quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

F-Indy: Luczo Dragon Racing e De Ferran Motorsports unem forças para criar uma equipe de ponta na IndyCar

Co-proprietários da Luczo Dragon Racing, os norte-americanos Steve Luczo e Jay Penske se associaram ao brasileiro Gil de Ferran, principal executivo da De Ferran Motorsports e campeão das 500 Milhas de Indianápolis em 2003. A nova parceria tem como objetivo criar um novo time que irá competir no mais alto nível da IZOD IndyCar Series. O anúncio foi feito hoje (16/2) nos Estados Unidos.

Além de co-proprietário Gil de Ferran também será o presidente e sócio-administrativo da Luczo Dragon Racing/De Ferran Motorsports. Depois de passar as últimas duas temporadas como piloto e dono da equipe De Ferran Motorsports no campeonato American Le Mans Series, Gil agora traz sua experiência para a IZOD IndyCar Series. A decisão de unir forças com a Luczo Dragon Racing é baseada no desejo dos dois times de formar uma equipe dotada da mais avançada tecnologia em termos de esportes a motor na América do Norte.

Bicampeão da IndyCar (2000 e 2001) e vencedor de Indianápolis (2003), o brasileiro Gil de Ferran tem estabelecido um novo parâmetro para a carreira de pilotos do país no exterior. Talentoso e conhecido por sua inteligência estratégica, Gil teve a honra de pilotar para alguns nomes que fazem parte do panteão de lendas do esporte a motor internacional, casos de Roger Penske, Jim Hall e Jackie Stewart - todos fãs incondicionais de sua habilidade ao volante, de sua capacidade motivacional e da liderança que exerceu nas equipes pelas quais passou. Por isso, não foi surpresa quando o brasileiro de 42 anos decidiu tornar-se dono de equipe, dando sequência a uma história de vitórias e conquistas no automobilismo.

"Nós temos conversado com o Gil sobre esta associação já faz algum tempo. E achamos que agora é o momento ideal para unir nossos recursos", disse Steve Luczo. "Gil possui experiência de trabalho com grandes fábricas de veículos e equipes de ponta em todo o mundo. E de nosso lado achamos que podemos colaborar com a equipe usando nossa expertise administrativa e tino para os negócios. Nossas especialidades são complementares e nós três temos a mesma visão e ambição. Estamos muito entusiasmados com o direcionamento que vem sendo dado à nossa equipe".

A expertise dos três sócios irá criar uma forte estrutura ao redor da qual o novo time irá operar. Mais jovem dos filhos de Roger Penske, Jay Penske construiu um impressionante império no setor de imprensa e publicidade, ao mesmo tempo em que se manteve ligado no esporte por meio de seu jovem time na IndyCar. Steve Luczo é chairman e CEO da Seagate Technologies e é também um dos homens de negócio mais bem sucedidos dos Estados Unidos no segmento de tecnologia. Já a carreira de Gil é a de um piloto de grandes realizações e chefe de equipe igualmente vitorioso.

"Eu e o Gil nos conhecemos há dez anos - desde quando ele começou a correr na equipe de meu pai", conta Jay Penske. "Gil sempre teve projetos para quando parasse de pilotar. Steve e eu vínhamos falando com ele sobre trabalhar juntos há tempos. A Luczo Dragon Racing e a De Ferran Motorsports partilham da mesma visão de futuro. Com nossas expertises combinadas temos confiança de que podemos escrever uma história de sucesso para esta associação. Nós temos os recursos e o conhecimento para construir, juntos, uma grande equipe".

"Esta é uma grande notícia para todos nós", comentou Gil de Ferran. "Nosso objetivo é formar uma organização de ponta com uma forte vocação para a alta tecnologia. Temos um piloto muito talentoso, Raphael Matos, que venceu em todos os níveis nos quais competiu e já mostrou grande potencial no ano passado, sendo reconhecido como rookie of the year. As fundações da nossa equipe já estão lançadas e com nossos recursos e liderança esperamos estabelecer novos parâmetros e nos tornar um dos times mais competitivos do IZOD IndyCar series".

A Luczo Dragon Racing foi fundada em 2007, quando conquistou o quinto lugar nas 500 Milhas de Indianápolis com Ryan Briscoe - já na primeira corrida do novo time. Após uma participação limitada em 2008, a equipe disputou toda a temporada 2009, para garantir ao brasileiro Raphael Matos o troféu de Rookie of the Year. A De Ferran Motorsport inscreveu um Acura com apoio de fábrica no American Le Mans Series em 2008 e 2009. Desde sua estréia em meados de 2008, a equipe venceu 28% das corridas que disputou, colocou seu carro entre os três melhores em 61% das oportunidades, foi pole position em 44% e alinhou na primeira fila do grid em 72% das provas. Em 2009, sua primeira temporada completa, a equipe foi vice-campeã na categoria LMP1, a principal do torneio.

Nenhum comentário: