por Sérgio Carvalho
LM GTE Pro
Peso mínimo 1245 kg - Tanque 90 litros - Max deslocamento: 5500 cm3 (atmosférica) 4000 cm3 (turbo)
Sem restrições impostas sobre as tripulações podem, portanto, serem compostas exclusivamente por pilotos profissionais. A categoria GTE-Pro deste ano é a menos representada digitalmente com 9 inscritos, mas todos estes são valiosos e podem almejar o pódio. A batalha entre Ferrari, Corvette, Porsche e Aston Martin promete ser das melhores este ano.
AF Corse - Ferrari 458 Italia # 51 Ferrari 458 Italia e n º 71
4,5 litros V8 da Ferrari F142 - Michelin Tires
Team Manager: Amato Ferrari
Ferrari 458 Italia 51: Gianmaria Bruni / Giancarlo Fisichella / Toni Vilander
Test Day: 3 ª em GTE-Pro 3'59'' 392
Ferrari 458 Italia # 71: Olivier Beretta / Andrea Bertolini / Marco Cioci
Test Day: 8 º em 4'00,690
Este é um team de respeito, pois conseguiu apenas quatro convites para as 24h de Le Mans deste ano e ainda conta com um quinto convite utilizado pela Pecom Racing na LMP2. Venceram em Sebring e foram segundo em Spa, a AF Corse chega a Le Mans este ano, como líder do GTE Pro Trophy Endurance no WEC. A vitória em Le Mans é a jóia está faltando no time italiano, apesar de no ano passado ter ficado no segundo lugar no GTE Pro com Fisichella / Bruni / Vilander. O objetivo será simples este ano: a vitória!
Possui dois teams excelentes nesta classe, pois na outra AF Corse está Andrea Bertolini, Marco Cioci e Beretta Olivier, todos com muita experiência e devem virar muito bem as voltas durante a prova. Por isso entram como candidatos a um podium.
Luxury Racing Ferrari 458 Italia n º 59
4,5 litros V8 da Ferrari F142 - Michelin Tires
Team Manager: Christopher Campbell
Ferrari 458 Italia 59: Frederic Makowiecki / Jaime Melo / Dominik Farnbacher
Test Day: 1º com 3'58, 869
A Luxury Racing tem dois carros que este ano resolveram separar um por classe para ver se a sorte do team melhorava, é o atual team do brasileiro Jaime Melo que saiu da Risi Competizione para tentar uma melhor sorte, coisa que o piloto não tem tido ultimamente e o seus companheiros são todos bem qualificados. A Luxury não terminou as 12h de Sebring, porém em Spa foram melhor terminando em terceiro lugar na categoria, onde fizeram a pole e volta mais rápida.
Durante o Test Day, com uma condução perfeita da Ferrari durante todo o dia, estabeleceram a volta mais rápida da classe. A Luxury com sua F-458 Italia é uma postulante sério à vitória, desde que fiquem longe de problemas e outros carros pela pista de Le Mans.
JMW Motorsport - Ferrari 458 Italia # 66
4,5 litros V8 da Ferrari F142 - Dunlop Tires
Chefe da equipe: James McWhirter
Team Manager: Tim Sugden
Ferrari 458 Italia # 66: James Walker / Jonny Cocker / Roger Wills
Test Day: 9º em GTE Pro 4'01'' 459
Outro team baseado na Europa, disputa o ELMS este ano onde venceram na abertura em Le Castelet, porém não foram à Spa. Durante o Test Day forma apenas 9º na classe, mas com jovens pilotos rápidos tem uma ótima receita para andarem bem nas 24h deste ano. Não são apontados como favoritos, mas podem surpreender na classe.
Corvette Racing - Corvette C6 ZR1 Corvette n º 73 e n º 74 C6 ZR1
5.5-litro Chevrolet V8 - Michelin Tires
Team Manager: Gary Pratt
C6 Corvette ZR1 n º 73: Antonio Garcia / Jan Magnussen / Jordan Taylor
Test Day: 4o no GTE Pro 4'00'062
C6 Corvette ZR1 º 74: Oliver Gavin / Tommy Milner / Westbrook
Test Day: 2 º em 3'58,971
Outro team baseado na América, pois andam pela ALMS e parece que os chamados Yellow Buldozzers acharam o caminho de vitórias e bons desempenhos nas provas, já venceram sete vezes em Le Mans, entre o GTE e Pro. Em 2011 ela foi campeã das 24 Horas de Le Mans com a vitória na GTE Pro com Olivier Beretta / Antonio Garcia / Tommy Milner, após uma batalha legal com AF Corse Ferrari. No ano de 2012 foram segundo lugar no GT em Sebring pela ALMS e ocupam o primeiro lugar nos GT pela ALMS.
Apesar da mudança de alguns pilotos o team não parece ter perdido a sua tradicional competitividade, pois quem chegou deu conta do recado e devem dar muito trabalho na prova para serem superados.
Team Felbermayr-Proton - Porsche 997 RSR # 77
6-cilindros boxer motor de 4 litros - Pneus Michelin
Team Manager: Michael Ried
Porsche 997 RSR # 77: Richard Lietz / Marc Lieb / Wolf Henzler
Test Day: 8 º em GTE PRO 4'00, 387
Felbermayr-Proton é uma outra equipe de top do GT, sempre contam com o apoio, pilotos e suporte da fábrica Porsche. Este ano Felbermayr Proton, está competindo no WEC, com um segundo lugar nas 12 Horas de Sebring e vitória em Spa até aqui e com Marc Lieb, Richard Lietz e Henzler Wolf, considerado um team com bastente experiências e vitórias tem tudo para lutar por uma vitória na classe.
Flying Lizards Motorsports - Porsche 997 RSR # 80
6-cilindros boxer motor de 4 litros - Pneus Michelin
Team Principal: Seth Neiman
O gerente da equipe Eric Ingraham
Porsche RSR 997 # 80: Joerg Bergmeister / Patrick Long / Marco Holzer
Test Day: 7º na GTE Pro 4'00'' 287
Outro team da América da ALMS e as vezes a sorte os deixa a pé em La Sarthe, pelo WEC nas 12h de Sebring deste ano se enroscaram na largada com uma F-458 da Luxury. Os lagartos têm sido muitas vezes infeliz em Sarthe e Neiman Seth, tem um amor incondicional de 24 horas, certamente quer ver sua equipe no degrau mais alto do pódio.
Estão com um Porsche de 2012 e os pilotos são oficiais da fábrica Porsche além do suporte e apoio, mas precisam ter mais sorte na prova e ficarem longe de erros e problemas no seu carro.
Aston Martin Racing Aston Martin Vantage V8-n º 97
4,5 litros V8 - Michelin Tires
Team Principal: John Gaw
Aston Martin Vantage # 97: Stefan Mücke / Darren Turner / Adrian Fernandez
Test Day: 5 ºr no GTE Pro 4'00'' 128
Aston Martin decidiu retornar para a classe GT em que a empresa britânica reinou em Le Mans, com duas vitórias no GT1 em 2007 e 2008. Este ano em andam em duas classes, na Pro Am, o Vantage provou imediatamente ser competitivo, e na Pro, foram terceiro lugar no WEC em Sebring, longe o suficiente líderes é verdade, mas em um ritmo competitivo. Em Spa ficaram pelo caminho. Foram quinto no GT na ALMS em Long Beach. E em Laguna Seca fez a pole position GT, à frente do Corvette, BMW e Porsche. Porém, na prova finalizaram em oitavo na final, mas fizeram tempos de volta muito competitivos. O potencial existe na equipe, que é bem sólida, o Vantage pode incomodar no GTE Pro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário