por VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
Depois do quinto lugar em 2009 e do quarto em 2010, é com ambição que a Team Oreca Matmut, actual terceira classificada na tabela das equipas da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC), aborda a 79ª edição das 24 Horas de Le Mans, contando para tal com um conjunto já bem rodado e conhecido constituído pelos pilotos Nicolas Lapierre, Loïc Duval e Olivier Panis e o Peugeot HDi FAP.
Em Março, a equipa de Hugues de Chaunac conseguiu uma grande feito com a vitória nas 12 Horas de Sebring, dando à Peugeot importantes pontos para a tabela dos construtores da ILMC, graças a uma uma corrida impecável de Nicolas Lapierre, Loïc Duval, Olivier Panis e do resto da equipa. É com issoi em mente que a equipa de Signes, no sul de França, segue agora para La Sarthe, O desafio do ano. "Vamos para Le Mans com a esperança de fazermos exactamente o que fizemos em Sebring ", confirma Hugues de Chaunac. "Estamos a adoptar a mesma estratégia - com toda gente a cumprir as suas tarefas, engenheiros, mecânicos e pilotos - para uma fazermos uma corrida sem falhas. No domingo ao meio-dia veremos onde estamos."
Como acontece todos os anos, a lista de inscritos é de superior qualidade, nomeadamente com a presença dos novos Peugeot 908, vencedor dos 1000 km de Spa, e Audi R18, que assinou o melhor tempo durante o Dia de Testes Oficiais para Le Mans. Atrás destes seis protótipos, o Team Oreca Matmut espera jogar bem as suas cartas. "Quinto lugar em em 2009, quarto em 2010... Este ano queremos chegar ao pódio!", admite o presidente do Groupe Oreca. "É muito difícil, considerando o nível competitivo. Nós sabemos isso, mas devemos ser ambiciosos. E se tivermos uma corrida perfeita, tudo é possível."
Para cumprir essa missão, o Team Oreca Matmut contará com um trio de talentosos pilotos: Nicolas Lapierre, Loïc Duval e Olivier Panis. "Temos três homens que se complementam muito bem", sublinha Hugues de Chaunac. "Sem cada um deles, o conjunto não estaria no mesmo nível. Cada um contribui com algo diferente. Nicolas e Loïc são dois jovens pilotos com enorme potencial. São pilotos consistentes que sabem manter a cabeça no lugar. São também semelhantes entre si em muitos aspectos, mas cada evento extrai algo de diferente de cada um deles. Olivier, devido à sua experiência, é muito importante para a coesão da equipa. Ele é o elemento unificador. Estamos todos felizes por ter estes três pilotos na nossa equipa."
Como foi o caso no ano passado, o Team Oreca Matmut vai participar com o Peugeot 908 HDi FAP, um carro que a equipa técnica e os pilotos já conhecem na perfeição. "Temos um conjunto já bem conhecido, o que constitui o nosso ponto forte", observa David Floury, Director Técnico. "Vimo-lo em Sebring, o carro é excelente. Temos vantagem na medida em que entendemos o carro e já participamos com ele nas 24 Horas de Le Mans anteriormente. Quer seja no desempenho ou na resolução de potenciais problemas, é uma grande vantagem."
Após as verificações tradicionais (que decorrem no domingo, 5 de Junho, a partir das s 4:15 pm, hora local), os treinos livres e qualificação terão lugar na quarta-feira, 8 Junho, e quinta-feira, 9 de Junho. "O plano de treinos será determinado pelo tempo", confessa David Floury. "Por causa dos regulamentos, está claro que estas são apenas sessões preparatórias. Não se trata de sair para a pista a fim de marcar um tempo para estar na posição tal e tal da grelha."
Team Oreca-Matmut à procura da vitória na classe LMP2!
Desde o seu início na competição, o Oreca 03 mostrou o seu potencial. Inscrito nas 24 Horas de Le Mans pelas mãos da própria equipa Oreca Matmut, ao lado dos carros idênticos da Signatech-Nissan e Race Performance, o protótipo concebido e construído em Signes chega a La Sarthe com o objectivo de vencer na classe LMP2, contando para isso com os pilotos Alexandre Prémat, David Hallyday e Dominik Kraihamer.
Foi há apenas 12 meses atrás, um dia depois das 24 Horas de Le Mans 2010, que a Oreca deu início ao projecto Oreca 03, destinado à classe LMP2, e após de meses de trabalho, o irmão mais novo do Oreca 01 - que terminou em 4º da geral na última edição das 24 Horas - viu finalmente a luz do dia. Desde então, o Oreca 03 já conquistou três pole positions e uma vitória pelas mãos de TDS Racing nos 1000 km de Spa. É pois na esteira desses bons resultados que o Team Oreca Matmut, chega agora a estas 24 Horas de Le Mans. Em La Sarthe, haverá múltiplos objectivos, como Hugues de Chaunac aponta: "O primeiro será para desenvolver melhor o produto para o futuro. Le Mans permitir-nos-á aprender muito. O nosso único desejo é fazer as equipas que correm com o protótipo Oreca beneficiar com a nossa experiência adquirida. O objetivo final é ver um Oreca 03 no degrau mais alto do pódio."
Habituais concorrentes na classe LMP1, a equipe de Signes estará assim também na LMP2. É um duplo compromisso que será um verdadeiro teste para a equipa", reconhece de Chaunac. "A equipa responsável pelo Oreca 03 deve usar como inspiração o que foi feito na LMP1, com o título do Le Mans Series e a vitória nas 12 Horas de Sebring. Para aprender o máximo possível do carro, o Team Oreca Matmut deverá fazer uma corrida perfeita. Precisamos estabelecer um ritmo rápido, para que os dados recolhidos sejam os mais benéficos."
Para isso, a equipa conta com um equilibrado trio de pilotos constituído por Alexandre Prémat, David Hallyday e Dominik Kraihamer. "O conjunto combina experiência e juventude", afirma Hugues de Chaunac."Conheci o David no Campeonato Francês de GT e aprecio a sua paixão. Embora as corridas não sejam a sua "carreira", é um piloto de coração e rápido. O Dominik está aqui para aprender e evitar erros. Ele vem da Fórmula Le Mans e vai ter a oportunidade de mostrar o que aprendeu. Alexandre Prémat, após quatro anos sólidos na Audi, está a assumir um novo papel, em que terá a responsabilidade de ser o "capitão" e terá que acrescentar toda a sua experiência."
O # 48 Oreca 03 começará a Le Mans na semana domingo, 5 de junho às 4:15 pm, no verificações, Place des jacobinos.
Entrevista a Alexandre Prémat
P: Alex, como se está sentindo a poucos dias das verificações técnicas para as 24 Horas de Le Mans ?
R: Estou muito relaxado. Depois do Dia de Testes, já conheço melhor o Team Oreca Matmut e o Oreca 03. E não vejo a hora de estar em Le Mans. Vai ser uma grande semana - a condução, a atmosfera, os momentos com os companheiros, etc...
P: Qual é a meta traçada por Hugues de Chaunac?
R: (Risos...) Terminar a corrida... no degrau mais alto do pódio! Nós temos a equipa necessária, que tem as qualidades necessárias, bem como os pilotos certos e o carro. O Oreca 03 já mostrou o seu potencial. Todos estes parâmetros devem-se reunir no dia da prova. Temos os meios para ter sucesso.
P: Para ter os meios para satisfazer essa ambição, isso soa a pressão...?
R: É uma mistura de todos os sentimentos. Obviamente, há um pouco de pressão: todos nós queremos fazer bem - estar pronto e ser rápido... Mas é uma pressão positiva. Por outro lado, não nos devemos esquecer que o indivíduo não faz a diferença. Uma equipa ganha. Nós ganhamos juntos, e perdemos juntos.
P: Você nem sempre tem tido muita sorte em Le Mans. Isso mudou a sua abordagem?
R: Na verdade, não. Devo admitir que depois de 2009, quando tive o problema de direcção, não queria voltar a participar. Mas desde então, ganhei muita experiência e amadureci. O objetivo não é fazer um grande tempo para ser o mais rápido numa volta. Consistência e fiabilidade é que fazem a diferença.
P: Você passou um par de dias em Signes com o David e o Dominik. Foi importante?
R: Sim, foi. Aproveitamos essa oportunidade para nos conhecermos melhor uns aos outros. O mesmo aconteceu com os engenheiros e mecânicos. Foi bom ver toda a gente novamente e partilhar as coisas. Fizemos algum treino físico e ensaiamos as trocas de pilotos. Isso ajudou a unir-nos, o que é sempre bom antes de Le Mans.
P: Já sentiu o espírito da Oreca?
R: Senti o espírito, sim. Na Oreca, as pessoas têm tempo para explicar tudo. Você se sente como se houvesse uma verdadeira hierarquia na equipa. Cada pessoa tem o seu lugar e cada um ajuda o outro. É muito bom.
Fonte: comunicado de imprensa do Team Oreca-Matmut
Depois do quinto lugar em 2009 e do quarto em 2010, é com ambição que a Team Oreca Matmut, actual terceira classificada na tabela das equipas da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC), aborda a 79ª edição das 24 Horas de Le Mans, contando para tal com um conjunto já bem rodado e conhecido constituído pelos pilotos Nicolas Lapierre, Loïc Duval e Olivier Panis e o Peugeot HDi FAP.
Em Março, a equipa de Hugues de Chaunac conseguiu uma grande feito com a vitória nas 12 Horas de Sebring, dando à Peugeot importantes pontos para a tabela dos construtores da ILMC, graças a uma uma corrida impecável de Nicolas Lapierre, Loïc Duval, Olivier Panis e do resto da equipa. É com issoi em mente que a equipa de Signes, no sul de França, segue agora para La Sarthe, O desafio do ano. "Vamos para Le Mans com a esperança de fazermos exactamente o que fizemos em Sebring ", confirma Hugues de Chaunac. "Estamos a adoptar a mesma estratégia - com toda gente a cumprir as suas tarefas, engenheiros, mecânicos e pilotos - para uma fazermos uma corrida sem falhas. No domingo ao meio-dia veremos onde estamos."
Como acontece todos os anos, a lista de inscritos é de superior qualidade, nomeadamente com a presença dos novos Peugeot 908, vencedor dos 1000 km de Spa, e Audi R18, que assinou o melhor tempo durante o Dia de Testes Oficiais para Le Mans. Atrás destes seis protótipos, o Team Oreca Matmut espera jogar bem as suas cartas. "Quinto lugar em em 2009, quarto em 2010... Este ano queremos chegar ao pódio!", admite o presidente do Groupe Oreca. "É muito difícil, considerando o nível competitivo. Nós sabemos isso, mas devemos ser ambiciosos. E se tivermos uma corrida perfeita, tudo é possível."
Para cumprir essa missão, o Team Oreca Matmut contará com um trio de talentosos pilotos: Nicolas Lapierre, Loïc Duval e Olivier Panis. "Temos três homens que se complementam muito bem", sublinha Hugues de Chaunac. "Sem cada um deles, o conjunto não estaria no mesmo nível. Cada um contribui com algo diferente. Nicolas e Loïc são dois jovens pilotos com enorme potencial. São pilotos consistentes que sabem manter a cabeça no lugar. São também semelhantes entre si em muitos aspectos, mas cada evento extrai algo de diferente de cada um deles. Olivier, devido à sua experiência, é muito importante para a coesão da equipa. Ele é o elemento unificador. Estamos todos felizes por ter estes três pilotos na nossa equipa."
Como foi o caso no ano passado, o Team Oreca Matmut vai participar com o Peugeot 908 HDi FAP, um carro que a equipa técnica e os pilotos já conhecem na perfeição. "Temos um conjunto já bem conhecido, o que constitui o nosso ponto forte", observa David Floury, Director Técnico. "Vimo-lo em Sebring, o carro é excelente. Temos vantagem na medida em que entendemos o carro e já participamos com ele nas 24 Horas de Le Mans anteriormente. Quer seja no desempenho ou na resolução de potenciais problemas, é uma grande vantagem."
Após as verificações tradicionais (que decorrem no domingo, 5 de Junho, a partir das s 4:15 pm, hora local), os treinos livres e qualificação terão lugar na quarta-feira, 8 Junho, e quinta-feira, 9 de Junho. "O plano de treinos será determinado pelo tempo", confessa David Floury. "Por causa dos regulamentos, está claro que estas são apenas sessões preparatórias. Não se trata de sair para a pista a fim de marcar um tempo para estar na posição tal e tal da grelha."
Team Oreca-Matmut à procura da vitória na classe LMP2!
Desde o seu início na competição, o Oreca 03 mostrou o seu potencial. Inscrito nas 24 Horas de Le Mans pelas mãos da própria equipa Oreca Matmut, ao lado dos carros idênticos da Signatech-Nissan e Race Performance, o protótipo concebido e construído em Signes chega a La Sarthe com o objectivo de vencer na classe LMP2, contando para isso com os pilotos Alexandre Prémat, David Hallyday e Dominik Kraihamer.
Foi há apenas 12 meses atrás, um dia depois das 24 Horas de Le Mans 2010, que a Oreca deu início ao projecto Oreca 03, destinado à classe LMP2, e após de meses de trabalho, o irmão mais novo do Oreca 01 - que terminou em 4º da geral na última edição das 24 Horas - viu finalmente a luz do dia. Desde então, o Oreca 03 já conquistou três pole positions e uma vitória pelas mãos de TDS Racing nos 1000 km de Spa. É pois na esteira desses bons resultados que o Team Oreca Matmut, chega agora a estas 24 Horas de Le Mans. Em La Sarthe, haverá múltiplos objectivos, como Hugues de Chaunac aponta: "O primeiro será para desenvolver melhor o produto para o futuro. Le Mans permitir-nos-á aprender muito. O nosso único desejo é fazer as equipas que correm com o protótipo Oreca beneficiar com a nossa experiência adquirida. O objetivo final é ver um Oreca 03 no degrau mais alto do pódio."
Habituais concorrentes na classe LMP1, a equipe de Signes estará assim também na LMP2. É um duplo compromisso que será um verdadeiro teste para a equipa", reconhece de Chaunac. "A equipa responsável pelo Oreca 03 deve usar como inspiração o que foi feito na LMP1, com o título do Le Mans Series e a vitória nas 12 Horas de Sebring. Para aprender o máximo possível do carro, o Team Oreca Matmut deverá fazer uma corrida perfeita. Precisamos estabelecer um ritmo rápido, para que os dados recolhidos sejam os mais benéficos."
Para isso, a equipa conta com um equilibrado trio de pilotos constituído por Alexandre Prémat, David Hallyday e Dominik Kraihamer. "O conjunto combina experiência e juventude", afirma Hugues de Chaunac."Conheci o David no Campeonato Francês de GT e aprecio a sua paixão. Embora as corridas não sejam a sua "carreira", é um piloto de coração e rápido. O Dominik está aqui para aprender e evitar erros. Ele vem da Fórmula Le Mans e vai ter a oportunidade de mostrar o que aprendeu. Alexandre Prémat, após quatro anos sólidos na Audi, está a assumir um novo papel, em que terá a responsabilidade de ser o "capitão" e terá que acrescentar toda a sua experiência."
O # 48 Oreca 03 começará a Le Mans na semana domingo, 5 de junho às 4:15 pm, no verificações, Place des jacobinos.
Entrevista a Alexandre Prémat
P: Alex, como se está sentindo a poucos dias das verificações técnicas para as 24 Horas de Le Mans ?
R: Estou muito relaxado. Depois do Dia de Testes, já conheço melhor o Team Oreca Matmut e o Oreca 03. E não vejo a hora de estar em Le Mans. Vai ser uma grande semana - a condução, a atmosfera, os momentos com os companheiros, etc...
P: Qual é a meta traçada por Hugues de Chaunac?
R: (Risos...) Terminar a corrida... no degrau mais alto do pódio! Nós temos a equipa necessária, que tem as qualidades necessárias, bem como os pilotos certos e o carro. O Oreca 03 já mostrou o seu potencial. Todos estes parâmetros devem-se reunir no dia da prova. Temos os meios para ter sucesso.
P: Para ter os meios para satisfazer essa ambição, isso soa a pressão...?
R: É uma mistura de todos os sentimentos. Obviamente, há um pouco de pressão: todos nós queremos fazer bem - estar pronto e ser rápido... Mas é uma pressão positiva. Por outro lado, não nos devemos esquecer que o indivíduo não faz a diferença. Uma equipa ganha. Nós ganhamos juntos, e perdemos juntos.
P: Você nem sempre tem tido muita sorte em Le Mans. Isso mudou a sua abordagem?
R: Na verdade, não. Devo admitir que depois de 2009, quando tive o problema de direcção, não queria voltar a participar. Mas desde então, ganhei muita experiência e amadureci. O objetivo não é fazer um grande tempo para ser o mais rápido numa volta. Consistência e fiabilidade é que fazem a diferença.
P: Você passou um par de dias em Signes com o David e o Dominik. Foi importante?
R: Sim, foi. Aproveitamos essa oportunidade para nos conhecermos melhor uns aos outros. O mesmo aconteceu com os engenheiros e mecânicos. Foi bom ver toda a gente novamente e partilhar as coisas. Fizemos algum treino físico e ensaiamos as trocas de pilotos. Isso ajudou a unir-nos, o que é sempre bom antes de Le Mans.
P: Já sentiu o espírito da Oreca?
R: Senti o espírito, sim. Na Oreca, as pessoas têm tempo para explicar tudo. Você se sente como se houvesse uma verdadeira hierarquia na equipa. Cada pessoa tem o seu lugar e cada um ajuda o outro. É muito bom.
Fonte: comunicado de imprensa do Team Oreca-Matmut
IMAGEM: © TEAM ORECA-MATMUT
Nenhum comentário:
Postar um comentário