providenciar maior variedade e uma ligação moderna ao passado para muitos dos nosso fãs no próximo ano. A nova iniciativa estabelece um relação directa com a história dos sport-protótipos na América do Norte com o visual e os sons de uma era de potência e velocidade extremas — a revolucionária Can-Am Challenge Cup dos anos 60 e 70. O espectáculo proporcionado por estas máquinas extremamente potentes irá certamente evocar boas memórias a alguns e atrair também novos fãs."
AS SEMELHANÇAS ENTRE O NUART CANAM E O MCLAREN M8F (NA IMAGEM) SÃO BEM EVIDENTES
Não será bem o equivalente à europeia Classic Endurance Racing, onde participam carros históricos e clássicos das 24 Horas de Le Mans (na verdade, em alguns já pouco de clássico resta…) mas sim uma competição com carros construídos de raiz que procuram honrar o espírito das loucas corridas do CanAm que fizeram furor nos Estados Unidos e no Canada durante as décadas de 60 e 70.
Não há motores com 1100 cavalos, como o do Porsche 917/30, mas haverá um motor V8 que debitará mais de 700 cavalos. Junta-se a este conjunto travões em aço de 12 polegadas e uma tradicional caixa de velocidade em H de engrenagem síncrona, mas compensa-se com um chassis de alumínio de última geração, sistemas de segurança activa e passiva modernos, controlo de tracção, injecção electrónica e aceleradores fly-by-wire...
"Este projecto esteve a ser cozinhado durante alguns anos," afirmou Richard Nauert, fundador da Unlimited Racing Championship e designer no NuArt CanAm. "Analisamos os CanAm originais e mantivemo-nos fiéis à imagem e ao seu conceito. Componentes como os grande blocos, os travões de 12 polegadas e as entradas de ar à CanAm são alguns dos elementos históricos que mantivemos no NuArt CanAm. Apesar do tributo aos originais, simultaneamente construímos estes com relevância para o ALMS pois estão carregados com tecnologia moderna, especificamente em termos de segurança, longevidade e flexibilidade para um alargado universo de pilotos."
A competição irá decorrer como prova de suporte do programa ALMS em algumas das provas do calendário de 2012 constituindo uma espécie de troféu monomarca, com cada prova a ter uma duração de 30 minutos.A organização do campeonato será responsável pela preparação de todos os carros, que estarão à venda por 485 mil dólares (o preço de um LMP2 ou de um DP).
Fonte: comunicado de imprensa do American Le Mans Series
Foto: © ALMS e CONCEPTCARZ.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário