
por Sérgio Carvalho
E continuamos a mostrar os carros das 24h de Le Mans deste ano, entramos agora na categoria dos protótipos, mais precisamente na classe LMP2 que este ano é a mais numerosa com 20 protótipos no grid.
LMP2
É um team que andava na LMS e este ano está correndo o WEC, no início chegou a andar com um chassis Courage LC70 de motor Judd, em 2010 andou ainda na LMP1, mas com um Aston Martin Lola em parceria com a AMR. Em Le Mans não chegaram a ir tão bem, mas na Le Mans Series tiveram uma temporada bem sucedida e premiados com um segundo lugar na classificação final. Já em 2011, após um acordo com a Nissan. A equipe leva o nome de Signatech-Nissan, e está empenhada no ILMC na classe LMP2. Escolheram e bem o chassis do Oreca 03 e o sucesso veio depois deste trabalho todo, conseguiram começar a se firmar e irão alinhar dois Oreca 03 Nissan na prova.
Em Spa foram 11º e 13º na classe, o início da temporada está sendo um pouco difícil, mas o potencial está lá. Ambas as equipes da Signatech-Nissan foram rápidas durante o Test Day com tantos protótipos na classe. Falta confirmar na prova
Uma equipe que vem tendo uma ascenção muito rápida na endurance. Em 2009, Jacques Nicolet criou sua própria equipe com o nome de OAK Racing. Em 2009, a OAK Racing utilizou o conjunto Pescarolo-Mazda, e depois o Pescarolo-Judd. Neste mesmo ano venceram o ILMC na LMP2 e ficam em terceiro lugar como equipe e pilotos na Le Mans Series. Em 2011, deram um passo maior ainda ao adquirir as instalações da antiga sede da Luc Alphand Aventures, e comprar os direitos de propriedade de carros Pescarolo tranformando-se em OAK-Pescarolo, e assim andar nas duas classes máximas e conseguindo um segundo lugar na classe LMP2 pelo ILMC ao término desta.
O chassis na LMP2 deste ano não são mais o OAK Pescarolo e sim um Morgan, uma parceria com a fabricante britânica porém o motor continua a ser a HK Judd. Os dois carros da classe possuem bons pilotos e são experientes. Mas com tantos bons protótipos nesta classe terá um páreo duro pela frente.
ADR-Delta é uma equipe nova, porém já com um dos melhores pacotes para corrida na LMP2, motor Nissan e chassis Oreca 03. Estão focados no WEC este ano, por isso a entrada automática. Já em Spa foram 2º lugar na classe e 1º no WEC, chegando apenas atrás do team Jota com um Zytek.
A equipe, fundada em 2010 por Jean-Pierre Valentini, Fatien Frederic, Wainwright Michael e Goethe Roald, e com base nos Emirados Árabes Unidos, começou na endurance em 2011, com o Aston Martin Vantage na classe GTE. Já andaram em La Sarthe em 2011 com este Vantage, porém precisaram abandonar a prova por problemas no carro. Este ano, a equipe optou pelos protótipos com dois Lola B12/80 Coupé de motorização Nissan e estão engajado no WEC. Apesar de um segundo lugar LMP2 em Spa pelo WEC os carros carecem de durabilidade e confiança na pista.
Ambos os team dos carros possuem uma mescla de jovialidade e experiência e podem trazer os carros num bom ritmo, desde que os mesmos não apresentem os usuais problemas que os tem deixado pelo caminho.
Outro team novo em La Sarthe que anda na Le Mans Series Européia com um Coupe Lola-Judd e, portanto, vai correr pela primeira vez no traçado francês. Na ELMS, a estréia foi satisfatória, com uma pole na qualificação, finalizando em terceiro lugar no final. Já em Spa pelo WEC, o Lola-Judd foi fortemente danificado durante o treino livre. O team é novo, o pacote ajuda, mas são 24 horas de corrida, e com dois novatos no team devem ter alguma dificuldade durante a prova.
Embora este carro seja contratado pela Lotus, a fabricante britânica é de modo algum envolvido no carro, já que tem um chassi Lola e motor Judd, tudo é gerida pela estrutura do alemão Kodewa Kolles Rômulo, filho de Collin Kolles que fizeram a corrida em Le Mans com o Audi R10 TDI, por isso estão participando do WEC, e correm em Le Mans. Não foram à Spa e o carro carece de boa performance.
Outro team baseado na América, pois correm também na ALMS e é um team de respeito com um carro de respeito, pois conhecem bem a área que estão, o team vem de bons resultados. Os resultados são: 2º lugar na LMP2 em Sebring, e vitórias em Long Beach e Laguna Seca. O potencial do carro foi verificada durante o Test Day, com Christophe Bouchut alcançado o segundo melhor tempo do dia na LMP2.
Este team tinha parceria com a Aston Martin, porém com o fracasso do AMR-One resolveram trocar tudo, através da aquisição de um Zytek Z11SN na LMP2. Correm na ELMS e com o cancelamento da rodada de Zolder foram para Spa e foram 8º na geral e 1º na classe LMP2. O carro confirmou todo o seu potencial durante o Test Day, com um terceiro lugar na classe.
Essa equipe suiça estará em Le Mans pela terceira vez consecutiva, começaram em 2010 e vem mantendo um bom desempenho, eles optaram pelo conjunto clássico que vem dando resultado na LMP2, motorização Nissan, alimentado por um Judd HK, com chassis Oreca 03. Participam da ELMS e finalizaram em 5º na rodade de Le Castelet, porém não foram à Spa. Os pilotos são todos de nacionalidade Helvética.
Este team é a atual a vencedora das 24h de Le Mans na LMP2 e da antiga Le Mans Séries (atual ELMS), com isso conseguiram duas entradas automáticas para as 24h deste ano.
Andam com um Zytek com motorização Nissan. Foram 7º em Spa com o carro #41 e o #42 não compareceu, porém exatamente no carro #42 teremos a volta de Martin Brundle, conhecido rival de Ayrton Senna na Fórmula 3, que não necessita apresentações em companhia de seu filho, enquanto o team #41 são novatos.
Outra equipe do ELMS, na etapa de Le Castele foram apenas 8º lugar, foram à Spa em razão do cancelamento da rodada de Zolder, porém em Spa, não terminaram a prova. Usam o chassis Norma M200Pcom motorização Judd. O carro passou por mal bocados em Spa, depois de sair da pista devido à uma falha mecânica e ficar bem danificado
Outro team da América e costuma andar pela Grand-Am Séries, onde se manteve e se aventurou no WEC este ano. Estão com um HPD-ARX3 b estão empenhados na LMP2. Ficaram em terceiro lugar geral 12 Horas de Sebring e primeiro na classe LMP2. Podem vir num bom resultado, sem grandes chances de podium.
A equipe belga vai começar em Le Mans este ano. Em 2009, andavam no Le Mans Series com um FLMS. A equipe deu mais um passo no ano passado envolvendo-se com um Oreca 03 Nissan considerado o melhor equipamento da classe LMP2. Em 2012 tornou-se Boutsen Ginion Racing novamente pela Le Mans Series com o Nissan Oreca 03. Na estréia em Paul Ricard abandonaram devido a problemas elétricos, mas em Spa pelo WEC conseguiram um quinto lugar na classe LMP2.
O teamTDS Racing fez a sua aparição na cena de endurance em 2011, pela Le Mans Series com um Oreca 03 de motorização Nissan. Com o bom desempenho apresentado em 2011 chegaram a participar inclusive do Test Day. A equipe mudou seu nome este ano, TDS Racing e seu patrocinador Thiriet Frozen e formaram o Thiriet by TDS Racing. E começou a temporada com uma estrondosa vitória em Le Castellet, vencendo a primeira rodada do Europeu Le Mans Series.
Outro team novo, e participam do ELMS este ano. Não finalizaram a etapa em Le Castelet, porém em Spa foram 3º lugar na classe LMP2. O conjunto é bom e os pilotos também e podem aparecer bem no final da corrida.
Este team compete na ELMS e no WEC, possui um bom conjunto de pilotos e andam com um oreca 03 de motorização Nissan. Com essa tripulação e equipamento avançado, a equipe pode ter certeza de bom desempenho na prova, porém precisará bater os outros teams da classe LMP2.
LMP2
Peso mínimo: 900 kg - Tanque 75 litros
Max deslocamento: 5000 cm3 (atmosférica - máximo de 8 cilindros)
Max deslocamento: 3200 cm3 (turbo - 6 max cilindro)
Cada equipe deve ter pelo menos um piloto prata ou bronze
A LMP2 foi projetada para ser uma classe de "baixo custo", com quadro cujo preço não exceda € 355 000 e o preço do motor é limitado a € 75 000, para evitar uma explosão de valores. Este ano a categoria LMP2 é a mais representada com 20 carros no grid. Numerosa, mas não confiável em alguns teams, pois muitos destes protótipos acabam ficando pelo caminho na classe. Os carros, são rápidos e com orçamento disponível e qualidade presentes torna o prognóstico nesta categoria impossível.
Signatech-Nissan - Nissan Oreca 03 n º 23 e n º 26
Motor 4,5 litros aspirado V8-Nissan (VK45DE)
Proprietário: Philip Sinault
Diretor Técnico: Eric Mommey
Nissan Oreca 23: Franck Mailleux / Olivier Lombard / Jordan Tresson
Test Day: 8 com 3'43''298
Nissan Oreca n º 26
Test Day: 10º com 3'43''348
É um team que andava na LMS e este ano está correndo o WEC, no início chegou a andar com um chassis Courage LC70 de motor Judd, em 2010 andou ainda na LMP1, mas com um Aston Martin Lola em parceria com a AMR. Em Le Mans não chegaram a ir tão bem, mas na Le Mans Series tiveram uma temporada bem sucedida e premiados com um segundo lugar na classificação final. Já em 2011, após um acordo com a Nissan. A equipe leva o nome de Signatech-Nissan, e está empenhada no ILMC na classe LMP2. Escolheram e bem o chassis do Oreca 03 e o sucesso veio depois deste trabalho todo, conseguiram começar a se firmar e irão alinhar dois Oreca 03 Nissan na prova.
OAK Racing - No. 24 Judd Morgan e Morgan Nissan # 35
3,6-litros V8 Judd HK para Morgan # 24
Motor 4,5 litros V8 aspirado, de Morgan Nissan n35
Presidente: Jacques Nicolet
Chefe da equipe: Sebastien Philippe
Morgan Judd-24: Jacques Nicolet / Olivier Pla / Lahaye
Test Day:: 4º 3'42,036
Morgan Nissan-35: Maxime Martin / Bas Leinders / David Hansson Heinemeir
Teste Day: 1º com 3'41,291
O chassis na LMP2 deste ano não são mais o OAK Pescarolo e sim um Morgan, uma parceria com a fabricante britânica porém o motor continua a ser a HK Judd. Os dois carros da classe possuem bons pilotos e são experientes. Mas com tantos bons protótipos nesta classe terá um páreo duro pela frente.
ADR-Delta - Nissan Oreca 03 No. 25
Motor 4,5 litros aspirado V8-Nissan (VK45DE)
Team Manager Simon Dowson
Diretor Técnico: Nick Carpenter
Nissan Oreca 25: John Martin / Tor Graves / Robbie Kerr
Test Day: 6 com 3'42'' 731
ADR-Delta é uma equipe nova, porém já com um dos melhores pacotes para corrida na LMP2, motor Nissan e chassis Oreca 03. Estão focados no WEC este ano, por isso a entrada automática. Já em Spa foram 2º lugar na classe e 1º no WEC, chegando apenas atrás do team Jota com um Zytek.
Tem carro e bom desempenho, mais um para a lista de prováveis, mesmo sendo um team novo.
Middle East Gulf Racing - Lola B12/80 Coupé Nissan n º 28 e n º 29
Motor 4,5 litros naturalmente aspirado V8-Nissan (VK45DE)
Team Manager: Eric Charles
Lola B12/80 Nissan 28: Fabien Giroix / Stefan Johansson / Ludovic Badey
Test Day: 16 ºcom 3'48,063
Lola B12/80 Nissan # 29: Jean-Denis Deletraz / Keiko Ihara / Marc Rostan
Test Day: 18 com 3'55''132
A equipe, fundada em 2010 por Jean-Pierre Valentini, Fatien Frederic, Wainwright Michael e Goethe Roald, e com base nos Emirados Árabes Unidos, começou na endurance em 2011, com o Aston Martin Vantage na classe GTE. Já andaram em La Sarthe em 2011 com este Vantage, porém precisaram abandonar a prova por problemas no carro. Este ano, a equipe optou pelos protótipos com dois Lola B12/80 Coupé de motorização Nissan e estão engajado no WEC. Apesar de um segundo lugar LMP2 em Spa pelo WEC os carros carecem de durabilidade e confiança na pista.
Ambos os team dos carros possuem uma mescla de jovialidade e experiência e podem trazer os carros num bom ritmo, desde que os mesmos não apresentem os usuais problemas que os tem deixado pelo caminho.
