por Fernando Rhenius http://bongasat.blogspot.com/
Um dos grandes pontos do novo regulamento da ACO para 2011 é a redução dos motores o chamado downsizing. Na pratica seria algo como um motor 1.8 com o peso de 1.0 porém com potencia aumentada.
O novo motor é um V6 TDI 3.7 litros 540 cv, 25% mais leve do que o motor utilizado no modelo R15. Para o diretor da Audi Wolfgang Ullrich a redução do tamanho do bloco possibilita a instalação sem grandes mudanças do KERS no futuro. "Quando esta tecnologia venha a ficar mais eficaz, usaremos em Le Mans. "
Com um angulo de abertura em V com 120º que foi “lançado” pela Renault na F1 nos anos de 2001 a 2003 reduz substancialmente o centro de gravidade do motor. Assim o espaço entre os 2 bancos de cilindros pode acomodar o coletor de escape que nos outros protótipos é posicionado nas laterais do motor.Motores a Diesel para terem um melhor rendimento precisam de um turbo. O do R18 está no centro do V o que deixa o “caracol” visível pela carenagem. Ao contrário do 908 que utiliza dois turbos a Audi optou por um apenas. “Caso contrário, o tempo de resposta seria muito ruim”. É o que afirma o responsável pelos motores da marca Ulrich Baretzky. Com este sistema os gases do escape saem por canos menores e ajuda no donwforce da asa traseira.
O sistema já começa a dar seus resultados com o R18 fazendo o melhor tempo no dia de testes em Le Mans. Pelo menos por enquanto o título de mas velos no circuito é da Peugeot com 340km/h na reta Mulsane.
Um dos grandes pontos do novo regulamento da ACO para 2011 é a redução dos motores o chamado downsizing. Na pratica seria algo como um motor 1.8 com o peso de 1.0 porém com potencia aumentada.
O novo motor é um V6 TDI 3.7 litros 540 cv, 25% mais leve do que o motor utilizado no modelo R15. Para o diretor da Audi Wolfgang Ullrich a redução do tamanho do bloco possibilita a instalação sem grandes mudanças do KERS no futuro. "Quando esta tecnologia venha a ficar mais eficaz, usaremos em Le Mans. "
Com um angulo de abertura em V com 120º que foi “lançado” pela Renault na F1 nos anos de 2001 a 2003 reduz substancialmente o centro de gravidade do motor. Assim o espaço entre os 2 bancos de cilindros pode acomodar o coletor de escape que nos outros protótipos é posicionado nas laterais do motor.Motores a Diesel para terem um melhor rendimento precisam de um turbo. O do R18 está no centro do V o que deixa o “caracol” visível pela carenagem. Ao contrário do 908 que utiliza dois turbos a Audi optou por um apenas. “Caso contrário, o tempo de resposta seria muito ruim”. É o que afirma o responsável pelos motores da marca Ulrich Baretzky. Com este sistema os gases do escape saem por canos menores e ajuda no donwforce da asa traseira.
O sistema já começa a dar seus resultados com o R18 fazendo o melhor tempo no dia de testes em Le Mans. Pelo menos por enquanto o título de mas velos no circuito é da Peugeot com 340km/h na reta Mulsane.
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