quinta-feira, 28 de julho de 2011

Grand Am: FERRARI PREPARA REGRESSO ÀS 24 HORAS DE DAYTONA


por HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com

Com o regresso da Ferrari às 24 Horas de Daytona já antes confirmado, o F458 Italia que a marca italiana preparou para a classe GT do Grand Am esteve nestes últimos 3 dias a realizar o seu primeiro teste no Daytona International Speedway onde a 28 e 29 de Janeiro do próximo ano decorrerá a 50ª edição das 24 Horas de Daytona.

Ausente do Grand-Am desde 2003 - altura em que o Ferrari 460 GT da Ferrari of Washington se sagrou bi-campeão da classe GT - e das 24 Horas de Daytona desde 2009, o regresso da mítica marca italiana era algo que os responsáveis pelo campeonato há muito desejavam.

Um palmarés de 5 vitórias à geral, a última das quais em 1998 pelas mãos de Gianpiero Moretti, Arie Luyendyk, Mauro Baldi e Didier Theys num Ferrari 333SP da Doran-Moretti Racing, e ainda mais 15 vitórias à classe - a última das quais em 2003 na classe GT - fazem da Ferrari uma das marcas mais vitoriosas na clássica de longa duração americana.

Até ao momento está apenas confirmado um 458 Italia que ostentará o mítico #27 e será inscrito pela sucursal da Ferrari de Houston, mas o homem forte do Grand Am, Mark Raffauf, afirma que a organização espera que entre 4 a 6 Ferrari marquem presença nas próximas 24 Horas de Daytona, dos quais alguns irão marcar presença nas restantes provas da temporada 2012 do Grand Am Sports Car Series. Um dos outros potenciais interessados no Ferrari é o ex-piloto de F1 Eddie Cheever que poderá adquirir um para a sua equipa, confirmando também que tem conhecimento de cinco equipas interessadas no GT italiano.

Os pilotos de serviço foram o habitue da marca italiana Jaime Melo (Risi Competizione e AF Corse) e o seu compatriota brasileiro Raphael Matos, vencedor das 24 Horas de Daytona de 2008 na classe GT. Ao contrário do F430 Challenge que representou a Ferrari nas últimas presenças em Daytona, o 458 Italia foi construído à imagem do regulamento do Grand Am para a classe GT, com base no modelo europeu de GT3.

Mas as novidades relativas ao Grand-Am não se ficam pelo regresso da Ferrari, esperando-se que nos próximos dias possa ser levantado um pouco mais o véu sobre os novos DP para a temporada 2012...

Nenhum comentário: