terça-feira, 4 de agosto de 2009

WRC :Loeb sabia que seria difícil na Finlândia


O curto e último dia do Rally da Finlandia não teve nenhuma revolução nas posições da frente.
Segundo na classificação geral desde 6a.feira pela manhã, Sébastien Loeb e Daniel Elena terminaram a prova na mesma posição, o que lhes permite continuar na luta para conservar o título mundial. Em quarto lugar chegou a outra dupla oficial Citroen, Dani Sordo ey Marc Marti somam pontos valiosos para a Citroën, que segue na liderança do Mundial de Construtores.

Com menos de 50 Km de trechos cronometrados, o último dia do Rali da Finlândia foi menos intenso que os dias anteriores. As equipes percorreram quatro especiais sem assistência:Hannula e depois duas passadas por Myhinpää e a clássica especial de Ruuhimäki, que foi televisionada, para terminar.

Ao terminar Hannula, Sébastien Loeb provocava uma pequena subida de adrenalina na equipe francesa ao perder 10 segundos de uma vez: "É somente um pequento toque de atenção. Ao não poder lutar pela vitória na geral, saí num ritmo muito prudente", disse Loeb.

Em Myhinpää 1,o penta campeão ia a fundo e vencia seu sétimo trecho no rally. Os C4 da Citroën Total World Rally Team conseguiam a dobradinha nessa especial graças a Dani Sordo: «Evidentemente, a equipe me pediu para não correr muitos riscos, mas segui atacando um pouco para manter a pressão sobre Latvala, nunca se sabe"...
Nunca se sabe… »

Depois do reagrupamento do meio-dia, com a segunda passada pela especial de Myhinpää o rally entrava em sua fase final e Sébastien Loeb felicitava Mikko Hirvonen por sua vitoria ao terminar o trecho Ruuhimäki: "Gostaria de ter ganho, mas hão havia muito que pudesse fazer neste final de semana para mudar o resultado. Mikko teve uma atuação perfeita em sua prova em casa depois de ir ao limite do início ao fim. Perdemos outros dois pontos na luta pelo título, então tudo está muito igualado até o final".

Dani Sordo, que ficou fora do podio, fez uma análise positiva deste final de semana: "É uma pena que não conseguimos manter a terceira posição, mas tivemos ocasiões que igualamos ao ritmo dos pilotos que lutavam pela vitória. Mais que qualquer outro lugar, na Finlândia a experiência é vital e crio que pregredi a um nível mais alto na prova neste final de semana".

"Das 4 provas que faltavam antes deste final de semana, esta é a que mais temia", admitia o diretor de competição da Citroen, Olivier Quesnel. "Creio que é justo dizer que venceu o melhor. Sem dúvida, Seb e Daniel tiveram uma atuação perfeita e o resultado de Dani significa que perdemos 3 pontos no Campeonato de Construtores. Seguimos tendo uma vantagem de 14 pontos. Também gostaria de felicitar Martin Prokop, que conseguiu seu segundo título consecutivo no Mundial Junior com o C2 Super 1600."

Nenhum comentário: