quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ILMC – LMS / SILVERSTONE: OAK RACING NO PÓDIO PELA PRIMEIRA VEZ




Depois de ter perdido vários bons resultados devido a problemas técnicos, a OAK Racing finalmente conquistou o seu primeiro pódio LMP1 com o carro #24 Olivier Pla e Alexandre Prémat a garantir o terceiro lugar nas 6 Horas de Silverstone, primeiro entre os protótipos a gasolina logo atrás do Audi #1 e do Peugeot #7.

Este pódio representa uma conclusão perfeita para um fim-de-semana extremamente promissor para a equipa francesa. Na qualificação, os dois OAK Pescarolo protótipos foram os mais rápidos dos protótipos a gasolina até aos minutos finais da sessão quando o #15 de Guillaume Moreau foi por pouco superado pelo #12 Rebellion.

Durante a corrida, os problemas do Audi #2 e do Peugeot #8 proporcionou uma oportunidade para o LMP1 a gasolina da equipa de Jacques Nicolet brilhar, com Olivier Pla a assumir o terceiro lugar com menos de uma hora de prova cumprida. Enquanto isso, o LMP1 #15 LMP1, pilotado por Pierre Ragues, foi bloqueado na primeira curva da corrida, mas depois fez progressos impressionantes recuperando até ao quinto lugar. Seguiu-se ma batalha feroz com os dois carros da Rebellion, com os quatro LMP1 a ultrapassarem-se uns aos outros várias vezes antes de retomarem as posições após as paragens. Infelizmente, um problema com o mapeamento do limitador de velocidade do #15 resultou numa penalização de 30 segundos por stop-and-go segundo que custaria ao trio Guillaume Moreau/Matthieu Lahaye/Pierre Ragues um lugar no pódio. O #24 assumiu então a terceira posição que nãos mais largaria até à bandeirada de xadrez, terminando a corrida com uma vantagem de 40 segundo sobre o Rebellion #13.

Quanto ao LMP2 #35, aproveitou as sessões de treinos para ajustar um novo trio de pilotos depois de Jean-François Yvon ter substituído Andrea Barlesi à última hora. O carro apresentava um bom equilíbrio, demonstrando tanto ritmo, como fiabilidade, permitindo ao trio Fréderic da Rocha/Patrice Lafargue/Jean-François Yvon, terminar na décima quinta posição da geral, sexta da classe LMP2, e primeira da classificação ILMC.

Os resultados alcançados pela OAK Racing na Grã-Bretanha são apenas a recompensa para os meses de trabalho árduo desenvolvido pela equipa técnica, em parceria com o fornecedor de pneus Dunlop e o fabricante de motores Judd, ambos os quais foram importantes participantes nos testes realizados neste Verão.

Patrice Lafargue, LMP2 # 35: "Fizemos uma boa corrida, sem problemas técnicos, o que tinha sido o nosso calcanhar de Aquiles até agora. O resultado é muito gratificante, principalmente quando adicionado ao pódio que o #24 alcançou na LMP1, e constitui um impulso enorme para toda a equipa. O nosso carro está a progredir bem e estamos a seguir na direção certa. A mudança de última hora na tripulação não apresentou grandes dificuldades, e o 15º lugar da geral é muito agradável."

Matthieu Lahaye, LMP1 #15: "Eu rapidamente entrei no meu ritmo de novo após o meu regresso às corridas. O dia correu bem: passei um bom bocado em pista, em particular na luta com os Rebellion. Poderíamos, com toda a certeza, ter feito um melhor resultado sem a penalização que recebemos por excesso de velocidade no 'pitlane', pois teríamos beneficiado com os incidentes que a Audi e a Peugeot sofreram, mas estou muito feliz pelo #24. O seu resultado mostra que os testes que realizamos este Verão foram muito benéficos e que temos realmente progredido. Fomos capazes de mostrar o nosso nível real de desempenho real e isso é um bom augúrio para a Petit Le Mans."

Alexandre Prémat, LMP1 # 24: "Este fim de semana foi perfeito: boas sessões de treinos, uma boa qualificação e uma corrida excelente. A chave do nosso sucesso foi os 'stints' triplos que a Dunlop nos deu. O Olivier passou-me o volante quando estávamos em terceiro, e eu estava muito motivado para manter a posição e terminar no pódio ILMC. O Jacques tomou a decisão de não correr, uma decisão difícil para alguém tão apaixonado por corridas como ele é, como se pode ver na emoção com que reagiu ao resultado. No geral, este fim-de-semana foi fantástico para toda a equipa, que trabalhou incansavelmente e merece realmente este pódio."

Olivier Pla, LMP1 # 24: "Eu tenho trabalhado com a OAK desde há duas semanas atrás, desde os testes de Barcelona, ​​e gostei muito da experiência: a equipa, o carro e o ambiente. E concluir desta forma a aventura que tivemos em Silverstone é simplesmente incrível. O Jacques deu-me a mime ao Alexandre uma oportunidade fantástica e este resultado foi a maneira perfeita de lhe agradecermos. O carro esteve irrepreensível: eu senti-me confiante desde o primeiro momento e por isso fui capaz de atacar sempre ao longo da minhas quatro horas atrás do volante. Isto é verdadeiramente fantástico para todos os envolvidos com a equipa."

Jacques Nicolet, proprietário da OAK Racing: "Este pódio é uma imensa satisfação tendo em conta os problemas que temos sofrido desde o início do ano. Eu sabia que tínhamos velocidade e hoje acrescentamos-lhe o resultado. Todos os três carros terminaram a corrida, com um pódio para o #24, um quinto lugar para o #15 e uma vitória ILMC para o #35 LMP2 e para a sua tripulação de 'gentlemen-drivers'. Isto é muito encorajador para o resto da temporada e, particularmente, para 2012."

Fonte: comunicado de imprensa da OAK Racing
IMAGEM: © CLEMENT MARIN

Nenhum comentário: