por Sérgio Carvalho
Bom amigos do blog Burnout damos continuidade com a análise das 24h de Le Mans. Agora entramos na classe LMP2, uma classe conhecida por vários abandonos nos últimos anos, pois muitos protótipos acabam ficando pelo caminho.
Este ano, as coisas andaram se modificando na classe com a entrada dos motoras da Nissan e os chassis Oreca que parece vir sendo o melhor conjunto entre os protótipos da classe LMP2 fazendo frente aos motores da HPD que andam meios perdidos até então.
Passamos a análise da classe LMP2
Signatech Nissan - Nissan Oreca 03 N º 26
O chefe de equipe Philippe Sinault
Diretor Técnico: Eric Mommey
Oreca 03-Nissan - Nissan-litros V8 4.5 - Dunlop Tires
Oreca 03 - Nissan 26: Soheil Ayari-Franck Mailleux Lucas Ordoñez
Dia do Teste: 3'42 "992 - 13 a 1 na LMP2
Spa: 15o-5o na LMP2
Ao contrário da Quifel-ASM que resolveu ir para um degrau mais acima entre os protótipos (agora estão LMP1), eles resolveram percorrer o caminho ao contrário, retornando para a classe LPM2, fecharam uma parceria com a Nissan nos motores e adotaram o chassis da Oreca 03, inicialmente iriam andar com dois carros, mas acabaram colocando apenas um carro na pista para andarem nas 24h de Le Mans. Com o pacote na mão, logo os resultados começaram a aparecer no traçado, já em Sebring dominaram em todos os sentidos, mas devidos à problemas finalizaram em segundo, durante os Test Day andaram muito bem na frente de todo mundo na classe, porém em Spa acabaram encontrando um carro da classe GTE e finalizaram em quinto.
Este carro é favorito na classe.
Nível 5 Motorsports - Honda Coupe Lola n º 33
Direção: Scott Tucker
Team Manager: David Stone
Lola-Honda Coupe - V6 2,8-litros twin-turbo da Honda - Michelin Tires
Lola Coupé Honda n º 33: Scott Tucker-Christophe Bouchut, João Barbosa
Dia do Teste: 3'48 "174 - 6 º LMP2
Spa: abandono
Um team que está baseado nos EUA e até pouco tempo andava com o FLM09 na categoria LMPC, este ano entrou no ILMC com dois carros com um Lola Coupé e motorização HDP V6, porém o motor não tem ajudado, pois o V8 da Nissan, simplesmente tem atropelado. Em Sebring venceram, apesar de terem se retirado da prova, porém o Nissan em Sebring foi pior ainda, durante o Test Day o desempenho ruim do HPD V6 ficou escarado, com isso a ACO fez algumas modificações no motor HPD e deve ter um desempenho melhor, já em Spa, os pilotos sairam ilesos de uma batida.
Se a Honda resolver os problemas com o V6 em desempenho e o chassis da Lola se estabilizar podem ter um bom desempenho durante as 24h.
OAK Racing --OAK Pescarolo n º 35 e 49
Diretor: François Sicard
Team Manager: Sebastien Philippe
Diretor Técnico: Capelão Christophe
OAK Pescarolo Judd - Judd HK V8 3,6 litros (derivado de um bloco V8 BMW) - Dunlop Tires
OAK Pescarolo-Judd # 35: Andrea Barlesi Frederic Da Rocha-Patrice Lafargue
Test Day - 3'59 "161 - tempo 29o-10o na LMP2
Spa: 32th - 6 na LMP2
OAK Pescarolo-Judd n º 49
Shinji Nakano-Nicolas De Crem Jan Charouz -
Dia do Teste: ausente
Spa: ausente
Em 2010 tudo foi bem para a OAK com dois títulos na LMS e ILMC e ainda levaram o Michellin Green x Challenge e tiveram quatro seleções automática para as 24h de Le Mans deste ano com isso ainda entraram na classe LMP1. O desempenho em Le Mans tem sido bom, pois foram terceiro em 2008/2009, e segundo em 2010 e irão buscar o quarto podium em La Sarteh este ano. Em Sebring foram terceiro, e durante o Test Day o #35 teve problemas e o #49 não apareceu, o protótipo #35 acabou finalizando em sexto durante o Test Day, e em Spa foram apenas sexto. O carro #49 vai com apoio da DAMS à Le Mans.
Porém em La Sarthe devem ter uma parada dura contra os protótipos movidos por motores Nissan.
RML - HPD ARX-01d # 36
Team Manager: Phil Barker
HPD ARX-01d - 2,8-litros com motor V6 twin turbo HPD - Dunlop Tires
HPD ARX-01d # 36: Tomas Erdos / Newton Mike, Ben Collins
Dia do Teste: 3'48 "817 - vigésimo-setima em LMP2
Spa (acidente nos treinos livres)
A RML tem sido um dos principais times da classe P2 e já levaram o título duas vezes na categoria e de quebra dois títulos na LMS, ainda sofrem com o motor da HPD V6 que tem perdido em desempenho para os V8 da Nissan, mas a ACO deu uma ajuda ao HPD e é esperado melhor desempenho na pista, durante o Test Day foi encontrado pelo 908 pilotado por Lamy e em Spa não passaram pelos treinos livres e se retiram após uma batida feia. O team possui ótimos pilotos e bom crew, mas resultados melhores durante a prova vai depender de melhores no V6 da HPD.
Pecom Racing - Lola B11/40 Judd n º 39
Diretor: Luis Perez Companc-
Team Manager: António Cazzago
Lola B11/40 - Judd HK V8 3,6 litros (derivado de um bloco V8 BMW) - Pneus Michelin
Lola B11/40 Judd n. º 39: Luis Perez Companc, Mattias Russo-Pierre Kaffer
Dia do Teste: 3'46 "097 - 16 a 4 ª vez em LMP2
Spa: abandono
Um team novo que possui parceria com a AF Corse, possuem dois pilotos argentinos, sendo um desle dono do team e Pierre Kaffer, conhecido das provas de LMGT2 nas parcerias com Jaime Melo na Risi e AF Corse, possuem um motor Judd com chassis Oreca 03. Em Le Castelet, pela LMS, foram quarto, quarto também ficaram durante o Test Day e em Spa abandonaram.
Não possuem muita experiência em Le Mans e devem ter nos motores Nissans seu maiores adversários.
Race Performance - 03 Oreca-Judd n. º 40
Team Manager: Frey Michael
Diretor Técnico: Roberto Hernandez Garcia
Oreca 03 - HK Judd V8 de 3,6 litros (derivado de um bloco V8 BMW) - Dunlop Tires
03 Oreca-Judd n. º 40: Frey Michael, Marc Rostan Ralph Meichtry
Dia do Teste: 3'48 "840 - 8 º LMP2
Spa: 34a-7a na LMP2
Iniciaram na endurance apenas em 2010, e no mesmo ano receberam um convite da ACO para participar da prova no box 56º quando ainda tinham um Radical-Judd e apesar de tudo finalizaram em sexto na prova, este ano deram um virada ao adotar o motor Judd com derivação de um BMW e chassis Oreca 03. Em Paul Ricard foram sexto, durante o Test Day andaram bem mas tiveram problemas de suspensão e em Spa foram apenas sétimo.
Devem andar bem em Le Mans, mas sem postular grandes ambições.
Greaves Motorsports - Zytek Z11SN Nissan n º 41
Diretor: Tim Greaves
Team Manager: Greaves Jacob
Zytek Z11SN - Nissan-litros V8 4.5 - Dunlop Tires
Zytek Nissan Z11SN # 41: Karim Ojjeh Tom Kimber-Smith-Olivier Lombard
Dia do Teste: 3'43 "601 - 15a-3o tempo em LMP2
Spa: 38o-8a na LMP2
Este time era o Bruichladdich e acabou virando Greaves Motorsports e já possui uma longa caminhada na endurance. Em 2010, com o Ginetta-Zytek foram quinto na classe. Este ano, com a aquisição de um V8 Zytek Z11SN com motorização Nissan tiveram já melhores resultados na pista. Em Le Castelet pela LMS venceram na classe e terceiro na geral, durante o Test Day foram novamente terceiro, porém em Spa tiveram problemas e foram apenas oitavo. Devem ter um bom desempenho nas 24h e tem nos Nissans seus maiores adversários na pista.
Strakka Racing - HPD ARX-01d # 42
Team Manager: Phillips Piers
HPD ARX-01C - HPD 2,8 litros V6 twin turbo - Michelin Tires
HPD ARX-01C # 42: Danny Watts-Jonny Kane , Nick Leventis
O team Strakka foi criado em 2007, em 2009 com um Ginetta-Zytek foram quinto lugar, em 2010 desceram para a classe LMP2 conseguiram várias vitórias com o HPD com três vitórias, pela LMS, uma na geral um Hungaroring, e nas 24h de Le Mans entre os P2. Este ano com a entrada da Nissan ainda assim, tem tido um bom desempenho pois tiveram dois terceiros lugares pela LMS (Le Castelet/Spa) e lideram a LMS. O team é bom, o crew é consistente, mas devem ter de encarar os Nissans para ter melhores resultados na prova.
Extreme Limite AM Paris - Norma Judd n°44
Team Manager: Patrice Roussel
Esportes Diretor: Marc Graillot
Norma M200P - HK Judd V8 de 3,6 litros (derivado de um bloco V8 BMW) - Dunlop Tires
Norma Judd M200P HK-44: Fabien Rosier-Philippe Haezebrouck-Jean-René De Fournoux
Dia do Teste: 3'50 "134 - 23o-9a tempo em LMP2
Spa: 39a-9o na LMP2
Um team que andou nas 24h de Le Mans de 2010 com a Pegasus Racing, em 2011 vai de Judd derivado do motorização BMW, andaram bem em Le Castelet, pela LMS, durante os treinos e qualy acompanhando o carro da Pecom Racing, na prova tiveram um pouco mais de dificuldade, durante o Test Day andaram razoavelmente bem, mas devem melhor este tempo inicial de 3'50, porém em Spa ficaram na nona posição. Os pilotos são bons e possuem experiência em provas de resistência. Tem como objetivo completar a prova com o chassis Norma.
Team ORECA Matmut - Nissan Oreca 03 No. 48
Director: Hugues de Chaunac
Team Manager: Philippe Leloup
Technical Director: David Floury - Michelin Tires
Oreca n º 03 48 - Nissan-litros V8 4.5: Alexandre Premat David Hallyday-Dominik Kraihamer
Dia do Teste: 3'43 "055 - tempo 14a-2o na LMP2
Spa: ausente
Bom pelo nome do team já sabemos, tem gente boa vindo neste protótipo, o pacote escolhido com motor Nissan e chassis próprio, o Oreca 03, devem trazer um ótimo desempenho na classe, possuem um ótimo crew, sem falar nos pilotos, o team não foi a Le Castelet e Spa pela LMS e nem compareceu no Test Day, mesmo assim é considerado como um dos favoritos da classe.
Bom amigos do blog Burnout damos continuidade com a análise das 24h de Le Mans. Agora entramos na classe LMP2, uma classe conhecida por vários abandonos nos últimos anos, pois muitos protótipos acabam ficando pelo caminho.
Este ano, as coisas andaram se modificando na classe com a entrada dos motoras da Nissan e os chassis Oreca que parece vir sendo o melhor conjunto entre os protótipos da classe LMP2 fazendo frente aos motores da HPD que andam meios perdidos até então.
Passamos a análise da classe LMP2
Signatech Nissan - Nissan Oreca 03 N º 26
O chefe de equipe Philippe Sinault
Diretor Técnico: Eric Mommey
Oreca 03-Nissan - Nissan-litros V8 4.5 - Dunlop Tires
Oreca 03 - Nissan 26: Soheil Ayari-Franck Mailleux Lucas Ordoñez
Dia do Teste: 3'42 "992 - 13 a 1 na LMP2
Spa: 15o-5o na LMP2
Ao contrário da Quifel-ASM que resolveu ir para um degrau mais acima entre os protótipos (agora estão LMP1), eles resolveram percorrer o caminho ao contrário, retornando para a classe LPM2, fecharam uma parceria com a Nissan nos motores e adotaram o chassis da Oreca 03, inicialmente iriam andar com dois carros, mas acabaram colocando apenas um carro na pista para andarem nas 24h de Le Mans. Com o pacote na mão, logo os resultados começaram a aparecer no traçado, já em Sebring dominaram em todos os sentidos, mas devidos à problemas finalizaram em segundo, durante os Test Day andaram muito bem na frente de todo mundo na classe, porém em Spa acabaram encontrando um carro da classe GTE e finalizaram em quinto.
Este carro é favorito na classe.
Nível 5 Motorsports - Honda Coupe Lola n º 33
Direção: Scott Tucker
Team Manager: David Stone
Lola-Honda Coupe - V6 2,8-litros twin-turbo da Honda - Michelin Tires
Lola Coupé Honda n º 33: Scott Tucker-Christophe Bouchut, João Barbosa
Dia do Teste: 3'48 "174 - 6 º LMP2
Spa: abandono
Um team que está baseado nos EUA e até pouco tempo andava com o FLM09 na categoria LMPC, este ano entrou no ILMC com dois carros com um Lola Coupé e motorização HDP V6, porém o motor não tem ajudado, pois o V8 da Nissan, simplesmente tem atropelado. Em Sebring venceram, apesar de terem se retirado da prova, porém o Nissan em Sebring foi pior ainda, durante o Test Day o desempenho ruim do HPD V6 ficou escarado, com isso a ACO fez algumas modificações no motor HPD e deve ter um desempenho melhor, já em Spa, os pilotos sairam ilesos de uma batida.
Se a Honda resolver os problemas com o V6 em desempenho e o chassis da Lola se estabilizar podem ter um bom desempenho durante as 24h.
OAK Racing --OAK Pescarolo n º 35 e 49
Diretor: François Sicard
Team Manager: Sebastien Philippe
Diretor Técnico: Capelão Christophe
OAK Pescarolo Judd - Judd HK V8 3,6 litros (derivado de um bloco V8 BMW) - Dunlop Tires
OAK Pescarolo-Judd # 35: Andrea Barlesi Frederic Da Rocha-Patrice Lafargue
Test Day - 3'59 "161 - tempo 29o-10o na LMP2
Spa: 32th - 6 na LMP2
OAK Pescarolo-Judd n º 49
Shinji Nakano-Nicolas De Crem Jan Charouz -
Dia do Teste: ausente
Spa: ausente
Em 2010 tudo foi bem para a OAK com dois títulos na LMS e ILMC e ainda levaram o Michellin Green x Challenge e tiveram quatro seleções automática para as 24h de Le Mans deste ano com isso ainda entraram na classe LMP1. O desempenho em Le Mans tem sido bom, pois foram terceiro em 2008/2009, e segundo em 2010 e irão buscar o quarto podium em La Sarteh este ano. Em Sebring foram terceiro, e durante o Test Day o #35 teve problemas e o #49 não apareceu, o protótipo #35 acabou finalizando em sexto durante o Test Day, e em Spa foram apenas sexto. O carro #49 vai com apoio da DAMS à Le Mans.
Porém em La Sarthe devem ter uma parada dura contra os protótipos movidos por motores Nissan.
RML - HPD ARX-01d # 36
Team Manager: Phil Barker
HPD ARX-01d - 2,8-litros com motor V6 twin turbo HPD - Dunlop Tires
HPD ARX-01d # 36: Tomas Erdos / Newton Mike, Ben Collins
Dia do Teste: 3'48 "817 - vigésimo-setima em LMP2
Spa (acidente nos treinos livres)
A RML tem sido um dos principais times da classe P2 e já levaram o título duas vezes na categoria e de quebra dois títulos na LMS, ainda sofrem com o motor da HPD V6 que tem perdido em desempenho para os V8 da Nissan, mas a ACO deu uma ajuda ao HPD e é esperado melhor desempenho na pista, durante o Test Day foi encontrado pelo 908 pilotado por Lamy e em Spa não passaram pelos treinos livres e se retiram após uma batida feia. O team possui ótimos pilotos e bom crew, mas resultados melhores durante a prova vai depender de melhores no V6 da HPD.
Pecom Racing - Lola B11/40 Judd n º 39
Diretor: Luis Perez Companc-
Team Manager: António Cazzago
Lola B11/40 - Judd HK V8 3,6 litros (derivado de um bloco V8 BMW) - Pneus Michelin
Lola B11/40 Judd n. º 39: Luis Perez Companc, Mattias Russo-Pierre Kaffer
Dia do Teste: 3'46 "097 - 16 a 4 ª vez em LMP2
Spa: abandono
Um team novo que possui parceria com a AF Corse, possuem dois pilotos argentinos, sendo um desle dono do team e Pierre Kaffer, conhecido das provas de LMGT2 nas parcerias com Jaime Melo na Risi e AF Corse, possuem um motor Judd com chassis Oreca 03. Em Le Castelet, pela LMS, foram quarto, quarto também ficaram durante o Test Day e em Spa abandonaram.
Não possuem muita experiência em Le Mans e devem ter nos motores Nissans seu maiores adversários.
