VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
Não foi um carro qualquer aquele que a Peugeot Sport trouxe ao Estoril a semana passada, para testes privados. De facto, confirmando os rumores que haviam já quebrado o secretismo que envolvera esta passagem da Peugeot pela pista portuguesa, a marca francesa revela hoje, em comunicado de imprensa, ter com esses testes dado início a novo programa de testes de desenvolvimento do 908 HYbrid, o qual, depois de ter sido lançado com alguma pompa e circunstância no final de 2008, havia desaparecido de vista.
Este teste no Estoril, o primeiro a sério do carro, seguiu-se a um primeiro shakedown, que a Peugeot considerou convincente, realizado em privado no dia 16 de Setembro, tendo três pilotos de serviço na pista dos arredores de Lisboa, Nicolas Minassian, Stéphane Sarrazin e Wurz Alexander, completado um pouco mais de 300 km. "O nosso objectivo não era fazer muitos quilómetros, mas apenas verificar o funcionamento de todas as funções principais", revela o Director Técnico da Peugeot Sport Bruno Famin. "Foi importante para analisar os dados de cada conjunto de voltas para ter certeza de que compreendemos os resultados antes de avançarmos para a próxima etapa. O sistema funcionou bem e respondeu como previsto, o que foi muito gratificante. Ao mesmo tempo, começamos a fazer alguns ajustes para o 'set-up' de base do carro . Funcionou bem, de modo que é muito positivo. "
Nicolas Minassian: "Eu tive a sorte de conduzir o carro híbrido original de demonstração em 2008 e eu estou orgulhoso de ter sido a primeira pessoa a conduzir o 908 HYbrid4. É extremamente interessante trabalhar num projecto desta envergadura que, sem dúvida, abre o caminho para o futuro do automobilismo. Enquanto piloto, é muito gratificante estar numa posição em que se pode aprender e desempenhar um papel no desenvolvimento de novas tecnologias."
Stéphane Sarrazin: "Conseguimos cumprir todo o programa de trabalhos, o que foi fantástico. Foi interessante trabalhar com os engenheiros na identificação dos compromissos ideais e, claro, na familiarização com o sistema, uma vez que o projecto está apenas a dar os seus primeiros passos. Já se pode sentir a potência extra e caberá a nós aproveitá-la ou adaptá-la da forma mais competitiva possível. Teremos de encontrar o equilíbrio certo. Nós estamos ainda a analisar muitas coisas e a explorar vários caminhos."
Lançado em 2008, em Silverstone, ainda sob a capa do 908 HDi FAP, com o objectivo de se estrear em 2011 já sob a regulamentação técnica anunciada no final de 2009, a verdade é que o HYbrid acabaria por se ver afastado da ribalta, com o lançamento do novo 908 com que a marca francesa disputou este ano a Intercontinental Le Mans Cup e as 24 Horas de Le Mans a deixar algumas dúvidas quanto à efectiva concretização do projecto. Mas o novo programa de testes agora anunciado vem criar ainda mais expectativa no que respeita à luta que se antevê num futuro próximo (e ainda antes da muito aguardada entrada em cena da Porsche, em 2014) entre (pelo menos para já) Peugeot, Toyota, que também anunciou a aposta num, híbrido, e, previsivelmente, a Audi, que não deverá andar a 'dormir' certamente.
"Passamos 2010 a desenhar o sistema no seguimento de um teste inicial no banco de ensaios realizado no início de 2011", explica Bruno Famin. "Na Peugeot Sport, temos um 'dyno' que nos permite testar o motor completo, caixa de velocidades e sistema de transmissão. Isto é particularmente prático, uma vez que funciona como se estivesse de facto instalado no carro. O sistema híbrido é parte integrante do sistema propulsor. Estes testes continuaram durante este ano de 2011 com um primeiro 'shakedown' do carro realizado em Setembro e este primeiro teste de pista a sério de há poucos dias. "
Depois do Estoril, a Peugeot prevê realizar novo teste brevemente noutro circuito não divulgado, bem como prosseguir os testes no banco de ensaios. "Será interessante ver como o sistema funciona numa pista diferente", observa Bruno Famin. "A nova fase também começará quando começarmos a afinar não apenas o sistema, mas também o manuseio do carro. Não é, no entanto, nossa intenção fazer as coisas a correr. Estamos ainda numa curva de aprendizagem e os testes de resistência virão mais tarde."
Após a introdução da motorização híbrida diesel no 3008 HYbrid4, a Peugeot aproveitou o último Salão de Frankfurt para lançar o novo RXH 508, enquanto, ao mesmo tempo, a Peugeot Sport vem trabalhando em estreita colaboração com os engenheiros do Grupo sobre a concepção e desenvolvimento de um sistema híbrido que possa ser transferido para a competição automóvel, e de que o 908 HYbrid4 é o resultado directo.
Fonte: comunicado de imprensa da Peugeot Sport
Não foi um carro qualquer aquele que a Peugeot Sport trouxe ao Estoril a semana passada, para testes privados. De facto, confirmando os rumores que haviam já quebrado o secretismo que envolvera esta passagem da Peugeot pela pista portuguesa, a marca francesa revela hoje, em comunicado de imprensa, ter com esses testes dado início a novo programa de testes de desenvolvimento do 908 HYbrid, o qual, depois de ter sido lançado com alguma pompa e circunstância no final de 2008, havia desaparecido de vista.
Este teste no Estoril, o primeiro a sério do carro, seguiu-se a um primeiro shakedown, que a Peugeot considerou convincente, realizado em privado no dia 16 de Setembro, tendo três pilotos de serviço na pista dos arredores de Lisboa, Nicolas Minassian, Stéphane Sarrazin e Wurz Alexander, completado um pouco mais de 300 km. "O nosso objectivo não era fazer muitos quilómetros, mas apenas verificar o funcionamento de todas as funções principais", revela o Director Técnico da Peugeot Sport Bruno Famin. "Foi importante para analisar os dados de cada conjunto de voltas para ter certeza de que compreendemos os resultados antes de avançarmos para a próxima etapa. O sistema funcionou bem e respondeu como previsto, o que foi muito gratificante. Ao mesmo tempo, começamos a fazer alguns ajustes para o 'set-up' de base do carro . Funcionou bem, de modo que é muito positivo. "
Nicolas Minassian: "Eu tive a sorte de conduzir o carro híbrido original de demonstração em 2008 e eu estou orgulhoso de ter sido a primeira pessoa a conduzir o 908 HYbrid4. É extremamente interessante trabalhar num projecto desta envergadura que, sem dúvida, abre o caminho para o futuro do automobilismo. Enquanto piloto, é muito gratificante estar numa posição em que se pode aprender e desempenhar um papel no desenvolvimento de novas tecnologias."
Stéphane Sarrazin: "Conseguimos cumprir todo o programa de trabalhos, o que foi fantástico. Foi interessante trabalhar com os engenheiros na identificação dos compromissos ideais e, claro, na familiarização com o sistema, uma vez que o projecto está apenas a dar os seus primeiros passos. Já se pode sentir a potência extra e caberá a nós aproveitá-la ou adaptá-la da forma mais competitiva possível. Teremos de encontrar o equilíbrio certo. Nós estamos ainda a analisar muitas coisas e a explorar vários caminhos."
Lançado em 2008, em Silverstone, ainda sob a capa do 908 HDi FAP, com o objectivo de se estrear em 2011 já sob a regulamentação técnica anunciada no final de 2009, a verdade é que o HYbrid acabaria por se ver afastado da ribalta, com o lançamento do novo 908 com que a marca francesa disputou este ano a Intercontinental Le Mans Cup e as 24 Horas de Le Mans a deixar algumas dúvidas quanto à efectiva concretização do projecto. Mas o novo programa de testes agora anunciado vem criar ainda mais expectativa no que respeita à luta que se antevê num futuro próximo (e ainda antes da muito aguardada entrada em cena da Porsche, em 2014) entre (pelo menos para já) Peugeot, Toyota, que também anunciou a aposta num, híbrido, e, previsivelmente, a Audi, que não deverá andar a 'dormir' certamente.
"Passamos 2010 a desenhar o sistema no seguimento de um teste inicial no banco de ensaios realizado no início de 2011", explica Bruno Famin. "Na Peugeot Sport, temos um 'dyno' que nos permite testar o motor completo, caixa de velocidades e sistema de transmissão. Isto é particularmente prático, uma vez que funciona como se estivesse de facto instalado no carro. O sistema híbrido é parte integrante do sistema propulsor. Estes testes continuaram durante este ano de 2011 com um primeiro 'shakedown' do carro realizado em Setembro e este primeiro teste de pista a sério de há poucos dias. "
Depois do Estoril, a Peugeot prevê realizar novo teste brevemente noutro circuito não divulgado, bem como prosseguir os testes no banco de ensaios. "Será interessante ver como o sistema funciona numa pista diferente", observa Bruno Famin. "A nova fase também começará quando começarmos a afinar não apenas o sistema, mas também o manuseio do carro. Não é, no entanto, nossa intenção fazer as coisas a correr. Estamos ainda numa curva de aprendizagem e os testes de resistência virão mais tarde."
Após a introdução da motorização híbrida diesel no 3008 HYbrid4, a Peugeot aproveitou o último Salão de Frankfurt para lançar o novo RXH 508, enquanto, ao mesmo tempo, a Peugeot Sport vem trabalhando em estreita colaboração com os engenheiros do Grupo sobre a concepção e desenvolvimento de um sistema híbrido que possa ser transferido para a competição automóvel, e de que o 908 HYbrid4 é o resultado directo.
Fonte: comunicado de imprensa da Peugeot Sport
Foto:© PEUGEOT SPORT
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