por Sérgio Carvalho
Chegamos a classe rainha, a classe que sempre leva o maior interesse às 24h de Le Mans, de onde saem os vencedores na classe geral, onde as fábricas resolveram testar seu brinquedinhos numa prova de endurance de 24h, onde de tudo pode acontecer. Durante alguns anos, a Porsche dominou La Sarthe como ninguém e ainda domina em quantidade de vitórias, porém agora nos tempos modernos é a vez de outra montadora alemã, a Audi, dominar as 24h de Le Mans.
A classe LMP1 é capaz de nos pregar algumas peças incríveis, pois até bem pouco tempo, quando ocorria alguma chuva era sinônimo de fracasso da montadora Peugeot com seus leões franceses, ou até mesmo deste mesmos leões franceses perderam uma prova quase ganha, como a ocorrida no ano passado quando viram seus carros serem um a um retirados da prova por problemas técnicos.
A mesma soberba já acabou com uma corrida da montadora Audi em 2009 quando quase nenhum de seus carros não termina as 24h. Desta classe é esperado o vencedor da prova e dentro dela ainda temos a divisão de protótipos movidos à diesel (Audi e Peugeots) e os protótipos movidos à gasolina (restante do grid).
Para 2011, a ACO tentou criar um uma regra de parida de 3% de velocidade por volta na diferença entre os diesel e os não diesel, mas durante o Test Day a paridade foi por água abaixo, fazendo a ACO rever algumas de suas regras impostas, e com isso alguns protótipos não diesel e até diesel ganharam uma flexibilização nestas para haver um melhor desempenho mas ainda muito longe do ideal de paridade.
Começamos a análise pelo atual vencedor das 24h de Le Mans, que tem se mostrado muito competente há muito tempo, o team Audi
Audi Sport Team Joest, América do Norte Audi Sport
Audi R18 TDI # 1, 2 e 3
Diretor de Competição: Wolfgang Ullrich
Team Manager: Jüttner Ralf
Audi R18 TDI - 3.7 litros turbo diesel V6 - Michelin Tires
Audi R18 TDI # 1 - Audi Sport Team Joest: Romain Dumas (FR) Timo Bernhard (D) Mike Rockenfeller (D)
Dia do Teste: 3'27 "815 - 2 º tempo
Spa: 4
Audi R18 TDI # 2 - Audi Sport Team Joest: Benoit Treluyer (F) Andre Lotterer (D) Marcel Fässler (D)
Dia do Teste: 3 "27" 878 - 4 ª vez
Spa: 5
Audi R18 TDI # 3 - Audi Sport North America: Tom Kristensen (Dinamarca)-Allan McNish (GB)-Rinaldo Capello (I)
Dia do Teste: 3'27 "687 - melhor tempo
Spa: 3
Um team que simplesmente faz seus protótipos rodarem iguais a um relógio, desde muito tempo vieram à Le Mans com modelos abertos, mas este ano resolveram optar pelos modelos Coupés, mesmo com a ACO retirando a vantagem aerdinâmica dos modelos Coupés. Iniciaram o ILMC com os antigos R-15 abertos e quando vieram para o Test Day já estavam utilizando o R-18 modelo Coupé.
Durante os testes de inverno em Sebring, o R-18 impressionou pela performance, porém por ainda estarem em desenvolvimento com o R-15 não participaram da prova com este, pois a Audi resolveu entrar com seu modelo antigo R-15, durante o Test Day já com o R-18 chegaram a fazer em algumas horas do treino 1-2-3 assustando muita gente boa, e alguns experts presentes ao evento acham que este carro não andou a pleno e que ainda tem mais velocidade a buscar.
Em Spa, durante os treinos livres e no qualy voltaram a repetir o mesmo desempenho do Test Day, mas durante a prova as coisas deram errado em todos os sentidos, como uma rodada na largada do Audi #3 e acabaram finalizando a prova em 3-4-5 com um porém, eles foram a Spa com a configuração de Le Mans, coisa já feita no ano passado quando finalizaram com um épico 1-2-3 em Le Mans, depois de uma derrota para os 908 com chuva e tudo na prova de Spa.
São sérios candidatos a uma vitória na geral e na classe em Le Mans.
Hope Racing - Swiss-Hytech Hybrid Oreca # 5
Proprietários: Morand Benoît e Jean-Marie Brulhart
Team Manager: Morand Benoît
Oreca Suíça Hytech Hybrid - 4 cilindros turbo Lehmann - Michelin Tires
Oreca SWISSTECHHY híbrido: Steve Zacchia - Jan Lammers - Casper Elgaard
Dia do Teste: 3'48 "954 - 22
Spa : Não compareceu
Um pacote ousado é o que apresenta o team Hope Racing em competir em Le Mans com um modelo com motorização híbrida, pois deram um salto do vice-campeonato em 2010 com o Fóruma Le Mans para a classe LMP1, andam com o chassis Oreca 01 e com um sistema Kers. Apareceram durante o Test Day, pela manhã não foram para o traçado, porém pela tarde deram 18 voltas consistentes, conseguindo um tempo respeitável. Não andaram nem em Le Castelet e muito menos em Spa, preferindo se prepararem para as 24h de Le Mans.
Durante a prova devem dividir as atenções com os modelos movidos à diesel por todos para verem seu desempenho na pista e tem como objetivo apenas finalizar as 24h.
Team Peugeot Total
Direção: Olivier Quesnel
Team Manager: Sven Smeets
Diretor Técnico: Bruno Famin
Peugeot 908 - gêmeo diesel V8 3,7-litros turbo Pneus Michelin
7 º Peugeot 908 - Peugeot Sport Total: Alexander Wurz, Anthony Davidson, Marc Gene
Dia do Teste: 3'32 "549 - 7 ª vez
Spa: 1
8 º Peugeot 908 - Peugeot Sport Total: Stéphane Sarrazin / Franck Montagny e Nicolas Minassian
Dia do Teste: 3'27 "876 - 3 ª vez
Spa: 2
Peugeot 908 # 9 - Team Peugeot Total: Sebastien Bourdais Simon Pagenaud / Pedro Lamy
Dia do Teste: 3'28 "804 - 5 ª vez
Spa: 8
O team Total, proprietário dos chamados leões franceses, devem estar mordidos por causa de prova de 2010, onde viram seus protótipos serem uma a um retirados da prova quando lideravam com uma certa folga por problemas técnicos e ainda tiveram que sofrer com a quebra do recorde de distância em La Sarthe, pois haviam vencido em 2009 e desta vez parece que iriam confirmar novamente, um certo ar de soberba baixou na casa deles, pois nem enxergavam mais seus principais oponentes na prova, os Audis R-15.
Este ano com protótipo novo, foram para as 12h de Sebring e ficaram em terceiro e oitavo, no Test Day conseguiram no último fôlego colocar um carro entre os Audis e acabar com a trinca entre os primeiro colocados, foram para Spa e tomaram um banho durante os treinos livres e qualy, porém durante a prova conseguiram se recuperar e fazer 1-2-3 graças aos defeitos ocorridos nos carros alemães.
Assim como o team Audi, possuem ótimos pilotos e crews e devem lutar diretamente contra os protótipos alemães por uma vitória na classe e na geral, pois o desempenho dos protótipos foram quase idênticos, o jeito então é esperar nos dias 11-12 próximos.
Team Oreca Matmut - Peugeot 008 HDi FAP n º 10
Presidente: Hugues de Chaunac
Team Manager: Philippe Leloup
Diretor Técnico: David farinhenta
Peugeot 908 HDi FAP - Motor twin-turbo de 5,5 litros V12 diesel Pneus Michelin
Peugeot 908 HDi FAP n º 10: Loic Duval Nicolas Lapierre Olivier Panis-
Dia do Teste: 3'31 "141 - 6 º tempo
Spa: 10
Outro team que anda de modelo movido à diesel, e são veteranos nas 24h de Le Mans. Até 2009 sempre preferiram andar com seus modelos próprios e ficavam resumidos a lutar com os não-diesel na prova, em 2010, optaram por ousar e adquiriram um modelo movido à diesel, um 908, que já deu resultado no mesmo ano quando venceram a LMS, porém em Le Mans acabaram ficando pelo caminho quando lideravam junto com seus pares franceses.
Em 2011, venceram as 12h de Sebring batendo os R-15 da Audi e os 908 versão 2011 do team Total, levando as lágrimas seu proprietário, durante os Test Day ficaram fizeram o sexto tempo e com isso ganharam um aumento de 15kg nas regras pela ACO para o carro ficar mais competitivo. Em Spa foram décimo apenas, pois tiveram problemas com seu motor na largada.
Podem figurar no pódium em La Sarthe se os modelos das fábricas fracassarem.
Rebellion Racing - Lola Toyota n º 12 e 13
Direção: Alexandre Pesci
Team Manager: Hayden Bart
Lola B06/10 Toyota - Toyota Motor V8 de 3,4 litros Pneus Michelin
Lola B10/60 Coupé-Toyota 12: Nicolas Prost Neel Jani-Jeroen Bleekemolen
Dia do Teste: 3'37 "809 - o nono tempo
Spa: 7
Lola B10/60 Toyota # 13: Jean-Christophe Boullion, Andrea Belicchi-Guy Smith
Dia do Teste: 3'38 "716 - 10 ª vez
Spa: 9
Entramos agora nos modelos não-diesel, que sonham vencer os movidos à diesel e levar as 24h de Le Mans, porém ainda está muito dificil de acontecer. O team Rebelleion já trocou de motores três vezes, iniciaram em 2009 com o Judd, em 2010 andaram com um motor próprio da Lola e em 2011 adotaram o Toyota
Foram a Sebring e ficaram em sétimo, durante o Test Day ficaram nono e décimo lugares e a 10 segundos do Audi líder que é muito tempo em termos de Le Mans, já em Spa, vieram em sétimo e nono, sim não são lugares expoentes, mas ficaram atrás dos movidos à diesel e possuem confiabilida e boa performance para La Sarthe. Pela LMS conseguiram finalizar em posições de pontuação e lideram o campeonato de construtores e estão em segundo por equipes.
Devem lutar para serem os melhores não-diesel na prova com o Pescarolo e o Quifel.
OAK Racing Pescarolo-Judd n. º 15 e 24
Diretor: François Sicard
Team Manager: Sebastien Philippe
Diretor Técnico: Christophe Chaplain
OAK Pescarolo Judd - Judd V8 de 3,4 litros Dunlop Tires
OAK Pescarolo-Judd 15: Guillaume Moreau Pierre Ragues-Tiago Monteiro
Dia do Teste: 3'39 "113 - 11
Spa: Abandono
OAK Pescarolo-Judd # 24: Richard Hein-Jacques Nicolet Jean-François Yvon
Test Day: 3'47 "894
Spa: Abandono
Um team que conseguiu colocar quatro protótipos nas classe LMP2 e LMP1, e tem estado presente no pódium na classe P2, além de adquirir a falída Pescarolo Sport e devolver ao "seu Pesca" o comando desta, é um team compromissado com o esporte automotor, e desde 2009 vem conseguindo bons resultados na pista. Em 2011, andaram bem em Sebring em primeiro e quarto lugares quando pararam por problemas técnicos em ambos os carros. Durante o Test Day com novo aeropack andaram lá atrás na classe com o #15 e o #24 acabou tendo problemas em uma das curvas de La Sarthe.
Em Spa, nova série de problemas e por consequência nova retirada da prova. Para as 24h devem concorrer com a Rebellion como o melhor não-diesel na classe, pois pódium somente se uma tragédia acontecer.
Pescarolo-Judd Autovision Team-Pescarolo n º 16
Presidente: Henri Pescarolo
Diretor Técnico; Gallopin Claude
Pescarolo-Judd - Judd V10 de 5 litros do motor Pneus Michelin
Pescarolo-Judd 16: Tinseau Julien Jousse Emmanuel Collard
Dia do Teste: 3'36 "583 - 8
Spa: 6
O team Pescarolo renasceu das cinzas para retornar a Le Mans, pois estava falído e com isso não compareceram ao traçado em 2010, para este ano conseguiram aprovação para reduzir a cilindrada do seu Judd V10 de 5,5L para 5L para acabar com os problemas de vibração.
Este ano foram bem em Le Castelet e Spa pela LMS e com isso lideram a classe na classe de pilotos a série. Durante o Test Day ficaram com o oitavo tempo e devem lutar com a Rebellion, Quifel e os Astons de fábrica para ser o melhor não-diesel na prova.
Quifel - ASM Team 09SC-Zytek # 20
Team Manager: Mauricio Pinheiro
Zytek 09SC - Zytek motor 3.4 litros - Pneus Dunlop
Zytek 09SC # 20: Olivier Pla-Miguel-Warren Hughes Amaral
Dia do Teste: ausente
Spa: Não classificado
Um team que resolveu subir da classe P2 para a P1 em 2009 depois da vitória na classe pela LMS e continuaram com o mesmo protótipo e pilotos. Este ano na LMS em Le Castelet por causa da largada tempestuosa nao foram bem, não compareceram ao Test Day e em Spa quebraram.
O objetivo é vencer entre os não-diesel na prova.
Kronos Racing Lola-Aston Martin n º 22
Diretor: Marc Van Dalen
Lola Aston Martin - Aston Martin V12 motor 6000 cm3 - Pneus Dunlop
Lola Aston Martin n º 22: Vanina-Bas Leinders-Maxime Martin Ickx
Dia do Teste: 3'41 "654 - 12
Spa: ausente
Este Aston Martin Coupé entrou nas 24h de Le Mans devido ao forfait de um Signatech Nissan e do Acura da HighCroft e desde que os oficiais de fábrica vem apresentando problemas é tido como o melhor carro da marca na classe LMP1, pois seu passado foi vitorioso e vem com suporte da Marc VDS para a prova e o time de pilotos também é bom.
Ausente em Le Castelet foi apenas 12º durante o Test Day e não chegou a comparecer em Spa. Se a Kronos e a Marc VDS melhorarem o desempenho do protótipo devem ser um páreo duro para os Pescarolos, Rebellions e Quifel.
Aston Martin Racing - AMR-One # 007 e 009
Team Manager: Chappell George Howard
Aston Martin AMR-One - motor de 6 cilindros turbo de 2 litros Pneus Michelin
Aston Martin One-AMR # 007: Stefan Mücke-Christian Klein-Darren Turner
Dia do Teste: 3'51 "568 - tempo 25
Spa; Ausente
Aston Martin AMR-One n º 009: Fernandez-Andy Meyrick Adrian Harold Primat
Dia do Teste: 12'42 "674 - o tempo 54 (2 voltas)
Spa: Ausente
São considerados o terceiro maior fabricante de modelos LMP1, e até 2010 andavam como modelos Coupés em associação com a Lola, porém desde que a ACO retirou a vantagem aerodinâmica deste modelos optaram por modelos próprios abertos e motor turbo V6 em linha, este causador de uma dor de cabeça sem tamanho até então.
Estão engajados no ILMC, porém devido a problemas de desenvolvimento não foram as 12h de Sebring, abreviando ao teste nas 6h de Le Castelet pela LMS, onde simplesmente se arrastaram pela pista, durante o Test Day novo fracasso, onde o #007 virou apenas em 25º lugar e o #009 sequer fez tempo para uma possível colocação. E em Spa resolveram não aparecer para desenvolver melhor o protótipo.
Esta semana passada estiveram em um teste de dois dias em Monza e foram melhor virando tempos melhores chegando a andar 5 segundos atrás do modelos à diesel. Para a prova estão com ótimos pilotos e bom crew, porém a incógnita ainda é o motor V6.
Se resolverem os problemas de perfomance e durabilidade devem ser os melhores não-diesel da prova.
E, assim, fnalizamos a análise das classes da 24h de Le Mans de 2011
fotos; E-i.com
Chegamos a classe rainha, a classe que sempre leva o maior interesse às 24h de Le Mans, de onde saem os vencedores na classe geral, onde as fábricas resolveram testar seu brinquedinhos numa prova de endurance de 24h, onde de tudo pode acontecer. Durante alguns anos, a Porsche dominou La Sarthe como ninguém e ainda domina em quantidade de vitórias, porém agora nos tempos modernos é a vez de outra montadora alemã, a Audi, dominar as 24h de Le Mans.
A classe LMP1 é capaz de nos pregar algumas peças incríveis, pois até bem pouco tempo, quando ocorria alguma chuva era sinônimo de fracasso da montadora Peugeot com seus leões franceses, ou até mesmo deste mesmos leões franceses perderam uma prova quase ganha, como a ocorrida no ano passado quando viram seus carros serem um a um retirados da prova por problemas técnicos.
A mesma soberba já acabou com uma corrida da montadora Audi em 2009 quando quase nenhum de seus carros não termina as 24h. Desta classe é esperado o vencedor da prova e dentro dela ainda temos a divisão de protótipos movidos à diesel (Audi e Peugeots) e os protótipos movidos à gasolina (restante do grid).
Para 2011, a ACO tentou criar um uma regra de parida de 3% de velocidade por volta na diferença entre os diesel e os não diesel, mas durante o Test Day a paridade foi por água abaixo, fazendo a ACO rever algumas de suas regras impostas, e com isso alguns protótipos não diesel e até diesel ganharam uma flexibilização nestas para haver um melhor desempenho mas ainda muito longe do ideal de paridade.
Começamos a análise pelo atual vencedor das 24h de Le Mans, que tem se mostrado muito competente há muito tempo, o team Audi
Audi Sport Team Joest, América do Norte Audi Sport
Audi R18 TDI # 1, 2 e 3
Diretor de Competição: Wolfgang Ullrich
Team Manager: Jüttner Ralf
Audi R18 TDI - 3.7 litros turbo diesel V6 - Michelin Tires
Audi R18 TDI # 1 - Audi Sport Team Joest: Romain Dumas (FR) Timo Bernhard (D) Mike Rockenfeller (D)
Dia do Teste: 3'27 "815 - 2 º tempo
Spa: 4
Audi R18 TDI # 2 - Audi Sport Team Joest: Benoit Treluyer (F) Andre Lotterer (D) Marcel Fässler (D)
Dia do Teste: 3 "27" 878 - 4 ª vez
Spa: 5
Audi R18 TDI # 3 - Audi Sport North America: Tom Kristensen (Dinamarca)-Allan McNish (GB)-Rinaldo Capello (I)
Dia do Teste: 3'27 "687 - melhor tempo
Spa: 3
Um team que simplesmente faz seus protótipos rodarem iguais a um relógio, desde muito tempo vieram à Le Mans com modelos abertos, mas este ano resolveram optar pelos modelos Coupés, mesmo com a ACO retirando a vantagem aerdinâmica dos modelos Coupés. Iniciaram o ILMC com os antigos R-15 abertos e quando vieram para o Test Day já estavam utilizando o R-18 modelo Coupé.
Durante os testes de inverno em Sebring, o R-18 impressionou pela performance, porém por ainda estarem em desenvolvimento com o R-15 não participaram da prova com este, pois a Audi resolveu entrar com seu modelo antigo R-15, durante o Test Day já com o R-18 chegaram a fazer em algumas horas do treino 1-2-3 assustando muita gente boa, e alguns experts presentes ao evento acham que este carro não andou a pleno e que ainda tem mais velocidade a buscar.
Em Spa, durante os treinos livres e no qualy voltaram a repetir o mesmo desempenho do Test Day, mas durante a prova as coisas deram errado em todos os sentidos, como uma rodada na largada do Audi #3 e acabaram finalizando a prova em 3-4-5 com um porém, eles foram a Spa com a configuração de Le Mans, coisa já feita no ano passado quando finalizaram com um épico 1-2-3 em Le Mans, depois de uma derrota para os 908 com chuva e tudo na prova de Spa.
São sérios candidatos a uma vitória na geral e na classe em Le Mans.
Hope Racing - Swiss-Hytech Hybrid Oreca # 5
Proprietários: Morand Benoît e Jean-Marie Brulhart
Team Manager: Morand Benoît
Oreca Suíça Hytech Hybrid - 4 cilindros turbo Lehmann - Michelin Tires
Oreca SWISSTECHHY híbrido: Steve Zacchia - Jan Lammers - Casper Elgaard
Dia do Teste: 3'48 "954 - 22
Spa : Não compareceu
Um pacote ousado é o que apresenta o team Hope Racing em competir em Le Mans com um modelo com motorização híbrida, pois deram um salto do vice-campeonato em 2010 com o Fóruma Le Mans para a classe LMP1, andam com o chassis Oreca 01 e com um sistema Kers. Apareceram durante o Test Day, pela manhã não foram para o traçado, porém pela tarde deram 18 voltas consistentes, conseguindo um tempo respeitável. Não andaram nem em Le Castelet e muito menos em Spa, preferindo se prepararem para as 24h de Le Mans.
Durante a prova devem dividir as atenções com os modelos movidos à diesel por todos para verem seu desempenho na pista e tem como objetivo apenas finalizar as 24h.
Team Peugeot Total
Direção: Olivier Quesnel
Team Manager: Sven Smeets
Diretor Técnico: Bruno Famin
Peugeot 908 - gêmeo diesel V8 3,7-litros turbo Pneus Michelin
7 º Peugeot 908 - Peugeot Sport Total: Alexander Wurz, Anthony Davidson, Marc Gene
Dia do Teste: 3'32 "549 - 7 ª vez
Spa: 1
8 º Peugeot 908 - Peugeot Sport Total: Stéphane Sarrazin / Franck Montagny e Nicolas Minassian
Dia do Teste: 3'27 "876 - 3 ª vez
Spa: 2
Peugeot 908 # 9 - Team Peugeot Total: Sebastien Bourdais Simon Pagenaud / Pedro Lamy
Dia do Teste: 3'28 "804 - 5 ª vez
Spa: 8
O team Total, proprietário dos chamados leões franceses, devem estar mordidos por causa de prova de 2010, onde viram seus protótipos serem uma a um retirados da prova quando lideravam com uma certa folga por problemas técnicos e ainda tiveram que sofrer com a quebra do recorde de distância em La Sarthe, pois haviam vencido em 2009 e desta vez parece que iriam confirmar novamente, um certo ar de soberba baixou na casa deles, pois nem enxergavam mais seus principais oponentes na prova, os Audis R-15.
Este ano com protótipo novo, foram para as 12h de Sebring e ficaram em terceiro e oitavo, no Test Day conseguiram no último fôlego colocar um carro entre os Audis e acabar com a trinca entre os primeiro colocados, foram para Spa e tomaram um banho durante os treinos livres e qualy, porém durante a prova conseguiram se recuperar e fazer 1-2-3 graças aos defeitos ocorridos nos carros alemães.
Assim como o team Audi, possuem ótimos pilotos e crews e devem lutar diretamente contra os protótipos alemães por uma vitória na classe e na geral, pois o desempenho dos protótipos foram quase idênticos, o jeito então é esperar nos dias 11-12 próximos.
Team Oreca Matmut - Peugeot 008 HDi FAP n º 10
Presidente: Hugues de Chaunac
Team Manager: Philippe Leloup
Diretor Técnico: David farinhenta
Peugeot 908 HDi FAP - Motor twin-turbo de 5,5 litros V12 diesel Pneus Michelin
Peugeot 908 HDi FAP n º 10: Loic Duval Nicolas Lapierre Olivier Panis-
Dia do Teste: 3'31 "141 - 6 º tempo
Spa: 10
Outro team que anda de modelo movido à diesel, e são veteranos nas 24h de Le Mans. Até 2009 sempre preferiram andar com seus modelos próprios e ficavam resumidos a lutar com os não-diesel na prova, em 2010, optaram por ousar e adquiriram um modelo movido à diesel, um 908, que já deu resultado no mesmo ano quando venceram a LMS, porém em Le Mans acabaram ficando pelo caminho quando lideravam junto com seus pares franceses.
Em 2011, venceram as 12h de Sebring batendo os R-15 da Audi e os 908 versão 2011 do team Total, levando as lágrimas seu proprietário, durante os Test Day ficaram fizeram o sexto tempo e com isso ganharam um aumento de 15kg nas regras pela ACO para o carro ficar mais competitivo. Em Spa foram décimo apenas, pois tiveram problemas com seu motor na largada.
Podem figurar no pódium em La Sarthe se os modelos das fábricas fracassarem.
Rebellion Racing - Lola Toyota n º 12 e 13
Direção: Alexandre Pesci
Team Manager: Hayden Bart
Lola B06/10 Toyota - Toyota Motor V8 de 3,4 litros Pneus Michelin
Lola B10/60 Coupé-Toyota 12: Nicolas Prost Neel Jani-Jeroen Bleekemolen
Dia do Teste: 3'37 "809 - o nono tempo
Spa: 7
Lola B10/60 Toyota # 13: Jean-Christophe Boullion, Andrea Belicchi-Guy Smith
Dia do Teste: 3'38 "716 - 10 ª vez
Spa: 9
Entramos agora nos modelos não-diesel, que sonham vencer os movidos à diesel e levar as 24h de Le Mans, porém ainda está muito dificil de acontecer. O team Rebelleion já trocou de motores três vezes, iniciaram em 2009 com o Judd, em 2010 andaram com um motor próprio da Lola e em 2011 adotaram o Toyota
Foram a Sebring e ficaram em sétimo, durante o Test Day ficaram nono e décimo lugares e a 10 segundos do Audi líder que é muito tempo em termos de Le Mans, já em Spa, vieram em sétimo e nono, sim não são lugares expoentes, mas ficaram atrás dos movidos à diesel e possuem confiabilida e boa performance para La Sarthe. Pela LMS conseguiram finalizar em posições de pontuação e lideram o campeonato de construtores e estão em segundo por equipes.
Devem lutar para serem os melhores não-diesel na prova com o Pescarolo e o Quifel.
OAK Racing Pescarolo-Judd n. º 15 e 24
Diretor: François Sicard
Team Manager: Sebastien Philippe
Diretor Técnico: Christophe Chaplain
OAK Pescarolo Judd - Judd V8 de 3,4 litros Dunlop Tires
OAK Pescarolo-Judd 15: Guillaume Moreau Pierre Ragues-Tiago Monteiro
Dia do Teste: 3'39 "113 - 11
Spa: Abandono
OAK Pescarolo-Judd # 24: Richard Hein-Jacques Nicolet Jean-François Yvon
Test Day: 3'47 "894
Spa: Abandono
Um team que conseguiu colocar quatro protótipos nas classe LMP2 e LMP1, e tem estado presente no pódium na classe P2, além de adquirir a falída Pescarolo Sport e devolver ao "seu Pesca" o comando desta, é um team compromissado com o esporte automotor, e desde 2009 vem conseguindo bons resultados na pista. Em 2011, andaram bem em Sebring em primeiro e quarto lugares quando pararam por problemas técnicos em ambos os carros. Durante o Test Day com novo aeropack andaram lá atrás na classe com o #15 e o #24 acabou tendo problemas em uma das curvas de La Sarthe.
Em Spa, nova série de problemas e por consequência nova retirada da prova. Para as 24h devem concorrer com a Rebellion como o melhor não-diesel na classe, pois pódium somente se uma tragédia acontecer.
Pescarolo-Judd Autovision Team-Pescarolo n º 16
Presidente: Henri Pescarolo
Diretor Técnico; Gallopin Claude
Pescarolo-Judd - Judd V10 de 5 litros do motor Pneus Michelin
Pescarolo-Judd 16: Tinseau Julien Jousse Emmanuel Collard
Dia do Teste: 3'36 "583 - 8
Spa: 6
O team Pescarolo renasceu das cinzas para retornar a Le Mans, pois estava falído e com isso não compareceram ao traçado em 2010, para este ano conseguiram aprovação para reduzir a cilindrada do seu Judd V10 de 5,5L para 5L para acabar com os problemas de vibração.
Este ano foram bem em Le Castelet e Spa pela LMS e com isso lideram a classe na classe de pilotos a série. Durante o Test Day ficaram com o oitavo tempo e devem lutar com a Rebellion, Quifel e os Astons de fábrica para ser o melhor não-diesel na prova.
Quifel - ASM Team 09SC-Zytek # 20
Team Manager: Mauricio Pinheiro
Zytek 09SC - Zytek motor 3.4 litros - Pneus Dunlop
Zytek 09SC # 20: Olivier Pla-Miguel-Warren Hughes Amaral
Dia do Teste: ausente
Spa: Não classificado
Um team que resolveu subir da classe P2 para a P1 em 2009 depois da vitória na classe pela LMS e continuaram com o mesmo protótipo e pilotos. Este ano na LMS em Le Castelet por causa da largada tempestuosa nao foram bem, não compareceram ao Test Day e em Spa quebraram.
O objetivo é vencer entre os não-diesel na prova.
Kronos Racing Lola-Aston Martin n º 22
Diretor: Marc Van Dalen
Lola Aston Martin - Aston Martin V12 motor 6000 cm3 - Pneus Dunlop
Lola Aston Martin n º 22: Vanina-Bas Leinders-Maxime Martin Ickx
Dia do Teste: 3'41 "654 - 12
Spa: ausente
Este Aston Martin Coupé entrou nas 24h de Le Mans devido ao forfait de um Signatech Nissan e do Acura da HighCroft e desde que os oficiais de fábrica vem apresentando problemas é tido como o melhor carro da marca na classe LMP1, pois seu passado foi vitorioso e vem com suporte da Marc VDS para a prova e o time de pilotos também é bom.
Ausente em Le Castelet foi apenas 12º durante o Test Day e não chegou a comparecer em Spa. Se a Kronos e a Marc VDS melhorarem o desempenho do protótipo devem ser um páreo duro para os Pescarolos, Rebellions e Quifel.
Aston Martin Racing - AMR-One # 007 e 009
Team Manager: Chappell George Howard
Aston Martin AMR-One - motor de 6 cilindros turbo de 2 litros Pneus Michelin
Aston Martin One-AMR # 007: Stefan Mücke-Christian Klein-Darren Turner
Dia do Teste: 3'51 "568 - tempo 25
Spa; Ausente
Aston Martin AMR-One n º 009: Fernandez-Andy Meyrick Adrian Harold Primat
Dia do Teste: 12'42 "674 - o tempo 54 (2 voltas)
Spa: Ausente
São considerados o terceiro maior fabricante de modelos LMP1, e até 2010 andavam como modelos Coupés em associação com a Lola, porém desde que a ACO retirou a vantagem aerodinâmica deste modelos optaram por modelos próprios abertos e motor turbo V6 em linha, este causador de uma dor de cabeça sem tamanho até então.
Estão engajados no ILMC, porém devido a problemas de desenvolvimento não foram as 12h de Sebring, abreviando ao teste nas 6h de Le Castelet pela LMS, onde simplesmente se arrastaram pela pista, durante o Test Day novo fracasso, onde o #007 virou apenas em 25º lugar e o #009 sequer fez tempo para uma possível colocação. E em Spa resolveram não aparecer para desenvolver melhor o protótipo.
Esta semana passada estiveram em um teste de dois dias em Monza e foram melhor virando tempos melhores chegando a andar 5 segundos atrás do modelos à diesel. Para a prova estão com ótimos pilotos e bom crew, porém a incógnita ainda é o motor V6.
Se resolverem os problemas de perfomance e durabilidade devem ser os melhores não-diesel da prova.
E, assim, fnalizamos a análise das classes da 24h de Le Mans de 2011
fotos; E-i.com
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