VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
Com uma impressionante combinação de performance, fiabilidade, economia de combustível, e gestão de pneus, os 908 da Peugeot dominaram a 6 Horas de Imola, 4ª ronda da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC) 2011, com Sébastien Bourdais e Anthony Davidson, que haviam partido da pole position, a celebrar a sua primeira corrida juntos no #7 na frente dos seus colegas do #8, Franck Montagny e Stéphane Sarrazin, repetindo a dobradinha dos 1.000 Km de Spa. Com este resultado, que lhe assegurou a pontuação máxima possível de 43 pontos, a marca francesa Peugeot ampliou a sua liderança na tabela de Construtores da ILMC.
Numa pista estreita e algo curta para os 49 carros presentes, a tarefa parecia, de início, bem mais complicada para a marca do Leão e para os seus pilotos, mas a corrida acabou por decorrer sem incidentes nem neutralizações permitindo que fosse a performance pura dos carros e dos pilotos a fazer a diferença.
Revelando-se a equipa mais rápida ao longo de todo o fim-de-semana - ao reivindicar não só a pole position mas também a volta mais rápida da corrida - Bourdais e Davidson asseguraram a vitória depois de na última hora a equipa ter ordenado a manutenção das posições ponto fim à disputa que mantinham com os seus colegas Montagny e Sarrazin. "Esta dobradinha é boa para toda a equipa. Como é frequente nas corridas de resistência, a vitória premiou a fiabilidade, a performance e a economia de combustível",enfatizou Bruno Famin na subida ao pódio. "Em particular, conseguimos completar um triplo 'stint' com o mesmo jogo de pneus, a um ritmo superior aos dos nossos rivais. Foi esse aspecto que nos permitiu realmente assumir o controlo da corrida. Pela quarta vez noutras tantas corridas esta temporada, podemos estar satisfeitos por todos os nossos carros terem conseguido chegar ao final da corrida, com um excelente nível de fiabilidade."
Largando da pole, Sébastien Bourdais, no #7, manteve a liderança do pelotão e cedo começou a marcar o mesmo ritmo incansável a que se havia assistido nas 24 Horas de Le Mans, com os quatro primeiros, mantendo as posições que ocupavam na grelha, sempre de 'prego a fundo'. Logo após sua primeira paragem para reabastecimento, Franck Montagny, no #8, aproveitou para 'roubar' o segundo lugar a Marcel Fässler com uma manobra de ultrapassagem audaciosa: "Gostei realmente gostei de conduzir o carro! Não foi fácil ultrapassar, porque a pista estava muito suja fora da linha de trajectória. Apenas havia espaço suficiente para passar o Marcel na zona externa da curva Tamburello, e eu aproveitei! "
Na dianteira, Bourdais continuava a puxar ao máximo. Demonstrando o bom desempenho dos 908 e sos pneus Michelin, o piloto de Le Mans fez a volta mais rápida da corrida ao final do seu segundo turno, pouco antes de entregar o carro a Anthony Davidson. Mas ao entrar no pit lane, já de si estreito, deparou-se com este congestionado, perdendo cerca de 30 segundos e, consequentemente, a liderança da prova à saída do pit stop. "Não conseguia parar em frente da nossa box e por isso tivemos de empurrar o carro para trás",explicou Sébastien Bourdais. "Foi um pouco frustrante perder o tempo que tínhamos tão arduamente lutado para ganhar em pista, mas ambos os Peugeot permaneciam na liderança, e isso era o mais importante."
De volta à pista 24 segundos atrás de Stéphane Sarrazin, Anthony Davidson mostrou grande inspiração na superação do tráfego, diminuindo rapidamente a diferença para o seu companheiro de equipa do #8 até se colar à cauda deste e superando-o depois após a su primeira paragem para reabastecimento. Tal como Sarrazin, o piloto britânico completou um triplo stint a um ritmo mais elevado que os Audi, colocando-se ambos os carros da marca francesa fora do alcance pouco antes de se cumprida metade da corrida. "Eu cheguei-me ao Tom Kristensen, quando o tentei ultrapassar ", afirmou Davidson. "A competição é sempre muito cerrada e eu já esperava uma reacção forte da parte dele. Como eu estava pelo interior da curva, a sua tentativa de segurar a posição forçou-me a ir à gravilha, mas não afectou de forma alguma a minha corrida..."
No final da prova, no entanto, teve algo de dramático para a marca francesa. Primeiro, um toque entre o Peugeot 908 #7 e um retardatário causou um furo no pneu traseiro esquerdo, obrigando Bourdais a uma paragem extra que o fez perder a liderança para para Franck Montagny. Poucos minutos depois, era a vez do #8 parar pela mesma razão, permitindo a Bourdais recuperar novamente a liderança. Finalmente, ao decidir manter as posições dos seus carros, o Team Peugeot Total permitiu-se assim controlar melhor os restantes pit stops e ajustar o consumo de combustível ao estritamente necessário a assegurar que ambos os carros chegassem ao final, o que cumpriram com mais uma dobradinha.
Olivier Quesnel: "Reunimos hoje todos os ingredientes necessários: um carro muito rápido que usava menos combustível do que o seu rival, uma equipa que desenhou a estratégia de corrida perfeita e um grupo de pilotos excepcionais. E não decepcionamos em termos de resultado com esta retumbante dobradinha. Voltamos ao mesmo nível de performance e tempos que haviamos testemunhado no início de Maio, nos 1000 Km de Spa, uma corrida que decorreu sob semelhantes condições climáticas. Este resultado perfeito significa que alargamos a vantagem na liderança do campeonato. Podemos agora gerir esta nossa liderança nas três corridas restantes, à excepção de Zhuhai onde a vitória é uma meta importante para nós."
Bruno Famin: "É bom termos dominado a corrida em todas as áreas: consumo de combustível, gestão de pneus gestão e performance. Trabalhamos arduamente nos treinos livres para adaptar o 'set-up' do carro a esta pista, onde corremos pela primeira vez. Os pilotos conseguiram fazer muito bom uso dos carros durante a corrida. Este resultado confirma a tendência observada em Spa. O nosso carro tem um grande potencial e não temos nada a temer dos nossos rivais."
Sébastien Bourdais (Peugeot 908 #7): "Estou muito contente por ganhar a minha segunda corrida com a Peugeot. Dei-me bem com o Anthony, que era o piloto mais rápido este fim-de-semana. Desde o início, encontramos um 'set-up' que funcionou bem para ambos. A corrida não foi livre de incidentes, mas nada que nos impedisse de vencer e garantir a dobradinha."
Anthony Davidson (Peugeot 908 #7): "Esta é a minha quarta vitória com a Peugeot. Foi uma corrida incrivelmente difícil para todos os pilotos. Mal posso acreditar que o safety car não tenha saído uma única vez em seis horas de corrida! Esperávamos que a luta na frente fosse mais cerrada, mas tínhamos um carro fantástico. As coisas funcionaram bem com o Sébastien, e complementamo-nos."
Franck Montagny (Peugeot 908 #8): "O que poderia ser melhor do que vencer uma corrida depois de Le Mans? Mais uma vez, ambos os nossos carros completaram a corrida, e desta vez nos dois primeiros lugares. Estou orgulhoso por fazer parte desta equipa. Tivemos um excelente nível de desempenho, mas fiquei um pouco surpreendido pela vantagem face aos nossos rivais. Sabemos que eles vão trabalhar arduamente para recuperarem. Haverá por isso ainda grandes lutas para vir."
Stéphane Sarrazin (Peugeot 908 #8): "O que para mim é mais importante, acima de tudo, é a dobradinha da Peugeot, que é fantástico para toda a equipa. Temos de admitir que a corrida foi para nós um pouco mais difícil que para os nossos companheiros de equipa. O Anthony esteve muito rápido durante toda a semana, e fez um óptimo trabalho. Acho que ganhou a melhor equipa."
Na tabela dos Construtores da ILMC, a Peugeot alargou a sua vantagem na liderança para 43 pontos (132, contra 69 da Audi), enquanto na tabela das Equipas o Team Peugeot Total dispõe de 4 pontos de vantagem sobre arival alemão (65 contra 61), com o Team Oreca-Matmut e a Rebellion Racing já mais distanciadas (34 e 33 pontos, respectivamente).
Fonte: comunicado de imprensa da Peugeot Sport
IMAGEM: © PEUGEOT SPORT
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