sexta-feira, 4 de março de 2011

Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra


Sucesso total é o único adjetivo que nos vem à mente quando pensamos na primeira etapa do campeonato brasileiro, que teve inicio em Santa Catarina, na cidade de Ascurra, no Autódromo Max Mohr, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro.

Choveu? Sim, choveu muito. Problemas, sim vários problemas. A chuva fez com que as provas de domingo fossem canceladas? Sim foram canceladas.

Então algumas pessoas devem estar se perguntando:
- se aconteceu tudo isso, como alguém pode achar que foi um sucesso total. Mas acreditem foi um sucesso mesmo, pois como sempre deixamos claro: Velocidade na Terra é tudo de bom, COM CERTEZA! Independentemente do clima.


Os organizadores não mediam esforços, todos empenhados em amenizar as dificuldades. A chuva que não dava trégua, a terra que não tem a caracteriza para disputas com chuva, mas ninguém esmorecia e a cada pingo que caia, sentíamos que as dificuldades aumentavam. Os tênis, as botas, foram tiradas e literalmente todos colocaram os pés na lama e a chuva caia com vontade. Assim foi na sexta-feira, treino livre nem pensar, pois a pista dava drible até para quem se arriscava a andar a pé.

Sábado após as máquinas acertarem o que a chuva havia destruído, os pilotos deram um verdadeiro show. Grid fantástico tínhamos mais de sessenta e cinco pilotos de várias categorias: Turismo 1600, Turismo Light, Mini Fórmula Tubular, Turismo 5000 e a F1 da velocidade na terra, a Fórmula Tubular Injetada.

Treinos livres, tomadas e provas, tudo na mais perfeita harmonia.

Na Fórmula Tubular Injetada, Vanderley Reck, de Tangará da Serra/MT (Algoreck – Preparação Stumpf), fez a pole com 1:20.171, seguido de Alexandre Garcia de Campo Novo do Parecis/MT, (Agropecuária JA) com 1:20.521 em terceiro estreando no brasileiro, Diogo Freitas,(CR Café) filho do experiente e detentor de vários títulos, Cesar Freitas, veio da Bahia de Luis Eduardo Magalhães e já deixou seu nome registrado, com 1:20.873. (abaixo planilha com todos os tempos e resultados).

Na largada Vanderley não tinha conhecimento do sistema das luzes e perdeu a liderança para o jovem Diogo, que no decorrer da prova também perdeu para Alexandre Garcia, que conquistou a primeira vitória de 2011. Vanderley chegou em segundo e Ricardo Basso, atual Campeão Brasileiro, chegou em terceiro.

Mini Fórmula Ronaldo Klitzeke, fez a pole e chegou em segundo na prova. O segundo melhor tempo ficou com Laércio Sartorelli, que na prova parou na sétima volta e o terceiro com Jair Messias, que venceu a prova.

Turismo 1600, foi um espetáculo, com um grid de dezesseis carros, o atual campeão brasileiro, Christiano Bornemann, fez a pole com 1:23.147, seguido do xará Cristiano Rosa, que estava afastado das pistas há muito tempo, mas veio com uma vontade renovada e quando Chris teve problemas com a trava do acelerador, assumiu a ponta e levou o carro 67 até o final. A melhor volta da prova foi do Christiano com 1:24.434. Lucas Bornemann, que aniversariava ganhou um belo presente, assumiu a segunda posição e garantiu pontos importantes para sua participação no brasileiro.

Turismo 5000, que em Santa Catarina é conhecida como Stock Car da Terra, levava o publico ao delírio quando as máquinas roncavam em alto giro. Tito Marestoni, fez a pole e ganhou a prova. Charles Oliveira em segundo, com Marcio Reuter em terceiro, confirmaram as posições na prova.

Turismo Light, outra categoria com dezessete carros no grid, teve Iverson Sasse na pole, Dirceu Vitorino em segundo e Josinei Cordeiro em terceiro. Na prova Iverson manteve o primeiro lugar, seguido de Josinei, que terminou a prova de forma espetacular, o motor explodiu e mesmo com toda fumaça e o fogo querendo subir, ele levou o carro com maestria a bandeirada final, levando o publico ao delírio, sendo aplaudido por todos, e em terceiro Jomerson Silva.

As provas da Turismo Light e Mini Fórmula, foram realizadas no domingo pela manha, pois conforme explicamos a chuva não dava trégua.

Os Fórmulas Tubulares tiveram treino livre no domingo pela manha e pelos tempos e mudança de posição sabíamos que a tomada e a prova seria algo inesquecível, mas infelizmente não foi dessa vez. A chuva caiu e caiu. Sem condições de dar continuidade ao evento, os comissários consultaram os pilotos e os mesmos concordaram que não haveria a menor chance de colocarem as “gaiolas” na pista.

Diante das intempéries da natureza, a primeira etapa do campeonato brasileiro, só teve uma prova realizada, portanto a partir desse evento, o campeonato brasileiro passa a ter onze provas para efeito de pontuação.

Queremos deixar registrado a presença do Presidente da Federação do Paraná Sr. Rubens Gatti, sua esposa e a vice Nelci Ferrari, mais uma mulher na direção do automobilismo. Lutando para que tudo possa ser somado e com isso acrescentar cada vez mais para a velocidade na terra.

Zilmar Sirtoli, presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra, também marcou presença no evento. Com algumas novidades significante para 2011, que iremos divulgando durante o campeonato.

Os pilotos e equipes estão se unindo para que a velocidade na terra possa crescer agradando a todos. Os grid voltando a dar alegria aos apaixonados pela nossa poeira abençoada e assim vamos ultrapassando os obstáculos e seguindo em frente com vitórias e alegrias estampada nos rostos de todos que compareceram no Autódromo Max Mohr.

A organização esteve com o Automóvel Clube Aliança do Vale, comandada pelo Eviatore Luigi, assessorado pelo Levi Junior e uma equipe fantástica. O diretor da prova foi o simpático Osmar Otávio Trierweiler, tendo como adjunto Manoel José Xavier da Fauesc. Os comissários desportivos: Osvaldo Rogério de Oliveira e Nilo Sérgio Nunes Córdoba, ambos da Fauesc e José Carlos Gabriel da Femtau. Os comissários Técnicos Robson Kasi da Femtau e José Augusto Martins da Fauesc. A cronometragem ficou sob a responsabilidade da Cronotech. O “Juca Bala” fez o serviço de locução.

Pilotos veteranos da categoria Fórmula Tubular deram um show e foram acompanhados pelos garotos que estão começando na terra. Vanderley Reck, (Algoreck – Stumpf) Alexandre Garcia (Agropecuária JA) representaram Mato Grosso. Diogo Freitas (CR Café) e Ricardo Basso (Novoeste) o estado da Bahia. Thiago Oliveira e Bertasso (Seqüencial) o estado do Paraná. Ricardo Kreuz “Bidu” (Auto Nova Petrópolis) Rio Grande do Sul. Arnaldo Vasconcellos (Vascon Materiais de Construção) Mato Grosso do Sul. Ricardo Pioto e Alter Torcato, o estado de Santa Catarina. Wellington Antunes (Borrachas Peçantunes) o Rio de Janeiro e o estado de São Paulo teve maior número de representantes: Ricardo Fragnani, (Grupo Incefra) Rick Fragnani, (Grupo Incefra) Lucas Oliveira, (Grupo Incefra), Celso Meneghell, Celso Silveira Mello Filho e Fernando Rodrigues (Autódromo do Sol).

All Racing Assessoria

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