VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
A Audi Sport Team Joest não conseguiu impor os seus R18 TDI nas 6 Horas de Imola, 4ª da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC) disputada este fim-de-semana naquele circuito italiano: apenas três semanas depois da sua vitória em Le Mans, Marcel Fässler e Timo Bernhard não foram agora além do terceiro lugar ao volante do Audi R18 TDI # 1, à frente dos seus companheiros de equipa Allan McNish e Tom Kristensen, no #2.
Marcel Fässler, que na qualificação havia conquistado uma posição na primeira fila da grelha, defendeu o seu lugar no arranque, enquanto Allan McNish, encarregado do primeiro turno do R18 #2 R18 no início, mantinha o seu quarto lugar. Ambos os carros foram no entanto perdendo tempo de forma continua, e após o primeiro pit stops, com 47 minutos de corrida cumpridos, os dois Audi R18 TDI ocupavam as terceira e quarta posições.
Ao contrário do que esperava, a equipa alemã não conseguiu tirar vantagem do maior downforce(relativamente à configuração usada em Le Mans) que o novo kit aerodinâmico com que apresentou os seus R18 TDI na clássica pista italiana - e que irá utilizar nas restantes provas da ILMC. Devido à captação de borracha na pista, os travões dianteiros foram acumulando sujidade e, consequentemente, sobreaquecendo, obrigando a transferir para os travões traseiros uma maior quantidade de equilíbrio, com custos no equilíbrio geral do carro e numa maior dificuldade de condução. Para além de que a remoção da sujidade do sistema de arrefecimento dos travões custava valiosos segundos em cada pit stop.
Ambas as duplas de experientes pilotos fizeram uma uma corrida sem erros, e a uma hora do final da corrida estavam separados por escassas décimos de segundo, numa demonstração de emocionante luta interna.
Após seis horas de corrida e 219 voltas cumpridas, Marcel Fässler e Timo Bernhard, na primeira vez que patrulharam o volante do R18 TDI Audi cruzou a linha de chegada em terceiro lugar com uma diferença de uma volta para a dupla vencedora Sébastien Bourdais/Anthony Davidson, enquanto o recordista de vitórias em Le Mans, Tom Kristensen, que correu em Imola pela primeira vez, e o escocês Allan McNish tiveram de aceitar a derrota na batalha pelo terceiro lugar por apenas 2,634 segundos.
Dr. Wolfgang Ullrich (Director da Audi Motorsport): "Não estamos contentes com o resultado de Imola. Tivemos um desempenho inconsistente. No início da corrida ainda demos luta, mas depois, para o meio da corrida, fomos perdendo terreno que já não fomos capazes de recuperar no final. Foi a primeira vez que corremos com esta configuração do carro sob altas temperaturas. Agora, vamos usar os ensinamentos de Imola para lutar pela vitória em Silverstone."
Timo Bernhard (Audi R18 TDI #1): "Foi uma corrida interessante para nós. Foi importante para nós não termos problemas no tráfego e não ficarmos 'presos' num sítio qualquer. Puxamos ao máximo durante toda a corrida. Ao princípio ainda estávamos fortes, sobretudo o Marcel. Mas durante a corrida a temperatura da pista foi subindo continuamente, e para piorar as coisas, um monte de sujidade e de borracha acumulada no sistema de arrefecimento dos travões, causando o seu sobreaquecimento dos travões, obrigava-nos a fazer uma operação de limpeza a cada 'pit stop'. Tivemos que mudar o equilíbrio de travagem para a traseira, o que alterou por completo o equilíbrio de todo carro. Foi pena, mas há que dar a volta e atacar de novo. O terceiro lugar foi tudo o que conseguimos 'espremer' desta situação. "
Marcel Fässler (Audi R18 TDI #1): "Foi uma corrida difícil para nós, particularmente com o tráfego, que estava muito difícil. Todo a gente deu seu o máximo. No final, a corrida tornou-se realmente emocionante porque o Timo tinha um furo lento no nosso Audi e teve de mudar a roda traseira esquerda. Aquele foi um momento difícil para nós na nossa batalha pelo terceiro lugar. Foi óptimo que, no final, ainda tenhamos conseguido um lugar no pódio."
Tom Kristensen (Audi R18 TDI #2):. "Nenhum de nós pode sair daqui feliz, hoje. Esta foi a minha primeira visita aqui, e gostei de Imola, mas não acho que a corrida tenha sido boa. Nós não mostramos um bom desempenho. Tivemos problemas com a acumulação de sujidade nos travões - a temperatura dos travões subia, o que tornava o carro difícil de conduzir. A batalha com o Timo, no final, foi uma boa diversão. Mas tínhamos que ter cuidado porque havia uma grande quantidade de tráfego. Isso foi um verdadeiro desafio, porque dei tudo nas voltas finais, mas não foi suficiente. Parabéns ao Timo e ao Marcel. E parabéns à Peugeot. Mas quem me conhece e ao Allan, sabe que nós vamos querer estar fortes em Silverstone."
Allan McNish (Audi R18 TDI #2): "Depois da vitória Audi em Le Mans, este foi um resultado decepcionante para nós. O Audi R18 TDI estava a funcionar bem e de forma fiável. Mas não fomos suficientemente rápidos no tráfego, e aqui isso era o essencial: com 48 carros em pista, você tem que ser capaz de passar rapidamente os outros carros nas dobragens. No tráfego, os carros Peugeot sempre conseguiram ganhar vantagem."
Ralf Jüttner (Director Técnico da Audi Sport Team Joest): "A corrida não foi aquilo que estávamos à espera. No início, as coisas ainda pareciam estar a correr bem, mas depois os carros começaram a acumular muita sujidade no sistema de refrigeração dos travões dianteiros e começamos a ter de os limpar a cada 'pit stop'. Além disso, tivemos que mudar o equilíbrio do travões para a traseira, o que afectou fortemente o equilíbrio do carro todo. Todos os quatro pilotos relataram que isso tornou os carros mais difíceis de conduzir. Parabéns à Peugeot, que fez aqui um bom trabalho."
Fonte: comunicado de imprensa da Audi Sport
IMAGEM: © AUDI MOTORSPORT
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