terça-feira, 26 de abril de 2011

LE MANS TEST DAY: TESTE POSITIVO PARA O PEUGEOT DO TEAM ORECA MATMUT


por HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com

O Team Oreca Matmut capitalizou o regresso do Dia de Testes para redescobrir o circuito das 24 Horas de Le Mans. Foi a preparação ideal para as clássicas duas voltas ao relógio que irão ter lugar a 11 e 12 de Junho. Como Olivier Panis se encontrava a competir no GT Tour este fim-de-semana, apenas Nicolas Lapierre e Loïc Duval pilotaram o Peugeot 08 HDi-FAP #10. Os dois revezaram-se em turnos ao volante durante as 8 horas de teste, completando a agenda programada.


Apesar do Nicolas, do Loïc e de toda a equipa Oreca conhecerem bem Le Mans com o 'Leão', este Dia de Testes foi por certo enriquecedor. Com a  introdução de novas regras aerodinâmicas, a equipa procurou juntar o máximos de dados possível antes da semana de competição — e foi exactamente isso o que os pilotos fizeram. Após o regresso ao trabalho atrás do volante, Nicolas e Loïc testaram várias configurações aerodinâmicas durante a sessão matinal, após o que, ao início da tarde, começaram o trabalho com os pneus.
"Após algumas voltas, a pista rapidamente melhorou e nós encontramos o carro que conhecemos," explica Nicolas Lapierre. "Por causa das novas modificações devidas ao novo regulamento, tivemos de encontrar novos referências, sobretudos nas travagens. O teste correu sem problemas. Avançamos passo a passo ao longo do dia, especialmente com os pneus: fomos capazes de determinar as diferentes fases de usos dos pneus o que é bom."

Os sentimentos foram os mesmos para Loïc Duval, que foi responsável por testar o kit aerodinâmico: "Tínhamos uma boa base para a afinação e as primeiras voltas confirmaram-no. O Peugeot 908 HDi FAP é ainda uma excelente carro nesta pista! Quanto à aerodinâmica, os novos regulamentos mudaram as coisas um pouco pelo que testamos várias soluções com resultados interessantes. Continuamos no caminho certo..."
"Nós não nos preocupamos com os outros," concluiu David Floury no rescaldo do dia. "Concentramos-nos no nosso programa sem pressas. Como sempre, o Nicolas e o Loïc foram excelentes. Completamos todas as tarefas planeadas, com um carro fiável e rápido. A diferença para os carros novos é a que esperávamos. Vamos agora trabalhar nos nossos pontos fortes."

A próxima prova serão os 1000Km de Spa-Francorchamps a 7 de Maio.

Fonte: Comunicado de Imprensa do Team Oreca Matmut

Nenhum comentário: