No próximo dia 13 de Novembro, no final de uma temporada bem sucedida abrilhantada pelo 10º triunfo nas 24 Horas de Le Mans e o pelo título no DTM, a Audi irá participar na corrida de 6 Horas em Zhuhai, China, país que entretanto se tornou no principal mercado automóvel da Audi AG.
Antes da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC) se tornar no World Endurance Championship no próximo ano, que levará os sport-protótipos a um novo nível, a Audi está a fazer todos os esforços para terminar a sua temporada desportiva em Zhuhai com uma vitória. Não há dúvidas que o Audi R18 TDi tem o potencial para o fazer, mas recentemente tem-lhe faltado uma pontinha de sorte.
Em Zhuhai, os fãs da Audi não irão ter apenas a oportunidade de ver os dois sport-protótipos LMP1 que uma vez mais serão pilotados por Timo Bernhard /Marcel Fässler e Tom Kristensen /Allan McNish. O Audi R8 LMS, que entretanto se tornou no carro da classe GT3 mais bem sucedido de sempre com um recorde em pista de mais de 100 vitórias, irá também marcar presença na season finale da ILMC. Um total de três R8 LMS inscritos por equipas-cliente da Audi na Ásia estarão na grelha de partida: a Audi Sport Customer Racing China terá ao volante Edoardo Mortara / Darryl O’Young / Alexandre Imperatori, enquanto que a Audi Race Experience China contará com Jeffrey Lee / Florian Gruber, e o R8 LMS da Hitotsuyama Racing será partilhado por Akihiro Tsuzuki / Michael Kim / Carlo van Dam. O rival na classe GTC será o ex-Campeão Mundial de Formula 1 Mika Häkkinen, entre outros.
Dr. Wolfgang Ullrich, Director da Audi Motorsport: "A prova de 6 Horas em Zhuhai marca o fim de uma longa, dura, mas bem sucedida temporada para a Audi Sport. Vencemos a prova mais importante da temporada - as 24 Horas de Le Mans - com o Audi R18 TDi, as 24 Horas de Spa com o Audi R8 LMS e o DTM com o Audi A4. Temos ainda alguns assuntos por tratar na Intercontinental Le Mans Cup e é por isso que espero uma prova baseada no bom desportivismo para o encerramento da temporada, e um pouco da sorte que nos faltou em Silverstone e em Road Atlanta. Seria bom se conseguíssemos terminar o ano cm sucesso naquele que entretanto de tornou no maior mercado no mundo para a marca Audi."
Ralf Jüttner, Director Técnico da Audi Sport Team Joest: "Quando chegamos a Zhuhai em 2010, era tudo novo para nós. Com o conhecimento que adquirimos no ano passado, tudo será mais fácil agora, e nós estamos apostados em vencer a season finale após não termos tido sorte em Road Atlanta, com tantos problemas e incidentes. Somos rápidos em Zhuhai e esperamos que possamos converter essa velocidade numa vitória. Há 12 meses atrás o Audi R15 TDi também era rápido em Zhuhai apesar de não ter sido desenhado para curvas lentas, e o R18 TDi é ainda melhor nas curvas apertadas. Espero diferenças muito curtas, como nas outras corridas do ano, e se tivermos então aquela pontinha de sorte e o fair play prevalecer em pista, penso que teremos boas hipóteses de vencer."
Tom Kristensen, sobre Zhuhai: "Zhuhai é uma cidade muito amigável, e é muito maior do que se pode pensar, aonde podemos chegar por barco desde Hong Kong. A temperatura em Novembro é perfeita, com um pouco de humidade. A pista é muito estreita e o 'layout' não é muito fluido por causa das curvas apertadas no fim das longas rectas.É também um circuito muito exigente ao nível dos travões. Podemos fazer as curvas rápidas 2 e 6 com o acelerador a fundo, mas prefiro as curvas 10 e 14. A chicane na curva 5 é muito agressiva é excitante do ponto de vista do 'cockpit'. A entrada para as boxes é a mais rápida de todo o calendário. Em Zhuhai, tudo se resume a ter travões duráveis de alta qualidade, combinado com boa tracção e aceleração. Em resumo: estou convencido que o Audi R18 TDi é a melhor solução..."
Fonte: comunicado de imprensa da Audi Sport
Foto:© AUDI MOTORSPORT
Nenhum comentário:
Postar um comentário