Status Grand Prix - Lola B12/80 Judd n º 30
3,6-litros V8 Judd HK
Team Principal: Teddy Yip
Diretor: David Kennedy
Gerente Geral Simon Cayzer
Test Day: 12º com 3'44,110
Outro team novo em La Sarthe que anda na Le Mans Series Européia com um Coupe Lola-Judd e, portanto, vai correr pela primeira vez no traçado francês. Na ELMS, a estréia foi satisfatória, com uma pole na qualificação, finalizando em terceiro lugar no final. Já em Spa pelo WEC, o Lola-Judd foi fortemente danificado durante o treino livre. O team é novo, o pacote ajuda, mas são 24 horas de corrida, e com dois novatos no team devem ter alguma dificuldade durante a prova.
Lotus Lola B12/80 Coupé N º 31
Aspirado de 3,6 litros Judd badged Lotus
Team Manager: Romulus Kolles
Lola B12/80-Lotus No. 31: Thomas Holzer / Mirko Schultis / Luca Moro
Test Day: 17 º com 3'54, 087
Embora este carro seja contratado pela Lotus, a fabricante britânica é de modo algum envolvido no carro, já que tem um chassi Lola e motor Judd, tudo é gerida pela estrutura do alemão Kodewa Kolles Rômulo, filho de Collin Kolles que fizeram a corrida em Le Mans com o Audi R10 TDI, por isso estão participando do WEC, e correm em Le Mans. Não foram à Spa e o carro carece de boa performance.
Level 5 Motorsports - HPD ARX-3b n º 33
2,8-litros V6 turbo HPD
Team Manager: David Stone
HPD ARX-3b # 35: Scott Tucker / Christophe Bouchut / Luis Diaz
Test Day: 2º com 3'41''598
Outro team baseado na América, pois correm também na ALMS e é um team de respeito com um carro de respeito, pois conhecem bem a área que estão, o team vem de bons resultados. Os resultados são: 2º lugar na LMP2 em Sebring, e vitórias em Long Beach e Laguna Seca. O potencial do carro foi verificada durante o Test Day, com Christophe Bouchut alcançado o segundo melhor tempo do dia na LMP2.
O HPD Level 5 é candidatos à vitória em Le Mans.
Jota - Zytek Z11SN-Nissan # 38
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Diretor: Sam Hignett
Nissan-Zytek # 38: Sam Hancock / Simon Dolan / Haroki Kurosawa
Test Day: 3 º com 3'4,738
Este team tinha parceria com a Aston Martin, porém com o fracasso do AMR-One resolveram trocar tudo, através da aquisição de um Zytek Z11SN na LMP2. Correm na ELMS e com o cancelamento da rodada de Zolder foram para Spa e foram 8º na geral e 1º na classe LMP2. O carro confirmou todo o seu potencial durante o Test Day, com um terceiro lugar na classe.
Tem bons pilotos e o protótipo é robusto e pode ser colocado como candidato ao título na classe.
Race Performance- Oreca 03-Nissan # 40
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Team Manager: Michael Frey
Oreca-Nissan # 40: Michael Frey / Hirschi / Ralph Meichtry
Test Day: 16 º com 3'47,600
Essa equipe suiça estará em Le Mans pela terceira vez consecutiva, começaram em 2010 e vem mantendo um bom desempenho, eles optaram pelo conjunto clássico que vem dando resultado na LMP2, motorização Nissan, alimentado por um Judd HK, com chassis Oreca 03. Participam da ELMS e finalizaram em 5º na rodade de Le Castelet, porém não foram à Spa. Os pilotos são todos de nacionalidade Helvética.
Não chegam a ser os mais rápidos, porém podem conseguir uma boa colocação na classe.
Greaves Motorsports - Zytek-Nissan Z11SN n º 41 e n º 42
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Team Manager: Jacob Greaves
Nissan-Zytek # 41: Christian Zugel / Ricardo Gonzalez / Elton Julian
Test Day: 14º com 3'44,625
Nissan-Zytek # 42: Martin Brundle / Alex Brundle / Lucas Ordoñez
Test Day: 7º com 3'43,083
Este team é a atual a vencedora das 24h de Le Mans na LMP2 e da antiga Le Mans Séries (atual ELMS), com isso conseguiram duas entradas automáticas para as 24h deste ano.
Andam com um Zytek com motorização Nissan. Foram 7º em Spa com o carro #41 e o #42 não compareceu, porém exatamente no carro #42 teremos a volta de Martin Brundle, conhecido rival de Ayrton Senna na Fórmula 3, que não necessita apresentações em companhia de seu filho, enquanto o team #41 são novatos.
