por Fernando Rhenius http://bongasat.blogspot.com/
A Peugeot está expondo e lançando no salão de Genebra uma versão inédita do seu modelo LMP1. O 908 hibrido movido a diesel estará na pista durante os testes para as 24 horas de Le Mans no dia 24 de Abril.
O sistema híbrido empregado no 908 é baseado na recuperação de energia cinética obtida através do sistema de freios. Podendo ser aproveitada em acelerações em uma ultrapassagem assim como o sistema da F1 o KERS. Segundo dados divulgados pela própria Peugeot o motor elétrico tem um ganho de 60 kW algo em torno de 80 cv. A quantidade de energia que pode ser armazenada nas baterias de lítio chega a 500 kJ entre 2 frenagens que estão instaladas nas rotas traseiras. O detalhe é que o sistema não é ativa por meio de um botão no painel como na F1 e sim usado de forma direta durante toda a prova por exemplo, sendo desligada somente nos boxes.
Abaixo as especificações do novo 908 HYbrid4
Chassi: monocoque de carbono
Caixa de velocidades: Sequencial de 6 velocidades hidráulica + ré
Motor: V8 diesel HDi FAP
Deslocamento: 3,7 l
Potência: 550 cv
Motor Híbrido: Potência: 60 kW (80 cv) *
* Apenas durante as fases de liberação de energia
Energia liberada: Via as rodas traseiras;
500 kJ entre dois pontos;
Armazenada em baterias de ions de lítio;
Automática restituição durante as fases de aceleração
modalidade elétrica somente possível no pitlane.
Dimensões
Comprimento: 4640 milímetros
Largura: 2000 mm
Distância entre eixos: 2950 mm
Altura: 1030 milímetros
Peso: 900 kg
Vale resaltar que os testes no dia 24 são abertos a todas as equipes, inclusive as que não irão participar da grande clássica e o 908 hibrido será apenas mais um. O primeiro teste do carro será no final do mês de Março e que o bom resultado é determinante para ele testar em Le Mans em Abril.
O sistema híbrido empregado no 908 é baseado na recuperação de energia cinética obtida através do sistema de freios. Podendo ser aproveitada em acelerações em uma ultrapassagem assim como o sistema da F1 o KERS. Segundo dados divulgados pela própria Peugeot o motor elétrico tem um ganho de 60 kW algo em torno de 80 cv. A quantidade de energia que pode ser armazenada nas baterias de lítio chega a 500 kJ entre 2 frenagens que estão instaladas nas rotas traseiras. O detalhe é que o sistema não é ativa por meio de um botão no painel como na F1 e sim usado de forma direta durante toda a prova por exemplo, sendo desligada somente nos boxes.
Abaixo as especificações do novo 908 HYbrid4
Chassi: monocoque de carbono
Caixa de velocidades: Sequencial de 6 velocidades hidráulica + ré
Motor: V8 diesel HDi FAP
Deslocamento: 3,7 l
Potência: 550 cv
Motor Híbrido: Potência: 60 kW (80 cv) *
* Apenas durante as fases de liberação de energia
Energia liberada: Via as rodas traseiras;
500 kJ entre dois pontos;
Armazenada em baterias de ions de lítio;
Automática restituição durante as fases de aceleração
modalidade elétrica somente possível no pitlane.
Dimensões
Comprimento: 4640 milímetros
Largura: 2000 mm
Distância entre eixos: 2950 mm
Altura: 1030 milímetros
Peso: 900 kg
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