Race Performance - 03 Oreca-Judd n. º 40
Team Manager: Frey Michael
Diretor Técnico: Roberto Hernandez Garcia
Oreca 03 - HK Judd V8 de 3,6 litros (derivado de um bloco V8 BMW) - Dunlop Tires
03 Oreca-Judd n. º 40: Frey Michael, Marc Rostan Ralph Meichtry
Dia do Teste: 3'48 "840 - 8 º LMP2
Spa: 34a-7a na LMP2
Iniciaram na endurance apenas em 2010, e no mesmo ano receberam um convite da ACO para participar da prova no box 56º quando ainda tinham um Radical-Judd e apesar de tudo finalizaram em sexto na prova, este ano deram um virada ao adotar o motor Judd com derivação de um BMW e chassis Oreca 03. Em Paul Ricard foram sexto, durante o Test Day andaram bem mas tiveram problemas de suspensão e em Spa foram apenas sétimo.
Devem andar bem em Le Mans, mas sem postular grandes ambições.
Greaves Motorsports - Zytek Z11SN Nissan n º 41
Diretor: Tim Greaves
Team Manager: Greaves Jacob
Zytek Z11SN - Nissan-litros V8 4.5 - Dunlop Tires
Zytek Nissan Z11SN # 41: Karim Ojjeh Tom Kimber-Smith-Olivier Lombard
Dia do Teste: 3'43 "601 - 15a-3o tempo em LMP2
Spa: 38o-8a na LMP2
Este time era o Bruichladdich e acabou virando Greaves Motorsports e já possui uma longa caminhada na endurance. Em 2010, com o Ginetta-Zytek foram quinto na classe. Este ano, com a aquisição de um V8 Zytek Z11SN com motorização Nissan tiveram já melhores resultados na pista. Em Le Castelet pela LMS venceram na classe e terceiro na geral, durante o Test Day foram novamente terceiro, porém em Spa tiveram problemas e foram apenas oitavo. Devem ter um bom desempenho nas 24h e tem nos Nissans seus maiores adversários na pista.
Strakka Racing - HPD ARX-01d # 42
Team Manager: Phillips Piers
HPD ARX-01C - HPD 2,8 litros V6 twin turbo - Michelin Tires
HPD ARX-01C # 42: Danny Watts-Jonny Kane , Nick Leventis
O team Strakka foi criado em 2007, em 2009 com um Ginetta-Zytek foram quinto lugar, em 2010 desceram para a classe LMP2 conseguiram várias vitórias com o HPD com três vitórias, pela LMS, uma na geral um Hungaroring, e nas 24h de Le Mans entre os P2. Este ano com a entrada da Nissan ainda assim, tem tido um bom desempenho pois tiveram dois terceiros lugares pela LMS (Le Castelet/Spa) e lideram a LMS. O team é bom, o crew é consistente, mas devem ter de encarar os Nissans para ter melhores resultados na prova.
Extreme Limite AM Paris - Norma Judd n°44
Team Manager: Patrice Roussel
Esportes Diretor: Marc Graillot
Norma M200P - HK Judd V8 de 3,6 litros (derivado de um bloco V8 BMW) - Dunlop Tires
Norma Judd M200P HK-44: Fabien Rosier-Philippe Haezebrouck-Jean-René De Fournoux
Dia do Teste: 3'50 "134 - 23o-9a tempo em LMP2
Spa: 39a-9o na LMP2
Um team que andou nas 24h de Le Mans de 2010 com a Pegasus Racing, em 2011 vai de Judd derivado do motorização BMW, andaram bem em Le Castelet, pela LMS, durante os treinos e qualy acompanhando o carro da Pecom Racing, na prova tiveram um pouco mais de dificuldade, durante o Test Day andaram razoavelmente bem, mas devem melhor este tempo inicial de 3'50, porém em Spa ficaram na nona posição. Os pilotos são bons e possuem experiência em provas de resistência. Tem como objetivo completar a prova com o chassis Norma.
Team ORECA Matmut - Nissan Oreca 03 No. 48
Director: Hugues de Chaunac
Team Manager: Philippe Leloup
Technical Director: David Floury - Michelin Tires
Oreca n º 03 48 - Nissan-litros V8 4.5: Alexandre Premat David Hallyday-Dominik Kraihamer
Dia do Teste: 3'43 "055 - tempo 14a-2o na LMP2
Spa: ausente
Bom pelo nome do team já sabemos, tem gente boa vindo neste protótipo, o pacote escolhido com motor Nissan e chassis próprio, o Oreca 03, devem trazer um ótimo desempenho na classe, possuem um ótimo crew, sem falar nos pilotos, o team não foi a Le Castelet e Spa pela LMS e nem compareceu no Test Day, mesmo assim é considerado como um dos favoritos da classe.
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