HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
A Rebellion Racing ganhou o pré-confronto com a Pescarolo Team para o último título LMP1 do LMS ainda 'disponível'. Neel Jani,, ao volante do Lola Toyota #12 foi mais rápido que Julien Jousse realizando a pole-position para as 6 Horas do Estoril com 1:30.118. Na GTE Pro, Rob Bell ofereceu à JMW Motorsport a última pole do ano batendo o virtual campeão Gianmaria Bruni.
Excelente tempo, excelentes corridas de apoio e pouco público no Estoril mesmo com a entrada "à borla". Em contraponto, o Colombo estava cheio...
LMP1: REBELLION VENCE PRIMEIROROUND
Pese embora os vários títulos ainda em disputa e a pole-positon valer um ponto, talvez pelo facto de haver poucos carros em pista (27 no total — 14 LMPs) a sessão de qualificação foi estranhamente calma. Mas pouco tráfego significa também melhores hipótese de ao longo dos 20 minutos conseguir algumas voltas limpas, sendo também bem verdade que, nas provas de resistência, o lugar de onde se arranca para é mais uma questão de orgulho e prestigio do que uma verdadeira vantagem competitiva.
Rebellion Racing e Pescarolo Team discutiam a o lugar mais alto da grelha e, com dois carros em pista, a equipa suíças decidiria lança-los à vez: Jean Christophe Boullion esteve em pista na primeira metade da sessão e Neel Jani na segunda metade, com Julien Jousse sozinho a defender as cores da Pescarolo. O pontinho da qualificação só conta para o campeonato de equipas, pelo que nesta fase era pouco relevante qual dos Rebellion conquistaria a pole.
Boullion marcou o ritmo com 1:30.799 e na volta seguinte faria melhor com 1:30.592. Jousse, imediatamente a seguir a Boullion, colocava-se na pole provisória com 1:30.317. Mas esta pole durou no apenas 8 minutos, pois já com Boullion encostado, era a vez de Jani atacar o tempo de Jousse, e na sua segunda volta lançada bateu o tempo do piloto da Pescarolo com 1:30.118. Jousse ainda esboçou uma tentativa de resposta, mas um pião deitou por terra as esperanças de reconquistar o topo da tabela.
Na FLM, Alex Kapadia estreou-se da melhor forma no LMS conquistado a pole-position da classe para a Neil Garner Motorsport.
LMP2: GREAVES CONFIRMA TÍTULO
Na LMP2, tudo se resolveu na qualificação com aGreaves Motorsport a conquistar a pole-positionna classe e o ponto que lhe faltava para assegurar o título. Ebbesvik (Oreca Nissan #45 Boutsen Energy) e Watts (HPD #42 Strakka Racing) foram animando a sessão ao bater sucessivamente os tempos de um e outro, enquanto Tom Kimber-Smith e a Geaves se limitavam a esperar pela melhor altura para sair.
E quando saiu não foi preciso grande esforço para rapidamente pôr um ponto final na luta pelo título. A primeira volta deixou logo por terra o tempo de Watts, com 1:31.888 contra 1:32.072, para, não satisfeito, logo depois fazer 1:31.800.
Com as cores nacionais representadas no Norma Judd da Extreme Limite, graças à presença dos irmãosPedro e Manuel Mello Breyner, quem esteve ao volante na qualificação foi o mais experiente Fabien Rosier, que registaria o primeiro tempo da qualificação entre os LMP com 1:34.168, tempo com que acabou a sessão... mas a verdade é que o sub-desenvolvido Norma Judd é pouco capaz de fazer melhor do que ficar a 2-3 segundos dos melhores LMP2.
GTE: FERRARI E PORSCHE DIVIDEM LOUROS
Entre os GTE Pro, a JMW Motorsport, cujo Ferrari havia conquistado a primeira vitória da temporada em Le Castellet, conquistou também a última pole-position do ano no Le Mans Series. Pese embora a presença do Aston Martin da Jota, a luta pela pole-position foi uma vez mais uma questão Ferrari/Porsche, sendo de sublinhar que à medida que a temporada de endurance caminha para o seu fim (o LMS já amanhã e a ILMC em Novembro) a Porsche parece estar aos poucos a recuperar face ao novo Ferrari 458.
Marco Holzer (Porsche #77 Prospeed) e Richard Lietz (Porsche #77 Felbermayr-Proton) foram animando o início da sessão entre os GTE Pro, mas seriam impotentes para bater os Ferrari. Primeiro pela mãos deDominik Farnbacher (Ferrari #89 Hankook-Farnbacher) e depois com uma animada luta entre Rob Bell(Ferrari #66 JMW) e Gianmaria Bruni (Ferrari #71 AF Corse), com o inglês a bater o italiano com 1:39.176 contra 1:39.233. Na resposta, Holzer e Lietz ainda conseguiriam passar Farnbacher, mas não o suficiente para dar a pole à marca de Estugarda.
Na GTE Am, Nicolas Armindo, no Porsche 911 #67 da IMSA Performance Matmut, rapidamente resolveu a questão a seu favor. Na primeira saída para a pista realizou 1:40.778, e ainda com o mesmo jogo de pneus melhoraria para 1:40.014. Apesar das tentativas de Marco Cioci, no Ferrari 430 #61 da AF Corse, a verdade é que o italiano não conseguiu melhor do que ficar a meio segundo do luso-descendente.
Todos os GTE (Pro e Am) ficaram praticamente à distância de 1s, tirando o Porsche #88 do Team Felbermayr-Proton, a quem as 6 Horas do Estoril lhe estão a passar ao lado, não havendo relatos de algum problema mecânico que justifique a diferença de andamento.
Amanhã, a última prova do LMS terá o seu início às 13:00 no circuito do Estoril. A entrada é gratuita e não há desculpas para não comparecer e ver de perto os carros que fazem história em Le Mans - porque Le Mans não é só Audi e Peugeot, muito pelo contrário...
Imagens:© DPPI
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