segunda-feira, 9 de maio de 2011

24H de Le Mans: AUTOMOBILE CLUB DE L’OUEST VAI MEXER NAS EQUIVALÊNCIAS PARA LE MANS?


 por Hugo Ribeiro http://www.lemansportugal.com 

Sem dizer como, ou principalmente quem, o ACO emitiu hoje um comunicado de imprensa que anuncia a possibilidade de haver mexidas nas equivalências para as 24 Horas de Le Mans. Anos houve em que as criticas contra o domínio dos LMP1 a diesel foram bem mais incisivas, mas este ano reina a total confusão: Os diesel parecem mais rápidos do que nunca; os LMP1 com motores pré-2011 andas mais do que os actuais quando o ACO prometeu que esses motores seriam fortemente penalizados, o mesmo se aplica entre os diesel pré-2011 e os novos protótipos a gasolina... até a pacifica LMP2 se encontra em alvoroço com a HPD a queixar-se do restritor que lhe foi aplicado. E os GTEs em recta são mais rápidos que os LMP2 o que não deixa nem uns nem outros muito satisfeitos!

Aqui fica na integra o comunicado:

A segunda ronda da Intercontinental Le Mans Cup terminou à momentos e o Automobile Club de l’Ouest (ACO) anotou a perfeormance de cada um dos carros inscritos.

Com vista às 24 Horas de Le Mans de 11 e 12 de Junho, a equipa técnica do ACO que já havia previsto a possibilidade de ajustar o equilíbrio de performances entre os carros de cada categoria após duas corridas, pelo que vai agora estudar essa possibilidade de acordo com o regulamento técnico e desportivo.

O objectivo do ACO não é introduzir um sistema permanente de equilibro de performances, mas antes ajustar, se necessário, as novas regras introduzidas este ano após analisar os resultados. Apenas os resultados em corrida e não os dos treinos (livres ou de qualificação) serão tidos em conta.

Esses ajustes serão introduzidos o mais rapidamente possível com vista às 24 Horas de Le Mans

Uma curta apresentação dos instrumentos à disposição do ACO:

Classe LM P1
Ajuste da performance:

1. De acordo com o artigo 1.3 do regulamento desportivo do ACO: máximo de 2% entre as diferentes motorizações. Para estes ajustes possíveis, apenas os tempos por volta serão considerados como indicado no artigo.

2. De acordo com o Artigo 19 do regulamento técnico do ACO:
Art.º 19 – Ajuste de Performances (Regulamento Técnico LMP)

O ACO pretende maximizar o equilíbrio de performances entre os LMP1 que utilizam diferentes motorizações e diferentes combustíveis. Para este propósito, o ACO reserva o direito de ajustar os seguintes elementos de cada um dos tipos de motor e/ou combustível: Peso mínimo do carro; dimensão do restritor de ar; capacidade do tanque de combustível. Para estes possiveis ajustes, apenas a potência e o binário do motor serão levados em conta.

A comparação entre tecnologias terá em consideração o seguinte: Diesel 2011/Gasolina 2011; Diesel 2011/Diesel 2010; Gasolina 2011/Gasolina 2010; Gasolina 2010/Diesel 2010.

ClasseLM P2
Art.º 19 – Ajuste de Performances (Regulamento Técnico LMP)

As especificações definidas no inicio da temporada podem ser alteradas após a primeira e/ou segunda corrida pelo ACO, se necessário, de forma a maximizara o igualdade de performance. Os seguintes elementos poderão ser mexidos em cada modelo: Peso mínimo do carro (lastro de handicap); dimensão do restritor de ar; capacidade do tanque de combustível; Qualquer outra restrição técnica que o ACO considere necessária.

A comparação entre tecnologias terá em consideração o seguinte: Motores diferentes; Carros a custos controlados / Carros sem custos controlados.

Class LMGTE
Art.º 19 – Ajuste de Performances (Regulamento Técnico GTE)

De forma a manter a diferença entre os diferentes modelos de carros dentro de um limite de 0.5% dos tempos por volta, o ACO irá reservar a possibilidade de ajustar a performance dos carros LM GTE

Fonte: Comunicado de Imprensa do ACO
Foto:IMAGEM: © DPPI 

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