terça-feira, 12 de junho de 2012

24h de Le Mans - Classe LMP2 - 2012


por Sérgio Carvalho

E continuamos a mostrar os carros das 24h de Le Mans deste ano, entramos agora na categoria dos protótipos, mais precisamente na classe LMP2 que este ano é a mais numerosa com 20 protótipos no grid.

LMP2

Peso mínimo: 900 kg - Tanque 75 litros
Max deslocamento: 5000 cm3 (atmosférica - máximo de 8 cilindros)
Max deslocamento: 3200 cm3 (turbo - 6 max cilindro)
Cada equipe deve ter pelo menos um piloto prata ou bronze

A LMP2 foi projetada para ser uma classe de "baixo custo", com quadro cujo preço não exceda € 355 000 e o preço do motor é limitado a € 75 000, para evitar uma explosão de valores. Este ano a categoria LMP2 é a mais representada com 20 carros no grid. Numerosa, mas não confiável em alguns teams, pois muitos destes protótipos acabam ficando pelo caminho na classe. Os carros, são rápidos e com orçamento disponível e qualidade presentes torna o prognóstico nesta categoria impossível.
Signatech-Nissan - Nissan Oreca 03 n º 23 e n º 26
Motor 4,5 litros aspirado V8-Nissan (VK45DE)
Proprietário: Philip Sinault
Diretor Técnico: Eric Mommey
Nissan Oreca 23: Franck Mailleux / Olivier Lombard / Jordan Tresson
Test Day: 8 com 3'43''298
Nissan Oreca n º 26
Test Day: 10º com 3'43''348
É um team que andava na LMS e este ano está correndo o WEC, no início chegou a andar com um chassis Courage LC70 de motor Judd, em 2010 andou ainda na LMP1, mas com um Aston Martin Lola em parceria com a AMR. Em Le Mans não chegaram a ir tão bem, mas na Le Mans Series tiveram uma temporada bem sucedida e premiados com um segundo lugar na classificação final. Já em 2011, após um acordo com a Nissan. A equipe leva o nome de Signatech-Nissan, e está empenhada no ILMC na classe LMP2. Escolheram e bem o chassis do Oreca 03 e o sucesso veio depois deste trabalho todo, conseguiram começar a se firmar e irão alinhar dois Oreca 03 Nissan na prova.
Em Spa foram 11º e 13º na classe, o início da temporada está sendo um pouco difícil, mas o potencial está lá. Ambas as equipes da Signatech-Nissan foram rápidas durante o Test Day com tantos protótipos na classe. Falta confirmar na prova
OAK Racing - No. 24 Judd Morgan e Morgan Nissan # 35
3,6-litros V8 Judd HK para Morgan # 24
Motor 4,5 litros V8 aspirado, de Morgan Nissan n35
Presidente: Jacques Nicolet
Chefe da equipe: Sebastien Philippe
Morgan Judd-24: Jacques Nicolet / Olivier Pla / Lahaye
Test Day:: 4º 3'42,036
Morgan Nissan-35: Maxime Martin / Bas Leinders / David Hansson Heinemeir
Teste Day: 1º com 3'41,291
Uma equipe que vem tendo uma ascenção muito rápida na endurance. Em 2009, Jacques Nicolet criou sua própria equipe com o nome de OAK Racing. Em 2009, a OAK Racing utilizou o conjunto Pescarolo-Mazda, e depois o Pescarolo-Judd. Neste mesmo ano venceram o ILMC na LMP2 e ficam em terceiro lugar como equipe e pilotos na Le Mans Series. Em 2011, deram um passo maior ainda ao adquirir as instalações da antiga sede da Luc Alphand Aventures, e comprar os direitos de propriedade de carros Pescarolo tranformando-se em OAK-Pescarolo, e assim andar nas duas classes máximas e conseguindo um segundo lugar na classe LMP2 pelo ILMC ao término desta.
O chassis na LMP2 deste ano não são mais o OAK Pescarolo e sim um Morgan, uma parceria com a fabricante britânica porém o motor continua a ser a HK Judd. Os dois carros da classe possuem bons pilotos e são experientes. Mas com tantos bons protótipos nesta classe terá um páreo duro pela frente.
ADR-Delta - Nissan Oreca 03 No. 25
Motor 4,5 litros aspirado V8-Nissan (VK45DE)
Team Manager Simon Dowson
Diretor Técnico: Nick Carpenter
Nissan Oreca 25: John Martin / Tor Graves / Robbie Kerr
Test Day: 6 com 3'42'' 731
ADR-Delta é uma equipe nova, porém já com um dos melhores pacotes para corrida na LMP2, motor Nissan e chassis Oreca 03. Estão focados no WEC este ano, por isso a entrada automática. Já em Spa foram 2º lugar na classe e 1º no WEC, chegando apenas atrás do team Jota com um Zytek.
Tem carro e bom desempenho, mais um para a lista de prováveis, mesmo sendo um team novo.
Middle East Gulf Racing - Lola B12/80 Coupé Nissan n º 28 e n º 29
Motor 4,5 litros naturalmente aspirado V8-Nissan (VK45DE)
Team Manager: Eric Charles
Lola B12/80 Nissan 28: Fabien Giroix / Stefan Johansson / Ludovic Badey
Test Day: 16 ºcom 3'48,063
Lola B12/80 Nissan # 29: Jean-Denis Deletraz / Keiko Ihara / Marc Rostan
Test Day: 18 com 3'55''132
A equipe, fundada em 2010 por Jean-Pierre Valentini, Fatien Frederic, Wainwright Michael e Goethe Roald, e com base nos Emirados Árabes Unidos, começou na endurance em 2011, com o Aston Martin Vantage na classe GTE. Já andaram em La Sarthe em 2011 com este Vantage, porém precisaram abandonar a prova por problemas no carro. Este ano, a equipe optou pelos protótipos com dois Lola B12/80 Coupé de motorização Nissan e estão engajado no WEC. Apesar de um segundo lugar LMP2 em Spa pelo WEC os carros carecem de durabilidade e confiança na pista.Ambos os team dos carros possuem uma mescla de jovialidade e experiência e podem trazer os carros num bom ritmo, desde que os mesmos não apresentem os usuais problemas que os tem deixado pelo caminho.
Status Grand Prix - Lola B12/80 Judd n º 30
3,6-litros V8 Judd HK
Team Principal: Teddy Yip
Diretor: David Kennedy
Gerente Geral Simon Cayzer
Test Day: 12º com 3'44,110
Outro team novo em La Sarthe que anda na Le Mans Series Européia com um Coupe Lola-Judd e, portanto, vai correr pela primeira vez no traçado francês. Na ELMS, a estréia foi satisfatória, com uma pole na qualificação, finalizando em terceiro lugar no final. Já em Spa pelo WEC, o Lola-Judd foi fortemente danificado durante o treino livre. O team é novo, o pacote ajuda, mas são 24 horas de corrida, e com dois novatos no team devem ter alguma dificuldade durante a prova.
Lotus Lola B12/80 Coupé N º 31
Aspirado de 3,6 litros Judd badged Lotus
Team Manager: Romulus Kolles
Lola B12/80-Lotus No. 31: Thomas Holzer / Mirko Schultis / Luca Moro
Test Day: 17 º com 3'54, 087
Embora este carro seja contratado pela Lotus, a fabricante britânica é de modo algum envolvido no carro, já que tem um chassi Lola e motor Judd, tudo é gerida pela estrutura do alemão Kodewa Kolles Rômulo, filho de Collin Kolles que fizeram a corrida em Le Mans com o Audi R10 TDI, por isso estão participando do WEC, e correm em Le Mans. Não foram à Spa e o carro carece de boa performance.
Level 5 Motorsports - HPD ARX-3b n º 33
2,8-litros V6 turbo HPD
Team Manager: David Stone
HPD ARX-3b # 35: Scott Tucker / Christophe Bouchut / Luis Diaz
Test Day: 2º com 3'41''598
Outro team baseado na América, pois correm também na ALMS e é um team de respeito com um carro de respeito, pois conhecem bem a área que estão, o team vem de bons resultados. Os resultados são: lugar na LMP2 em Sebring, e vitórias em Long Beach e Laguna Seca. O potencial do carro foi verificada durante o Test Day, com Christophe Bouchut alcançado o segundo melhor tempo do dia na LMP2.
O HPD Level 5 é candidatos à vitória em Le Mans.
Jota - Zytek Z11SN-Nissan # 38
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Diretor: Sam Hignett
Nissan-Zytek # 38: Sam Hancock / Simon Dolan / Haroki Kurosawa
Test Day: 3 º com 3'4,738
Este team tinha parceria com a Aston Martin, porém com o fracasso do AMR-One resolveram trocar tudo, através da aquisição de um Zytek Z11SN na LMP2. Correm na ELMS e com o cancelamento da rodada de Zolder foram para Spa e foram 8º na geral e 1º na classe LMP2. O carro confirmou todo o seu potencial durante o Test Day, com um terceiro lugar na classe.
Tem bons pilotos e o protótipo é robusto e pode ser colocado como candidato ao título na classe.
Race Performance- Oreca 03-Nissan # 40
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Team Manager: Michael Frey
Oreca-Nissan # 40: Michael Frey / Hirschi / Ralph Meichtry
Test Day: 16 º com 3'47,600
Essa equipe suiça estará em Le Mans pela terceira vez consecutiva, começaram em 2010 e vem mantendo um bom desempenho, eles optaram pelo conjunto clássico que vem dando resultado na LMP2, motorização Nissan, alimentado por um Judd HK, com chassis Oreca 03. Participam da ELMS e finalizaram em 5º na rodade de Le Castelet, porém não foram à Spa. Os pilotos são todos de nacionalidade Helvética.
Não chegam a ser os mais rápidos, porém podem conseguir uma boa colocação na classe.
Greaves Motorsports - Zytek-Nissan Z11SN n º 41 e n º 42
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Team Manager: Jacob Greaves
Nissan-Zytek # 41: Christian Zugel / Ricardo Gonzalez / Elton Julian
Test Day: 14º com 3'44,625
Nissan-Zytek # 42: Martin Brundle / Alex Brundle / Lucas Ordoñez
Test Day: 7º com 3'43,083
Este team é a atual a vencedora das 24h de Le Mans na LMP2 e da antiga Le Mans Séries (atual ELMS), com isso conseguiram duas entradas automáticas para as 24h deste ano.
Andam com um Zytek com motorização Nissan. Foram 7º em Spa com o carro #41 e o #42 não compareceu, porém exatamente no carro #42 teremos a volta de Martin Brundle, conhecido rival de Ayrton Senna na Fórmula 3, que não necessita apresentações em companhia de seu filho, enquanto o team #41 são novatos.
O team Greaves Motorsport, obviamente, não pode ser descartada como candidatos à vitória.
Extreme Limit ARIC - Norma MP20 Judd # 43
Aspirado de 3,6 litros Judd HK
Team Manager: Patrice Roussel
Diretor de Esportes: Marc Graillot
Norma Judd-40: Fabien Rosier / Philippe Thirion / Philippe Haezebrouck
Test Day: 20º com 3'58,712
Outra equipe do ELMS, na etapa de Le Castele foram apenas 8º lugar, foram à Spa em razão do cancelamento da rodada de Zolder, porém em Spa, não terminaram a prova. Usam o chassis Norma M200Pcom motorização Judd. O carro passou por mal bocados em Spa, depois de sair da pista devido à uma falha mecânica e ficar bem danificado
Não andaram bem no Test Day. É esperado um resultado melhor na prova deste protótipo nas 24h deste ano, mas sem almejar muita coisa.
Starworks Motorsport - HPD ARX-0b # 44
2,6-litros V6 turbo HPD
Proprietário: Peter Baron
Team Manager: Brian Colangelo
HPD ARX-03b 44: Ryan Dalziel / Tom Kimber-Smith/Enzo Potolicchio
Test Day: 11 com 3'43,672
Outro team da América e costuma andar pela Grand-Am Séries, onde se manteve e se aventurou no WEC este ano. Estão com um HPD-ARX3 b estão empenhados na LMP2. Ficaram em terceiro lugar geral 12 Horas de Sebring e primeiro na classe LMP2. Podem vir num bom resultado, sem grandes chances de podium.
Boutsen Ginion Racing - Nissan Oreca 03-n º 45
Nissan 4.5-litro aspirado (VK45DE)
Team Manager: Olivier Lainé
Nissan Oreca-45: Bastien Brière / Jens Petersen / Shinji Nakano
Test Day: 15ª com 3'45,401
A equipe belga vai começar em Le Mans este ano. Em 2009, andavam no Le Mans Series com um FLMS. A equipe deu mais um passo no ano passado envolvendo-se com um Oreca 03 Nissan considerado o melhor equipamento da classe LMP2. Em 2012 tornou-se Boutsen Ginion Racing novamente pela Le Mans Series com o Nissan Oreca 03. Na estréia em Paul Ricard abandonaram devido a problemas elétricos, mas em Spa pelo WEC conseguiram um quinto lugar na classe LMP2.
Thiriet by TDS Racing - Nissan ORECA 03 #46
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Team Manager: Xavier Combet
Nissan Oreca-46: Mathias Beche / Thiriet / Christophe Tinseau
Test Day: 13 ª com 3'44,404
O teamTDS Racing fez a sua aparição na cena de endurance em 2011, pela Le Mans Series com um Oreca 03 de motorização Nissan. Com o bom desempenho apresentado em 2011 chegaram a participar inclusive do Test Day. A equipe mudou seu nome este ano, TDS Racing e seu patrocinador Thiriet Frozen e formaram o Thiriet by TDS Racing. E começou a temporada com uma estrondosa vitória em Le Castellet, vencendo a primeira rodada do Europeu Le Mans Series.
O pacote Oreca Nissan é sólido, os pilotos são bem experientes, podemos esperar uma boa corrida do n º 46.
Murphy Prototypes - Oreca 03-Nissan # 48
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Proprietário: Greg Murphy
Chefe da equipe: Nick Reynolds
Oreca-Nissan # 48: Warren Hughes / Jody Firth / Brendan Hartley
Outro team novo, e participam do ELMS este ano. Não finalizaram a etapa em Le Castelet, porém em Spa foram 3º lugar na classe LMP2. O conjunto é bom e os pilotos também e podem aparecer bem no final da corrida.
Pecom Racing - Nissan Oreca 03 #49
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Team Manager: Amato Ferrari
Oreca-Nissan # 49: Soheil Ayari / Pierre Kaffer / Luis Perez Companc-
Test Day: 5º em 3'42,443
Este team compete na ELMS e no WEC, possui um bom conjunto de pilotos e andam com um oreca 03 de motorização Nissan. Com essa tripulação e equipamento avançado, a equipe pode ter certeza de bom desempenho na prova, porém precisará bater os outros teams da classe LMP2.

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