O team Greaves Motorsport, obviamente, não pode ser descartada como candidatos à vitória.
Extreme Limit ARIC - Norma MP20 Judd # 43
Aspirado de 3,6 litros Judd HK
Team Manager: Patrice Roussel
Diretor de Esportes: Marc Graillot
Norma Judd-40: Fabien Rosier / Philippe Thirion / Philippe Haezebrouck
Test Day: 20º com 3'58,712
Outra equipe do ELMS, na etapa de Le Castele foram apenas 8º lugar, foram à Spa em razão do cancelamento da rodada de Zolder, porém em Spa, não terminaram a prova. Usam o chassis Norma M200Pcom motorização Judd. O carro passou por mal bocados em Spa, depois de sair da pista devido à uma falha mecânica e ficar bem danificado
Não andaram bem no Test Day. É esperado um resultado melhor na prova deste protótipo nas 24h deste ano, mas sem almejar muita coisa.
Starworks Motorsport - HPD ARX-0b # 44
2,6-litros V6 turbo HPD
Proprietário: Peter Baron
Team Manager: Brian Colangelo
HPD ARX-03b 44: Ryan Dalziel / Tom Kimber-Smith/Enzo Potolicchio
Test Day: 11 com 3'43,672
Outro team da América e costuma andar pela Grand-Am Séries, onde se manteve e se aventurou no WEC este ano. Estão com um HPD-ARX3 b estão empenhados na LMP2. Ficaram em terceiro lugar geral 12 Horas de Sebring e primeiro na classe LMP2. Podem vir num bom resultado, sem grandes chances de podium.
Boutsen Ginion Racing - Nissan Oreca 03-n º 45
Nissan 4.5-litro aspirado (VK45DE)
Team Manager: Olivier Lainé
Nissan Oreca-45: Bastien Brière / Jens Petersen / Shinji Nakano
Test Day: 15ª com 3'45,401
A equipe belga vai começar em Le Mans este ano. Em 2009, andavam no Le Mans Series com um FLMS. A equipe deu mais um passo no ano passado envolvendo-se com um Oreca 03 Nissan considerado o melhor equipamento da classe LMP2. Em 2012 tornou-se Boutsen Ginion Racing novamente pela Le Mans Series com o Nissan Oreca 03. Na estréia em Paul Ricard abandonaram devido a problemas elétricos, mas em Spa pelo WEC conseguiram um quinto lugar na classe LMP2.
Thiriet by TDS Racing - Nissan ORECA 03 #46
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Team Manager: Xavier Combet
Nissan Oreca-46: Mathias Beche / Thiriet / Christophe Tinseau
Test Day: 13 ª com 3'44,404
O teamTDS Racing fez a sua aparição na cena de endurance em 2011, pela Le Mans Series com um Oreca 03 de motorização Nissan. Com o bom desempenho apresentado em 2011 chegaram a participar inclusive do Test Day. A equipe mudou seu nome este ano, TDS Racing e seu patrocinador Thiriet Frozen e formaram o Thiriet by TDS Racing. E começou a temporada com uma estrondosa vitória em Le Castellet, vencendo a primeira rodada do Europeu Le Mans Series.
O pacote Oreca Nissan é sólido, os pilotos são bem experientes, podemos esperar uma boa corrida do n º 46.
Murphy Prototypes - Oreca 03-Nissan # 48
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Proprietário: Greg Murphy
Chefe da equipe: Nick Reynolds
Oreca-Nissan # 48: Warren Hughes / Jody Firth / Brendan Hartley
Outro team novo, e participam do ELMS este ano. Não finalizaram a etapa em Le Castelet, porém em Spa foram 3º lugar na classe LMP2. O conjunto é bom e os pilotos também e podem aparecer bem no final da corrida.
Pecom Racing - Nissan Oreca 03 #49
Nissan 4.5-litro motor aspirado (VK45DE)
Team Manager: Amato Ferrari
Oreca-Nissan # 49: Soheil Ayari / Pierre Kaffer / Luis Perez Companc-
Test Day: 5º em 3'42,443
Este team compete na ELMS e no WEC, possui um bom conjunto de pilotos e andam com um oreca 03 de motorização Nissan. Com essa tripulação e equipamento avançado, a equipe pode ter certeza de bom desempenho na prova, porém precisará bater os outros teams da classe LMP2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário