VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
Há uma semana atrás, e após uma corrida limpa, Thomas Erdos, Mike Newton Mike e Ben Collins levaram o HPD ARX-01d da RML AD Group ao quarto lugar nas 6 Horas de Silverstone, registando o seu melhor resultado da temporada a par do quarto lugar na classe nas 24 Horas de Le Mans, em Junho. No entanto, este resultado ficou aquém das expectativas definidas pelos campeões LMP2 em título do Le Mans Series, e não conseguiu cumprir as esperanças e aspirações do principal patrocinador da equipa, o AD Group.
"A RML e nossos patrocinadores, o AD Group, tomaram a decisão ponderada de não competir no Estoril",afirmou Phil Barker, Team Manager da RML. "Depois de considerar os nossos resultados e a posição actual da equipa no campeonato, decidimos proteger os nossos recursos e concentrar os nossos esforços na preparação para 2012. Concentrando os recursos nesta fase do ano irá permitir-nos assegurar uma base firme para o lançamento de uma campanha competitiva na nova temporada."
"Temos lutado para sermos competitivos este ano", disse Mike Newton, CEO do AD Group. "Devido a problemas no início da temporada, incluindo o incidente de grandes proporções em Spa, e inesperados problemas de fiabilidade com a instalação do turbo, sentimos que precisávamos ver o carro funcionar em todo o seu potencial antes de tomarmos uma decisão final. Em Silverstone, o carro mostrou fiabilidade e tivemos uma corrida relativamente tranquila, mas outros que tiveram problemas, mesmo assim, ainda conseguiram terminar à nossa frente. O défice que enfrentamos face aos carros de custos conttrolados, com a sua maior potência, menor peso e reabastecimento mais rápido, é uma desvantagem simplesmente demasiado grande de superar. Houve carros na grelha, esta temporada, que são inerentemente mais velhos do que o nosso, mas foi o nosso chassis HPD ARX-01d que foi tornado 'antiquado'. Os fabricantes têm contornado os regulamentos pelo simples expediente de alterar a sua sua lista de preços, e tenho certeza que não é o que o ACO tinha em mente ao introduzir o muito louvável conceito de custos controlados."
A confirmação de que não haverá cobertura televisiva da prova do Estoril também teve impacto na disposição do patrocinador em apoiar a participação da RML na prova portuguesa. "O sucesso do carro no campeonato, e o fato de que ele é visto para ser bem sucedido pelos nossos clientes e outros dentro da nossa indústria, é fundamental para a nossa posição comercial", insistiu Pauline Norstom, Motorsport and Marketing Director do AD Group. "Um carro não competitivo enfraquece a sinergia que criamos entre a equipa e a nossa tecnologia. Embora os nossos clientes percebam que houve problemas com a performance, não podemos continuar a dar desculpas. Afinal, andamos nisto "para ganhar", um princípio que aplicamos igualmente aos nossos produtos e soluções de tecnologia. É uma meta aspiracional que, no mundo real, nem sempre pode ser alcançada. Os nossos clientes entendem isso. No entanto, nós queremos que eles entendam que procuramos o melhor, e um carro de sucesso é um catalisador importante para esse entendimento."
"Como os vencedores do campeonato no ano passado tivemos uma plataforma excelente para quem deseja começar uma nova temporada", acrescentou Nostom. "No entanto, a falta de competitividade em Paul Ricard, no início do ano, foi um embaraço para o AD Group frente aos seus clientes, e a época depois não acrescentou grandes melhorias. A dor que partilhamos com a RML é mútua - a equipa preparou um carro impecável pronto para andar no seu máximo, mas o chassis era 2 a 3 segundos mais lento excepto quando usava pneus macios de qualificação, o que não permitia definir a melhor estratégia global de corrida."
Embora naturalmente decepcionados com a decisão, os dois pilotos profissionais da RML AD Group motoristas estão totalmente de acordo com a mesma. As 6 Horas do Estoril serão apenas a segunda prova do Le Mans Series que a RML AD Group falha desde a criação deste campeonato, ainda como ELMS, em 2003.
Fotos:© DAVID LORD, DAILYSPORTSCAR
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