quarta-feira, 27 de julho de 2011

WRC: Daniel de Oliveira encara o Rali da Finlandia

Conhecida como a "Catedral" de todos os ralis, a prova finlandesa é um evento único que se caracteriza por ter as especiais mais velozes, com muitas elevações e uma atrás da outra; todo um desafio para o qual Oliveira esteve trabalhando no último mês.

O jovem piloto brasileiro levou "a cabo" uma minuciosa preparação para encarar este teste, tão importante pelo que representa dentro do WRC, como exigente pelo que demanda dos pilotos. Por isso Daniel decidiu confiar na experiência do piloto finlandês Pasi Hagstrom, que trabalhou a seu lado para prepará-lo para o seu primeiro encontro com as estradas finlandesas.


Posteriormente Daniel viajou para Londres para visitar a base da Prodrive onde continuou o seu treinamento até domingo último, acumulando mais horas no simulador de rali, para depois retornar à base da prova na pequena Jyvaskyla e começar com as atividades que antecedem todo rali.

A Palavra de Daniel:
"Junto com o Pasi fizemos cerca de 200 km usando o MINI John Cooper Works WRC. Ele foi excelente, me ajudou muito com a folha de levantamento e me deu bons conselhos para encontrar o melhor acerto para um evento tão particular. Aproveitei muito as estradas por onde andei e acredito que podemos fazer um bom papel na Finlândia. Vou tentar tirar o melhor deste rally, já que sempre foi um dos meus favoritos".

Uma espiada no Rally da Finlândia
O Rally Nesté Oil da Finlândia terá o seu formato comprimido que foi utilizado pela primeira vez e com grande sucesso em 2010. No entanto, enquanto o final se mantém no sábado à noite, na 5ª feira serão disputadas mais especiais além da cerimônia de abertura na cidade de Lahti. Além, é claro, do Shakedown.

Estão previstas muitas mudanças para o 61º aniversário da prova, com mais especiais na 5ª feira à tarde, trechos de uma só passada, uma especial que será disputada na 6ª feira à noite e uma rota que vai além das regiões de Jyvaskyyla e Jamsa, com especiais que não são utilizadas desde a década de 90.

Números e feitos
A etapa finlandesa será válida para todos os Campeonatos dentro do WRC. Ninguém quer perder essa oportunidade e é por isso que um total de 125 pilotos abarrotam a lista de inscritos. O francês Sèbastien Loeb (Citröen) é líder da classificação com 146 pontos, seguido pelo finlandês Mikko Hirvonen (Ford) com 129. O último ganhador foi Jari-Matti Latvala.

Rally Finlândia

Data: 28 - 30 Julho.
Etapa: 8 de 13.
Base: Jyvaskyla.
Piso: Terra.
Distância total: 1355,03km (cronometrados 314,39km, deslocamento 1040,64km).
Número de especiais: 22.
Especial mais longa: 29.90km (SS 6 e 9, Hyväneula).
Parque de Serviço: Paviljonk.
Dia 1: 5ª feira 28 de Julho. Os carros começam a SS1 às 17:13 (39,74km).
Dia 2: 6ª feira 29 de Julho. Os carros começam a SS 4 às 09:00 (130,60km).
Día 3: Sábado 30 de Julho. Os carros começam a SS 12 às 07:58 (140.05km).
Final: Sábado - 30 de Julho. Paviljonk.

Texto Miguel Mattos

Nenhum comentário: