quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ACO FELICITA REGRESSO DA TOYOTA A LE MANS


HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com/

A Toyota Motor Corporation anunciou hoje, sexta, 14 de Outubro de 2012, o seu regresso ao mais alto nível no automobilismo e escolheu a Endurance.

O regresso da Toyota às 24 Horas de Le Mans, 13 anos após a sua última participação oficial, surge no seguimento da Porsche também ter anunciado o seu regresso à classe rainha para 2014, e sublinha ainda mais a fidelidade de grandes construtores como a Audi e a Peugeot, que dado uma enorme contribuição para o sucesso das corridas inspiradas em Le Mans.

Em 2012, o gigante japonês irá entrar na 80ª edição das 24 Horas de Le Mans com um LMP1 híbrido. Este anúncio fortalece ainda mais a determinação do Automobile Club de l’Ouest (ACO) em continuar o seu trabalho de desenvolvimento das corridas de resistência em torno das 24 Horas de Le Mans, que ganharam um forma concreta com a criação do World Endurance Championship em parceria com a Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), que irá começar em Março de 2012 com as 12 Horas de Sebring. Além disso, o projecto da Toyota é construído em torno de um motor híbrido gasolina, o que se enquadra na perfeição no desejo expresso pelo ACO de que os eventos sob a sua égide combinem a tecnologia de ponta com o mais alto nível de desportivismo.

Desde a sua criação em 1923 que as 24 Horas de Le Mans têm sido a maior pista de ensaios para os grandes construtores automóveis, tendo levado a um incrível numero de inovações que foram revolucionárias no seu tempo e hoje fazem parte do dia-a-dia do automobilismo. Essas inovações incluem limpa pára-brisas e travões de disco, que contribuíram não só em termos de mobilidade, como salvaram vidas graças à redução do número de acidentes na estradas de todo o mundo.

A participação de um protótipo inovador de uma grande construtor no mercado automóvel é outro passo nessa direcção.

Jean-Claude Plassart, Presidente do Automobile Club de l’Ouest: "Estamos muito contentes com o regresso da Toyota às 24 Horas de Le Mans. Ver outro grande construtor regressar ao nosso evento é sempre uma grande fonte de satisfação. Mas, acima de tudo, esta participação será com base num motor híbrido, sublinhando assim a relevância do trabalho desenvolvido pelo ACO nos seus regulamentos, abrindo a porta a novas tecnologias. Este incrível desafio tecnológico mostra uma vez mais que na mente dos grandes da industria automóvel, as 24 Horas de Le Mans são ainda o banco de ensaios por excelência do automobilismo."
Fonte: comunicado de imprensa do ACO
© TOYOTA MOTORSPORT

Nenhum comentário: