domingo, 13 de junho de 2010
LE MANS: Quebra do câmbio impediu tri de Jaime Melo em Le Mans
Os planos de Jaime Melo de comemorar a terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans esbarraram em um problema com o câmbio do carro. A 78ª edição da corrida estava em sua décima hora, primeiros minutos do domingo (13) em Sarthe, noite brasileira de sábado (12), quando a Risi Competizione confirmou a retirada da prova da Ferrari F430 GT número 82, pilotada pelo brasileiro em trio com o italiano Gianmaria Bruni e o alemão Pierre Kaffer.
O trio conquistou a pole-position da classe GT2. Uma punição decorrente de irregularidades no aerofólio traseiro da Ferrari obrigou Melo a largar em último, num grid composto por 55 carros. O brasileiro cumpriu as duas primeiras horas de pilotagem e o passou a Kaffer em terceiro lugar na classificação da categoria, que teve 18 carros na pista. O alemão valeu-se do bom rendimento do carro, retomou o ritmo de ataque e assumiu a liderança da categoria.
Kaffer e Melo, em seus turnos e pilotagem, tiveram disputas fortes com Emmanuel Collard e Oliver Gavin, pilotos da Corvette Racing. Após sete horas e meia de corrida, contudo, o brasileiro reportou à Risi a ocorrência de problemas na seleção das marchas do carro. Sem mais opções, abdicou da liderança e procurou os boxes. “Foi um problema atípico, que nunca aconteceu. O câmbio é um dos pontos fortes da Ferrari. Faltou sorte, mesmo”, disse Melo.
O brasileiro citou a equipe, que “proporcionou todas as condições” para a prova de recuperação. “A gente tentou o melhor que podia, tudo estava perfeito. Demos o melhor que o carro permitiu, e isso talvez não tenha sido suficiente hoje”, declarou Melo, desapontado com o problema. “Nossa batalha com os Corvette, como todos viram, foi muito dura, e poderíamos ter levado aquele duelo até o final da corrida, mas hoje o câmbio não ajudou a gente”, lamentou o piloto brasileiro.
A vitória da classe GT2 ficou com o Team Felbermayr-Proton, que teve na pilotagem de seu Porsche 997 GT3 RSR os alemães Marc Lieb e Wolf Henzler e o austríaco Richard Lietz, com 338 voltas completadas. Melo e Bruni retomarão sua parceria no início de julho, na quarta etapa da American Le Mans Series. Eles são vice-líderes do campeonato dos Estados Unidos na classe GT2 com 55 pontos, 10 a menos que Jöerg Bergmeister e Patrick Long.
O domínio nas 24 Horas foi da Audi, que teve seus R15 TDi Plus nas três primeiras posições. A vitória foi do trio formado pelos alemães Mick Rockenfeller e Timo Bernhard e o francês Romain Dumas, que completaram 397 voltas, uma à frente do alemão Andre Lotterer, do francês Bénoit Treluyer e do suíço Marcel Fässler. Em terceiro, com 394, ficaram o italiano Rinaldo Capello, o escocês Allan McNish e o dinamarquês Tom Kristensen, todos da classe LM P1.
A classe LM P2 teve vitória do trio britânico formado por Nick Leventis, Danny Watts Jonny Kane, que obtiveram o quinto lugar na classificação geral com um protótipo HD ARX-01C, com 367 voltas. Na GT1, os vencedores foram o suíço Gabriele Gardel e os franceses Roland Berville e Julien Canal, que revezaram-se na pilotagem de um Saleen S7-R. O trio completou 331 voltas e finalizou a disputa das 24 Horas em 13º lugar na classificação geral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário