quinta-feira, 28 de abril de 2011

F-Indy: Categoria mais perto de Porto Alegre



Foi firmado hoje, 28, o protocolo de intenções com a Fórmula Indy para trazer a competição à Capital gaúcha em setembro de 2012. A assinatura do documento pelo prefeito José Fortunati e pelo governador Tarso Genro ocorreu no Palácio Piratini, com a presença do CEO da Indy, Randy Bernard e do presidente da Divisão Comercial da Indy, Terry Angstadt.

De acordo com o termo, prefeitura e Governo do Estado formarão grupo de trabalho que terá a missão de detalhar a Matriz de Responsabilidades para o evento e preparar a assinatura do contrato para realização da prova.

O governador Tarso Genro falou do momento importante para a concretização do Grande Prêmio Porto Alegre Mercosul de Fórmula Indy para o Estado. Destacou o esforço da prefeitura na internacionalização do território gaúcho. Além de colocar Porto Alegre como eixo central do Mercosul. Tarso ressaltou, ainda, a parceria dos governos na viabilização de grandes ações de desenvolvimento como Metro, Cais Mauá, Copa do Mundo.

Fortunati disse que o ato consolida o esforço que vem sendo realizado entre os governos Estadual, Federal e Municipal em trazer para a cidade grandes eventos internacionais. "Estamos unindo esforços para viabilizar essa iniciativa. O grupo de trabalho agora irá buscar apoio institucional e fazer as demais articulações para a viabilização da prova em 12 de setembro do ano que vem e que esta se torne permanente na cidade".

Na ocasião, o prefeito fez um pequeno histórico das cinco visitas da comitiva da Indy em Porto Alegre. De acordo com Fortunati, a primeira foi em outubro de 2010, quando a prefeitura demonstrou total interesse de sediar a competição. Fortunati destacou os benefícios que a cidade terá ao sediar o evento como, por exemplo, a visibilidade mundial, pois mais de 200 países acompanham a competição. O prefeito mencionou também, como efeitos da realização da prova, a geração de emprego e renda e o estímulo ao turismo.

O presidente da Divisão Comercial da Indy, Terry Angstadt, elogiou o trabalho competente realizado pela cidade, destacando a importância das relações de Porto Alegre com os países do Mercosul, como a Argentina e o Uruguai. Falou do grande volume de negócios que a competição propicia e falou da co-responsabilidade dos organizadores da Indy em fazer um grande evento na cidade.

Além de secretários municipal e estadual de Turismo, Mobilidade Urbana, Fazenda e Comunicação, participou do ato o presidente da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde.

Histórico

Esta é a quinta vez que comitivas da Indy visitam Porto Alegre. Nas etapas anteriores, foram definidos detalhes técnicos, tais como a viabilidade da prova de rua na cidade. Em dezembro de 2010, esteve na Capital o engenheiro Tony Cotman, que desenhou traçado provisório para a corrida. Com extensão de 3,5 quilômetros, a sugestão inicia na avenida João Goulart (Usina do Gasômetro) passando pelas avenidas Edvaldo Pereira Paiva, Ipiranga, Borges de Medeiros, Loureiro da Silva e Mauá.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Nenhum comentário: