segunda-feira, 27 de agosto de 2012

WEC - 6 Horas de Silverstone - Vitória da Audi


por Sérgio Carvalho

E com 37 carros no grid e um traçado bem seletivo que é o caso de Silverstone a montadora Audi sagrou-se campeã de construtores do Mundial de Endurance da FIA na rodada.

A prova não foi das mais fáceis, pois o TS030 da Toyota se fez digno de grande competidor e levou a batalha na prova até os instantes finais quando o R18 Híbrido recebeu a quadriculada.

Na largada o TS030 tomou a segunda posição do R18 Ultra na primeira curva e conseguiu ultrapassar o híbrido quando este teve um tráfego pesado pela frente e o TS030 conseguiu sair-se melhor no tráfego e assumiu a ponta da prova, e assim ficou lá até a sua parada de pit-stop na volta 22 e os Audis pararam na volta 26 e 27, e assim a primeira hora de prova foi fechada pelo TS030 na ponta com vantagem de 14.30 segundos na volta 39.

Depois da primeira entrada do safety-car na pista por conta do motor da Lotus, o TS030 continuava a liderar na volta com o híbrido em segundo e na volta 61 por conta de um pneu furado o Ultra foi obrigado a parar para troca de pneus.

E a luta se resumiu ao híbrido que na quarta hora tomou um stop&go por conta de um contato com a F458 da Krohn ainda na terceira hora e o TS030 da Toyota, assim, a distância entre os dois principais protótipos se mantinha pequena.

Na penultima hora novo safety-car na pista e o híbrido ainda liderava com o TS030 atrás a apenas 43 segundos do líder depois de 300 minutos de corrida e o modelo Ultra conseguiu entrar na mesma volta dos líderes.

Na hora final o R18 híbrido conseguiu se manter na frente depois da rodada de pit-stops e os vencedores das 24h de Le Mans deste ano receberam a quadriculada com o TS030 em segundo e o R18 Ultra em terceiro.

Na classe LMP2 a vitória coube ao team ADR-Delta #25, seguidos por Starworks #44 e Signatech #26.

Na classe LMGTE-Pro venceu a Af Corse #51, seguidos pela JMW #66 e Aston Martin #97.

E, fechando a classe LMGTE-AM, a vitória coube à Af Corse #61, seguidos por Larbre #50 que foi desclassificado por quebra de regras, assim veio a Felbermayer #88 e a F458 #57 da Krohn.

A próxima etapa do WEC será em Interlagos no Brasil que a princípio tem 30 carros confirmados incluíndo as F458 do team Luxury Racing que Não participaram da etapa britânica por problemas de orçamento.

Abaixo postamos os melhores em cada classe:

Pos

Cat

Driver

Car

Laps

Total Time

Best time

Best speed

1

1

LMP1

Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Tréluyer

Audi R18 e-tron quattro

194

6:00'39.594

1'44.520

202.9

2

7

LMP1

Alexander Wurz, Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima

Toyota TS030 - Hybrid

194

6:01'35.269

1'44.059

203.8

3

2

LMP1

Tom Kristensen, Allan McNish,

Audi R18 ultra

194

6:01'54.021

1'44.599

202.7

4

13

LMP1

Andrea Belicchi, Harold Primat,

Lola B12/60 Coupé - Toyota

189

6:00'57.780

1'47.082

198.0

8

25

LMP2

John Martin, Jan Charouz, Tor Graves

Oreca 03 - Nissan

183

6:01'30.997

1'51.315

190.5

9

44

LMP2

Vicente Potolicchio, Ryan Dalziel, Stéphane Sarrazin

HPD ARX 03b - Honda

183

6:01'36.650

1'51.315

190.5

10

26

LMP2

Nelson Panciatici, Pierre Ragues, Roman Rusinov

Oreca 03 - Nissan

183

6:01'55.634

1'51.343

190.4

21

51

LMGTE Pro

Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni,

Ferrari F458 Italia

171

6:02'23.742

2'01.741

174.2

22

66

LMGTE Pro

James Walker, Jonny Cocker,

Ferrari F458 Italia

169

6:00'55.295

2'02.603

172.9

23

97

LMGTE Pro

Adrian Fernandez, Stefan Mücke, Darren Turner

Aston Martin Vantage V8

169

6:01'34.784

2'01.758

174.1

24

61

LMGTE Am

Piergiuseppe Perazzini, Marco Cioci, Matt Griffin

Ferrari F458 Italia

166

6:01'01.045

2'03.848

171.2

26

88

LMGTE Am

Christian Ried, Gianluca Roda, Paolo Ruberti

Porsche 911 RSR (997)

166

6:02'28.438

2'04.582

170.2

27

57

LMGTE Am

Tracy Krohn, Niclas Jönsson, Michele Rugolo

Ferrari F458 Italia

165

6:02'11.791

2'04.294

170.6


Nenhum comentário: