por VITOR RIBEIRO
Embora o resultado final tenha ficado aquém do que os seus responsáveis certamente desejariam, a McLaren, num comunicado hoje divulgado, mostra-se mesmo assim satisfeita com os progressos que a participação nas 24 Horas de Spa permitiu no programa de desenvolvimento do MP4-12C, o novo GT que a marca britânica pretende colocar à disposição dos seus clientes a partir do próximo ano.
Dos três carros inscritos na clássica prova deendurance que este fim-de-semana se disputou no circuito das Ardenas belgas, apenas o #60, que foi entregue à VonRyan Racing, futura equipa-cliente da McLaren, pilotado por Adam Christodoulou, Glynn Geddie, Phil Quaife e Roger Wills, logrou terminar a prova (na 25ª posição da geral, a 76 voltas dos vencedores), tendo feito à 256ª volta, pelas mãos de Christodoulou, o seu melhor tempo em 2:23.214.
A par da segurança evidenciada pelo carro no violento impacto de que o piloto e Team Manager da equipa Andrew Kirkaldy foi vítima e do qual saiu ileso, a integração desta futura equipa-cliente é um dos aspectos positivos evidenciados pela marca britânica, como enfatisa Chris Goodwin, executivo da McLaren GT e piloto-chefe de testes da Mclaren Automotive: "A performance do 12C #60 e dos seus pilotos foi bastante agradável. E o 'feedback' dos engenheiros e pilotos da equipa indica que estamos no bom caminho em termos de fiabilidade e facilidade de condução do carro."
Tocado por outro concorrente, o carro #59 foi violentamente projectado de encontro às barreiras em La Source, colocando à prova o chassis de carbono do 12C GT3, ainda nos instantes iniciais da corrida, colocando um ponto final naquele que se apresentava à partida como o carro claramente mais favorito a um bom resultado tendo o conta o valor do trio de pilotos indigitado para a sua condução - o próprio Kirkaldy, Álvaro Parente e Oliver Turvey. "Estou obviamente desapontado por um dos nossos carros ficar fora de prova tão cedo,"reconheceu Kirkaldy. "A nossa performance nos testes de desenvolvimento tem sido boa e a nossa corrida de estreia, em Spa, na prova do British GT, mostrou que o carro é tecnicamente fiável."
"Tive a oportunidade de rever o acidente e o impacto foi realmente significativo," afirmou ainda o piloto inglês. "Mas se podemos retirar daí algo de positivo, é a satisfação que sinto em usarmos o chassis de carbono 'MonoCell" do carro de estrada no carro de competição. Ficou demonstrado que a célula garante ao piloto uma incrível robustez e segurança - algumas horas depois do incidente, eu já estava de volta ao circuito e junto da equipa."
Quanto ao carro #58, este viu-se afastado da prova em virtude um sobreaquecimento ainda não identificado - embora o piloto Tim Mullen tenha reportado que o mesmo não estaria relacionado com nenhum componente mecânico - que originou um pequeno princípio de incêndio.
"O Tim e o seu carro estavam bastante rápidos até ao abandono," afirmou Goodwin. "Uma das vantagens de fazermos uma época de de desenvolvimento combinando testes privados e participações em provas como as 24 Horas de Spa, é podermos enfrentar este tipo de situações e desenvolvermos o carro de forma a evita-las no futuro. mantemos o nosso compromisso de colocarnos à disposição dos nossos clientes, no próximo ano, um de elevada performance e fiabilidade."
A finalizar, a marca britânica reafirma ainda a intenção de participar nas duas provas restantes do Blancpain GT Endurance Series, em Magny Cours e Silverstone - oportunidade para vermos finalmente Álvaro Parente estrear-se competitivamente aos comandos do GT britânico.
Fonte: comunicado de imprensa da McLaren Automotive
IMAGEM: © MCLAREN AUTOMOTIVE LIMITED
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