quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

WRC:RALLYE MONTE CARLO 2012 DIA 1


por Ricardo http://rallyazores.blogspot.com
 
O regresso do Rallye Monte Carlo ao WRC, teve hoje o seu inicio nas difíceis estradas monegascas que se prolongará até domingo. As complicadas escolhas de pneus e as placas de gelo invisíveis, já provocaram estragos e dissabores entre alguns, num evento que abdicou do super-rally.

Sem surpresa, Sébastien Loeb começou por dominar ao vencer o primeiro troço mas, com os pneus inadequados para a segunda especial, o francês perdeu quase 1 minuto para Jari Matti Latvala que, por sua vez, passou para a liderança. O finlandês partiu para o último troço do dia com 30s de vantagem mas, uma distração fez com que Latvala deixasse escorregar o Fiesta no gelo, caindo fora de estrada a 2 metros abaixo da estrada. O carro não sofreu quase nada mas, era impossível retirar o Ford daquela posição,resultando na reposição de Loeb para a primeira posição.


Apesar de ter batido numa ponte durante a segunda especial, onde danificou o eixo posterior, Daniel Sordo manteve-se entre os primeiros e terminou o primeiro dia na segunda posição mas, já se encontra a pouco mais de 1 minuto de Loeb.
Na estreia com o Ford, Petter Solberg começou o rally algo cauteloso mas, conseguiu terminar o dia em terceiro da classificação a 1 segundo exato de Sordo, sendo agora o único Ford oficial em prova.
Surpreendentemente, Sébastien Ogier esteve muito bem com o Skoda Fabia S2000 pois, o piloto da Volkswagen atacou onde devia e ocupa uma impressionante quarta posição.

Pela primeira vez em Monte Carlo, Evgeny Novikov ficou impressionado com as dificuldades nas escolhas de pneus mas, por enquanto, o jovem russo ocupa a quinta posição a 5,4s de Ogier.
Mesmo com algum tempo perdido devido a um problema num disco de travão, onde perdeu a quinta posição para Novikov no derradeiro troço do dia, Mikko Hirvonen não está a surpreender pela positiva pois, o finlandês nunca se mostrou muito competitivo.

Armindo Araújo foi apanhado numa das muitas armadilhas do Monte Carlo. O português ficou preso numa vala, onde perdeu mais de 5 minutos e uma queda para fora dos 20 primeiros. No entanto, com algum mérito e outras desistências pelo meio, Araújo terminou o dia na 14ª posição.
Thierry Neuville teve um inicio algo cauteloso na estreia com uma viatura WRC. No entanto, o jovem belga recuperou terreno mas, quando já era quinto classificado, Neuville deixou o DS3 escorregar no gelo e não evitou um embate contra uma ponte de pedra, desistindo da prova.

Per-Gunnar Andersson diz que o Proton deu um passo importante na sua evolução. O sueco terminou o primeiro dia na 10ª posição e apesar de não ser o melhor numa viatura S2000, lidera o SWRC.
Michal Kosciuszko já não precisa de se aplicar no rally pois, Bertelli desistiu após o primeiro troço com problemas de caixa e Nicolas Fuchs nem se apresentou à partida. A restante sobrevivente do PWRC, é a jovem britânica Louise Cook, com um sub-motorizado Ford Fiesta ST de Gr.N.

Paulo Nobre, o Palmeirinha o único piloto brasileiro a fazer toda a temporada do WRC, teve um dia de aprendizado em Monte Carlo. O paulista guiou o Mini John Cooper Works ao lado do navegador, Edu Paula já aparece em 27º na classificação geral.


LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Loeb (SS1); Jari-Matti Latvala (SS2 e 3); Sébastien Loeb (SS4)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Loeb (3); Jari-Matti Latvala (1)




Nenhum comentário: