segunda-feira, 6 de junho de 2011

24 Horas de Le Mans: AUDI A POSTOS PARA A CORRIDA DO ANO


por VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com

Exactamente 183 dias após a sua estreia mundial em Ingolstadt, o novo Audi R18 TDI enfrenta agora um desafio verdadeiramente sério: quando as luzes de partida para as lendárias 24 Horas de Le Mans se mudarem para o verde , às 3 horas da tarde do próximo dia 11 de Junho, a Audi terá a oportunidade de lutar pela sua décima vitória na corrida de endurance mais importante do mundo.



Nos últimos 12 anos, a Audi venceu as 24 Horas Le Mans por nove vezes frente a rivais extremamente fortes, sublinhando o seu papel como líder em tecnologia. Os sucessos da marca dos quatro anéis têm sido repetidamente acompanhados de inovações técnicas: em 2001, a Audi combinou a turbo-compressão com tecnologia de injecção directa; o TFSI, que fez o Audi R8 quase imbatível, desempenha hoje um papel importante na redução do tamanho dos motores de produção; em 2006, a Audi obteve o primeiro sucesso em Le Mans de um veículo a diesel; e o ano passado, quando colocou os seus três carros no pódio e bateu o recorde de distância que já durava há 39 anos, utilizou turbo-compressores com turbina de geometria variável (VTG).

O Audi R18 TDI é mais um carro cheio de inovações técnicas - que vão desde o compacto motor 3,7-litros V6 TDI com um turbo-compressor mono-VTG, a um sistema completo de faróis LED , passando pelo seu design ultra-leve, que na corrida de Le Mans de 2011 também será visualmente evidente: os três carros colocados em pista pela Audi Sport Team Joest apresentam imensa fibra de carbono purista. A fibra de carbono em plástico reforçado (CFRP) é considerada um material importante no que diz respeito à futura 'electrificação' dos veículos de série, tendo a Audi começado a usar esse material extremamente leve, mas de alta resistência, no automobilismo logo na década de oitenta.

Apesar da redução na potência, devido à menor capacidade do motores turbo prescrita pelos regulamentos de 2011, o Audi R18 TDI, graças à uma aerodinâmica mais eficiente, alcança em Le Mans a mesma velocidade máxima que o seu antecessor, o R15 TDI. Os tempos por volta feitos no circuito de 13,629 km durante o Dia de Testes Oficiais, no início de Maio, foram impressionantes, e de acordo com as previsões dos engenheiros da Audi Sport é o novo LMP1 deveria ter ido ainda mais além em termos de velocidade e consistência.
6.000 km sem problemas

Durante os últimos testes da equipa em Monza e Le Castellet, que se seguiram à estreia em corrida do R18 TDI, nos 1.000 km de Spa-Francorchamps, as atenções centraram-se essencialmente na fiabilidade e na performance de forma a tornar o carro o mais consistente possível. Tal como no teste o Le Mans, o R18 TDI teve de cobrir uma distância de 6.000 quilómetros - cerca de 600 a mais do que fez quando conquistou a vitória recorde do ano passado., tendo ultrapassado essa exigência sem qualquer problema e permitindo ao mesmo tempo a sua afinação, um passo, talvez, de importância crucial.

Depois da corrida de Spa-Francorchamps, os três carroscom os números de chassis R18-104 (Timo Bernhard / Romain Dumas / Mike Rockenfeller), R18-106 (Marcel Fässler / André Lotterer / Benoît Tréluyer) e R18-105 (Dindo Capello / Tom Kristensen / Allan McNish) foram completamente desmontadas nas instalações da Audi Sport em Ingolstadt e remontados com o máximo cuidado, pois qualquer detalhe mais minucioso poderia arruinar o trabalho de meses.

De Spielberg para Le Mans

Os três Audi R18 TDI já chegaram em Le Mans, onde serão apresentados aos comissários técnicos para verificações no centro da cidade de Le Mans, na segunda-feira à tarde, a partir das 16:20 da tarde (hora local), sendo a Audi a penúltima equipa a ser inspeccionada, enquanto parte doa equipa técnica - incluindo o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich, e Mike Rockenfeller, um dos três pilotos que venceu a corrida do ano passado - vai viajar para Le Mans directamente a partir da corrida do DTM que se disputa este fim-de-semana em Spielberg .

Os carros entrarão em acção pela primeira vez na sessão de treinos livres que começa às 04:00 da tarde de quarta-feira, estando a primeira sessão de qualificação marcada para a noite do mesmo dia. À meia-noite de quinta-feira ficará definidas as posições finais da grelha de partida para a corrida que terá o seu início às 15:00 de sábado.

Na sua décima participação oficial em Le Mans, a Audi é apoiada por parceiros fortes: os papéis da Alpinestars, Bosch, Castrol EDGE, a MAHLE, Michelin, OZ TAG Heuer ultrapassam largamente os dos patrocinadores clássicos. De facto, a maioria deles tem também vindo a prestar apoio técnico à Audi Sport desde há muitos anos - por exemplo, a Bosch como fornecedora de numerosos componentes electrónicos do motor e a Michelin como fornecedora de pneus. Tal como a Audi, ambas as empresas usam Le Mans para a transferência de tecnologia entre automobilismo desportivo e a produção em série.

Antes da corrida, os espectadores no local voltarão a poder capturar um vislumbre do futuro do automóvel e das 24 Horas de Le Mans. Como parte da apresentação, anunciada como "Le Mans vers le futur" [NdR: Le Mans rumo ao futuro] o Audi e-tron Spyder e o Audi Q5 híbrido serão apresentados como exemplos da futura 'electrificação' do sistema propulsor que a Audi tem vindo constantemente a impulsionar.

Além disso, na véspera da corrida, a Audi irá apresentar em Le Mans um novo, especial e excitante carro desportivo: o R8 Spyder GT, que reflecte a tecnologia ultra leve em muitos detalhes.

A "tecnologia ultra-leve" da Audi estará ainda presente ao longo da pista, esperando a marca alemão receber cerca de 1 200 convidados - mais do que nunca - durante o fim-de-semana de corrida. Para este efeito, um terminal móvel adicional foi instalado pela Audi na área da zona de travagem após a recta da meta para que os convidados possam desfrutar de uma visão completamente nova da pista. No total, os organizadores esperam uma afluência de mais de 250.000 espectadores, enquanto milhões de fãs por todo o mundo irão assistir à "corrida do ano" na TV.

Declarações antes das 24 Horas de Le Mans

Dr. Wolfgang Ullrich (Director da Audi Motorsport): "Le Mans é um desafio completamente novo todos os anos e é uma corrida sempre completamente diferente. E isto aplica-se particularmente em 2011, devido às novas regulamentações. A redução de capacidade dos motores obrigou a novos requisitos técnicos requisitos que estão em linha com foco central do nosso compromisso no automobilismo: testar nas 24 Horas de Le Mans tecnologias com visão de futuro, que possam, posteriormente, ser disponibilizadas aos nossos clientes.Por outro lado, Le Mans é uma das mais importantes corridas que existem no mundo. Que você possa quase cobrir a distância de toda uma temporada de Fórmula Um num único fim-de-semana com o carro mesmo sem qualquer modificação técnica faz com que todo o projecto seja tão especial. As nove vitórias da Audi desde 2000 não foram fruto da sorte. Contudo, mesmo com a melhor das preparações possíveis, não existe qualquer garantia para o sucesso no desporto em geral e em Le Mans, em particular. O nosso objectivo é lutar pelo décimo triunfo da Audi em Le Mans com o inovador R18 TDI. Antes da corrida, fizemos tudo que estava ao nosso alcance para sermos capazes de o conseguir."

Ralf Jüttner (Director Técnico da Audi Sport Team Joest): "O Audi R18 TDI marcou um grande passo no nosso projecto desportivo. Todo o desenvolvimento deste conceito ambicioso foi feito sob imensa pressão num prazo apertado. Além disso, a Audi Sport Team Joest teve de aumentar o número de empregados regulares. Toda a equipa tem vindo a ser reunida, tem estado muito tempo longe de casa durante os últimos meses, e vem passando por um momento difícil. Enquanto estávamos a testar, mais recentemente, em Le Castellet, outra parte da equipa estava em Ingolstadt a fazer um grande trabalho de produzir as peças. Agora, toda a gente está mortinha que Le Mans comece. Juntos, alcançamos o estado que se deseja para antes de uma corrida de 24 horas. Estamos de volta com o mesmo forte conjunto de pilotos que tivemos no ano passado. São nove caras conhecidas em quem podemos confiar. Sabemos também o que podemos esperar do R18 TDI. No teste preliminar pudemos ver que ele se encaixa no propósito para o qual foi desenvolvido, mas não há qualquer razão para deixarmos de ser cuidadosos, pois esta é uma batalha dura. Penso que qualquer carro cuja manutenção exija mais algum tempo daquele que é necessário para realizar um 'pit stop' normal, provavelmente já não estará na disputa pela vitória."


Timo Bernhard (Audi R18 TDI # 1) - alemão, nascido a 24 de Fevereiro de 1981 em Homburg (D); residente em Dittweiler (D); casado com Katharina; altura: 1,73 m, peso: 61 kg; piloto da Audi desde 2009; 5 participações em Le Mans; conseguiu a sua primeira vitória em Le Mans no ano passado: "Pela primeira vez iremos disputar Le Mans com o carro "número 1". No ano passado, viajei para Le Mans, mais ou menos como aquele em quem ninguém apostava, a não ser internamente. Este ano, a vitória será a bitola pela qual seremos avaliados. O foco está em nós e nós somos o alvo a abater. E isso é exactamente o que queremos ser! Faz dez anos que eu fiz a primeira corrida de 24 horas da minha carreira, em Nürburgring. No entanto, apesar de toda a rotina e experiência, é como se o jogo recomeçasse sempre do zero, de cada vez. Este ano espero uma corrida muito renhida entre a Audi e a Peugeot. Vamos para umas 24 horas em que o menor erro pode ser crucial. Com a Audi Sport e o Team Joest, tenho uma equipa muito forte a apoiar-me. Até o último minuto, a equipa, os meus companheiros e eu próprio continuaremos a optimizar e ajustar tudo o que for possível. Além disso, houve o pré-teste de Abril que a Audi não teve oportunidade de fazer nos dois anos anteriores. Vamos para a corrida mais importante do ano totalmente preparados."

Romain Dumas (Audi R18 TDI # 1) - francês, nascido a 14 de dezembro de 1977 em Alès (F); residente em Basileia (Suíça); solteiro; altura: 1,74 m, peso: 60 kg; piloto da Audi desde 2009; 10 participações em Le Mans; tal como Timo Bernhard comemorou a sua primeira vitória no ano passado, em sua terceira com a Audi em Le Mans, beneficiando desde então de uma atenção especial por parte dos seus compatriotas por ter sido o primeiro francês a vencer Le Mans desde 1999: "Vou para Le Mans com um bom 'feeling'. Todos os nossos testes correram bem. Desde a corrida de Spa, já conseguimos melhoro 'set-up' do R18 TDI. O carro está agora um pouco ainda mais fácil de conduzir. Teríamos muito gosto de dar Audi mais uma vitória. Eu também não me importaria de estar neste carro novo... Erei continuar a participar em actividades desportivas até à semana da corrida. Mas as bases mais importantes da minha preparação física foram a participação na Maratona de Paris, em Abril. Em Le Mans, encontraremos de novo o mesmo rival principal dos anos anteriores. Como nós, eles também participam com um carro novo. Vai ser uma corrida difícil. O lema para sábado e domingo, em Le Mans será: mantermo-nos em pista e não cometermos um único erro."

Mike Rockenfeller (Audi R18 TDI # 1) - alemão, nascido a 31 de Outubro de 1983 em Neuwied (D); residente em Altnau (CH); solteiro; altura 1,75 m; peso: 67 kg;piloto da Audi desde 2007; 6 participações em Le Mans e 1 vitória 1; está a competir para a Audi em seis fins-de-semana de corrida consecutivas e irá viajar directamente da corrida do DTM em Spielberg para as verificações em Le Mans; tal como Marcel Fässler, fará nova corrida de 24 horas dentro de duas semanas, em Nürburgring: "Obviamente, é muito bom correr em Le Mans, com o carro "número 1", mas isso faz apenas uma diferença relativamente pequena em relação ao ano passado. É verdade que a pressão de ter que vencer esta corrida pelo menos uma vez deixou de existir. Mas isso nada muda em relação à competitividade do plantel de 2011. Estou ansioso para ver o quão renhida será a competição este ano. Até o conjunto de nove pilotos da Audi é bem equilibrado. Além disso, há normalmente uma forte concorrência. Vou fazer a prova do DTM, na Áustria, imediatamente antes da semana de Le Mans. Mas logo após a corrida de Spielberg, na tarde de domingo, irei mudar completamente o 'chip' mental para Le Mans. Estou muito animado relativamente às 24 Horas, e estamos bem preparados. O momento mais importante é sempre quando o sol se levanta na manhã de domingo. Se conseguirmos passar a noite sem problemas e nos mantivermos numa boa posição, então teremos uma fase final emocionante."




Marcel Fässler (Audi R18 TDI # 2) -suíço, nascido a 27 de Maio de 1976 em Einsiedeln (CH); residente em Bruto (CH); casado com Isabel, quatro filhas (Shana, Elin, Yael, Delia); altura: 1,78 m, peso: 78 kg; piloto da Audi desde 2008; 5 participações em Le Mans, tendo como melhor resultado um 2º lugar; fará três corridas de 24 horas para Audi este ano, em Le Mans, Nurburgring e Spa-Francorchamps; depois de Le Mans, irá partilhar o volante com Timo Bernhard nas restantes corridas da ILMC: "Le Mans será novamente uma grande corrida este ano. No nosso último teste antes da corrida, há duas semanas, demos mais um passo em frente. Em comparação com o ano passado, existem várias diferenças importantes: além do Audi R18 TDI ser um carro novo, tivemos a nossa primeira experiência com ele em pista em Le Mans, no pré-teste de Abril. É por isso que vamos para a primeira sessão de treinos livres em condições diferentes desta vez. Eu, pessoalmente, também fiz de um grande número de quilómetros no R18 TDI . E acho que este ano vai ser ainda mais importante andar rápido e sem cometer o menor erro. Em comparação com o ano passado, para nós, no carro 'número 2', há apenas uma possível melhoria. Uma vez que a semana de Le Mans é muito cansativa, temos de ser fazer um bom trabalho a gerir as nossas energias."

André Lotterer (Audi R18 TDI # 2) - alemão, nascido a 19 de novembro de 1981 em Duisburg (D); residente em Tóquio (J); solteiro; altura: 1,84 m; peso: 74 kg; piloto da Audi desde 2010; 2 participações em Le Mans, tendo como melhor resultado um 2º lugar: "Este ano, venho para Le Mans com uma preparação muito especial. Depois de conquistar uma vitória na Fórmula Nippon, decidi não voltar a correr no Japão de novo no fim-de-semana imediatamente antes de Le Mans. Em vez disso, concentrei todas as minhas energias em ser bem sucedido com a Audi. Depois do nosso teste, passei algum tempo no sul de França, juntamente com o meu colega de equipa Benoît Tréluyer. Depois fui para a Bélgica andar de bicicleta na natureza, a fim de recarregar as minhas baterias. Foi para mim de grande valia ser capaz de viver a minha vida do jeito que eu gosto nesta fase importante antes da corrida. Em termos técnicos e desportivos, vamos para Le Mans muito bem preparados. O carro é rápido e aprendemos muito, em Abril, em Le Mans e no teste mais recente. Além disso, os meus dois companheiros de equipa usam agora o mesmo assento, o que será muito útil nos 'pit stops'. "

Benoît Tréluyer (Audi R18 TDI # 2) - francês, nascido a 7 de dezembro de 1976, em Alençon (F); residente em Gordes (F), casado com Melanie, um filho (Jules); altura: 1,78 m, peso: 68 kg; piloto da Audi desde 2010; 6 participações em Le Mans, tendo como melhor resultado um 2º lugar; vem de Alençon, a apenas 50 km a norte de Le Mans: "Vamos para Le Mans muitíssimo bem preparados. Os nossos testes foram devidamente concluídos e vamos para as 24 horas com um bom 'feeling'. Estamos totalmente familiarizados com o R18 TDI. Externamente, o habitáculo fechado é a maior diferença para os fãs. Claro que nos temos também de adaptar a isso. Mas a maior diferença entre o R15 TDI e o R18 é que este é muito mais fácil de conduzir. Essa é uma grande vantagem para esta corrida de resistência. Vamos enfrentar a semana mais importante do ano. Antes, vou estar uma semana inteira fora a fim de descansar um pouco. Vou para Le Mans com confiança. O ano passado foi o meu ano de aprendizagem como novo piloto da equipa. Seria ser óptimo se pudesse melhorar uma posição no resultado final deste ano."


Dindo Capello (Audi R15 TDI # 3) - italiano, nascido a 17 de Junho de 1964 em Asti (I); residente em Canelli (I), casado com Elisabetta, um filho (Giacomo); altura: 1,72 m, peso: 66 kg; piloto da Audi desde 1994; em 12 participações em Le Mans, conta 3 vitórias e 3 pole positions; comemora o seu 47º aniversário cinco dias depois da corrida:"O nível de empolgamento com a maior corrida do ano tem vindo a aumentar. No nosso último teste com o Audi R18 TDI conseguimos dar mais um passo em frente. Consegue-se senti-lo de imediato: o carro está agora mais fácil de conduzir a velocidades consistentemente altas. Como sempre, a semana em Le Mans vai ser longa. E a longa espera gera uma pressão até maior do que quando se está sentado no carro a conduzir. Agora posso permitir-me relaxar antes da corrida, que também é por isso que decidi não participar na próxima corrida do Campeonato Italiano de GT em Misano, no Audi R8 LMS."

Tom Kristensen (Audi R18 TDI # 3) -dinamarquês, nascido a 07 de Julho de 1967 em Hobro (DK); residêente no Mónaco (MC); solteiro (vive com Hanne), dois filhos (Oliver e Oswald) e uma filha (Carla Marlou); altura: 1,74 m, peso: 72 kg; piloto da Audi desde 2000; em 14 participações em Le Mans, conta 8 vitórias, o que constitui o actual recorde absoluto de vitórias na prova, 1 pole position e 3 voltas mais rápidas; esta será a sexta vez consecutiva que partilha o volante em Le Mans com Dindo Capello e Allan McNish: "Todos os anos, Le Mans é a mais importante corrida do calendário e todos os anos o objectivo permanece o mesmo para a Audi: a vitória. Com o novo Audi R18 TDI, esta edição desta clássica promete ser mais uma vez garantidamente emocionante. Durante cada semana que conduzimos e testamos este carro fomos capazes de continuar a melhorá-lo. Os testes correram muito bem, o que nos dá uma boa sensação antes da corrida. A Audi Sport fez um trabalho fantástico. Agora cabe à equipa e nós pilotos fazer bom uso desse potencial na corrida. No ano passado um ligeiro equívoco atirou-nos fora da disputa pela vitória. Para este ano, esperamos uma corrida impecável. Nós estamos dispostos a dar tudo."

Allan McNish (Audi R18 TDI # 3) - escocês, nascido a 29 de Dezembro de 1969, em Dumfries (GB); residente no Mónaco (MC); casado com Kelly, um filho (Finlay), uma filha (Charlotte Amelie); altura: 1,65 m, peso: 60 kg ; piloto da Audi desde 2000; em 11 participações em Le Mans, conta 2 vitórias, 1 pole position e 2 voltas mais rápidas; conquistou a sua primeira vitória em Le Mans há 13 anos e cumpre este ano 30 anos de carreira no automobilismo (incluindo a fase dos kart): "Desta vez, Le Mans será ainda mais difícil do que antes por uma série de razões. No Dia de Teste Oficiais, em Abril, os cinco carros estavam todos dentro do mesmo segundo, numa distância de 13,6 km! Eu acho que o ritmo da Audi e da Peugeot na qualificação e na corrida serão muito semelhantes. Isso significa que temos de lidar com os nossos 'pit stops' de uma forma segura e absolutamente precisa e que precisamos de uma boa estratégia de corrida. Os tempos por volta são cruciais, mas também o é o uso eficiente do combustível e dos pneus. Desde Novembro, os nossos testes focaram-se nos tempos por volta, bem como na durabilidade. No Dia de Teste Oficiais em Le Mans fomos os primeiro e segundo e terminamos a nossa estreia na corrida de Spa em terceiro lugar. Terminada toda a preparaão, agora estamos totalmente concentrados na corrida."

Todos os vencedores das 24 Horas de Le Mans (desde 2000)

2000 Tom Kristensen / Franck Biela / Emanuele Pirro (Audi)

2001 Tom Kristensen / Franck Biela / Emanuele Pirro (Audi)

2002 Tom Kristensen / Franck Biela / Emanuele Pirro (Audi)

2003 Dindo Capello / Tom Kristensen / Guy Smith (Bentley)

2004 Seiji Ara / Dindo Capello / Tom Kristensen (Audi)

2005 Tom Kristensen / JJ Lehto / Marco Werner (Audi)

2006 Franck Biela / Emanuele Pirro / Marco Werner (Audi)

2007 Franck Biela / Emanuele Pirro / Marco Werner (Audi)

2008 Dindo Capello / Tom Kristensen / Allan McNish (Audi)

2009 David Brabham / Marc Gené / Alexander Wurz (Peugeot)

2010 Timo Bernhard / Romain Dumas / Mike Rockenfeller (Audi)

Romain Dumas sobre Le Mans: "Le Mans, com a sua mistura de estradas nacionais e pista de corridas é um circuito muito especial. As longas rectas são uma características deste circuito e exigem um carro com elevada velocidade de ponta. Além disso, há curvas muito rápida, como Indianápolis, onde a aerodinâmica é crucial. Assim, o 'set-up' é sempre um compromisso. Tanto quanto eu sei, para se ser bem sucedido nesta pista é preciso um carro que seja fácil de conduzir e tenha um equilíbrio muito bom. Numa pista que tem um comprimento de mais de 13 km, há muitas oportunidades de ultrapassagem, como na aproximação às duas chicanes da recta das Hunaudières. Na aproximação às curvas Porsche também se pode passar alguns rivais. Estas curvas são para mim os lugares-chave: é a parte mais difícil de toda a pista."

Fonte: comunicado de imprensa da Audi Motorsport
IMAGEM: © AUDI MOTORSPORT

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