quarta-feira, 12 de agosto de 2009

WRC: Produção do primeiro Ford Fiesta S2000 da M-SPort iniciou.

Três meses depois das notícias que a M-Sport estaria iniciando os trabalhos sobre o carro de rally Fiesta S2000, a empresa anunciou que está pronta para começar a produzir seu primeiro veículo.

A construção do primeiro corpo será completada esta semana e se tornará num excitante produto de vendas de carros de rali no comércio.

CAD Motor do Fiesta S2000

O design e desenvolvimento do carro de rally Fiesta S2000 rally da M-Sport sediada em Cumbrian está fazendo grandes progressos e estará pronto conforme o cronograma agendado. Desde o anúncio do projeto em Abril que os trabalhos se intensificaram e no último mês uma equipe de designers e engenheiros estiveram trabalhando contra o relógio no projeto.

A grande maioria do design está agora completa e o novo carro, baseado no carro de série, top de vendas, o Ford Fiesta, foi confirmado como o carro na qual a Ford fará toda sua campanha no Mundial de Rally FIA em 2011.A fabricação das peças do S2000 está à frente do cronograma com muitos componentes já prontos para venda na M-Sport e o restante está em estado avançado de produção.

CAD Suspensão Fiesta

A equipe de design , chefiada pelo premiado Diretor Técnico da M-Sport, Christian Loriaux,aplicou a mesma filosofia de design que foi recordista de premios com o Ford Focus RS WRC. O conhecimento adquirido no desenvolvimento do carro é visto no design do novo carro de rally Fiesta S2000,que está sendo desenvolvido dentro das novas regras da FIA.

O design foi atualizado para trabalhar com novos parâmetros, que proibem o uso de materiais de alto custo como o titânio, Kevlar e fibra de carbono, a equipe M-Sport está concentrada em desenvolver a melhor distribuição do peso do carro.

Uma das primeiras áreas a ser finalizada foi a gaiola de proteção (habitáculo que protege o piloto dos capotamentos). Definições mais estritas da geometria da gaiola foi estabelecida pea FIA para aumentar a segurança e mais requisitos básicos, como o aumento do tamanho do tubo usado na construção da gaiola de 38mm para 50mm, que foram incluídos como itens obrigatórios.

Mais de 40 tipos diferentes de gaiolas foram estudadas, com a prioridade de aumentar a segurança mas também para maximizar a distribuição de peso e a facilidade de manejo do S2000.

Quase todos os modelos de gaiolas foram testados pela M-Sport em testes rigorosos. Este método de teste reduziu significantemente o tempo que a equipe levarai para determinar a melhor solução de design para a nova gaiola. O resultado foi uma gaiola 5% mais resistente que o atual Focus RS WRC usa, o que aumentou a segurança sem penalizar o peso.

A construção do motor, a cargo da Pipo Moteurs, teve bom progresso e o teste no dinamômetro está agora completo. O novo programa de testes do dinamômetro mostrou que o novo motor responde melhor que seus rivais e a equipe M-Sport está satisfeita com a performance obtida pelo novo propulsor.Sob as novas regras, o motor irá ter um limite de 8500rpm e elevação máxima da válvula de 12mm.

O primeiro motor está pronto para ser instalado no carro no final de agosto e o trabalho na construção do novo veículo começará pra valer. Uma vez a fase de testes do motor finalize , será executado testes para medir sua performance e confiabilidade.

A equipe de design da M-Sport tem trabalhado muito com a equipe do Ford B-Car para tirar vantagem da ajuda da tecnologia envolvinda no desenvolvimento do novo Fiesta (de série) e integrar muitos de seus componentes cinéticos e seus princípios de design.

As regras FIA para este esporte especificam que o carro deva ter uma largura máxima de 1820mm.Isto fez os designers realizaram significantes mudanças na aerodinâmica do carro de base Fiesta, mais estreito. Um abrangente estudo aerodinâmico foi realizado na atualização do modelo para produzir um veículo mais dinâmico e com visual mais agressivo.

Diretor Técnico da M-Sport ,Christian Loriaux :

“A M-Sport é lider comprovada no desenvolvimento de conceitos em gaiolas de proteção, e pusemos em prática toda nossa experiência em design para o novo carro de rally M-Sport Ford Fiesta S2000. Todos os desenhos estão agora finalizados e nossa excelentes instalações em Dovenby Hall nos permitiu enfrentar este desafio através de testes.Todos os aspectos do novo carro estão dentro do cronograma planejado e estamos satisfeitos com os progressos até agora".

Diretor M-Sport , Malcolm Wilson:

“O carro de rally Fiesta S2000 está realmente tomando forma agora. Estamos impulsionados ainda pelo anúncio da continuação da Ford por mais dois anos no WRC e a introdução do Fiesta S2000 será o mote da campanha para 2011.No próximo ano veremos a introdução da World Cup para carros S2000 sem os WRC e isto dará aos privados e equipes uma real chance de lutar pela vitória num novo carro que foi construído com toda nossa tecnologia e experiência".

Texto:Imprensa M-Sport
Tradução:CronoSpeed
Figuras : Divulgação M-Sport

Nenhum comentário: