por Sérgio Carvalho
Entramos agora na classe LMGTE Pro, uma classe onde praticamente todos andam juntos, pois as diferenças são mínimas entre os carros e sempre apresentam provas duras entre eles. É até mais numerosa do que a classe LMP1 que está com 17 carros enquanto a PRO vem com 18 carros.
Nessa classe encontram-se as maiores esperanças de vitórias brasileiras, pois apesar de não termos este ano a Ferrari sempre competente do team Risi Competizione com Jaime Melo a bordo, teremos o team BMW com Augusto Farfus e no team Luxury com uma F458 Italia, Ricardo Divila como engenheiro e Jaime Melo a bordo, fora outros atrativos nessa classe como os Corvettes de fábrica, o Porsche dos Lizards, as BMWs de fábrica, uma luta sem tamanho pelos metros da La Sarthe.
Nesta classe onde tudo pode acontecer, como uma batida entre os compatriotas de marca Porsche com o team IMSA e team dos Lizards em uma 24h, o team que se manter fora dos problemas e perder menos tempo nos pits é sério candidato a um pódium.
AF Corse - Ferrari 458 Italia n º 51 e n º 71
Proprietário: Amato Ferrari
Team Manager: Pregliasco Battistino
Tecnhique Diretor: Luigi Urbinelli
Ferrari 458 Italia - Ferrari V8 4,5-litros - Pneus Michelin
Ferrari 458 Italia n°51 : Giancarlo Fisichella-Gianmaria Bruni-Toni Vilander
Dia do Teste: GTE "4'00 570-32a-2o Pro
Spa: 16o-1o no GTE Pro
Proprietário: Amato Ferrari
Team Manager: Pregliasco Battistino
Tecnhique Diretor: Luigi Urbinelli
Ferrari 458 Italia - Ferrari V8 4,5-litros - Pneus Michelin
Ferrari 458 Italia n°51 : Giancarlo Fisichella-Gianmaria Bruni-Toni Vilander
Dia do Teste: GTE "4'00 570-32a-2o Pro
Spa: 16o-1o no GTE Pro
Ferrari 458 Italia n°71 : Robert Kaufmann-Michael Waltrip-Rui Aguas
Dia do Teste: 4'06 "016 - 43a-9o no Pro GTE (F430)
Spa: abandono
Dia do Teste: 4'06 "016 - 43a-9o no Pro GTE (F430)
Spa: abandono
Começamos a análise com o team AF Corse, uma das equipes mais tradicionais da endurance e FIAGT, onde frequentemente vemos o brasileiro Jaime Melo participando na LMS e ILMC veio com seus dois para Le Mans com dois carros na classe Pro e um carro na classe AM. Com dois line-ups extremamentes fortes a AF Corse mantém as esperanças na sua F458 Italia capitaneada no team #51, onde estão os pilotos mais experientes, com Fisichella/Vilander/Bruni.
Este ano estão disputando o ILMC e com isso dá direito a entradas diretas nas 24h de Le Mans, podem chegar no podium com a F458 #51, mas como é uma prova de 24h, tudo pode aconterer.BMW Motorsport - BMW M3 GT # 55 e # 56
Equipe Principal: Mark Theissen
Team Manager: Charly Lamm
Diretor Técnico: Jan Hartmann
BMW M3 GT - Moteur V8 BMW 4 litres - Pneus Dunlop
BMW M3 n º 55: Augusto Farfus, Jörg Müller, Dirk Werner
Dia do Teste: 4'01 "631 - 33o-3o no GTE Pro
Spa: vigésimo-quarto no GTE Pro
BMW M3 n°56 : Andy Priaulx-Dirk Müller-Joey Hand
Dia do Teste: 4'03 "856 - trigésimo setima-setima no GTE Pro
Spa: 18a-3a no GTE Pro
Um team que veio para acabar com a eterna disputa entre Ferrari x Porsche na LMGTE Pro, pois até bem pouco tempo as vitórias se restringiam a estas duas marcas na classe, depois da entrada da BMW e da Corvette, a hegemonia destes dois gigantes começou a ficar um pouco estremecida com a presença destas duas novas marcas na classe, e o team BMW conseguiu ainda um feito inédito no templo sagrado da Porsche, venceu as 24h de Nurburgring de 2010, com direito a uma F-430 chegando no segundo lugar, isso tudo dentro da casa da Porsche. Com certeza, eles vem para La Sarthe para não serem apenas figurantes este ano, apesar de ter que andar nas 24h do Inferno Verde ainda este ano, e com isso não devem utilizar os mesmo chassis nestas provas de longa duração. Colocação provável: pódium.
Equipe Principal: Mark Theissen
Team Manager: Charly Lamm
Diretor Técnico: Jan Hartmann
BMW M3 GT - Moteur V8 BMW 4 litres - Pneus Dunlop
BMW M3 n º 55: Augusto Farfus, Jörg Müller, Dirk Werner
Dia do Teste: 4'01 "631 - 33o-3o no GTE Pro
Spa: vigésimo-quarto no GTE Pro
BMW M3 n°56 : Andy Priaulx-Dirk Müller-Joey Hand
Dia do Teste: 4'03 "856 - trigésimo setima-setima no GTE Pro
Spa: 18a-3a no GTE Pro
Um team que veio para acabar com a eterna disputa entre Ferrari x Porsche na LMGTE Pro, pois até bem pouco tempo as vitórias se restringiam a estas duas marcas na classe, depois da entrada da BMW e da Corvette, a hegemonia destes dois gigantes começou a ficar um pouco estremecida com a presença destas duas novas marcas na classe, e o team BMW conseguiu ainda um feito inédito no templo sagrado da Porsche, venceu as 24h de Nurburgring de 2010, com direito a uma F-430 chegando no segundo lugar, isso tudo dentro da casa da Porsche. Com certeza, eles vem para La Sarthe para não serem apenas figurantes este ano, apesar de ter que andar nas 24h do Inferno Verde ainda este ano, e com isso não devem utilizar os mesmo chassis nestas provas de longa duração. Colocação provável: pódium.
Luxury Racing - Ferrari 458 Italia n º 58 e n º 59
Diretor: Eric Adam
Team Manager: Christopher Campbell
Diretor Técnico: Didier Vincent
Ferrari 458 Italia -Moteur V8 Ferrari 4,5 litres - Pneus Michelin Italia
Ferrari 458 Italia n°58 : Anthony Beltoise-Jean-Louis Deletraz-François Jakubowski
Dia do Teste: 4'07 "160 - 47 a 12 no GTE Pro
Spa : abandon Spa: abandono
Dia do Teste: 4'07 "160 - 47 a 12 no GTE Pro
Spa : abandon Spa: abandono
Ferrari 458 Italia n°59 : Stéphane Ortelli-Frédéric Makowiecki-Jaime Melo
Dia do Teste: 4'01 "968 - 34o-4a no GTE Pro
Spa : abandon Spa: abandonoUm team novo, pois possuem apenas dois anos, com gente prá lá de experiente, com duas F458 Italia, cujas tem voado nos traçados, e pilotos extremamentes experientes, caso de Jaime Melo, testador oficial da Ferrari da F458 Italia, o team ganhou entrada automática para as 24h de Le Mans, pois tem participado do ILMC, onde não foram bem nas 12h de Sebring com um 9º lugar por problemas de transmissão, durante o Test Day a #59 com Jaime Melo ficou com o 4º tempo, porém em Spa os dois carros abandonaram por problemas.
O team vem com suporte da Risi Competizione e Ricardo Divila como engenheiro no carro de Melo, um bom recheio para uma bela vitória, se (condicional danada) mantiverem-se fora dos problemas.
Jetalliance Lotus - Lotus Evora No. 64 and No. 65
Owner: Lukas Lichtner-Hoyer
Team Manager: Jan Kalmar
Lotus Evora - Moteur V6 4 litres - Pneus Michelin
Lotus Evora n°64 : Oskar Slingerland-Martin Rich-John Hartshorne
Test Day: 4'20 "965 - 53rd time - 15th in GTE Pro
Spa: 40th to 9th in Pro GTE
Lotus Evora n°65 : James Rossiter-Johnny Mowlem-Jonathan Hirschi
Test Day: 4'09 "692 - the 49th time - 13th in GTE Pro
Spa: abandono
Depois de 15 anos afastada de Le Mans, a Lotus está de volta ao circo da endurance, mesmo não sendo a equipe oficial de fábrica, pois vieram com a bandeira dos austríacos da JetAlliance devem encarar uma concorrência das mais duras na classe, pois apenas Ferrari, Porsche, Corvette, Aston Martin, BMW e Ford estarão pela frente.
Para a abertura do ILMC em Sebring ainda não estavam prontos os carros, no Test Day andaram razoavelmente lá atrás, pois precisavam qualificar os carros para as 24h, pois possuiam entradas automáticas por participarem do ILMC, mas em Spa, um carro chegou fechando o pelotão e o outro abandonou.
O aprendizado vai ser bem duro em Le Mans, mas mesmo assim, seja bem-vindo Lotus.
Owner: Lukas Lichtner-Hoyer
Team Manager: Jan Kalmar
Lotus Evora - Moteur V6 4 litres - Pneus Michelin
Lotus Evora n°64 : Oskar Slingerland-Martin Rich-John Hartshorne
Test Day: 4'20 "965 - 53rd time - 15th in GTE Pro
Spa: 40th to 9th in Pro GTE
Lotus Evora n°65 : James Rossiter-Johnny Mowlem-Jonathan Hirschi
Test Day: 4'09 "692 - the 49th time - 13th in GTE Pro
Spa: abandono
Depois de 15 anos afastada de Le Mans, a Lotus está de volta ao circo da endurance, mesmo não sendo a equipe oficial de fábrica, pois vieram com a bandeira dos austríacos da JetAlliance devem encarar uma concorrência das mais duras na classe, pois apenas Ferrari, Porsche, Corvette, Aston Martin, BMW e Ford estarão pela frente.
Para a abertura do ILMC em Sebring ainda não estavam prontos os carros, no Test Day andaram razoavelmente lá atrás, pois precisavam qualificar os carros para as 24h, pois possuiam entradas automáticas por participarem do ILMC, mas em Spa, um carro chegou fechando o pelotão e o outro abandonou.
O aprendizado vai ser bem duro em Le Mans, mas mesmo assim, seja bem-vindo Lotus.
JMW Motorsport - Italia Ferrari 458 No. 66
Team Principal: Jim McWhirter
Team Manager: Tim Sugden
Ferrari 458 Italia - V8 Ferrari 4,5 litres - Pneus Dunlop Italia
Ferrari 458 Italia n°66 : Rob Bell-Tim Sugden-Xavier Maassen Italia
Test Day: absent
Spa: 33rd to 7th in LMP2
Um team considerado novo, pois são apenas de 2009, mas rapidamente se tornaram um dos principais teams da classe GT, pois arrepiaram todo mundo no seu debut com poles e vitórias. Em 2010, optaram por usarem o Aston Martin Vantage, carro conhecido em 2010 por ser ruim de retas e Le Mans é quase um sinônimo de longas retas e grandes velocidades e não chegaram a finalizar a corrida. Neste ano, nova mudança e o retorno dos carros da Maranello com uma F458 Italia já colhendo os frutos com uma vitória nas 6h de Le Castelet pela LMS, em Spa chegaram a lutar pelo primeiro lugar, mas tiverma problemas no radiador da F458. Os pilotos são experiente e também devem surpreender se ficarem longe dos problemas.
Team Principal: Jim McWhirter
Team Manager: Tim Sugden
Ferrari 458 Italia - V8 Ferrari 4,5 litres - Pneus Dunlop Italia
Ferrari 458 Italia n°66 : Rob Bell-Tim Sugden-Xavier Maassen Italia
Test Day: absent
Spa: 33rd to 7th in LMP2
Um team considerado novo, pois são apenas de 2009, mas rapidamente se tornaram um dos principais teams da classe GT, pois arrepiaram todo mundo no seu debut com poles e vitórias. Em 2010, optaram por usarem o Aston Martin Vantage, carro conhecido em 2010 por ser ruim de retas e Le Mans é quase um sinônimo de longas retas e grandes velocidades e não chegaram a finalizar a corrida. Neste ano, nova mudança e o retorno dos carros da Maranello com uma F458 Italia já colhendo os frutos com uma vitória nas 6h de Le Castelet pela LMS, em Spa chegaram a lutar pelo primeiro lugar, mas tiverma problemas no radiador da F458. Os pilotos são experiente e também devem surpreender se ficarem longe dos problemas.
Corvette Racing - Corvette C6R-ZR1 No. 73 and 74
Program Manager: Doug Fehan
Team Manager: Gary Pratt
Corvette C6 ZR1 - V8 GM 5,5 litres - Pneus Michelin
Corvette C6 ZR1 n°73 : Olivier Beretta-Tommy Milner-Antonio Garcia C6
Corvette C6 ZR1 n°74 : Oliver Gavin-Jan Magnussen-Richard Westbrook C6
Absent on the test day and Spa
Uma das equipes mais bem sucedidas entre os GTs, venceram durante um bom tempo na classe LMGT1 com seis vitórias, com o final da classe LMGT1 anunciada pela ACO resolveram descer ainda mais de classe para bater de frente com Ferrari, Porsche e agora BMW, onde as vitórias acabaram ficando menores ainda, pois a concorrência é bem maior agora, os trovões ou buldozzers como diz um colega americano, podem fazer um bom resultado em La Sarthe. foram 3º e 4º em Sebring, não apareceram no Test Day por não serem novatos e não foram a Spa, mas possuem pilotos e team bem experientes para incomodar as outras marcas nas 24h deste ano, a não ser que alguem resolva ficar na frente de um Peugeot 908 como o ocorrido no ano passado ou ter um problema de motor devem chegar, só não sei em que colocação.
Program Manager: Doug Fehan
Team Manager: Gary Pratt
Corvette C6 ZR1 - V8 GM 5,5 litres - Pneus Michelin
Corvette C6 ZR1 n°73 : Olivier Beretta-Tommy Milner-Antonio Garcia C6
Corvette C6 ZR1 n°74 : Oliver Gavin-Jan Magnussen-Richard Westbrook C6
Absent on the test day and Spa
Uma das equipes mais bem sucedidas entre os GTs, venceram durante um bom tempo na classe LMGT1 com seis vitórias, com o final da classe LMGT1 anunciada pela ACO resolveram descer ainda mais de classe para bater de frente com Ferrari, Porsche e agora BMW, onde as vitórias acabaram ficando menores ainda, pois a concorrência é bem maior agora, os trovões ou buldozzers como diz um colega americano, podem fazer um bom resultado em La Sarthe. foram 3º e 4º em Sebring, não apareceram no Test Day por não serem novatos e não foram a Spa, mas possuem pilotos e team bem experientes para incomodar as outras marcas nas 24h deste ano, a não ser que alguem resolva ficar na frente de um Peugeot 908 como o ocorrido no ano passado ou ter um problema de motor devem chegar, só não sei em que colocação.
Prospeed Competition Porsche 997 RSR # 75
Team Principal : Rudi Penders
Diretor Técnico: Luc Goris
Porsche 997 GT3 RSR - Moteur Porsche 6 cylindres Boxer 4000 cm3 - Pneus Michelin
Porsche 997 GT3 RSR n°75 : Marc Goosens-Marco Holzer-Jaap Van Langen
Dia do Teste: ausente
Spa: 22o-6o no Pro GTE
Este team participa da LMS, nas 6h de Le Castelet ficaram na largada devido ao engavetamento ocorrido, não apareceram no Test Day e em Spa ficaram em sexto lugar, é esprado que pelo menos cheguem ao final da prova em Le Mans
Team Principal : Rudi Penders
Diretor Técnico: Luc Goris
Porsche 997 GT3 RSR - Moteur Porsche 6 cylindres Boxer 4000 cm3 - Pneus Michelin
Porsche 997 GT3 RSR n°75 : Marc Goosens-Marco Holzer-Jaap Van Langen
Dia do Teste: ausente
Spa: 22o-6o no Pro GTE
Este team participa da LMS, nas 6h de Le Castelet ficaram na largada devido ao engavetamento ocorrido, não apareceram no Test Day e em Spa ficaram em sexto lugar, é esprado que pelo menos cheguem ao final da prova em Le Mans
MATMUT IMSA Performance - Porsche 997 RSR # 76
Diretor: Raymond NARAC
Team Manager: Rava Frank
Porsche 997 GT3 RSR - Moteur Porsche 6 cylindres Boxer 4000 cm3
Porsche 997 GT3 RSR n°76 : Raymond Narac-Patrick Pilet-Nicolas Armindo
Dia do Teste: 4'02 "087 - 25o-5o tempo GTE Pro
Spa: abandono
Diretor: Raymond NARAC
Team Manager: Rava Frank
Porsche 997 GT3 RSR - Moteur Porsche 6 cylindres Boxer 4000 cm3
Porsche 997 GT3 RSR n°76 : Raymond Narac-Patrick Pilet-Nicolas Armindo
Dia do Teste: 4'02 "087 - 25o-5o tempo GTE Pro
Spa: abandono
O team montado por Raymond Narac não está bem este ano, na LMS ficou engavetado na largada nas 6h de Le Castelet e depois em Spa novo abandono, andou no Test Day com o quinto tempo e devem andar melhor nas 24h. A colocação na bandeirada final é uma incognita.
Proton Team Felbermayr
Team Manager: Ried Chritian
Diretor Técnico: Michael Ried
Porsche 997 GT3 RSR - Pneus Michelin
Porsche 997 RSR n°77 : Marc Lieb-Richard Lietz-Wolf Henzler
Dia do Teste: "4'02 830 - tempo 36a-6o GTE Pro
Spa: 35a-8a no GTE Pro
Porsche 997 RSR n°88 : Bryce Miller-Nick Tandy-Abdulaziz Al Faisal
Dia do Teste: 4'04 "507 - 39o-8o tempo GTE Pro
Spa: 28o-5a no GTE Am
Spa: 35a-8a no GTE Pro
Porsche 997 RSR n°88 : Bryce Miller-Nick Tandy-Abdulaziz Al Faisal
Dia do Teste: 4'04 "507 - 39o-8o tempo GTE Pro
Spa: 28o-5a no GTE Am
É o team com os pilotos de fábrica da Porsche no #77, e este team deve lutar por uma vitória nas 24h novamente, pois venceram em 2010 na antiga classe LMGT2, e mesmo com a companhia de Ferrari, BMW e Corvette devem ter um bom desempenho. Na LMS nas 6h de Le Castelet ficaram na largada com aquele famoso engavetamento e o mesmo aconteceu em Spa com outra batida, porém no dia do Test Day andou bem e tem tudo para desempenhar um bom papel. Do team #88 é esperado que apenas terminem as 24h, pois a maioria são novatos.
Jota-AMR Sport Vantage Aston Martin n º 79
Team Principal : Sam Hignett
Os co-proprietários de Simon Dolan, Sam Hancock, Sam Hignett
Aston Martin Vantage GT2 - Moteur V8 Aston Martin 4,5 litres - Pneus Michelin
Aston Martin Vantage n°79 : Sam Hancock-Simon Dolan-Chris Buncombe
Dia do Teste: 4'04 "594 - 40o-9o no GTE Pro
Spa: 21 - 5 º GTE Pro
O team é conhecido do meio automotor, pois remota de 2000 a sua criação. O seu carro é um Vantage que andou ganhando aumento de gurney para as 24h de Le Mans pois como todo mundo sabe, era ruim de reta em 2010. Com o team JWM em 2010 ficaram numa das curvas Porsches durante as 24h. Eles estão correndo pela LMS e ficaram na largada das 6h de Le Castelet naquela largada tumultuada, porém em Spa ficaram em 5º lugar com um ritmo decente, porém no Test Day foram apenas 9º.
Não é esperado que eles vençam as 24h, mas que pelo menos terminem ela.
Team Principal : Sam Hignett
Os co-proprietários de Simon Dolan, Sam Hancock, Sam Hignett
Aston Martin Vantage GT2 - Moteur V8 Aston Martin 4,5 litres - Pneus Michelin
Aston Martin Vantage n°79 : Sam Hancock-Simon Dolan-Chris Buncombe
Dia do Teste: 4'04 "594 - 40o-9o no GTE Pro
Spa: 21 - 5 º GTE Pro
O team é conhecido do meio automotor, pois remota de 2000 a sua criação. O seu carro é um Vantage que andou ganhando aumento de gurney para as 24h de Le Mans pois como todo mundo sabe, era ruim de reta em 2010. Com o team JWM em 2010 ficaram numa das curvas Porsches durante as 24h. Eles estão correndo pela LMS e ficaram na largada das 6h de Le Castelet naquela largada tumultuada, porém em Spa ficaram em 5º lugar com um ritmo decente, porém no Test Day foram apenas 9º.
Não é esperado que eles vençam as 24h, mas que pelo menos terminem ela.
Flying Lizard Motorsports - Porsche 997 RSR # 80
Team Principal : Seth Neiman
Team Manager Eric Ingraham
Porsche 997 RSR - Moteur Porsche 6 cylindres Boxer 4000 cm3 - Pneus Michelin
Porsche 997 RSR n°80 : Jörg Bergmeister-Patrick Long-Lucas Luhr
Ausente no dia do teste e Spa
É um team baseado nos EUA, este ano, pela primeira vez estão com seus dois carros em La Sarthe, um aqui na categoria PRO e outro na AM, com isso terão de dividir as atenções com seu dois carros, não foram ao Test Day e nem compareceram em Spa, mas experiência ele tem de sobra, pena que às vezes falte-lhes um pouco de sorte para alcançar o triunfo final de um pódium. Em Sebring foram 6º e 7º na classe. As apostas da equipe se concentram no carro #80, pois todos ali são experientes em Le Mans e correm por vitórias nas duas classes este ano.
Hankook Farnbacher equipe - Ferrari 458 Italia n º 89
Team Manager : Francis Schammo
Diretor Técnico: Horst Farnbacher
Ferrari 458 Italia - Moteur V8 Ferrari 4,5 litres - Pneus Hankook
Ferrari 458 Italia n°89 : Dominik Farnbacher-Allan Simonsen-Leh Keen
Dia do Teste: 3'59 "966 - melhor tempo GTE Pro - 30
Spa: décimo setima-segunda no GTE Pro
Um team alemão andando de Ferrari, com certeza muita gente boa torce o nariz para isso na Alemanha, o team é aquele mesmo que chegou em segundo no ano passado das 24h de Nurburgring, atrás apenas da BMW M3 de Augusto Farfus, para este ano estão com uma F458 Italia. O time possui muita qualidade e larga experiência em provas de longa duração, pois participam também do VLN Alemão e também devem andar nas 24h do Inferno Verde. Os pneus da marca Hancook se encaixaram e muito bem na F458 e já tiverm bons resultados pela LMS com um terceiro lugar em Le Castelet e um segundo lugar em Spa pelo ILMC e é considerado um dos teams favoritos a vitória em Le Mans.
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