quarta-feira, 24 de março de 2010

12 Horas de Sebring: As declarações após a corrida

por Hugo Ribeiro http://www.lemansportugal.com/


TEAM PEU­GEOT TO­TAL
Peu­geot 908 HDi-FAP #08Ven­ce­dor das 12 Ho­ras de Se­bring ab­so­luto e na classe LMP1
Anthony Da­vid­son: "É um re­sul­tado fan­tas­tico para mim e para o Team Peu­geot To­tal. Eu ado­rei con­du­zir o 908! Foi bom que a cor­rida te­nha aca­bado por ser tão re­nhida e foi op­timo ter-me es­tre­ado na equipa com uma vi­tó­ria. Gos­tava de agra­de­cer a to­dos pelo seu tre­mendo trabalho."
Ale­xan­der Würz: "Ter­mi­nar em pri­meiro e em se­gundo foi um re­sul­tado per­feito para a Peu­geot. O re­sul­tado fi­nal ape­nas fi­cou claro após a última pa­ra­gem nas bo­xes e nós pu­xa­mos forte du­rante a corrida."

Marc Gené: "Foi um ex­ce­lente en­saio para Le Mans, tanto para os pi­lo­tos como para to­dos na equipa. Foi um bom treino para as ul­tra­pas­sa­gens num cir­cuito muito exigente..."

Oli­vier Ques­nel, Di­rec­tor da Peu­geot Sport: "A nossa mis­são aqui era va­li­dar um de­ter­mi­nado nu­mero de de­sen­vol­vi­men­tos e nós atin­gi­mos esse ob­jec­tivo em to­das as alí­neas. Ape­sar da au­sên­cia do nosso prin­ci­pal ri­val, acre­dito que pro­por­ci­o­na­mos um grande es­pec­tá­culo e as or­dens da equipa fo­ram ape­nas im­pos­tas após a última pa­ra­gem, quando só fal­tava meia hora para o fi­nal. Foi bas­tante tenso, mas tam­bém muito ins­tru­tivo. A fi­a­bi­li­dade pro­mete ser a chave do su­cesso em Le Mans, e os dois 908 HDi-FAP cor­re­ram como re­ló­gios aqui. O nosso tra­ba­lho nos re­a­bas­te­ci­men­tos, a es­tra­té­gia de cor­rida e o tra­ba­lho de toda a equipa fo­ram muito for­tes. Po­de­mos es­tar or­gu­lho­sos de ter adi­ci­o­nado uma vi­tó­ria fran­cesa na lista de honra deste cir­cuito, e o 908 con­se­guiu as­sim ven­cer to­das as prin­ci­pais cor­ri­das de en­du­rance. É um re­sul­tado pro­mis­sor, mas não po­de­mos des­viar o nosso olhar do grande objectivo..."
Fonte: Press Re­le­ase da Peu­geot Sport

MUS­CLE MILK TEAM CY­TOS­PORT
Pors­che RS Spy­der #6Ven­ce­dor das 12 Ho­ras de Se­bring na classe LMP2 IMA­GEM: Ju­lie Sueur/Endurance-info

Greg Pic­kett, Pi­loto e Dono do Team Cy­tos­port: "É uma vi­tó­ria muito, muito es­pe­cial. Se­bring é ainda mais di­fí­cil do que mui­tas das pro­vas lon­gas. Fiz as 24 Ho­ras de Day­tona por di­ver­sas ve­zes e esta cor­rida é muito mais di­fí­cil. É dura para os car­ros, a su­per­fí­cie é ina­cre­di­tá­vel, é di­fí­cil ul­tra­pas­sar aqui, tens de ser muito cui­da­doso. Mon­ta­res a tua pró­pria equipa e fazeres-la cres­cer em con­junto é como for­mar uma fa­mí­lia, to­dos nos da­mos bem e es­ta­mos a fa­zer isto pe­las ra­zões cer­tas. Não há di­nheiro que pa­gue a ener­gia e de­di­ca­ção desta malta, é pre­ciso gos­tar disto e é pre­ciso imensa pai­xão, que é algo que nos es­for­ça­mos por criar na nossa em­presa, a Mus­cle Milk. É a mesma fi­lo­so­fia que co­lo­ca­mos em prá­tica aqui e tem sido fan­tás­tico nesta nossa quinta prova com este carro. Só ti­ve­mos um pó­dio an­te­ri­or­mente mas ga­nhar este cor­rida con­tra a con­cor­rên­cia que te­mos foi mesmo muito especial."

Klaus Graf: "Não sei o que sinto ou o que de­ve­ria sen­tir neste mo­mento por ainda me ser di­fí­cil acre­di­tar. É um dia muito es­pe­cial para a Mus­cle Milk Team Cy­tos­port. Foi um grande es­forço de equipa que teve a sua re­com­pensa. Um obri­gado à Pors­che e à Mi­che­lin: é pre­ciso ter equi­pa­mento fiá­vel para ga­nhar este tipo de cor­ri­das. 12 Ho­ras é muito tempo e esta é uma das cor­ri­das mais du­ras do mundo. Ga­nhar é sem­pre es­pe­cial, mas, ho­nes­ta­mente, se­ja­mos sin­ce­ros: não há me­lhor do que co­me­çar a tem­po­rada com uma vi­tó­ria em Se­bring. Obri­gado a toda a equipa, e ao Greg por ter tor­nado isto pos­sí­vel. Mal con­sigo es­pe­rar por Long Beach."

Sas­cha Mas­sen: "O Pors­che Rs Spy­der é o carro que aju­dei a de­sen­vol­ver pelo que sinto que este é o meu 'bebé'. Es­tou muito con­tente por ele ainda ser com­pe­ti­tivo e es­tou mesmo muito fe­liz por ter feito parte desta vi­tó­ria. O que faz esta vi­tó­ria ainda mais es­pe­cial é o facto deste carro nunca ter ven­cido na Amé­rica nas mão de uma equipa pri­vada até hoje, e penso que isso é um grande feito. Te­nho de agra­de­cer aos meus co­le­gas de equipa, ao Klaus e ao Greg."

Ge­of­frey Car­ter, Team Ma­na­ger: "Foi uma grande vi­tó­ria para toda a Mus­cle Milk Team Cy­toS­port, e para mim, pes­so­al­mente, pois esta foi a maior cor­rida que al­guma vez ga­nhei. Mantivemo-nos den­tro do nosso plano du­rante toda a se­mana e du­rante toda a cor­rida e sa­bía­mos que se al­gum dos nos­sos ri­vais ti­vesse al­gum pro­blema nós es­ta­ría­mos lá para ga­nhar van­ta­gem... e es­ti­ve­mos. Não houve um único pro­blema com o Pors­che RS Spy­der. O Mike Sey­mour e a equipa de pista fi­ze­ram um tra­ba­lho fan­tás­tico nas tro­cas de pi­lo­tos, mu­dança de pneus e nos re­a­bas­te­ci­men­tos. Ape­nas fo­mos para a pista e cor­re­mos o dia todo, e numa prova de 12 ho­ras é o que te­mos de fa­zer. Não po­dia es­tar mais or­gu­lhoso. Sim­ples­mente não pa­rece ser ver­dade neste momento."
Fonte: Press Re­le­ase da Mus­cle Milk Team Cytosport
RISI COM­PE­TI­ZI­ONE
Fer­rari F430 GT #62Ven­ce­dor das 12 Ho­ras de Se­bring na classe GT2

Jaime Melo: "Es­tou muito fe­liz — não po­día­mos pe­dir mais neste ar­ran­que da tem­po­rada. A equipa Risi é muito, muito boa, com 3 pi­lo­tos muito con­sis­ten­tes ,como eu, o Gimmi e o Pi­erre fo­mos hoje. É a forma de ga­nhar esta cor­rida. Os pneus Mi­che­lin comportaram-se bem e po­de­mos con­fiar ne­les sem­pre. Dito isto, o único pro­blema que ti­ve­mos foi du­rante o meu pri­meiro turno , pois os pneus es­ta­vam um pouco es­cor­re­ga­dios na se­gunda me­tade de­vido a ter­mos feito com eles al­gu­mas vol­tas mais do que os nosso ri­vais. Co­nheço o F430 desde que co­me­ça­mos o de­sen­vol­vi­mento do carro em 2006 e que­re­mos colocá-lo nos li­vros de his­tó­ria da me­lhor ma­neira pos­sí­vel, pelo que que­re­mos mesmo ga­nhar tudo este ano. As­sim, po­de­mos deixá-lo ir da me­lhor maneira."

Gi­an­ma­ria Bruni: "É um sen­ti­mento fan­tás­tico ga­nhar após ter­mos sido se­gun­dos no ano pas­sado. Foi es­pe­cial por­que foi uma cor­rida de so­nho e eu ado­rei cada mi­nuto. Es­ti­ve­mos a lu­tar desde o iní­cio, de­pois ul­tra­pas­sa­mos o lí­der e fo­mos em­bora. Ape­nas não es­ti­ve­mos na li­de­rança por duas ve­zes, e em am­bas as oca­siões ul­tra­pas­sa­mos o lí­der, o que foi es­pec­ta­cu­lar. Mos­tra­mos que nós os três, a Risi e a Mi­che­lin tra­ba­lha­mos mesmo bem em con­junto e isso é pro­mis­sor para o resto da tem­po­rada. Penso que será uma grande temporada."

Pi­erre Kaf­fer: "É um sen­ti­mento ma­ra­vi­lhoso ven­cer mais uma prova de en­du­rance e é es­pec­ta­cu­lar con­du­zir para a me­lhor equipa com um Fer­rari. Da mi­nha parte, es­tou sa­tis­feito por ter sido ca­paz de aju­dar a equipa a ini­ciar a tem­po­rada tão bem e dar-lhes um em­pur­rão para Long Be­ach e para o resto da tem­po­rada. Um agra­de­ci­mento es­pe­cial aos me­câ­ni­cos que fi­ze­ram um tra­ba­lho bri­lhante após o meu pe­queno erro no ini­cio da se­mana — adoro con­du­zir este carro, e fazê-lo aqui com o Jaime e o Gimmi foi fantástico."

Giu­seppe Risi, Dono da Risi Com­pe­ti­zi­one: "Este é um mo­mento muito es­pe­cial uma vez mais. Há sem­pre mo­men­tos es­pe­cais quando cor­re­mos es­for­ça­da­mente e so­mos bem su­ce­di­dos, mas há ainda mais quando se vence em Se­bring e pela ter­ceira vez em qua­tro anos com o Fer­rari F430. Es­pero que isto seja algo que mos­tre a to­dos os do­nos de um F430 em todo o mundo o ex­ce­lente carro que é."
Fonte: Press Re­le­ase da Risi Competizione

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