As 1000 milhas de "Petit Le Mans" em Road Atlanta, no estado norte-americano da Georgia, foram uma enorme desilusão para a Audi. Na luta pela liderança, Romain Dumas, no Audi R18 TDi #1, viu-se envolvido sem culpa num acidente na volta 297 que o forçaria a desistir. Após várias colisões, o Audi R18 TDi #2 acabaria por abandonar a prova cedo por questões de segurança.
Ao longo de 7 horas, os fãs da Audi tinham razões para esperar ver a marca dos quatro anéis vencer a prestigiosa clássica americana de endurance. Timo Bernhard, Romain Dumas e Marcel Fässler, ao volante do Audi #1, estiveram envolvidos em algumas lutas emocionantes com a concorrência. Seriam precisas apenas 8 voltas para que Fässler ultrapassasse pela primeira vez o Peugeot, que havia largado da pole-position, para assumir a liderança.
Apesar terem sido extremamente cautelosos com o intenso tráfego na pista de 4km, e evitando envolverem-se em colisões, os três pilotos da Audi conseguiram chegar a deter uma vantagem de 1 volta sobre os seus directos adversários durante algum tempo. Esta vantagem seria destruída quando destroços de um outro carro taparam as entradas do radiador, obrigando o R18 a uma paragem não programada. Depois, um stop&go de 20 segundos custou a perca de ainda mais tempo.
Bernhard, Dumas e Fässler mantiveram-se consistentemente na mesma volta do líder e conseguiram reduzir a diferença de novo para o Peugeot em poucas voltas. No final da 7ª hora, Dumas lançou o primeiro ataque sobre Franck Montagny durante o qual houve um pequeno toque na chicane anterior à linha da meta, com o piloto da Audi a perder aí 5 segundos. Quando o Peugeot perdeu tempo após um toque num GT, Dumas, no início da recta paralela, conseguiu colocar-se ao lado de Montagny mas seria apertado pelo piloto da Peugeot na fase de aceleração. Ao tentar evitar a colisão com o Peugeot, Dumas rasou um GT e bateu fortemente no muro. Foi quanto bastou para um fim desapontante do #1 que havia estado soberbo até esse momento.
O carro irmão, com o #2, perdeu todas as hipóteses de vencer logo na fase inicial. Tom Kristensen teve dois incidentes com toques em carros mais lentos logo no início, com o primeiro a resultar num furo e em danos na carroçaria. Mais tarde, Allan McNish sofreu um toque por trás de um GT. Para além de danos na suspensão e carroçaria, a embraiagem teria de ser substituída, o que levaria o #2 a perder uma hora e cair para o fundo da tabela. Todos estes toques levariam ainda a problemas com a direcção e a Audi Sport Team Joest acabaria por decidir retirar o carro de Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish da corrida ao fim de 302 voltas por questões de segurança.
Dr. Wolfgang Ullrich, Director da Audi Motorsport:"Estou muito desiludido. Estivemos na luta pela vitória durante 7 horas e lideramos a corrida por diversas vezes. O nosso melhor carro e o melhor da Peugeot estiveram sempre separados apenas por alguns segundos. Infelizmente, o Romain Dumas foi arrumado pelo Peugeot na liderança quando o tentava ultrapassar. O resultado foi um contacto com um GT que estava a ser dobrado e um acidente que levou à desistência. Foi uma pena pois tínhamos a performance necessária para vencer. Penso que não havia necessidade de defender o ataque do Romain de forma tão brutal — não é esta a forma de estar no 'endurance', sobretudo a tão alta velocidade. O segundo carro esteve envolvido em diversos toques menores cedo na corrida e ficou de fora da luta após muito tempo perdido em reparações, apesar de ser capaz de fazer os tempos dos carros da frente. Damos os nossos parabéns para vitória e pelo título no ILMC, mas no entanto, ficamos com uma ressaca pouco agradável."
Allan McNish, Audi R18 TDI #2: "Havia imensos carros em pista e sabíamos que o tráfego iria causar problemas. O Tom (Kristensen) teve um pequeno toque logo no inicio que nos fez perder algum terreno. Começamos a recuperar terreno e estava a ultrapassar alguns GTs quando um LMP me cortou a passagem. Travei e fui atingido na traseira por um dos GTs. Fiz um pião e o carro ficou com bastantes danos. A caminho das boxes, a embraiagem também se foi. No final tivemos de desistir pois, com tantos toques sofridos pelo pobre carro, tínhamos imensos problemas com a direcção. Foi uma grande desilusão para o Tom, para o Dindo (Capello) e para mim. Estávamos confiantes de que tínhamos um carro bem equilibrado com o qual poderíamos ter lutado pela vitória."
Romain Dumas, Audi R18 TDI #1: "Desde o começo que sabíamos que tínhamos um carro muito equilibrado. Sabíamos que tínhamos de evitar acidentes por causa do imenso tráfego, e nós os três fizemos bons turnos apesar da precaução extra. Quando apanhei o Peugeot que liderava, logo na primeira tentativa de o passar tivemos um ligeiro toque. Na segunda tentativa, ele havia tocado num GT da Porsche e perdido algum tempo pelo que tentei aproveitar a oportunidade. O Franck sabia que eu o ia passar e deliberadamente virou para a minha linha de trajectória. Talvez eu tenha sido muito simpático por evitar a colisão virando para a esquerda, mas atingi um Porsche no processo. Foi uma manobra muito estúpida por parte do Montagny.
Fonte: comunicado de imprensa da Audi Motorsport
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