ANTHONY DAVIDSON CELEBRA COM SEBASTIEN BOURDAIS A ÚLTIMA POLE DO TEMPORADA. © PEUGEOT SPORT
HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
O domínio da Peugeot continua nas 6 Horas de Zhuhai. Depois de colocar os seus dois carros nos dois primeiros lugares durante a última sessão de Treinos Livres (assim como nas outras duas), repetiu a "gracinha" na Qualificação. A Audi aproximou-se, mas não foi o suficiente. Com 1:21.769, Anthony Davidson no Peugeot 908 #7 garantiu a última pole-position da temporada. A BMW foi a mais rápida nos GTE Pro e adia decisão do título para a corrida, mas a grande surpresa é o 2º e 3º lugar da grelha para dois Audi R8 LMS da classe GTC.
LMP
A história foi curta entre os LMP1 a diesel. Os Peugeot foram os únicos a chegar à casa do 1:21, e o melhor Audi, o R18 #2 de Tom Kristensen ficou a 39 centésimas desse marco. Anthony Davidson com 1:21.769 deixou o melhor Audi a 2 décimas — apesar de tudo, uma diferença curta — perto do final da sessão, mas a pole da Peugeot não chegaria a estar ameaçada pois Stephane Sarrazin desde cedo se colocou na liderança com 1:21.844.
Entre os LMP1 a gasolina, a história foi outra. Neel Jani (Rebellion Racing), Olivier Pla (OAK Racing) e Stefan Mücke (Aston Martin Racing) animaram a sessão e levaram a discussão pela 5ª posição da grelha — e melhor classificado a gasolina — até ao fim. Primeiro a sair à pista, Pla seria o primeiro a liderar mas à medida que Jani e Mücke terminavam as suas primeiras voltas lançadas, a Aston Martin coloca-se na frente. Na resposta, Pla melhorou o seu tempo e regressou ao topo, mas Jani estava mesmo apostado em ser o melhor LMP1 a gasolina e nuva volta extraordinário em 1:23.931, deixou Pla a 0.7s. Mücke ainda tentou, mas não conseguiria sequer ultrapassar Pla.
Entre os LMP2, a Signatech precisou de pouco esforço para bater categoricamente a OAK Racing. Franck Mailleux com 1:27.929 bateu Patrice Lafargue por mais de 2s. O único FLM presente, limitou-se a cumprir o seu papel, ficando à frente dos GTs.
Müller no M3 #55 colocava então a BMW na pole-position no final da sessão com 1:34.506, contra 1:34.777 de Mortara e 1:34.934 de Van Dam. O Mercedes SLS AMG com Mika Hakkinen, que havia dominado a classe GTC durante os treinos livres, não iria além de 1:35.296. Gianmaria Bruni, no Ferrari #51 da AF Corse foi o segundo GTE Pro mais rápido com 1:34.945 — 0 4º GT na grelha. Na GTE Am, a CRS Racing pelas mãos de Tim Mullen obteve a última pole da temporada na classe com 1:35.229.
As 6 Horas de Zhuhai terão transmissão em directo e na integra no site do ACO (www.lemans.org) com comentários da Radio Le Mans. O arranque está marcado para as 11 horas — 3 horas da madrugada em Portugal.
O domínio da Peugeot continua nas 6 Horas de Zhuhai. Depois de colocar os seus dois carros nos dois primeiros lugares durante a última sessão de Treinos Livres (assim como nas outras duas), repetiu a "gracinha" na Qualificação. A Audi aproximou-se, mas não foi o suficiente. Com 1:21.769, Anthony Davidson no Peugeot 908 #7 garantiu a última pole-position da temporada. A BMW foi a mais rápida nos GTE Pro e adia decisão do título para a corrida, mas a grande surpresa é o 2º e 3º lugar da grelha para dois Audi R8 LMS da classe GTC.
LMP
A história foi curta entre os LMP1 a diesel. Os Peugeot foram os únicos a chegar à casa do 1:21, e o melhor Audi, o R18 #2 de Tom Kristensen ficou a 39 centésimas desse marco. Anthony Davidson com 1:21.769 deixou o melhor Audi a 2 décimas — apesar de tudo, uma diferença curta — perto do final da sessão, mas a pole da Peugeot não chegaria a estar ameaçada pois Stephane Sarrazin desde cedo se colocou na liderança com 1:21.844.
Entre os LMP1 a gasolina, a história foi outra. Neel Jani (Rebellion Racing), Olivier Pla (OAK Racing) e Stefan Mücke (Aston Martin Racing) animaram a sessão e levaram a discussão pela 5ª posição da grelha — e melhor classificado a gasolina — até ao fim. Primeiro a sair à pista, Pla seria o primeiro a liderar mas à medida que Jani e Mücke terminavam as suas primeiras voltas lançadas, a Aston Martin coloca-se na frente. Na resposta, Pla melhorou o seu tempo e regressou ao topo, mas Jani estava mesmo apostado em ser o melhor LMP1 a gasolina e nuva volta extraordinário em 1:23.931, deixou Pla a 0.7s. Mücke ainda tentou, mas não conseguiria sequer ultrapassar Pla.
Entre os LMP2, a Signatech precisou de pouco esforço para bater categoricamente a OAK Racing. Franck Mailleux com 1:27.929 bateu Patrice Lafargue por mais de 2s. O único FLM presente, limitou-se a cumprir o seu papel, ficando à frente dos GTs.
© AUDI MOTORSPORT GTE
Ia havendo surpresa entre os GTs. Os Audi e Mercedes presentes em Zhuhai na classe GTC (na verdade são GT3) demonstraram ter uma andamento muito próximo dos GTE Pro e não conquistaram a melhor classificação entre os GTs por uma nesga. Jörg Müller teve de suar para dar a última pole do ano à BMW — e com isto adiar a discussão do título para a corrida, onde à AF Corse bastará pontuar — mas o destaque iria todo para Eduardo Mortara que no Audi R8 LMS #98 da Audi Sport China Racing e Carlo Van Dam em carro idêntico da Hitotsuyama Racing por pouco não colocaram a GTC à frente de todos os GTE, Pro e Am... Veremos de tal como em 2011, o ACO não decide fazer alguns ajustes (redução da quantidade máxima de combustível) para evitar que amanha os GTC fiquem à frente no final das 6 Horas.
© BMW MOTORSPORT
Müller no M3 #55 colocava então a BMW na pole-position no final da sessão com 1:34.506, contra 1:34.777 de Mortara e 1:34.934 de Van Dam. O Mercedes SLS AMG com Mika Hakkinen, que havia dominado a classe GTC durante os treinos livres, não iria além de 1:35.296. Gianmaria Bruni, no Ferrari #51 da AF Corse foi o segundo GTE Pro mais rápido com 1:34.945 — 0 4º GT na grelha. Na GTE Am, a CRS Racing pelas mãos de Tim Mullen obteve a última pole da temporada na classe com 1:35.229.
As 6 Horas de Zhuhai terão transmissão em directo e na integra no site do ACO (www.lemans.org) com comentários da Radio Le Mans. O arranque está marcado para as 11 horas — 3 horas da madrugada em Portugal.
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