terça-feira, 14 de junho de 2011

24h de Le Mans - Peugeot em segundo numa corrida clássica decidida por 13,854 segundos


por VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com

Incrivelmente renhida e mantendo a indecisão sobre o vencedor até à de xadrez, a 79ª edição das 24 Horas de Le Mans é uma corrida para entrar na lenda. Perante 249.500 espectadores, o Team Peugeot Total conseguiu trazer todos os seus três carros até ao final, com do Peugeot 908 #9 Bourdais/Lamy/Pagenaud a terminar a apenas 13''854 do vencedor, após uma corrida verdadeiramente emocionante.

"Viemos para ganhar e ficamos em segundo. O meu primeiro sentimento não pode ser se não de decepção", admitiu Olivier Quesnel. "No entanto, a equipa pode-se orgulhar de ter alinhado três carros perfeitamente fiáveis e de ter feito uma prova impecável do ponto de vista técnico. Os nossos pilotos não desistiram, à imagem do Simon Pagenaud, que não tinha cedido mais do que dez segundos ao líder a um quarto de hora do final. Neste 'sprint' de 24 horas, só faltou um pouco de performance para que o nosso resultado fosse diferente. Quero dar os parabéns aos nossos adversários pela sua vitória. A nossa luta decorreu no maior espírito desportivo, com grande respeito recíproco."

Depois do pódio nas 12 Horas de Sebring e da vitória nos 1000 km de Spa-Francorchamps, o Team Peugeot Total, ao colocar os seus três carros na segunda, terceira e quarta posições em Le Mans, mostrou a fiabilidade da sua nova, o Peugeot 908, um carro desenvolvido com o objectivo específico de reviver a vitória nas 24 Horas de Le Mans. Ao optimizarem o consumo do motor V8 HDi FAP, os engenheiros da Peugeot Sport permitiram ao 908 cumprir turnos de 12 voltas. E no coração da noite, os pilotos foram ainda capazes de fazer turnos quádruplos com o mesmo conjunto de pneus Michelin.

"Do ponto de vista da fiabilidade, cumprimos o nosso objectivo", afirmou Bruno Famin, director técnico da Peugeot Sport. "A corrida foi decidida na performance. Nós tivemos um pequeno déficit neste domínio, sobretudo quando usávamos pneus duros. Isso foi o suficiente para que os nossos adversários ganhassem alguma vantagem."

Ao longo de um autêntico Grand Prix de 24 horas, Sebastien Bourdais e Simon Pagenaud, no #9, Stephane Sarrazin no #8 e Anthony Davidson no #7, chegaram a fazer turnos triplos e quádruplos durante a noite, em que mesmo com pneus macios conseguiam cumprir 12 voltas por turno - contra as 10/11 dos seus adversários -, tendo o Peugeot 908 se mostrado muito eficaz nessas condições. Entretanto, o #9 viria a assumir a condição de ponta de lança da equipa Peugeot Total, mantendo uma pressão constante sobre o líder.

Com o nascer do sol, uma terceira e curta neutralização faz a luta entre os contendores atingir o paroxismo, com os 908 #7 e #9 e o Audi #2 agrupados a caminho de reabastecimentos simultâneos, e à medida que a corrida se aproxima do seu final, o duelo intensifica-se entre Pagenaud, no 908 #9, e Lotterer, no Audi #2.

Às 14:24, os dois carros entram ao mesmo tempo no pit lane para uma última paragem. Pagenaud mantém os seus pneus Michelin, enquanto ao Audi Lotterer são 'calçados' pneus novos. Os dois líderes regressam à pista agora separados por menos de dez segundos! Mas tirando partido dos seus pneus novos, Lotterer pode respirar um pouco de alívio e encaminha-se finalmente para a vitória, enquanto a Peugeot coloca os seus 908 nas segunda (#9), terceiro (#8) e quarta (#7) posições. Mais atrás, o Peugeot 908 HDi FAP do Team Oreca encerra o top5 de uma das mais renhidas edições da história das 24 Horas de Le Mans.

IMAGEM: © PEUGEOT SPORT

Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport: "Nós ajudamos a inscrever esta edição das 24 Horas de Le Mans na lenda, o que para a Peugeot é positivo. Havia um grande interesse e entusiasmo em torno desta corrida e por isso que estamos um pouco decepcionados por não a termos ganho. Os nossos adversários foram um pouco mais rápidos do que nós nas condições que enfrentamos, mas travamos uma grande batalha até ao último minuto. Tenho orgulho nesta equipa."

Bruno Famin, Director Técnico: "Foi uma grande aventura. Todos os ingredientes para uma grande corrida estavam reunidos, e nesse aspecto ninguém pode sair desiludido. O resultado não nos satisfaz, obviamente, porque nós viemos para ganhar. Os nossos adversários apresentaram, sem dúvida alguma, um pouco mais performance, mas nós tinhamos outras qualidades. A corrida decidiu-se em dois ou três detalhes."

Graças ao coeficiente atribuído às 24 Horas de Le Mans, a Peugeot pode mesmo assim aumentar a sua liderança na tabela de construtores da ILMC. A próxima ronda terá lugar em Imola (Itália), entre 1 e 3 de Julho, e op Team Peugeot Total irá inscrever dois carros.

Classificação da Intercontinental Le Mans Cup

Construtores:

Peugeot, 103 pontos

Audi, 69 pontos

Equipas:

Audi Sport Team Joest, 50 pontos

Team Peugeot Total, 49 pontos

Team Oreca-Matmut, 34 pontos

Rebellion Racing, 26 pontos

Fonte: comunicado de imprensa da Peugeot Sport
IMAGEM: © PEUGEOT SPORT

Nenhum comentário: