por HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
O Audi R18 TDi teve uma bem sucedida primeira aparição pública em Le Mans. Perante os cerca de 25.ooo entusiastas que testemunharam a preparação da Audi Sport Team Joest para a corrida das 24 Horas de Le Mans ( de 11 e 12 de Junho) no Domingo de Pascoa com todos os seus carros e pilotos, o inovador sport-protótipo com a sua tecnologia ultra-leve marcou os dois melhores registos de tempo no final deste regressado Dia de Testes.
Como é hábito, no Dia de Testes não é a obtenção do melhor tempo que mais interessa mas sim os resultados obtidos ao longo das 8 horas: e aí o inovador sport-protótipo a diesel provou ter sido bem preparado para a exigente pista de Le Mans, tendo todos os programas agendados sido compridos com os 10 pilotos a adaptarem-se na perfeição ao exigente circuito. Para além dos 9 pilotos oficiais, o piloto de reserva Marco Bonanomi esteve também ao volante e pilotou em Le Mans pela primeira vez.
Mas apesar do foco da Audi estar na afinação, o 8 vezes vencedor em Le Mans Tom Kristensen realizou o melhor tempo do dia com o #3, completando uma volta ao circuito de La Sarthe em 3:27.687. Por sua vez, o vencedor da edição do ano passado apenas precisou de mais 0.128 segundos no #2 para percorrer os mesmos 13.629 quilómetros. Nem uma pequena chuvada de manhã, nem um pião pelo Audi R18 TDi #2 travaram os progressos da equipa. O trabalho com o parceiro Michelin foi especialmente positivo e Tom Kristensen, Allan McNish e Dindo Capello geraram dados muito importantes. Para além da afinação do carro, todos os pilotos tinham um objectivo comum: pela primeira vez desde 1999 a Audi compete em Le Mans com um protótipo fechado e para os pilotos era importante conhecer a visibilidade dentro do cockpit, conduzir com tráfego realista e praticar as trocas de pilotos.
Do Domingo de Páscoa, não só as próximas 24 Horas de Le Mans estavam na mente de todos na Audi Sport Team Joest. Cada um dos três Audi R18 TDI tinha dois autocolantes na asa traseira com o desenho do capacete de Michele Alboreto em memória do ex-piloto oficial da Audi que faleceu há 10 anos atrás no dia 25 de Abril.
Dr. Wolfgang Ullrich, Director da Audi Motorsport: "Havíamos preparado um extenso programa para todos os 3 carros. As condições meteorológicas permitiram-nos completar tudo o que estava programado. Penso que poderemos pôr tudo em uso na corrida de Le Mans. Era importante fazer o máximo de quilómetros aqui com o novo carro antes da chegado ao fim-de-semana de corrida de Junho."
Dindo Capello, Audi R18 TDI #3: "Trabalhámos bem ao longo das 8 horas sem um único problema. Completámos todos os aspectos do nosso plano e aprendemos várias pequenas coisas que nos irão ajudar na próxima vez. Tal foi muito, muito positivo. Estou ansioso para ver a análise de todos os dados, mas é claro que há um aspecto ou outro que pode ainda ser melhorado."
Tom Kristensen, Audi R18 TDI #3: "Foi perfeito para a equipa poder completar o Dia de Testes com o novo carro. Para mim, foi a primeira vez desde 2003 [NdR: com a Bentley[ que me sentei num coupé. A eficiência e o trabalho da Audi não deixam de me impressionar. Podes mesmo sentir a aerodinâmica do carro e este é muito confortável. Agora reunimos uma considerável quantidade de dados. Como piloto, aprecio imenso a caixa de 6 velocidades, esta assenta bem no motor com a sua dimensão reduzida na cilindrada."
Allan McNish, Audi R18 TDI #3: "Não há outro circuito onde exista uma recta tão longa nem uma sucessão de longas rectas na mesma volta, havendo ainda secções de alta velocidade como as Curvas Porsche e os Esses. Era muito importante para nós, aqui com o novo R18 TDi, tentar compreender como o carro reagia a este tipo de pista e encontrámos uma boa base de afinação. É um facto que o circuito irá mudar daqui até Junho, mas temos uma boa base e um bom nível de confiança. O chassis foi muito consistente e os pneus estiveram muito bem. Estamos no bom caminho mas até à corrida em Junho não iremos ver o que todos realmente têm para dar."
Timo Bernhard, Audi R18 TDI #1: "Foi muito bom poder haver de novo um Dia de Testes para Le Mans. Isto deu-nos a possibilidade de preparar o carro para esta pista única. Não é possível simular Le Mans noutro local — é preciso pilotar na pista. Dividir a carga de trabalho pelos 3 carros fez sentido e o resultado da equipa é importante. Não estivemos preocupados em obter bons tempos, mas sim em descobrir e acumular quilómetros. Testámos diferentes afinações e tudo correu francamente bem. Mal posso esperar pelo regresso."
Romain Dumas, Audi R18 TDI #1: "Foi um dia muito construtivo, trabalhamos imenso e com os 3 carros aprendemos mais ainda. Trabalhamos segundo um programa bem definido. Melhoramos continuamente a afinação ao longo do dia, e o carro esteve muito fácil de pilotar. A nossa performance foi também muito positiva. Era isto que tínhamos em mente. Ficamos ainda a conhecer melhor os novos mecânicos e praticamos as trocas de pilotos ao longo de todo dia. Penso que quando chegarmos às qualificações para Le Mans, estaremos melhor preparados do que no ano passado."
Mike Rockenfeller, Audi R18 TDI #1: "Foi muito bom regressar a Le Mans após o êxito do ano passado, e é bom que tenha havido de novo um Dia de Testes para assim podermos testar o Audi R18 TDi. Para um piloto, há também que voltar a ambientar-mo-nos com a pista de novo. É fantástica a sensação de velocidade nas curvas rápidas. Foi um bom dia para nós, recolhemos imensos dados que serão analisados para melhorarmos no futuro. Assim, devermos estar bem preparados para a corrida."
Marcel Fässler, Audi R18 TDI #2: "Estou muito satisfeito com todo o carro — esteve altamente! Senti-me seguro e bem no carro e nas curvas rápidas, o carro é sensacional. Em Mulsanne fiz um pequeno pião na travagem e como não queria voltar a cometer um erro, regressei aos limites lentamente. Olhando para o dia como um todo, estou muito contente com a performance e com o que conseguimos testar."
André Lotterer, Audi R18 TDI #2: "Testamos imenso com o Audi R18 TDi desde Dezembro. E agora mostramos a sua capacidade pela primeira vez no Teste para Le Mans. Estávamos ansiosos por esse dia. Para mim o carro esteve muito agradável e confortável o que é uma grande vantagem em Le Mans. Consegues adaptar-te e pilotar muito rapidamente sem grandes preocupações. Agora precisamos de acumular mais alguns quilómetros antes da corrida."
Benoît Tréluyer, Audi R18 TDI #2: "Pela primeira vez pilotamos o Audi R18 TDi em Le Mans. O carro esteve muito agradável: é fácil de conduzir e rapidamente ganhamos confiança. Assim, somos rápidos logo à primeira mesmo quando as condições são traiçoeiras, o que é especialmente importante nas curvas rápidas. Tendo em conta que estes foram os nossos primeiros quilómetros em Le Mans com o R18 TDi, foi um bom começo."
Marco Bonanomi, Audi R18 TDI: "Estou muito feliz após o dia de hoje que foi muito importante para mim. Um grande obrigado à Audi e à equipa por esta oportunidade. Foi uma grande sensação pilotar em Le Mans como estreante: fiz 10 voltas e o carro esteve muito bem. Temos agora dados de referência para a prova, mas temos ainda muitos quilómetros de testes pela frente. Foi muito bom poder ajudar a equipa na preparação para esta corrida."
Ralf Jüttner, Director Técnico da Audi Sport Team Joest): "Tivemos, francamente, um óptimo teste hoje. Tivemos sorte com o tempo — apenas choveu um pouco. Conseguimos riscar todos os itens no nosso plano de trabalho e tivemos resultados muito bons. Durante a sua primeira saída à pista em Le Mans, o R18 TDI comportou-se exactamente como esperávamos. Uma boa parte do nosso trabalho era com os pneus pois não existem muitas oportunidades para correr em Le Mans, e isso era muito importante. E é sempre excitante estar aqui antes do arranque oficial. Tivemos uma excelente cooperação com a Michelin e os pneus estiveram brilhantes. Conseguimos ainda completar as tarefas para a afinação e rever aerodinâmica. Há ainda uma lista de coisas a fazer, mas podemos regressar a casa com um bom 'feeling'."
Fonte: Comunicado de Imprensa da Audi Motorsport
Nenhum comentário:
Postar um comentário