quinta-feira, 13 de agosto de 2009

WRC- Regulamento de 2011 não será alterado

Fontes internas confiáveis do Campeonato Mundial de Rally (WRC) acalmaram as especulações cercando o regulamento técnico da categoria para 2011 e além.

A última reunião do Conselho Mundial de Automobilismo confirmou que o WRC vai utilizar motores turbo de 1.6 litros a partir de 2011. Entretanto, desde então tem se falado em adotar o regulamento da Super 2000 em 2011, com o motor 1.6 turbo entrando a partir de 2012. Porém, entende-se que isso não vai acontecer.

"Este debate em andamento a respeito de qual regulamento técnico vamos utilizar tem de parar", declarou uma fonte interna do WRC ao site Autosport. "Não está ajudando o campeonato no momento. Precisamos de estabilidade no regulamento, e foi o que a FIA nos deu, não teremos nada para questionar isso agora. Acredite, os carros do Mundial de Rally, a partir de 2011, terão motores turbo de 1.6 litros".

As duas montadoras atuais do WRC, Citroen e Ford, demonstraram interesse em usar os motores da Super 2000 em 2011 visando adiar o custo de desenvolvimento e produção de um novo propulsor. No entanto, ambas as firmas insistem que irão construir um novo motor se e quando uma nova montadora se inscrever sob as regras do 1.6 turbo de 2011.

O presidente da Comissão do WRC, Morrie Chandler, esclareceu a posição da FIA durante o Rally da Polônia, em junho, destacando o comprometimento em passar para 1600cc. O debate se tornou confuso com os rumores de um compromisso da Skoda com o WRC de 2011, desde que o regulamento fosse o da Super 2000 - o que permitiria que a empresa da República Tcheca entrasse com seu atual Fabia S2000.

A fonte acrescentou: "Não ouvimos nada da Skoda. É claro que o WRC daria boas-vindas a novas montadoras, mas elas precisam reconhecer as regras sob as quais irão trabalhar - e essas regras técnicas foram anunciadas de maneira bastante clara. Estamos olhando o cenário geral, envolvendo a entrada de mais montadoras na categoria, mas elas só entrarão se o futuro do WRC for bem planejado e claro, com um regulamento compreensível e previsível".


Texto e fonte: www.autoracing.com.br

Nenhum comentário: