segunda-feira, 13 de setembro de 2010
1000KM DE SILVERSTONE: AUDI INICIA ILMC COM UM PÓDIO
Uma falha no diferencial obrigou o carro 'irmão' #7, de Tom Kristensen e Allan McNish, a desistir quando estavam apenas decorridas 15 das 170 voltas que durou a prova, impedindo a marca alemã de assegurar um resultado depois de uma forte qualificação onde garantiu os dois lugares na linha da frente. Perante cerca de 40.000 espectadores, McNish tomou a liderança desde o arranque, a partir da pole position, e travando um espectacular duelo com o futuro vencedor da prova, Anthony Davidson, no Peugeot 908, até que o R15 TDI #7 se viu obrigado a encostar sem diferencial. Foi a primeira desistência do R15, desde o lançamento do projecto, e a primeira para a Audi Sport Team Joest desde há muitos anos, devido a falha mecânica.
O defeito pouco usual no diferencial, que será agora exaustivamente inspeccionado nos próximos dias pela Audi Sport, em Ingolstadt, acabaria por condicionar também a prova de Timo Bernhard e Dindo Capello. Com efeito, não querendo a equipa correr riscos com a estratégia de pneus apenas com um carro em prova, o segundo R15 recebeu pneus novos logo no primeiro reabastecimento, por forma a manter-se dentro da margem de segurança. Consequentemente, a dupla Bernhard/Capello perderia o contacto com o líder Peugeot, que cumpria dois stints com o mesmo conjunto de pneus desde o início.
Adicionalmente, fortes problemas de subviragem, também pouco usuais, contribuíram para que a desvantagem para os líderes se acentuasse e chegasse a atingir mais de um minuto no final da primeira metade da corrida. Já na segunda metade, Bernhard/Capello conseguiram manter o ritmo dos homens da frente, tendo mesmo reduzido a desvantagem para 50 segundos, mas um reabastecimento adicional, a 3 voltas do final, não permitiria que a dupla italo-germana fosse além do 3º lugar.
Dr. Wolfgang Ullrich (Director da Audi Motorsport): "É frustrante que não tenhamos conseguido materializar a boa qualificação num ainda melhor resultado na corrida. Infelizmente, o Allan (McNish) teve de desistir bem cedo com um problema no diferencial. Nunca tínhamos tido um problema desses. Com apenas um carro em pista, não estávamos em condições de correr riscos cumprindo duplos 'stints' com um jogo de pneus. Foi por isso que fizemos uma mudança de pneus adicional no início da corrida, que nos fez perder contacto com a liderança da prova. Podíamos ter conseguido um resultado bem melhor hoje."
Timo Bernhard (Audi R15 TDI #8): "Não foi uma corrida fácil, especialmente no que respeita ao tráfego, que esteve intenso. Pode-se perder ou ganhar muito tempo aí. Não fizemos quaisquer alterações no carro, durante a noite, para a corrida. Mas as condições da pista alteraram-se tanto que acabamos por sofrer de subviragem - em particular entre o tráfego. penso que quer para o Dindo (Capello), quer para mim, este resultado foi o máximo que conseguiríamos hoje. Para a Audi é um começo sólido na ILMC. E em termos pessoais, o meu balanço é positivo, excepto no que respeita àquele pião no tráfego."
Dindo Capello (Audi R15 TDI #8): "Os nossos rivais estavam um pouco mais rápidos, em particular no tráfego. Tivemos alguns problema de subviragem, razão pela qual o carro não suficientemente ágil no tráfego. Esse foi o factor crucial. Fizemos o máximo nessas condições. Aprendemos mais umas coisas, com o novo pacote aerodinâmico e iremos melhorar o carro ainda mais para a próxima prova. É pena os nosso colegas terem desistido tão cedo. A Audi já tinha um problema técnico há séculos. E tenho a certeza que não voltará a ter tão cedo."
Allan McNish (Audi R15 TDI #7): "As primeiras voltas foram excitantes. Tenho a certeza que poderíamos manter uma duelo intenso com a Peugeot ao longo de toda a corrida. Mas no final da 15ª volta, quando entrava na nova secção interior, fiquei subitamente sem propulsão. Ainda tentei trazer o carro até às boxes mas ele, infelizmente, não funcionava. Já ganhamos muitas corridas graças à típica fiabilidade da Audi, e é por isso que esta desistência é tão surpreendente. Mas são assim as corridas. Em Petit Le Mans vamos contra-atacar."
Ralf Juttner (Director Técnico da Audi Sport Team Joest): "Infelizmente, o nosso registo em pista não foi hoje [domingo] tão bom como ontem. Perdemos um carro bastante cedo - ainda antes da primeira paragem - com um problema de diferencial. Foi realmente uma pena, pois a corrida tinha começado com uma luta tremenda pelos lugares cimeiros. O outro carro esteve bem, com uma corrida consistentes, à excepção de uma demasiada subviragem. Mas à medida que a corrida foi avançando, os pilotos foram-se habituando a isso e ainda chegaram a igualar o ritmo dos Peugeot. No final, tivemos ainda de voltar a reabastecer. Por isso, não há nada mais que pudéssemos fazer. Parabéns à Peugeot, que fez uma corrida imaculada. Temos agora de fazer alguns acertos de forma a sermos capazes de voltar à luta em Atlanta."
Fonte: comunicado de imprensa da Audi Motorsport
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário