por VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
Le Mans não é só o ponto alto da temporada do Team Peugeot Total, mas também um evento único e singular no calendário do desporto motorizado. É uma competição imprevisível e implacável que exige uma meticulosa preparação. Para a marca francesa e para os seus três novos 908 o objectivo será para recuperar o troféu ganho em 2009.
“O nosso programa está orientado para as 24 Horas de Le Mans”
Obter sucesso neste circuito único é um desafio incrível que exige um planeamento meticuloso e rigoroso, pois pilotos, carros e técnicos são submetidos a um teste implacável com a duração do evento, que é tão só o mais duro do mundo. A Peugeot venceu Le Mans em três ocasiões anteriores: em 1992 e 1993, com o 905 a gasolina, e em 2009, com o diesel 908 HDi FAP. Estes sucessos permitiram à marca mostrar os benefícios das tecnologias que também estão presentes nos seus carros de estrada.
"O nosso programa está orientado para esta única corrida", reconhece Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport. "Le Mans é mágica, uma lenda, um mito, o Everest das corridas de resistência. É uma competição à parte, onde ninguém se pode dar ao luxo de tomar nada como garantido. É isso que torna a derrota tão cruel e a vitória como uma experiência memorável. Assim como fazemos todos os anos, temos feito tudo o que está ao nosso alcance para chegar a Le Mans com o carro mais competitivo possível e uma equipa totalmente preparada. Sabemos que tudo pode acontecer nesta corrida e por isso vamos precisar de realizar um desempenho irrepreensível, se quisermos ser os primeiros a receber a bandeira de xadrez, na tarde de domingo."
Os primeiros passos do Peugeot 908
Para se preparar para os novos regulamentos de 2011 que estavam previstos para entrar em vigor, a equipa técnica da Peugeot Sport começou a trabalhar no carro actual imediatamente após a vitória em Le Mans em 2009. Logo no mês de Julho seguinte, as principais linhas de design do novo carro foram estabelecidas, tendo o V8 HDi FAP motor rugido pela primeira vez no banco de ensaios da sede da equipa em Vélizy, perto de Paris, em 25 de Janeiro de 2010. Seis meses depois, em 29 de Julho de 2010, o carro que seria revelado como '908' fazendo a sua estreia em pista em 3 de Fevereiro de 2011, num dos circuitos de testes do Grupo PSA.
"O nosso carro foi, acima de tudo, concebido para Le Mans", sublinha Bruno Famin, Director Técnico."Revelou-se competitivo logo que deu os primeiros passos, e a nossa prioridade em todo o seu desenvolvimento foi optimizar a sua fiabilidade. Creio que estamos perto de alcançar esse objectivo, mas nunca se pode controlar absolutamente tudo numa corrida como as 24 Horas de Le Mans. Cada edição produz a sua quota-parte de surpresas, e nossa esperança é termos menos surpresas do que foi o caso nos últimos anos, apesar do facto de que o 908 ser um carro totalmente novo."
A julgar pelas primeiras corridas da temporada 2011, o desnível em relação à concorrência é particularmente curto e as alterações feitas aos regulamentos pouco antes da semana de Le Mans são susceptíveis de produzir uma luta mais renhida. "Nós não sabemos quem será o mais rápido. Para se ter uma ideia exacta da nossa posição relativa em termos de desempenho, teremos que esperar até ao final do primeiro turno de corrida, no sábado à tarde ", observa Bruno Famin.
"Nós temos mantido sempre fiéis ao nosso plano mantendo o foco nos nossos preparativos e objectivos, sem acompanhar e analisar o que os nossos adversários têm feito", acrescenta Olivier Quesnel. "No dia de testes pré-Le Mans de 24 de Abril mantivemos o nosso programa, e o mesmo será aplicado durante os dois dias de treinos livres durante a semana da corrida, porque uma vez a corrida em curso teremos de estar numa posição onde possamos lutar pela vitória. Estamos cientes de que em Le Mans mesmo o menor erro pode ser extremamente caro, seja da responsabilidade do trabalho dos pilotos em pista, seja do nosso carro ou do nosso trabalho de ‘pit-stops’. Por essa razão, teremos de realizar um desempenho impecável, em todos os domínios. Essa é a missão para a qual nos temos preparado, mas é um longo, longo caminho até à bandeira de xadrez."
O Peugeot 908 ao pormenor
Bruno Famin: "Optamos novamente por um habitáculo fechado porque não há nenhuma diferença entre carros abertos e fechados, no que respeita ao seu desempenho aerodinâmico. Em relação ao motor, capitalizamos a nossa experiência, optando por um V8 turbo diesel. As suas características são muito próximas das do anterior V12, sendo agora o ângulo "vê" de 90 graus em comparação com os anteriores 100 graus, a fim de optimizar o equilíbrio. O V8 HDi FAP de 3,7 litros oferece 550 cavalos de potência. Para fazer face ao significativo défice de potência resultante da aplicação da regulamentação 2011, foi necessário refazer o pacote aerodinâmico a fim de reduzir significativamente o arrasto. ‘Last but not least’, temos trabalhado em estreita colaboração com os nossos parceiros da Michelin a fim de produzir uma gama específica de pneus."
O actual 908 é a terceira geração de protótipos de corridas resistência desenvolvido pela Peugeot para Le Mans após o 905 (1991 a 1993) e o 908 HDi FAP (2007-2010).
Três trios de pilotos de alto nível
Os nove pilotos que formam os três alinhamentos do Team Peugeot Total são os mesmos que correram para o equipa em 2010, cotando-se entre os melhores pilotos de endurance do mundo. Ao longo dos últimos 12 meses, eles têm se envolvido activamente no programa de testes, bem como nas duas corridas feitas desde o início de 2011 e n uma série de programas de preparação física levados a cabo em Toulouse e que culminaram numa semana de team-building ao ar livre em Chamonix! "Eles já se conhecem muito bem", diz Pascal Dimitri, Team Manager. "No entanto, é vital que eles trabalhem e passem algum tempo juntos fora da pista. Construir um vínculo sólido entre eles é primordial. Apesar de suas fortes personalidades individuais, formam uma equipa muito unida."
Peugeot 908 #7 (retrovisores azuis): Alexander Wurz (AUT) / Marc Gené (ESP) / Anthony Davidson (GBR)
Alexander Wurz é o piloto da Peugeot com mais sucesso em Le Mans, contando duas vitórias em quatro participações: em 1996, com a TWR, e em 2009 com a Peugeot. O austríaco continua a ser o piloto mais jovem a vencer Le Mans.
O espanhol Marc Gené venceu em 2009 à terceira tentativa, depois de um segundo lugar em 2008.
Anthony Davidson entrou para a equipa Peugeot Total em 2010, sendo esta a quarta participação do britânico na 24 Horas de Le Mans.
Peugeot 908 #8 (retrovisores brancos): Franck Montagny (FRA) / Stéphane Sarrazin (FRA) / Nicolas Minassian (FRA)
Estes três pilotos franceses contam trinta participações em Le Mans entre eles, destacando-se entre eles Franck Montagny, que terminou no pódio em três das suas 10 participações.
Os seus companheiros de equipa Nicolas Minassian e Stéphane Sarrazin contam 11 e 9 participações, respectivamente, na clássica francesa e fazem parte da equipa Peugeot Sport desde o seu regresso às corridas de resistência em 2007.
Stéphane fez o tempo mais rápido na qualificação durante três anos consecutivos, em 2007, 2008 e 2009.
Peugeot 908 N ° 9 (retrovisores vermelhos): Sébastien Bourdais (FRA) / Pedro Lamy (POR) / Simon Pagenaud (FRA)
Para o vencedor de 2010 Sébastien Bourdais, nascido e criado em Le Mans, esta será a sua 10ª participação na corrida.
O português Pedro Lamy vai correr em La Sarthe pela 12ª vez, tendo obtido como melhor resultado até hoje o segundo da geral em 2007, com o Peugeot 908 HDi FAP.
O membro mais jovem do elenco é Simon Pagenaud, que rapidamente conquistou reputação nas corridas de endurance em ambos os lados do Atlântico, na Europa e nos EUA, e irá cumprir a sua quarta participação.
Além destes nove pilotos, o Team Peugeot Total leva ainda consigo um piloto de reserva, o francês, Jean-Karl Vernay, o seu mais jovem recruta, que completou as 10 voltas obrigatórias no dia do teste pré-Le Mans em 24 de Abril, a fim de estar pronto para este desafio, se necessário.
Finalmente, um quarto Peugeot estará em acção este ano em Le Mans: o 908 HDi FAP do Team Oreca Matmut, que este ano já venceu as 12 Horas de Sebring vpelas mãos do seu trio Olivier Panis / Nicolas Lapierre / e Löic Duval.
Siga a 2011 Le Mans 24 Horas pela Web TV Peugeot
Lançada em 2010, a Peugeot Web TV dá aos fãs mais uma oportunidade de acompanharem a corrida com o Team Peugeot Total. A cobertura irá incluir imagens dos bastidores, dos reabastecimentos, câmaras on board e a posição, em tempo real dos quatro Peugeot, com comentários em Inglês e Francês, a partir das 14:00 h de sábado, 11 de Junho, em www.peugeot-sport.com
24 Heures du Mans: 3ª ronda da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC)
Pela primeira vez, as 24 Horas de Le Mans irão contar para a ILMC. Depois das 12 Horas de Sebring (EUA) disputadas em Março e os 1000 Km de Spa (BEL), em Maio, a Peugeot lidera com uma vantagem de 17 pontos a classificação dos construtores provisória, enquanto o Team Peugeot Total ocupa o topo da tabela das equipas por oito pontos. "O nosso principal objectivo é vencer Le Mans, que é a corrida mais prestigiada do mundo", enfatiza Olivier Quesnel. "Mas faremos também tudo o possível para defender o nosso título ILMC."
Depois de Le Mans, onde os pontos contam a dobrar, o calendário inclui mais quatro corridas: Imola (ITA) no início de Julho, Silverstone (GBR) em Setembro, Petit Le Mans (EUA) em Outubro e Zhuhai (CHI), em Novembro.
Classificação ILMC Construtores:
1. Peugeot, 55 pontos
2. Audi, 38 pontos
Classificação ILMC Equipas:
1. Team Peugeot Total, 27 pontos
2. Audi Sport Team Joest, 19 pontos
3. Team Oreca Matmut, de 18 pontos
4. Rebellion Racing, 12 pontos
Destaques da semana em Le Mans a não perder
- Quinta-feira 9 de Junho (10:00): o 908 HDi FAP vencedor em 2009 vai fixar residência em Le Mans, no Museu das 24 Horas.
Durante a conferência de imprensa do Automobile Clube de l’Ouest, a Peugeot vai doar uma réplica do 908 HDi FAP que ganhou as 24 Horas de Le Mans pelas mãos de Alexander Wurz / Marc Gené / David Brabham.
Fonte: comunicado de imprensa da Peugeot Sport
Lançada em 2010, a Peugeot Web TV dá aos fãs mais uma oportunidade de acompanharem a corrida com o Team Peugeot Total. A cobertura irá incluir imagens dos bastidores, dos reabastecimentos, câmaras on board e a posição, em tempo real dos quatro Peugeot, com comentários em Inglês e Francês, a partir das 14:00 h de sábado, 11 de Junho, em www.peugeot-sport.com
24 Heures du Mans: 3ª ronda da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC)
Pela primeira vez, as 24 Horas de Le Mans irão contar para a ILMC. Depois das 12 Horas de Sebring (EUA) disputadas em Março e os 1000 Km de Spa (BEL), em Maio, a Peugeot lidera com uma vantagem de 17 pontos a classificação dos construtores provisória, enquanto o Team Peugeot Total ocupa o topo da tabela das equipas por oito pontos. "O nosso principal objectivo é vencer Le Mans, que é a corrida mais prestigiada do mundo", enfatiza Olivier Quesnel. "Mas faremos também tudo o possível para defender o nosso título ILMC."
Depois de Le Mans, onde os pontos contam a dobrar, o calendário inclui mais quatro corridas: Imola (ITA) no início de Julho, Silverstone (GBR) em Setembro, Petit Le Mans (EUA) em Outubro e Zhuhai (CHI), em Novembro.
Classificação ILMC Construtores:
1. Peugeot, 55 pontos
2. Audi, 38 pontos
Classificação ILMC Equipas:
1. Team Peugeot Total, 27 pontos
2. Audi Sport Team Joest, 19 pontos
3. Team Oreca Matmut, de 18 pontos
4. Rebellion Racing, 12 pontos
Destaques da semana em Le Mans a não perder
- Quinta-feira 9 de Junho (10:00): o 908 HDi FAP vencedor em 2009 vai fixar residência em Le Mans, no Museu das 24 Horas.
Durante a conferência de imprensa do Automobile Clube de l’Ouest, a Peugeot vai doar uma réplica do 908 HDi FAP que ganhou as 24 Horas de Le Mans pelas mãos de Alexander Wurz / Marc Gené / David Brabham.
Fonte: comunicado de imprensa da Peugeot Sport
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