quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

WRC:P-WRC:Nobre/Paula marca pontos na Suécia



Chegou ao fim o primeiro desafio dos brasileiros Paulo Nobre, o Palmeirinha (Link Investimentos) e Edu Paula no Campeonato Mundial de Rali. A dupla completou neste domingo (14/2) o Rally da Suécia, prova válida pela abertura do torneio. Competindo pela categoria P-WRC, Nobre/Paula estreou marcando pontos graças a 8ª colocação obtida, apesar dos percalços enfrentados no rali.

Depois dos problemas no sábado, quando só seguiram na competição depois do público carregar o carro da dupla devolta para a pista após cair numa ribanceira de neve, Nobre/Paula tinha como objetivo chegar ao fim da prova na Suécia. Com a marcha ré quebrada, os brasileiros teriam que ser mais cauteloso ainda, pois qualquer saída da pista poderia significar o fim do rali.

As cinco especiais deste domingo foram percorridas sem problema por Nobre/Paula, com exceção da parte final da última especial. O intercomunicador da dupla ficou sem bateria e nos últimos metros do trecho, eles sentiram os pneus desgastados e passaram reto em uma curva.

“O rali realmente é como futebol, só acaba quando termina. E a última especial de hoje demorou para chegar ao fim. Antes dela, queríamos ter invertido os pneus traseiros pelos dianteiros, já bem desgastados, mas não deu tempo e largamos do jeito que estava. Pra ajudar, no meio do trecho acabou a bateria do intercomunicador, que foi trocada com o carro andando mesmo. E o final do trecho era um zigue-zague para o público poder ver os carros, só que passamos reto numa dessas curvas e caímos numa vala. Saímos dela no estilo Cross Country, sem parar de acelerar. E como desgraça pouca é bobagem, tivemos um pneu furado no deslocamento final e quase estouramos o tempo para chegar ao Apoio”, contou Palmeirinha.

Apesar dos sustos e problemas, Nobre e Paula estavam satisfeitos com os pontos obtidos na Suécia. “Parecia impossível fazer um rali na neve, mas percebemos que é apenas um piso mais seletivo. É igual a andar na terra, só que sem margem para erro, pois um vacilo e você cai na neve fofa e perde muito tempo para voltar. Foi legal ver o carinho do público e jamais esquecerei a “desatolada” feita no braço pela galera no dia de ontem, mas gostaria de voltar a Suécia e ser competitivo, pois neste ano confesso que apenas participamos. Mas saimos daqui com alguns pontos na bagagem, com o mérito de termos chegado até o fim, o que é importante para o campeonato”, disse Nobre, que afirma ter vontade de competir nesse tipo de piso, já que para ele um bom piloto de neve anda bem em qualquer terreno.

Já Edu Paula estava empolgado com a experiência de andar na neve. “Gostei muito desse rali. Aprendemos muito aqui e chegamos a pensar que o rali tinha acabado para nós ontem, mas os torcedores literalmente nos colocaram de volta a prova, isso foi muito bacana. E andar na neve é algo incrível e estou feliz de termos sido os primeirso brasileiros a fazer um rally aqui na Suécia”, contou Paula.

Nobre e Paula agora se juntam a Sady Bordin, como únicos brasileiros a terem participado de um rali na neve. Bordin competiu no Rally da Finlândia de 1986.

A vitória pela categoria P-WRC ficou com a dupla local e convidada pela organização Patrik Flodin/Goran Bergsten. Já no WRC a dupla vencedora foi a finlandesa Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen.

O Campeonato Mundial de Rali terá sequência entre os dias 5 e 7 de março no México. Mas obedecendo as regras da categoria P-WRC, Nobre e Paula só podem participar de seis provas no ano, e eles só voltam a competir no Rally da Jordânia, 3ª etapa do torneio, entre os dias 1 e 3 de abril.

A classificação final da categoria P-WRC no Rally da Suécia:

1º Patrik Flodin/Goran Bergsten (Suécia – Mitsubishi Lancer Evo IX), 3h28min04s7
2º Anders Grondal/Veronica Engan (Noruega-Subaru Impreza), 3h29min17s8
3º Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Portugal-Mitsubishi Lancer EvoX), 3h33min09s6
4º Fabio Frisiero/ Jordi Costa (Itália – Mitsubishi Lancer Evo IX), 3h44min49s8
5º Martin Semerad/Bohuslav Ceplecha (Rep. Tcheca- Mitsubishi Lancer Evo IX), 3h49min52s5
6º Reijo Muhonen/Lasse Miettinen (Finlândia – Mitsubishi Lancer Evo X), 3h53min00s0
7º Gianluca Linari/Paolo Gregoriani (Itália- Subaru Impreza), 4h11min03s3
8º Paulo Nobre/ Edu Paula (Brasil – Mitsubishi Lancer Evo X), 4h19min52s1

A classificação do Campeonato Mundial na categoria P-WRC está assim:

1º Patrik Flodin/Goran Bergsten, 25 pontos
2º Anders Grondal/Veronica Engan, 18
3º Armindo Araújo/Miguel Ramalho, 15
4º Fabio Frisiero/ Jordi Costa, 12
5º Martin Semerad/Bohuslav Ceplecha, 10
6º Reijo Muhonen/Lasse Miettinen, 8
7º Gianluca Linari/Paolo Gregoriani, 6
8º Paulo Nobre/ Edu Paula, 4

Nenhum comentário: