domingo, 13 de junho de 2010

F1: Hamilton vence com dobradinha


A McLaren conquistou sua segunda dobradinha consecutiva, com Lewis Hamilton vencendo e Jenson Button chegando em segundo em um GP bastante movimentado no Canadá, no qual o desgaste dos pneus teve grande importância.

Fernando Alonso, da Ferrari, terminou em terceiro, mas provavelmente lamentou a perda de uma potencial vitória, já que foi ultrapassado por ambas as McLarens em momentos diferentes ao ficar mal posicionado atrás de outros carros.

A Red Bull teve de se contentar com o quarto e o quinto lugares - Sebastian Vettel enfrentou um problema no carro durante grande parte do tempo e Mark Webber perdeu a liderança quando sua estratégia de deixar os pneus super macios para as voltas finais não deu resultado.

Ficou imediatamente claro que os pneus mais macios seriam muito frágeis, pois apesar de Hamilton ter mantido a ponta na largada, ele começou a ser bastante pressionado por Vettel - com o composto mais duro - após algumas voltas. Alonso vinha atrás deles, com Button, o quarto colocado, se defendendo de Webber até a ultrapassagem da Red Bull na curva 8 da quinta volta, pouco antes de Button ir para os boxes.

Webber então chegou rapidamente em Hamilton, Vettel e Alonso, ameaçando uma manobra sobre a Ferrari antes do espanhol parar na sétima passagem. Hamilton entrou no mesmo momento, perdendo terreno para Alonso no pit-stop e sendo superado enquanto ambos saíam dos boxes lado a lado.

Isso colocou a dupla da Red Bull na frente, mas estava claro que nem mesmo o pneu de composto médio estava tendo um bom desempenho, pois Alonso, Hamilton e Button começaram a se aproximar dos líderes, tirando até um segundo por volta com sua borracha nova.

As Red Bulls entraram nas voltas 12 e 13 e separaram suas estratégias - Vettel colocou os pneus super macios para seu próximo stint, enquanto Webber adiou essa obrigação e continuou com os médios. Sebastien Buemi (Toro Rosso), que ganhou posições quando todos à frente pararam, liderou por uma volta, com Alonso e Hamilton duelando logo atrás.

Nessa volta, a tentativa mal sucedida de Alonso de ultrapassar Buemi por fora no hairpin deu a Hamilton a chance de pegar o vácuo da Ferrari na reta seguinte - subindo de terceiro para primeiro em alguns metros, pois Buemi entrou imediatamente nos boxes.

Contudo, Alonso acompanhou Hamilton, e com os pneus começando a perder rendimento, ameaçava cada vez mais. A Ferrari estava se preparando para assumir a liderança na volta 26 quando Hamilton decidiu parar novamente. Alonso, Vettel e Button fizeram o mesmo, enquanto Webber continuou na pista, assumiu a ponta e tentou manter seus pneus médios intactos pelo maior tempo possível a fim de encurtar seu trecho com os super macios.

A princípio, o plano funcionou bem, com o australiano abrindo uma vantagem de 10s sobre Hamilton, Alonso, Button e Vettel, que andavam juntos. Porém, na volta 39, os pneus de Webber também começaram a se desgastar, e o tráfego dificultou ainda mais sua vida. Em pouco tempo, Hamilton estava novamente colado, e assumiu o primeiro lugar na volta 49. Isso encorajou Webber a parar no giro seguinte para finalmente colocar os super macios, o que o deixou em quinto.

Vettel não conseguiu acompanhar as McLarens e Alonso, com a equipe falando por rádio sobre o "gerenciamento de um problema", então a batalha pela vitória se limitou aos três na parte final, quando a pista finalmente se emborrachou e os pneus ganharam durabilidade.

Button garantiu a dobradinha da McLaren a 15 voltas do final, quando Alonso ficou preso atrás de Karun Chandhok, da Hispania, e perdeu embalo. O atual campeão partiu em perseguição a Hamilton, mas uma nova volta mais rápida de seu companheiro lhe passou uma mensagem clara. Os cinco primeiros então se espalharam, com a McLaren conquistando outra dobradinha e Alonso voltando ao pódio depois de duas corridas difíceis.

Nico Rosberg, da Mercedes, se recuperou da confusão na primeira volta para chegar em sexto, à frente de Robert Kubica (Renault), que tocou rodas com Michael Schumacher em um duelo no início da prova, o que levou ambos a dar um passeio na grama.

Os problemas de pneu de Schumacher foram piores do que os dos outros - ele parou três vezes e ainda estava virando 4s acima do ritmo no trecho final. Buemi o ultrapassou e assumiu o sétimo lugar, e logo ele foi alcançado por Felipe Massa. O brasileiro e Tonio Liuzzi se tocaram duas vezes nas duas primeiras curvas, danificando ambos os carros. Após reparos nos boxes, eles atacaram para voltar à zona de pontuação, mas Massa perdeu sua asa dianteira quando Schumacher se defendeu agressivamente a seis voltas do final.

Liuzzi assumiu o desafio de tentar ultrapassar Schumacher, que escorregou na última chicane e tocou rodas com o italiano enquanto lutava como podia para manter o nono lugar. No entanto, ele não conseguiu, caindo para 11º após um toque na última volta, atrás dos dois pilotos da Force India.


Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h33:53.456
2. Button McLaren-Mercedes a 2.254
3. Alonso Ferrari a 9.214
4. Vettel Red Bull-Renault a 37.817
5. Webber Red Bull-Renault a 39.291
6. Rosberg Mercedes a 56.084
7. Kubica Renault a 57.300
8. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
9. Liuzzi Force India-Mercedes a 1 volta
10. Sutil Force India-Mercedes a 1 volta
11. Schumacher Mercedes a 1 volta
12. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
13. Hulkenberg Williams-Cosworth a 1 volta
14. Barrichello Williams-Cosworth a 1 volta
15. Massa Ferrari a 1 volta
16. Kovalainen Lotus-Cosworth a 2 voltas
17. Petrov Renault a 2 voltas
18. Chandhok HRT-Cosworth a 4 voltas
19. Di Grassi Virgin-Cosworth a 5 voltas



Abandonos:

Glock - Virgin-Cosworth, 50 voltas
Trulli - Lotus-Cosworth, 43 voltas
De la Rosa - Sauber-Ferrari, 31 voltas
Senna - HRT-Cosworth, 14 voltas
Kobayashi - Sauber-Ferrari, 2 voltas

Texto e fonte: www.autoracing.com.br
Foto Tazio

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