sexta-feira, 22 de julho de 2011

LMS: LEVEL 5 DE JOÃO BARBOSA ABANDONA LOLA E APOSTA FORTE NA HPD


por HUGO RIBEIRO  http://www.lemansportugal.com

Embora a temporada internacional de 2011 esteja longe do seu fim, a Level 5 Motorsports está já a preparar o próximo ano. A estrutura de Scott Tucker anunciou ontem uma nova aliança com a Honda Performance Development no âmbito da qual a equipa irá competir com o novo LMP2 do construtor nipónico já a partir das 6 Horas de Silverstone, em Setembro.

Esta alteração a meio da temporada da Level 5 chega após um bem sucedido começo de programa na LMP2, com vitórias nas 12 Horas de Sebring e no Grand Prix of Long Beach (ALMS). Tucker e os co-pilotos Christophe Bouchut e João Barbosa alcançaram ainda o pódio nas 24 Horas de Le Mans e nas 6 Horas de Imola num protótipo com motor Honda.

A equipa irá agora usar o HPD ARX-01g, a conhecida combinação chassis/motor da Honda, nas restantes provas da Intercontinental Le Mans Cup, em Silverstone, Road Atlanta e Zhuhai. Adicionalmente, a Level 5 pretende inscrever dois HPD na prova de 6 Horas de Laguna Seca, a contar para o ALMS, em Setembro, assim como na 14ª edição de Petit Le Mans, em Outubro.

"Analisamos todos os números, por dentro e por fora e, na nossa perspectiva, não há dúvida que o conjunto da Honda na sua configuração de custo controlado será líder na LMP2," afirmou Tucker. "Vemos ganhos no motor ao longo do ano e o melhor é que ainda há espaço para mais desenvolvimento. A combinação chassis/motor da HPD provou ser a melhor ao longo dos últimos anos. Estamos muito confortáveis e confiantes ao fazermos esta alteração sem precedentes a meio de uma temporada."

Construído pela Wirth Research, o HPD ARX-01g é uma evolução do bem sucedido protótipo que conquistou 22 vitórias à classe em todo o mundo desde a sua estreia em 2007, incluindo a vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2007. Partilhando o mesmo DNA do ARX-01d, o novo protótipo aberto da Level 5 irá obedecer ao regulamento de controlo de custos introduzido nesta temporada pelo Automobile Club de l’Ouest. A equipa reservou os dois primeiros chassis a serem construídos.

"Sentimos que a melhor forma de estarmos preparados para as restantes provas do ILMC deste ano, e, olhando para 2012 e para onde a LMP2 poderá evoluir, é juntando-nos à Honda e à Wirth Research," afirmou o Team Manager David Stone. "Dada a história da Honda e o seu registo em pista, acreditamos que irão continuar a evoluir o seu motor com base num motor de produção, o qual acreditamos estar de acordo com o verdadeiro espírito do regulamento do ACO."

A Level 5 espera receber o primeiro chassis, construído nas instalações da Wirth Resesach no Reino Unido, pouco tempo antes da prova do ILMC em Silverstone. Todos os três pilotos, assim como os engenheiros da equipa, irão aproveitar o avançado simulador da Wirth para poderem acumular o máximo de aprendizagem sobre o novo carro antes da sua planeada estreia em Setembro. Nos planos da Level 5 está ainda um extenso programa de testes durante o defeso para preparar a temporada de 2012 com os seus novos carros.

"É óbvio que esta alteração representa uma ousada demonstração de intenções a meio do ano para uma equipa que investiu imenso numa marca e agora muda-se para outra," continuou Stone. "Mas, no mesmo tom, mantemos as nossas opções em aberto para o futuro e iremos ver como tudo evolui, que na performance dos carros, quer nos diferentes campeonatos e respectivos regulamentos."

As 6 Horas de Silverstone, 5ª prova da Intercontinental Le Mans Cup, está marcada para 9, 10 e 11 de Setembro.

Fonte: Comunicado de Imprensa da Level 5 Motorsports

Nenhum comentário: