sábado, 8 de outubro de 2011

CONHEÇA A NOVA COMISSÃO DE ENDURANCE FIA



A FIA divulgou a lista de 12 membros da nova "FIA Endurance Commission" (Comissão de Endurance FIA), órgão que irá ser responsável pela gestão e desenvolvimento do regressado Mundial de Resistência com poder nas questões comerciais, técnicas e desportivas. Depois do anúncio feito já há algumas semanas, fique agora aqui a conhecer um pouco melhor quem é quem nesta nova comissão.

Não há verdadeiramente grandes surpresas na lista de membros, excepto o facto do Automobil Clube de L'Ouest não ter incluído nenhum membro da organização do Le Mans Series e do American Le Mans Series, campeonatos que estão na origem da ILMC, na lista de 4 membros por si indicada. Do lado da FIA, a inclusão de Patrick Head, Director de Engenharia e co-Fundador da Williams Grand Prix, é mais uma prova concreta de que a FIA continua a insistir na colocação de pessoas fortemente ligadas à F1 nas Comissões que gerem outros campeonatos… o que rapidamente nos faz lembrar tristes tempos que levaram então à extinção do Mundial.

Do lado do ACO, os representantes nomeados são o reflexo do seu peso institucional. Três dos nomes são dirigentes com altas responsabilidades dentro daquele clube e o quarto elemento é o Director do Mundial de Resistência, cuja organização, na prática, será assimda exclusiva responsabilidade do ACO.

Curiosa é a escolha do Presidente: Sir Lindsay Owen-Jones, conhecido apaixonado do automobilismo e das 24 Horas de Le Mans (3 participações, incluindo um 5º lugar em 1996 no Mclaren F1 GTR #36 da Gulf Racing), e reconhecido gestor empresarial, tendo sido Presidente Executivo do Grupo L’Oréal, grupo do qual é actual Presidente Honorário.

Mas eis a lista completa:

PRESIDENTE
Sir Lindsay Owen-Jones (Reino Unido, 65 anos)
Presidente Executivo do Grupo L’Oréal entre 1988 e 2011, Lindsay Owen-Jones é reconhecido pela sua capacidade de gestão, tendo tornado a L'Oréal uma das empresas mas lucrativas do mundo no ramo dos cosméticos. Conhecido apaixonado pelo automobilismo, e sobretudo por Le Mans, conta com 3 participações nas 24 Horas de Le Mans entre 1994 e 1996, tendo nesse último ano ficado classificado no 5º lugar (4º da classe) num Mclaren F1 GTR da Gulf Racing.
Owen-Jones é também membro do Conselho de Administração da Ferrari Spa.

REPRESENTANTES FIA
Andrew Craig (EUA)
Executivo Sénior na ISL Marketing entre 1983 e 1994, Andrew Craig trabalhou durante esse período com a FIFA (Campeonato Mundial de Futebol) e com o Comité Olímpico Internacional nos seus programas de marketing e comunicação, com enorme sucesso. Em 1994 abandonou a ISL e tornou-se CEO da CART até 2000, altura em que se demitiu envolto em alguma polémica. Em 2000, fundou a sua própria empresa de consultadoria em marketing, tendo estado ligado às candidaturas olímpicas Vancouver 2010, Londres 2012 e Sochi 2014, assim como ao processo iniciado pela Federação Internacional de Golf para tornar este desporto numa modalidade olímpica. Actualmente é Vice-Presidente da Comissão FIA para o WTCC e membro desta comissão desde 2009.

Jacky Ickx (Bélgica, 66 anos)
Um nome que dispensa grandes apresentações. Ex-piloto de Endurance e F1, conta no currículo com 19 participações nas 24 Horas de Le Mans, 6 das quais resultaram em vitórias (e três 2º lugares), tendo vivido por dentro as décadas douradas de Le Mans e do Mundial de Marcas/Mundial de Endurance como piloto oficial da Ford, Ferrari e Porsche. Foi até 2005 o piloto com mais vitória em Le Mans, mas para muitos é ainda o verdadeiro "Monsieur Le Mans". No currículo fazem ainda parte dois títulos de Campeão Mundial de Endurance em 1982 e 1983, titulo que só seria entregue a pilotos entre 1981 e 1992.

Patrick Head (Unido, 66 anos)
Director Técnico da Williams Grand Prix de 1977 a 2004, equipa da qual é também co-fundador, Patrick Head é responsável por várias das inovações tecnológicas que surgiram na F1 nas últimas décadas. Actualmente é o Director de Engenharia da Williams.

Yoshiki Hiyama (Japão)
Director do Comité Desportivo da Federação Automóvel do Japão e Membro da Comissão FIA para o WRC.

REPRESENTANTES ACO
Pierre Fillon (França)
Irmão de François Fillon, Primeiro-Ministro francês desde 2007, Pierre Fillon é Vice-Presidente do ACO e membro do seu Comité Desportivo. Foi ainda Presidente da Formula Le Mans em 2009, ano em que a competição foi disputada de forma independente.

Gerard Neveu (França, 46 anos)
Pouco se conhece sobre Neveau antes de em 2001 ter sido convidado para ser o Director de Pista do Circuito de Paul Ricard - Le Castellet, propriedade do homem forte da F1 Bernie Ecclestone. Em 2008 tornou-se Director do Circuito e um ano depois Director do Aeroporto de Castellet (que faz parte das instalações de Paul Ricard), tendo durante este período desempenhado o papel de Director de Corrida das provas aí disputadas. Como Director do Circuito de Paul Ricard, foi convidado pelo Governo Francês para integrar o grupo de trabalho constituído para fazer regressar a F1 a França.
Em Outubro será integrado nos quadros do ACO onde desempenhará funções de Director no Mundial de Endurance FIA.

Vincent Beaumesnil (França, 40 anos)
Desde cedo ligado ao automobilismo (o pai fez parte da equipa Inaltera de Jean Rondeau), trabalhou com a DAMS em 1988 desenpenhando funções na área do marketing, comunicação e logística, tendo mais tarde desempenhado o mesmo papel no projecto Le Mans da Panoz. Contratado pelo ACO para gerir a Escola de Pilotagem ACO em 2006, em 2010 é nomeado como Director Desportivo daquele clube, com responsabilidades na área da gestão desportiva e regulamentar das 24 Horas de Le Mans, cargo que ainda ocupa.

Jean-François Veraux (França, 62 anos)
Advogado de formação e apaixonado pelo automobilismo, chegou a participar em algumas corrida do Campeonato Francês de GT na década de 90, tendo ainda uma participação nas 24 Horas de Le Mans de 1995 na classe GT2 com um Porsche 911 GT2 inscrito em seu nome. É Director do Colégio de Comissários no Le Mans Series desde 2008, desempenhando funções idênticas no ACO em Le Mans e na ILMC.

Representante dos Construtores
Wolfgang Ullrich (Alemanha)
É Director da Audi Sport, o braço competitivo da Audi AG desde 1993. Grande impulsionador do programa deendurance da Audi, desde a chegada da marca alemã a Le Mans, em 1999, que defende a criação de um Campeonato Mundial para a disciplina.

Representante das Equipas
Christian Ried (Alemanha, 32 anos)
Piloto e Dono da Proton Competition.

Representante dos Patrocinadores
Olivier Viale (França)
Quadro da Michelin.

Nenhum comentário: